Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Gordon Brown alerta: se não forem doadas a países pobres, 100 milhões de vacinas serão desperdiçadas


Segundo um relatório recente, estão armazenadas cerca de 100 milhões de vacinas contra a Covid-19 cuja validade expira no próximo mês de dezembro. A poucos dias de se realizar uma cimeira com os líderes mundiais, organizada por Joe Biden nos Estados Unidos, Gordon Brown alertou para o risco de se desperdiçarem estes milhões de doses se não forem distribuídos pelos países que mais precisam. O antigo primeiro-ministro britânico criticou os governos por não contribuírem com a doação de vacinas a nações mais pobres, onde há uma "necessidade desesperada" de acelerar o processo de inoculação.
Na quarta-feira vai decorrer uma reunião, organizada pelo presidente norte-americano à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de impulsionar a vacinação em todo o mundo e tentar pôr termo à pandemia até final de 2022. Num comunicado, Gordon Brown afirmou que devem estar presentes na cimeira vários chefes de Estado e de Governo para discutir e apresentar um plano para a transferência de 100 milhões de vacinas armazenadas contra a covid-19 para países pobres.
"A Airfinity estima que os países do G7 e a UE vão ter mil milhões de vacinas a mais do que precisam até o fim de 2021 e 10 por cento destas doses devem expirar também este ano", lê-se no documento.
De acordo com o novo relatório do grupo de investigação Airfinity, está armazenado um número "impressionante" de vacinas que, a partir de dezembro, deixam de estar aptas para inocular alguém. O ex-primeiro-ministro do Reino Unido enviou, dias antes da cimeira internacional sobre as vacinas, os dados do relatório aos líderes do G7, alertando que cerca de 100 milhões de doses acumuladas em países ricos do Hemisfério Norte vão expirar antes do final do ano e não serão utilizadas.
Os dados do Airfinity estimam que, sem uma aceleração do processo de vacinação global, pode haver mais 100 milhões de casos de infeção no próximo verão e mais um milhão de mortes por covid-19, devido à escassez de ventiladores e oxigénio nos hospitais.
"É urgente ter um plano para distribuir vacinas rapidamente", afirmou Brown. A menos que se elabore um plano urgente para a doação de vacinas, esclareceu, vão "perder-se vidas desnecessariamente". @ RTP

Sem comentários: