No passado dia 27 de janeiro, a nossa escola assinalou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, uma data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas para homenagear os milhões de pessoas que foram perseguidas e assassinadas pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Esta data assinala o aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, em 1945, e tem como objetivo manter viva a memória das vítimas e promover a educação sobre os perigos do ódio, do racismo e da intolerância.
Para marcar esta data tão importante, o grupo de História reutilizou cartazes informativos que destacam histórias de alguns dos chamados “Justos Entre as Nações” — pessoas que, em tempos de enorme perigo, ajudaram e salvaram vidas durante o Holocausto, arriscando as suas próprias vidas.
Estão igualmente expostos os trabalhos realizados pelos alunos do 7.º F nos quais abordaram diferentes aspetos históricos, humanos e éticos desta temática.
A iniciativa teve grande participação e interesse por parte da comunidade escolar, que pôde refletir sobre a importância de aprender com o passado para garantir que atrocidades como o Holocausto nunca mais se repitam. Este tipo de atividade reforça o valor da memória, da empatia e dos direitos humanos entre os estudantes, contribuindo para uma escola mais consciente e solidária.
Bruno Carvalho e Carla Pereira


Sem comentários:
Enviar um comentário