Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

OUVIR: "This is Halloween"

Esta noite celebra-se o Halloween, tradição anglo-saxónica cada vez mais celebrada entre nós. 
Entre decorações, doçuras e travessuras, aconselhamos uma música emblemática integrada num dos filmes mais icónicos - "This is Halloween", integrada no filme de animação "Nightmare before Christmas" de Tim Burton.
Ouça e entre no espírito.

IR: Exposição LEGO no Porto


A exposição chama-se "A Invasão dos Gigantes", o que se refere tanto ao tamanho dos modelos - a construção mais longa tem 60 metros de comprimento - como aos temas apresentados.
São mais de dois mil metros quadrados, acima de 100 maquetes impressionantes, centenas de modelos e tudo construído com quase 10 milhões de peças LEGO: aquela que é descrita como a maior exposição de modelos feitos com blocos de construção da Europa chegou ao Centro de Congressos Alfândega do Porto.
Disponível para visita de 24 de outubro até 6 de abril de 2026
                

Leia mais aqui

fotos: cortesia de Cristina Matos

sociedade: Intrarail grátis até 30 anos

O programa ANDA Conhecer Portugal, que leva os jovens a viajar de comboio e a pernoitar em Pousadas de Juventude pelo país, alargou a faixa etária dos candidatos a este intrarail com viagens e alojamento incluído. Agora, qualquer jovem entre os 18 e os 30 anos poderá percorrer Portugal gratuitamente durante sete dias.

Expresso 

O ANDA Conhecer Portugal, desenvolvido pela Movy, cooperativa que gere o Cartão Jovem e as Pousadas de Juventude, em parceria com a CP (Comboios de Portugal), iniciou-se no ano passado, permitindo, até agora, que jovens que tivessem terminado o ensino secundário (12.º ano) se inscrevessem para ganhar um voucher de seis dias a viajar e a dormir pelo território do continente português.
Com a expansão da iniciativa a jovens mais velhos, a Movy pretende “abrir ainda mais portas à mobilidade jovem […] de forma acessível e inclusiva para a juventude portuguesa”, conforme se lê no comunicado enviado às redações. “A expetativa é que este passo represente um crescimento significativo no número de participantes e no impacto positivo do programa”, afirma Bruno Martins, presidente da Movy, em comunicado.

Retirado daqui

ciência: música ajuda a reduzir risco de demência

Existem vários tipos de demência e são raros os que se podem tratar ou prevenir eficazmente. No entanto, acredita-se que um estilo de vida saudável pode retardar o surgimento da maioria, assim como ouvir ou tocar música, segundo um novo estudo, da resonsabilidade da  estudante Emma Jaffa e da professora Joanne Ryan, da Monash University e publicado no International Journal of Geriatric Psychiatry
Os mais de 10.800 idosos com idade superior a 70 anos analisados mostraram que ouvir música sempre, em comparação com nunca/ raramente/ às vezes, estava associado a uma redução de 39% no risco de demência. Por sua vez, tocar um instrumento estava associado a uma redução de 35% no risco de demência.
Os resultados do estudo "sugerem que as atividades musicais podem ser uma estratégia acessível para manter a saúde cognitiva em idosos, embora a causalidade não possa ser estabelecida".
saiba mais aqui

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Língua Solta: "discriminar vs descriminar"

Imagem gerada por IA

"Discriminar" e "descriminar" podem soar muito parecidos; contudo, o seu significado é muito diferente.
"Discriminar" é um verbo que assume vários significados:
- diferenciar, distinguir, separar
"Pede ao mecânico para discriminar todas as peças substituídas."
- tratar de forma diferente e injusta (uma pessoa ou um grupo de pessoas), segregar
"Não é correto discriminar alguém com base na etnia, religião ou situação económica; na verdade a Constituição Portuguesa poibe-o."

"Descriminar" é um verbo utilizado em contexto jurídico e significa  absolver de crime imputado, ilibar ou legalizar. O seu sinónimo geral é "descriminalizar".
"O juiz descriminou o réu por falta de provas."
"O estudo propõe descriminar o uso de certas substâncias"

in Dicionário Priberam
disponível em: https://dicionario.priberam.org/descriminar
in Infopédia
https://www.infopedia.pt/bom-portugues/$discriminar-ou-descriminar

escola: alunos de Turismo exploram Alto Douro Vinhateiro

Exploração do Alto Douro Vinhateiro pelos alunos do Técnico de Turismo

No dia 28 de outubro, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo realizaram uma enriquecedora visita de estudo ao Alto Douro Vinhateiro, uma das regiões mais emblemáticas e belas do país, classificada como Património Mundial da UNESCO.

O programa incluiu um percurso pedestre pela aldeia vinhateira de Provesende, onde os alunos puderam observar a arquitetura tradicional e as práticas agrícolas locais, uma viagem de cruzeiro no rio Douro entre o Pinhão e a Quinta da Romaneira, com explicações sobre a história e a produção do vinho do Porto, e ainda uma viagem de comboio entre o Pinhão e a Régua, complementada por uma visita guiada ao Museu do Douro.

Um dos grandes destaques da atividade foi o facto de as visitas guiadas a Provesende, Pinhão e Régua terem sido dinamizadas pelos alunos do 11.ºF1 — Jovens Guias de Turismo do Agrupamento de Escolas de Águas Santas. Com entusiasmo, profissionalismo e sentido de responsabilidade, estes alunos conduziram as explicações e partilharam curiosidades sobre o património natural e cultural da região, demonstrando as competências adquiridas nas aulas e durante o seu treino prático.

A experiência revelou-se extremamente positiva, combinando aprendizagem no terreno, valorização cultural e contacto direto com o território. Os Jovens Guias do 11.ºF1 estão de parabéns pelo excelente desempenho e pelo contributo exemplar para o sucesso desta visita, que reforçou o espírito de grupo e o orgulho em representar o curso e a escola no contexto do turismo educativo.

envio de Ginette Carvalho

Gandra: reportagem sobre Renato Garrido

Partilhamos uma reportagem do Jornal O Jogo, de 28 de outubro, realizada no Centro Escolar da Gandra

Renato Garrido, o último treinador a levar Portugal ao título de campeão mundial de hóquei em patins, em Barcelona em 2019, deixou a modalidade na temporada passada e voltou a dar aulas do primeiro ciclo. É atualmente docente do 1º ciclo, a lecionar no Centro Escolar da Gandra. 

"Eu nunca deixei de dar aulas, agora, a este nível de ensino, é que já não dava há alguns anos. Mas dava Educação Física na faculdade, em colégios. (...) Voltar à escola sempre esteve nos meus planos. (...) Sempre tive em mente regressar. A falta de pessoas, de professores, ainda me fez pensar em voltar mais rápido e agora não vou abdicar desta minha parte profissional, o ensino".

cortesia de Virgínia Costa, Coordenadora do CEG

A escola fica a ganhar com professores assim motivados.
Leia a reportagem completa aqui


quarta-feira, 29 de outubro de 2025

cultura: livro português para crianças cegas

O livro ilustrado para crianças cegas "Uma casa é uma montanha é um chapéu" foi selecionado pela Biblioteca Internacional da Juventude como uma das melhores obras de literatura para crianças e jovens de 2025.P ara a equipa da Biblioteca Internacional da Juventude, este é um "excecional livro ilustrado" pela conjugação do texto, sobre casas e arquitetura, com o trabalho gráfico e de engenharia de papel, destinado tanto a crianças cegas como às que veem bem. 


Leia mais aqui

sociedade: tendências do mercado de trabalho para 2026

A Michael Page (consultora líder em nível mundial em recrutamento especializado), divulgou o seu estudo anual sobre as principais tendências do mercado de trabalho em Portugal para 2026, centrado nos quadros médios e superiores de grandes empresas.
Num contexto global de incerteza geopolítica, volatilidade económica e aceleração tecnológica, o mercado português mantém-se exigente e competitivo, com a procura de talento qualificado a superar a oferta em vários setores estratégicos.
O relatório destaca que a transformação da cultura de trabalho será impulsionada pela transparência salarial e pelo impacto crescente da inteligência artificial, fatores que deverão redefinir práticas de gestão e planeamento organizacional nos próximos anos

Human Resources Portugal

Leia tudo aqui

escola: Cerimónia do Quadro de Excelência e de Valor – 2.ª Sessão

Cerimónia do Quadro de Excelência e de Valor – 2.ª Sessão

Depois da cerimónia dedicada aos alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos, realizada no passado dia 23 de outubro, a Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Águas Santas volta a abrir as suas portas para a 2.ª Cerimónia de Entrega dos Diplomas do Quadro de Excelência e de Valor, que terá lugar no próximo dia 30 de outubro, pelas 18h45.

Desta vez, o reconhecimento será dirigido aos alunos do 7.º, 8.º, 9.º, 10.º e 11.º anos, que se distinguiram no último ano letivo, quer pelo mérito académico, quer pelos valores de empenho, solidariedade e cidadania que demonstraram.

Será mais um momento de orgulho e celebração para toda a comunidade educativa, que se reúne novamente para enaltecer o esforço, a dedicação e o exemplo destes alunos que dignificam a escola e inspiram os seus colegas.



envio de Ginette Carvalho




terça-feira, 28 de outubro de 2025

cultura: português cria conjunto Lego mais caro de sempre

A Lego lançou o mais caro conjunto de sempre. A Estrela da Morte, pertence à coleção da Guerra das Estrelas, e foi desenhada por um português, César Soares, que esteve, este sábado, num encontro com os fãs, em Lisboa.

Estrela da Morte custa quase mil euros

A Estrela da Morte, da coleção da guerra das estrelas, é um dos maiores conjuntos da Lego, com 70 centímetros de altura e 79 centímetros de largura. O desafio para chegar ao resultado final é montar 9.023 peças e, ainda, colocar no espaço, 38 mini figuras.

Leia mais aqui

Faz-te Ouvir

No âmbito da nova rubrica Faz-te Ouvir, o Crescer publica hoje o texto do aluno Pedro Manuel de Oliveira Luis, da turma E do 10º ano. 




A morte dá sentido à vida

A vida é como uma flor: sensível, breve e frágil. Algo tão complexo, tão desconhecido…
A vida traz tantas incertezas. O que vem depois dela? Será que existe algo após a vida?
Não sabemos absolutamente nada — ou melhor, sabemos uma coisa: a morte é, de facto, a única certeza da vida.
Mas será que é a morte que dá sentido à vida?
A meu ver, sim.
É graças à morte que tudo o que fazemos, repetimos ou deixamos de fazer ganha emoção. É por causa do medo de que algo seja a última vez, de pensar que tudo pode acabar a qualquer momento, ou de envelhecer e não poder refazer — ou fazer — algo novo. É graças à morte que existe o arrependimento, pois acreditamos que, depois dela, não há como voltar atrás. Enquanto há vida, podemos refazer nossas ações, mudar os nossos sentimentos em relação a algo ou a alguém, e dar a nós mesmos uma segunda chance — como se a nossa vida pudesse ter uma versão alternativa.
Muitas vezes, por causa de uma escolha do passado, todo o nosso futuro pode ficar condenado a seguir uma certa direção. Quando estamos perto da morte, podemos pensar que tudo poderia ter sido diferente se tivéssemos tido outras atitudes — e então nos lembramos do arrependimento.
São aspetos inevitáveis: errar é natural, e nem todos os erros têm solução. Às vezes nunca houve conserto; às vezes era mesmo para acontecer — e isso assusta.
Não sabemos o que virá, nem quando iremos, enfim, abraçar friamente a morte iminente. Por isso, viver e aproveitar o presente é o que realmente importa.
Não sabemos quando a caneta ficará sem tinta para escrever o futuro!
A única certeza que se tem enquanto há vida, é a morte, mas para morrer algo, é preciso que esteja vivo antes. 
É preciso viver agora!
Amanhã pode ser tarde, e podemos nos arrepender de não ter aproveitado aquilo que une tudo o que respira: fungos, animais, plantas, bactérias e humanos.
A vida é um milagre — algo tão impossivelmente improvável de acontecer, mas que aconteceu. Não somos uma pedra, nem um tijolo. Somos vivos!
Se existem mais grãos de areia na Terra do que humanos, não é por acaso. Nada acontece sem um propósito. Se não fosse assim, talvez existissem dragões e unicórnios mágicos. Tudo foi feito para acontecer — consequência de infinitos fatores e acontecimentos.
As chances de eu estar aqui, agora, a escrever isto, são mais próximas do zero absoluto do que propriamente do um.
É aqui que a filosofia entra. Este texto é meu!
Nenhum outro ser vivo que existiu, existe ou existirá escreveu — ou escreverá — exatamente o que escrevi, da mesma forma, com as mesmas palavras. Este texto é único, e pode ser interpretado de maneiras diferentes, conforme o ponto de vista de quem o lê, pois depende do saber, da opinião, da vivência e da visão de mundo de cada um.
A vida pode ser vista por infinitas perspectivas; esta é apenas a minha.
Mas a morte — ah, a morte — é igual para todos aqueles que possuem a dádiva de respirar.

Pedro Manuel da Silva Luis
Nº22, 10ºE

escola: PISA for Schools

O PISA for Schools, lançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em 2012, é uma extensão do PISA (Programme for Internacional Student Assessment), especificamente adaptada para fornecer a cada escola participante dados que retratam o desempenho dos seus alunos em leitura, matemática e ciências bem como o ambiente escolar e as atitudes dos alunos face à aprendizagem.

PISA for Schools visa melhorar as oportunidades de aprendizagem e o bem-estar dos alunos, capacitando professores e dirigentes escolares através de redes de comunidades de aprendizagem profissionais globais e da avaliação comparativa internacional.

O novo ciclo de implementação do projeto em Portugal é coordenado pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e tem início em 2025. O IAVE é a única entidade acreditada pela OCDE para a implementação do projeto.



O PBTS (PISA-based Test for Schools) vai ser aplicado na nossa escola a 55 alunos selecionados aleatoriamente dentre todos os alunos da população-alvo (alunos com 15 anos). Na nossa escola o teste decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro

Para saber mais, consultem o panfleto e o documentode divulgação.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

livros: Astérix na Lusitânia


Segundo os autores, a nova banda desenhada “Astérix na Lusitânia”pretende ser uma homenagem à cultura portuguesa.

"É uma homenagem à cultura lusitana, à saudade. Nós fomos a Portugal, vimos concertos de fado e foi maravilhoso.Quando fazemos um álbum de viagem a um país que existe realmente, nós queremos que o país goste.", disse à Lusa o argumentista Fabcaro (nome artístico de Fabrice Caro). "Eu queria um álbum ao lado do mar, num país do sul, com água, sol, luz bonita, fachadas coloridas. Um álbum que me desse vontade de ir de férias, então Portugal foi perfeito."

O livro foi lançado a 23 de outubro. Em poucas horas, “Astérix na Lusitânia”, na Bertrand do Chiado, foram vendidos cerca de 40 exemplares até às 14h, muito acima do número médio diário para as obras de Fernando Pessoa, as campeãs de venda nesta unidade.
(leia mais aqui )

atualidade: carta aos 17, mas com condições

O Parlamento Europeu aprovou uma atualização das regras aplicáveis às cartas de condução, com o objetivo de reforçar a segurança rodoviária e reduzir o número de colisões, que provocam anualmente quase 20.000 mortes nas estradas europeias, segundo dados da Assembleia Europeia.
Entre as principais novidades, destaca-se a possibilidade de jovens de 17 anos obterem a carta de condução para automóveis ligeiros (categoria B). No entanto, até completarem 18 anos, estes condutores terão de ser sempre acompanhados por um condutor experiente.
O novo regulamento introduz ainda, pela primeira vez, um período probatório mínimo de dois anos para os recém-encartados. Durante este período, serão aplicadas regras e sanções mais rigorosas em casos de condução sob o efeito do álcool, não utilização do cinto de segurança ou falta de sistemas de retenção adequados para crianças.

Foto: Gustavo Bom/Arquivo



Adaptado daqui

ambiente: Morte dos recifes de coral

As alterações climáticas estão a provocar a morte dos recifes de coral de águas quentes. Este é um de vários sinais de alerta descritos num extenso relatório internacional, publicado no início da semana, que detalha como a subida dos termómetros globais está a empurrar vários sistemas vitais do planeta para um limite perigoso.
Branqueamento dos corais- Global Tipping Points Report 2025

Estamos a aproximar-nos rapidamente de múltiplos pontos de inflexão do sistema terrestre que podem transformar o nosso mundo, com consequências devastadoras para as pessoas e para a natureza. Isto exige acções imediatas e sem precedentes por parte dos líderes na Cimeira do Clima (COP30) e dos decisores políticos de todo o mundo”, afirma Tim M. Lenton, que coordenou o relatório internacional, num comunicado da Universidade de Exeter, no Reino Unido. (adaptado daqui)
A Cimeira do Clima COP30 ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém, Brasil.

