Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

os meninos da Pícua entrevistaram o senhor presidente da junta de freguesia

Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, pelos alunos do 4º B da EB1/JI da Pícua

No dia 2 de Fevereiro de 2016, a pedido da professora da turma, o Senhor Carlos Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, deslocou-se à nossa Escola, a fim de que soubéssemos um pouco mais sobre si. Então pusemos-lhe as seguintes questões:
O que fazia antes de ser Presidente da Junta de Freguesia?
Eu tive uma pequena empresa com outros sócios, trabalhei muitos anos nela com mais de vinte colegas e ao fim de chegar certa idade, decidi que me deveria aposentar e “reformei-me”. Como também trabalhava na Associação Atlética de Águas Santas, o Clube de Andebol que vocês conhecem, optei por ocupar assim o meu tempo a fazer o que gosto e a sentir-me útil.
O que faz um Presidente da Junta?
O Presidente da Junta procura resolver os problemas dos seus fregueses. Sabem o que são fregueses, não sabem? São os habitantes da freguesia; neste caso, os habitantes da Freguesia de Águas Santas. E munícipes? Sabem o que são munícipes? São os habitantes do município, no nosso caso, habitantes do concelho da Maia e na freguesia de Águas Santas: munícipes e fregueses. Pois um Presidente de uma Junta procura proporcionar melhor qualidade de vida aos seus fregueses, a todos os que vivem em Águas Santas, no meu caso.
Se não fosse Presidente da Junta de Freguesia há quase sete anos, o que é que seria profissionalmente?
Pois, possivelmente continuaria a trabalhar na Associação Atlética de Águas Santas.
Qual é a sua maior virtude e qual é o seu maior defeito?
O defeito que mais me incomoda é ser pontual. Em mim, considero isso um defeito porque sou muito exigente com a pontualidade e como estou sempre à hora marcada no lugar combinado, sou pouco tolerante com aqueles que não cumprem o horário. É por isso que considero esta característica minha um defeito. A minha maior virtude, creio que é a sinceridade. Sou sincero, digo a verdade.
O que aprecia menos nas outras pessoas?
Tal como dizia, o que gosto mesmo é que me digam a verdade e sejam sinceras comigo, a fim de que possamos compreender-nos mutuamente.
O que sonhava ser quando era criança?
Quando tinha mais ou menos a vossa idade, levaram-me ao Aeroporto de Pedras Rubras, agora chama-se Aeroporto de Sá Carneiro, mas levaram-me lá para assistir a um espectáculo de aeronáutica. Eu achei aquilo fabuloso, aquelas manobras de aviões… Então, durante muito tempo, quis ser piloto de aviões… mas não deu…, portanto, queria ser piloto de aviões!
O que o levou a decidir candidatar-se à Presidência da Junta de Freguesia?
Fui contactado para isso, fui persuadido. Não sabem o que é persuadido? Começaram a dizer-me “Olha, tu é que davas um bom Presidente da Junta… Águas Santas podia ser um lugar melhor para viver, contigo na presidência… “. Comecei a pensar no que me diziam e concluí que realmente, podia ajudar a tornar esta freguesia um lugar melhor… e candidatei-me! E a minha lista de colaboradores ganhou as eleições.
Está satisfeito com a sua decisão?
Estou, de um modo geral, estou; embora haja coisas nesta minha função que são difíceis e exigem algum esforço para se lidar com elas.
Como gosta de passar os seus tempos livres?
Na praia. Gosto muito de praia e de sol. Também gosto muito de ler.
Se fosse um animal, qual gostaria de ser?
Ora, eu tenho dois cães e gosto muito deles. São muito inteligentes, fieis e muito amigos dos homens. Já ouviram dizer que o cão é o melhor amigo do homem? Então, se eu tivesse que escolher ser um animal, preferia ser um cão.
Qual é o seu dia de aniversário e em que ano nasceu?
Eu vim logo a seguir ao Menino Jesus. (risadas). O Menino Jesus em que dia faz anos? Vinte e cinco de dezembro. Eu faço a vinte e seis de dezembro. E quantos anos acham que eu tenho? (risadas perante as respostas das idades mais díspares). Fiz este Natal setenta e um anos, portanto façam lá as contas... nasci em 1944.

A turma agradeceu a presença e a disponibilidade do senhor Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas e tirou fotos com ele.

Sem comentários: