Número total de visualizações de página

sábado, 31 de março de 2012

vamos descansar uns dias



Saúdo-os e desejo-lhes sol,
E chuva, quando a chuva é precisa,
E que as suas casas tenham
Ao pé duma janela aberta
Uma cadeira predileta
Onde se sentem, lendo os meus versos. 




Alberto Caeiro

quinta-feira, 29 de março de 2012

para a(s) Joana(s) da(s) nossa(s) vida(s)

Joaninha, estamos contigo! :)
"Quanto mais grave é uma doença, maior tem de ser a esperança. Porque a função da esperança é preencher o que nos falta." Conta-Corrente, Vergílio Ferreira
"Quanto mais grave é uma doença, maior tem de ser a esperança. Porque a função da esperança é preencher o que nos falta." Conta-Corrente, Vergílio Ferreira       

projeto Dez x Dez

O projeto de DEZ x DEZ pretende envolver professores, alunos e artistas num trabalho de valorização dos conteúdos curriculares, estimulando a interação das perspetivas, dos saberes e da criatividade de cada um na conceção de aulas públicas a apresentar na Fundação Calouste Gulbenkian e na Escola.
Destina-se ao Ensino Secundário, implica uma metodologia de trabalho de projeto e o desenvolvimento de dispositivos pedagógicos inovadores.

Promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto DEZ x DEZ tem como principais objetivos:

- Conceber e desenvolver estratégias de comunicação e de construção do conhecimento eficazes na captação da atenção, motivação e envolvimento dos alunos em contexto de sala de aula;

- Apoiar o desenvolvimento de planos de trabalho e novas metodologias para a realização de aulas públicas sobre conteúdos chave de várias disciplinas do currículo escolar do Ensino Secundário;

- Desenvolver um programa de colaboração entre professores e artistas para a reflexão, conceção, realização e avaliação das aulas, no qual os alunos têm um papel participativo.

As candidaturas terão de ser formalizadas até ao dia 20 de abril, através do site da CFAE - Centro Oeste, clicando aqui.

quarta-feira, 28 de março de 2012

FUTSAL: equipa dos professores “SOMA E SEGUE”

A equipa de futsal dos professores da Escola Secundária de Águas Santas: na segunda fila, da esquerda para a direita: Manuel Ferreira, Gui Pestana, Serafim Borges, Humberto Nogueira e António Coimbra. Em baixo: Patrícia Fraga; Luís Lopes, António Portela e Carlos Simão

 
Com uma brilhante vitória por 13 – 4 frente aos colegas da Escola Básica do Castelo da Maia, a equipa de professores da nossa escola já está em primeiro lugar na classificação do Torneio Concelhio de Futsal organizado pela Casa do Professor da Maia. Com efeito, no início da segunda volta da referida competição, os “bravos” são já os primeiros classificados, após uma brilhante vitória por 13 – 4.

Num jogo arbitrado por Jorge Cardoso, a equipa da Escola de Águas Santas alinhou com Carlos Simão (guarda-redes), Serafim Borges (Fixo), Patrícia Fraga (Pivô) e António Portela e Luís Alves (Alas). Ao longo da partida jogou ainda Gui Pestana.

Mas vamos à crónica do jogo. Um jogo que se conta pelos treze golos marcados pelos “nossos” professores, num jogo de grande empenho e esforço de todos os atletas em presença. Apesar de terem feito os exercícios de adaptação ao recinto do jogo, os “internacionaisManuel Ferreira, Óscar Brandão e António Coimbra não puderam dar o seu concurso à equipa em virtude de pequenas lesões surgidas momentos antes do jogo.

  Pelo facto do recinto do pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica de Moreira da Maia não ter o pavimento nas melhores condições, a Organização do Torneio decidiu realizá-lo no moderno recinto desportivo da Escola Secundária de Águas Santas.

Sob a égide do técnico Humberto Nogueira, o jogo iniciou-se a um ritmo diabólico por parte das duas equipas. No entanto, cedo se percebeu que os “bravos” tinham muito mais predicados que os seus opositores e, assim sendo, fomos assistindo a alguns golos de belo efeito. Aos 12 minutos: 1 – 0 por António Portela; um minuto mais tarde, 2 - 0 pela “arma secretaPatrícia Fraga. Ainda durante a primeira parte, aos 18 minutos: 3 - 1 por Serafim Borges, num belo chapéu ao guarda-redes adversário, muito aplaudido pelos assistentes. Aos 20 minutos: 4 - 2 por Patrícia Fraga, chegando ao intervalo com o placard em 4 – 2, a favor da Escola de Águas Santas.

Na segunda parte, foi ainda maior o domínio e a supremacia da nossa equipa face aos colegas de Castelo da Maia. Logo aos dois minutos: 5 - 2 por António Portela; aos sete, 6 - 2 por Luís Alves e um minuto mais tarde, novamente António Portela, num pontapé do meio da rua a cilindrar a baliza adversária.

Pouco tempo depois, foi a vez de Serafim Borges fazer o 8 – 2, aos 13 minutos. Cinco minutos decorridos, Gui Pestana, numa jogada estudada marca o nono golo e aos 20 minutos da segunda parte, Luís Alves muda o resultado para um confortável 10 – 3.

Já nos minutos finais, a equipa da Escola de Águas Santas ainda marcou mais três tentos por Patrícia Fraga (2 golos) e por Carlos Simão que, ao longo de todo o desafio, mostrou uma grande segurança na baliza, dando assim muita confiança a toda a equipa.

Em síntese, poder-se-á dizer que terá sido a melhor exibição da nossa equipa. Uma coisa é certa: os processos defensivos e ofensivos são cada vez mais eficazes. Parabéns “bravos”. Esta equipa promete… muitas alegrias. A ver vamos.

Texto: Carlos Simão; Foto: Óscar Brandão.


terça-feira, 27 de março de 2012

revisão curricular secundário

revisão curricular 3º ciclo

revisão curricular 2º ciclo

Ministro da Educação anuncia provas finais para alunos do 4º ano a partir de 2012/2013

De acordo com o ministro, que hoje apresentou a versão final da revisão da estrutura curricular do ensino básico e secundário, as notas daquelas provas deverão valer cerca de 30 por cento na classificação do aluno no fim do ano letivo.
Nuno Crato afirmou que esta decisão ainda não está tomada, mas que deverá ser "muito provavelmente" idêntica à estabelecida para o 6 ano. Os alunos do 6 ano, que realizam este ano pela primeira vez as provas finais, terão agora ao abrigo de um regime transitório uma ponderação de 25 por cento, mas que passará depois a 30 por cento.
No âmbito da revisão curricular, que entrará em vigor no próximo ano lécito, o Ministério da Educação decidiu manter a Educação para a Cidadania como "intenção educativa" em todas as áreas curriculares, mas não como disciplina autónoma obrigatória.
Segundo Nuno Crato, as escolas podem optar por manter uma hora dedicada especificamente a esta área ou usá-la para outras atividades e valorizar o caracter transversal da formação cívica, todos os dias e em diferentes disciplinas. O Ministro da Educação frisou que até a pontualidade é um bom exemplo neste campo bem como a educação em geral.
O caráter transversal da Educação Para a Cidadania far-se-á também através da definição de "conteúdos e orientações" nos programas, indicou o governante.
No 2ciclo será mesmo dividida a Educação Visual e Tecnológica em duas áreas disciplinares, cada uma com um só professor, enquanto no 3 ciclo vai ser antecipada para o 7 ano a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, atualmente lecionada no 9 ano.
Ainda no âmbito desta revisão, no ensino secundário vai ser reforçado o ensino do português e mantidas duas opções disciplinares anuais. O ministro anunciou também que as escolas terão mais autonomia para decidir a duração de cada aula.
O Ministério da Educação estabelecerá, por outro lado, um tempo mínimo por disciplina e um máximo total de carga curricular, ficando as escolas com autonomia para organizarem a distribuição das horas que dedicam a cada matéria.
Nuno Crato afirmou ainda que os créditos dos horários das escolas conseguidos em função da antiguidade dos professores devem ser repensados em função das reais necessidades das escolas.
O ministro reiterou que o grande princípio orientador desta revisão foi o reforço das disciplinas fundamentais, nomeadamente língua portuguesa, matemática, história e geografia e ciências. @ Lusa