Veja o vídeo, onde se referem ameaças e soluções.


sexta-feira, 24 de outubro de 2025

comportamento: chupeta em adulto

Todos temos mecanismos de regulação emocional, para gerir momentos de stress e ansiedade. São comportamentos que associamos a uma ação de controlo, sempre que nos sentimos assoberbados. É o caso de fumar um cigarro, mascar uma chiclete, roer as unhas, respirar fundo, dar uma caminhada. Mas, recentemente, uma nova tendência, popularizada no TikTok, tem vindo a inundar as redes sociais: são adultos a usar chupeta. 
Getty Images

No trânsito, no trabalho, em casa, para lidarem com momentos de maior pressão. O fenómeno inusitado, que começou por ganhar força em países asiáticos, sobretudo na China, foi-se estendendo e ganhando expressão. Ainda não está muito presente na Europa, mas já dá que falar nos Estados Unidos e no Brasil, de onde chegam vários vídeos de adultos com chupeta a alegar os benefícios.

Retirado daqui

atualidade: mudança da hora

Este fim de semana, alteramos os relógios para a hora de inverno. 
Na madrugada de domingo (dia 26), quando forem 02h00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 01h00. Na região dos Açores, a mudança será feita à 01h00 da madrugada de domingo, passando para as 00:00.
Este horário vigorará até 29 de março de 2026.

IR: Descobrir Portugal no outono

Há aldeias e locais que mantêm tradições e características próprias de uma ruralidade que assumem um encanto adicional com as cores outonais. Por que não visitar algumas delas e apreciar?


Dornes, Ferreira do Zêzere

Pena, Serra de São Macário


    
Rio de Onor, Parque Natural Montesinho

Trebilhadouro, Vale de Cambra
 







quinta-feira, 23 de outubro de 2025

escola: Os Piratas Invadiram a Nossa Escola!

No dia 22 de outubro, os alunos do 6.º ano viveram uma manhã cheia de aventura com a peça Os Piratas (baseada na obra homónima de Manuel António Pina), apresentada no auditório da escola. A atividade contou com o apoio especial da Porto Editora, que ajudou a trazer esta fantástica história até nós, tornando possível uma experiência cultural tão enriquecedora.
Os atores conseguiram cativar o público do início ao fim, com uma encenação envolvente. A energia em palco contagiou todos — até os professores entraram no espírito da aventura!
Além do entretenimento, a atividade teve também um caráter educativo, incentivando o gosto pela leitura e pelo teatro. No final, houve um breve momento de conversa entre os alunos e os atores, onde foram partilhadas curiosidades sobre a preparação do espetáculo e a importância da arte na escola.

envio de Isabel Guimarães

Língua Solta: "ser mais papista que o papa"

 
Imagem gerada por IA

A expressão «ser mais papista que o papa» tem registo em vários dicionários e significa comummente "interessar-se por algo mais do que o próprio interessado" ou "alguém tem ou faz exigências desnecessárias ou se obriga a si ou aos outros a rigores excessivos e desnecessários".

Exemplo:
"O regulamento está claro e rigoroso. Não precisa de mais nada. Não sejas mais papista que o papa."

Na origem do termo estariam situações em que as pessoas defendiam a religião, de forma mais fundamentalista do que o próprio papa, o que poderia desencadear situações de violência. Atualmente, a expressão é utilizada para descrever pessoas ou atitudes extremas, alguém que é extremamente rigoroso quanto ao cumprimento de regras, comportamentos ou ideologias.


in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/idioma/a-expressao-ser-mais-papista-que-o-papa/5856
in Dicionário Priberam
disponível em: https://dicionario.priberam.org/ser%20mais%20papista%20que%20o%20papa

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

escola: Cerimónia do Quadro de Excelência e de Valor

Cerimónia do Quadro de Excelência e de Valor

No próximo dia 23 de outubro, pelas 18h45, a Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Águas Santas vai realizar a Cerimónia de Entrega dos Diplomas do Quadro de Excelência e de Valor.
A cerimónia destina-se aos ex-alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos que se destacaram no último ano letivo, tanto pelo mérito académico, como pelos valores de empenho, solidariedade e cidadania demonstrados. 
Será um momento de reconhecimento e orgulho para toda a comunidade educativa, celebrando o esforço e o exemplo destes alunos que dignificam a escola.

Pela organização - Ginette Carvalho

PodCrescer: nova rubrica de podcasts

O Crescer vai passar a incluir, de forma periódica, uma rubrica dedicada à publicação de podcasts produzidos pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Águas Santas - PodCrescer.
O PodCrescer pretende dar voz aos alunos, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e a partilha de ideias sobre temas que interessam aos jovens — desde a vida escolar à cidadania, cultura, saúde mental e atualidade.
A rubrica pretende aproximar o jornal dos novos meios de comunicação e dar continuidade ao espírito de inovação e participação que caracteriza o Crescer. Os episódios serão criados, conduzidos e editados pelos alunos, com o apoio dos professores e do jornal Crescer. O objetivo é transformar o espaço escolar num lugar de expressão ativa, onde cada voz conta e cada tema pode inspirar reflexão.

Este é o primeiro episódio desta nova rubrica, intitulado “SimplesMente”, um podcast realizado por alunas do 12.º G no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental.


Este é o primeiro episódio desta nova rubrica, intitulado “SimplesMente”, um podcast realizado por alunas do 12.º G no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental. As autoras abordam os estigmas e tabus associados à saúde mental e partilham formas de promover o bem-estar e a inclusão, numa conversa aberta e inspiradora.


Nota: a equipa agradece à professora Elsa Gonçalves a sugestão do nome da rubrica.

Conselho Geral: resultados

Decorrido o apuramento final de resultados da eleição dos representantes ao Conselho Geral, divulgamos os representantes eleitos:




Parabéns a todos os representantes eleitos!



terça-feira, 21 de outubro de 2025

EB1/JI da Pícua: Dia Mundial da Alimentação

A data 16 de outubro assinala anualmente o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, no seu 80.º aniversário, refletimos  sobre a importância da alimentação saudável e sustentável para o nosso planeta e para as futuras gerações. No âmbito desta comemoração foram realizadas atividades de educação alimentar na EB1/JI da Pícua, dinamizadas pelos nutricionistas da DGESTE, nomeadamente, a roda dos alimentos e a importância da alimentação saudável e equilibrada. As crianças/alunos envolveram-se com muito entusiasmo e interesse na concretização destas atividades.



envio de Cândida Moita





Moutidos: Desfolhada

No dia 16 de outubro, as turmas do 2º ano da EB1 de Moutidos participaram numa atividade muito especial: a desfolhada.
Esta iniciativa foi promovida pelas docentes deste ano de escolaridade, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência significativa de aprendizagem cultural e vivência comunitária.

Os meninos tiveram a oportunidade de conhecer e reforçar esta importante tradição portuguesa, compreendendo todo o seu processo e significado. A desfolhada realizou-se no campo de jogos da escola, num ambiente de alegria e partilha.
Durante a atividade, os alunos experimentaram desfolhar o milho, tal como se fazia antigamente nas aldeias, cantando a música “Milho Verde” de Zeca Afonso, que deu ainda mais vida e animação ao momento.
Para além da experiência prática, as turmas desenvolveram um trabalho final interdisciplinar, relacionando a desfolhada com diferentes áreas do saber e celebrando também o Dia Mundial da Alimentação.

Foi um dia cheio de aprendizagem, cultura e diversão, que permitiu às crianças valorizar as tradições e os alimentos que fazem parte da nossa identidade e história.
envio de Sandra Fontes e Inês Miranda




Conselho Geral: eleições

Decorrem hoje, dia 21 de outubro, as eleições dos representantes dos docentes, não docentes e alunos para o Conselho Geral. 
A eleição por sufrágio direto, secreto e presencial decorrerá na Escola Sede do Agrupamento, no Auditório, a partir das 9:30h. As urnas mantêm-se abertas por um período de oito horas, salvo se todos os eleitores tiverem exercido o seu diretito de voto.



