As alterações climáticas estão a provocar a morte dos recifes de coral de águas quentes. Este é um de vários sinais de alerta descritos num extenso relatório internacional, publicado no início da semana, que detalha como a subida dos termómetros globais está a empurrar vários sistemas vitais do planeta para um limite perigoso.
![]() |
| Branqueamento dos corais- Global Tipping Points Report 2025 |
“Estamos a aproximar-nos rapidamente de múltiplos pontos de inflexão do sistema terrestre que podem transformar o nosso mundo, com consequências devastadoras para as pessoas e para a natureza. Isto exige acções imediatas e sem precedentes por parte dos líderes na Cimeira do Clima (COP30) e dos decisores políticos de todo o mundo”, afirma Tim M. Lenton, que coordenou o relatório internacional, num comunicado da Universidade de Exeter, no Reino Unido. (adaptado daqui)
A Cimeira do Clima COP30 ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém, Brasil.
Veja o vídeo, onde se referem ameaças e soluções.

1 comentário:
A notícia é alarmante, e já não é de agora que os cientistas e ambientalistas estão a avisar sobre os efeitos negativos do aquecimento global. As nações realizam cimeiras, mas a discussão não vira ação concreta. O mundo está a beira de um colapso, mas a humanidade continua a poluir cada vez mais o planeta e alterar o seu clima. Precisamos de mudanças reais, sair do campo das ideias e partimos para a ação.
Enviar um comentário