dia mundial do teatro

27 de março é Dia Mundial de Teatro e muitos dos teatros têm ofertas especiais. Na mensagem para este dia, o ator John Malkovich dirige-se a todos os que fazem teatro: "que o vosso trabalho possa ser apaixonante".

John Malkovich
O ITI - Instituto Internacional do Teatro pediu a John Malkovich um discurso comemorativo do 50º aniversário do Dia Mundial do Teatro:

"Que o vosso trabalho possa ser apaixonante e original. Que ele possa ser profundo, comovente, contemplativo, e único. Que ele nos ajude a refletir sobre a questão do que significa ser humano, e que esta reflexão seja guiada pelo coração, sinceridade, candura, e charme. Que consigam ultrapassar a adversidade, a censura, a pobreza e o niilismo, que muitos de entre vós serão obrigados a enfrentar. Que sejam abençoados com o talento e rigor para nos ensinar sobre o batimento do coração humano, em toda a sua complexidade, e com a humildade e curiosidade que faça disto o trabalho da vossa vida. E que o melhor de vós próprios - porque só poderá ser o melhor de vós próprios, e mesmo assim apenas em raros e breves momentos - consiga definir a mais fundamental questão como vivemos nós? Desejo sinceramente que o consigam."

Na televisão, às 22.00, a RTP1 apresenta um especial apresentado por Catarina Furtado e Diogo Infante. Os cantos e recantos do Teatro D.Maria II menos conhecidos pelo público servem de anfitriões para esta homenagem a todos os fazedores de teatro (os que dão a cara e os que trabalham nos bastidores). Um aplauso generalizado que se sentirá através das palavras de alguns dos nossos maiores atores e encenadores, de diferentes gerações, com textos portugueses e estrangeiros.

domingo, 25 de março de 2012

mudança da hora

daqui
Os relógios portugueses passaram a estar uma hora adiantados desde a madrugada deste domingo.

A partir da 1 hora da manhã os relógios passaram a contar 2 da manhã, em Portugal continental e na região autónoma da Madeira. Nos Açores a mudança ocorreu à meia-noite, para a 1 hora.

A alteração horária é uma norma europeia a que todos os países estão obrigados a aderir.

A.E. ajuda animais abandonados

A Associação de Estudantes tem novo projeto que arranca já neste período de interrupção de aulas.


E diz a A.E.:

Nas férias será disponibilizada a urna do dinheiro. Na última semana do 3º período, recolheremos o dinheiro, e iremos entregar comida a algumas instituições.

Também na última semana, recolheremos, entre comida, outros objectos, tais como: 
  • Areia para gato
  • Ninhos e casotas de plástico
  • Transportadora média ou grande
  • Trelas e coleiras para cães pequenos/médios/grandes
  • Brinquedos, biscoitos e ossos de roer
  • Mantas, toalhas, tapetes e cobertores
  • Detergentes para o chão
  • Luvas de látex
  • Compressas de gase
  • Resguardos (em supermercados, na secção de higiene de senhora)
  • Medicamentos

sexta-feira, 23 de março de 2012

breves

Alunos com necessidades educativas vão passar a fazer os mesmos exames que os outros estudantes.

Tutela quer reduzir a rede para menos de metade nos municípios do Porto, Gaia, Matosinhos, Faro ou Tavira. Escolas das regiões de Lisboa e Alentejo desconhecem ainda as propostas do governo. 