segunda-feira, 20 de outubro de 2025

música: GNR - 45 anos

A icónica banda do Porto GNR celebra 45 anos de carreira este ano. 
Miguel Bastos - Antena 1
Sob organização da Rádio Comercial, 29 dos maiores artistas nacionais 
juntaram-se para uma homenagem à banda de Rui Reininho, Toli César Machado e Jorge Romão.
O vídeo da homenagem - uma interpretação do clássico ‘Pronúncia do Norte’, que em 1992 juntou a banda do Porto a Isabel Silvestre, do Grupo de Cantares de Manhouce, que também agora foi convidada para esta nova versão - foi apresentado este sábado à banda e ao público no primeiro de dois concertos dos GNR no Coliseu do Porto. Em novembro, a banda tem previstos dois concertos em Lisboa.

Nota: Os GNR (Grupo Novo Rock) foram a primeira banda de rock português a arriscar um espetáculo num Coliseu e anos depois, foram a primeira banda a atuar num estádio de futebol - Alvalade - para cerca de 40 mil pessoas.

Aprecie.

Espécie da Semana



Equipa projeto_nanp


escola: Missão saudável


No dia 16 de outubro, assinalando o Dia Mundial da Alimentação, os alunos do 12.ºJ do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, com a colaboração das professoras estagiárias do núcleo de estágio de Biologia e Geologia, dinamizaram a atividade “Missão saudável” dirigida aos alunos do 5.º e 6.º ano.
A iniciativa consistiu num percurso composto por três jogos relacionados com a temática da alimentação saudável, tendo como principal objetivo sensibilizar os participantes para a importância de adotar hábitos alimentares equilibrados e comportamentos responsáveis e informados nas suas escolhas diárias.
Os jogos - “Saudável ou não? Eis a questão!”, “Roda Saudável” e “Sabes o que comes?” - proporcionaram momentos de aprendizagem lúdica e envolveram ativamente os alunos, que participaram com entusiasmo e demonstraram interesse pelos temas abordados.
A atividade revelou-se uma experiência enriquecedora tanto para os alunos dinamizadores, que
colocaram em prática as suas competências de comunicação e promoção da saúde, como para os participantes,que reforçaram conhecimentos essenciais sobre alimentação equilibrada e estilos de vida saudáveis.


envio de Cristina Alves


sexta-feira, 17 de outubro de 2025

VER: O Museu como Performance

 O Museu como Performance regressa a Serralves a 18 e 19 de outubro.


Na sua 11ª edição, a ocupação temporária e incomum de espaços museológicos, a indagação do papel e do comportamento do espectador, a aposta em formas artísticas híbridas (entre a performance, as artes visuais, a dança e a música) interrogam fronteiras disciplinares, com enfase na experimentação e na colaboração.

Curadoria: Cristina Grande, Pedro Rocha, Ricardo Nicolau

cultura: adeus à MTV

Durante décadas, a MTV foi um santuário para quem respirava música. Videoclipes, entrevistas e atuações ao vivo definiram gerações inteiras. Agora, a Paramount Global confirma o fim dessa era: os canais musicais serão desativados a 31 de dezembro de 2025.Os canais afetados são MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live. O canal principal da MTV continuará no ar, mas com uma grelha centrada em entretenimento e reality shows.


JN
Leia mais aqui

Faz-te Ouvir: nova rubrica no Crescer

O Crescer lança uma nova rubrica dedicada exclusivamente aos alunos, espaço que pretende dar voz às opiniões, preocupações e reflexões sobre temas da atualidade, questões que os inquietam ou ideias que queiram partilhar com a comunidade escolar. 
Acreditamos que cada aluno tem algo importante a dizer, e esta rubrica será o lugar ideal para expressar pensamentos, debater ideias e inspirar mudanças. Quer se trate de um texto sobre o ambiente, o uso das redes sociais, a escola, a sociedade ou qualquer outro tema relevante, todas as contribuições serão bem-vindas.
Os textos podem ser enviados para o e-mail do Crescer (crescer@aescas.net) e os mais interessantes ou originais serão publicados.
A escolha do nome da nova rubrica - “Faz-te ouvir" - simboliza o espírito de uma comunidade escolar que aprende, reflete e cresce através das ideias e das palavras dos seus alunos.

Não fiques em silêncio — faz ouvir a tua voz no Crescer!