O responsável da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), João Grancho, assegurou, em declarações ao PÚBLICO, que o número máximo de alunos por agrupamento resultante das propostas de agregação de escolas naquela zona do país chega, “num caso excepcional e por hipótese académica”, aos 3700, mas “não atinge, nunca, os 4000”. 

para que conste e nos afague

Já não é novo mas foi pouco divulgado. Este texto, assinado, que circula pela net, serve de alento aos professores portugueses. É um miminho corporativo do CRESCER aos professores da nossa escola.

No meio da crise sócio/económica e do cinzentismo emocional instalado no país há vários meses, eis que o *relatório PISA* trouxe algumas boas evidências para Portugal.

E a melhor de todas, a que considero verdadeiramente paradigmática, foi omitida pela maioria dos órgãos de comunicação social: mais de 90% dos alunos portugueses afirmaram ter uma imagem positiva dos seus professores!

O relatório conclui que "os professores portugueses são os que têm a imagem mais positiva de entre os docentes dos 33 países da OCDE", tendo em 2006 aumentado 10 pontos percentuais.

O mesmo relatório conclui que os professores portugueses "estão sempre disponíveis para as ajudas extras aos alunos e que mantêm com eles um excelente relacionamento."
Estas evidências são altamente abonatórias para os professores portugueses e deveriam ter sido amplamente divulgadas pelos órgãos de comunicação social que "ostensivamente consideram os professores do ensino básico e secundário uma classe pouco profissional", com imensos privilégios e luxuosas remunerações...

Uma classe profissional que deveria ser acarinhada e apoiada por todos, que deveria ter direito às melhores condições de trabalho (salas de aula, equipamento, formação, etc.) e que tem sido maltratada pelo poder político e por todos aqueles que tinham o dever de estar suficientemente informados para poder produzir uma opinião isenta para os demais membros da comunidade.

Ao conjunto destas evidências acresce outra, onde o papel do professor é determinante: a inclusão.

O relatório revela-nos que "Portugal é o sexto pais da OCDE cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias sócio/económicas!"

E ainda refere que "o nosso país tem a maior percentagem de alunos carenciados com excelentes níveis de desempenho em leitura".

Nada acontece por acaso! Os professores portugueses são excelentes profissionais, pessoas que se dedicam de corpo e alma aos seus alunos, "mesmo quando são vilipendiados e ofendidos por membros de classes profissionais tão corporativistas (ou mais!) que a dos professores"!

Como diz a quase totalidade dos alunos, os professores são excelentes pessoas que estão sempre disponíveis para ajudar os seus alunos. Esta é que é a realidade dos professores das escolas do ensino básico e secundário! Obviamente que, "como em todas as demais classes profissionais, haverá exceções à regra, aqueles que não cumprem, não assumem as suas responsabilidades, não justificam o ordenado que recebem." Mas, assim como uma andorinha não faz a primavera, também uma ovelha negra não estraga um rebanho.
Pergunto: porque se escondem os arautos da desgraça, detentores da verdade absoluta, que estão sempre na linha da frente para achincalhar os professores do ensino básico e secundário? " Estranha-se o silêncio".

Margarida Rufino, Jornal de Cascais, 9 de janeiro de 2011

uma visita pelos percursos românticos d’Os Maias

Ontem, 21 de Março, os alunos do 11ºano da Escola Secundária de Águas Santas deslocaram-se a Sintra e Lisboa, para percorrer caminhos românticos d’ Os Maias, descobrindo os lugares que inspiraram Eça na sua obra.
Regaleira
Os alunos mostraram-se entusiasmados com a visita à vila romântica de Sintra ou à também chamada Serra do Sol e da Lua, um lugar mágico que já serviu de residência de Verão à corte portuguesa.
A visita começou pelo percurso feito do centro da vila passando pela Quinta da Regaleira, um dos edifícios mais simbólicos associado a círculos esotéricos, tão característicos do “fin de siècle”, e um local muito apreciado pelos turistas e pelos alunos.
Hotel Lawrence
Em seguida a visita ao Palácio de Seteais, um magnífico hotel de arquitetura do séc. XVIII onde os alunos puderam apreciar a vista para o mar e para a esplêndida Serra de Sintra. Professores e alunos aproveitaram a visita e deliciaram-se com os famosos Travesseiros de Sintra.
Destacaram-se também neste percurso, o Hotel Lawrence, também referido nos episódios dos Maias como o local onde Carlos procurou Maria Eduarda, na sua ida a Sintra.
À partida para Lisboa, fez-se uma paragem em Belém para apreciar os famosos Pasteis de Belém. Chegados a Lisboa, alunos e professores fizeram o caminho que Carlos da Maia costumava percorrer até ao seu escritório. Locais como o antigo Hotel Central ou a estátua de Eça de Queirós foram apreciados e comentados.
O percurso continuou pelo Chiado até ao Rossio, onde se fez uma breve paragem no Largo de S. Domingos,para apreciar a Ginginha.
A visita ficou concluída com o percurso feito através da Rua Augusta, onde se destacaram os diferentes artistas de rua que animam este espaço, até ao Terreiro do Paço.
Segundo a declaração de alguns alunos, este foi um passeio extraordinário onde se salientou o convívio entre alunos e professores, bem como se reconheceu Sintra como um espaço romântico magnífico, ou se presenciaram as evidências da arquitetura do séc. XIX nas fachadas dos prédios lisboetas.

desafio para as os jovens das Eco-escolas e escolas Jovens Repórteres para o Ambiente

Queres ganhar bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa 2012?

Envia o teu vídeo demonstrando uma atitude sustentável.  

Os 10 melhores ganham 2 bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa 2012 e os vídeos passam nos ecrãs do palco Mundo.


quinta-feira, 22 de março de 2012

que razões encontra em Portugal para protestar?

A propósito da greve geral de 22 de Março, o jornal PÚBLICO pediu opiniões sobre as razões que hoje em dia podem justificar um protesto em Portugal.


Clique na foto de cada um dos inquiridos e conheça as suas opiniões, aqui.

dia 22 de março: dia mundial da água

No sentido de assinalar o Dia Mundial da Água, 22 de Março, e numa altura em que se fala muito do período de seca que o país está a passar, convém relembrar da importância da gestão sustentável da água, de formas de poupança e de poluição a que a água do nosso planeta está sujeita diariamente.

Deste modo, estão expostas na biblioteca duas exposições sobre o tema:

- Planeta Cor de Água

 - Maquetas elaboradas pelos alunos do 8º ano sobre temas do programa da disciplina de Ciências Naturais e relacionadas com a água, especialmente com o ambiente marinho.

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março: dia da poesia

O CRESCER ousou escolher um poema para oferecer aos seus leitores.
Para quem quiser, há versões cantadas interpretadas pela Dulce Pontes ou pelo Carlos do Carmo ou pela Simone de Oliveira ou até pela Mafalda Arnauth:

No teu poema
Existe um verso em branco e sem medida
Um corpo que respira, um céu aberto
Janela debruçada para a vida

No teu poema existe a dor calada
lá no fundo
O passo da coragem em casa escura
E, aberta, uma varanda para o mundo.

Existe a noite
O riso e a voz refeita à luz do dia
A festa da Senhora da Agonia
E o cansaço
Do corpo que adormece em cama fria.

Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai
Ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.

No teu poema
Existe o grito e o eco da metralha
A dor que sei de cor mas não recito
E os sonos inquietos de quem falha.

No teu poema
Existe um canto, chão alentejano
A rua e o pregão de uma varina
E um barco assoprado a todo o pano

Existe um rio
O canto em vozes juntas, vozes certas
Canção de uma só letra
E um só destino a embarcar
No cais da nova nau das descobertas

Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai
Ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.

No teu poema
Existe a esperança acesa atrás do muro
Existe tudo o mais que ainda escapa
E um verso em branco à espera de futuro.

José Luís Tinoco

21 de março: dia internacional da síndrome de down

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A trissomia consiste na presença de três (e não dois, como seria normal) cromossomas de um tipo específico num organismo. Portanto, a presença de três cromossomas 21 é designada de trissomia 21. A maioria das trissomias resultam num número variável de deficiências à nascença (geralmente presentes na maioria dos indivíduos com cromossomas extra).

A primeira comemoração da data decorreu em 2006.

terça-feira, 20 de março de 2012

por cá

E no primeiro dia de Primavera, por cá, começaram os torneios de futebol...




Venham daí muitos goOOOOOOoooooooooolos e muito fair-play!

bom dia, primavera! :)

doodle da google

parcerias saudáveis

         A nossa escola desenvolve um projeto de parceria com a Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no âmbito da promoção da Saúde que pretende assegurar o acompanhamento, monitorização e desenvolvimento de atividades de saúde em meio escolar. Ninguém melhor do que alunos de Medicina para poderem intervir nas escolas ajudando a combater certos problemas de saúde.

No ano letivo de 2011/12 o tema escolhido foi “ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTO”.

No sentido de sensibilizar os nossos alunos do 8º ano para a influência do exercício físico na promoção da saúde, estes alunos levaram a cabo no dia 16 de Março, no auditório da nossa escola, entre as 13 horas e 35m e as 18 horas e 30m sessões teórico-práticas. Nestas sessões deram exemplos de soluções práticas e divertidas para explicar os benefícios da atividade física e responder a dúvidas colocadas pelos nossos alunos.

Para incentivar os alunos foi referido que o exercício físico podia ser realizado em grupo com amigos, no desporto escolar, em coletividades da região, em ginásios, em parques, andando de bicicleta, andando a pé, dançando …

O importante é evitar o sedentarismo, deixando de passar horas a ver televisão, a jogar computador e na internet, passando a realizar atividades de que gostem.

Com o exercício físico os nossos jovens não só fazem novas amizades, como andam mais alegres e melhoram o rendimento escolar, entre outras vantagens.
A coordenadora do projeto
M. Lurdes Cardoso

segunda-feira, 19 de março de 2012

19 de março: dia do pai

Não gastem dinheiro em prendas inúteis. Invistam tempo com os vossos pais. Confecionem o jantar. Ou façam um bolinho caseiro para sobremesa. Ou escrevam: um postal, uma carta, um poema. À mão. Isso mesmo. Para que a caligrafia fique registada... Mas façam. Invistam tempo. É o tempo que gastam com eles que ficará nas memórias futuras. Isso é o essencial. E, acreditem, ...
frase de "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry

domingo, 18 de março de 2012

sábado à noite



Sábado à noite não sou tão só
Somente só
A sós contigo assim
E sei dos teus erros
Os meus e os teus
Os teus e os meus amores que não conheci

Parasse a vida
Um passo atrás
Quis-me capaz
Dos erros renascer em ti

E se inventado, o teu sorriso for
Fui inventor
Criei o paraíso assim

Algo me diz que há mais amor aqui
Lá fora só menti
Eu já fui de cool por aí
Somente só, só minto só

Hei-de te amar, ou então hei-de chorar por ti
Mesmo assim, quero ver te sorrir...
E se perder vou tentar esquecer-me de vez, conto até três
Se quiser ser feliz...

Se há tulipas
No teu jardim
Serei o chão e a água que da chuva cai
Para te fazer crescer em flor, tão viva a cor
Meu amor eu sou tudo aqui...

Sábado à noite não sou tão só
Somente só
A sós contigo assim
Não sou tão só, somente só

sábado, 17 de março de 2012

breves

diretores das escolas só serão eleitos com pelo menos um terço dos votos   
                        
João Dias da Silva, dirigente da Federação Nacional de Educação (FNE), salientou hoje que, de acordo com a nova proposta de modelo de gestão das escolas, “o diretor só poderá ser eleito com pelo menos um terço de votos favoráveis dos membros do Conselho Geral, o que faz com que os professores possam ter um peso decisivo” na sua escolha.

ministro quer retirar ensino profissional da "segunda categoria"
                          
O ministro da Educação, Nuno Crato, admitiu nesta sexta-feira que o ensino profissional tem sido encarado como sendo "de segunda categoria" e declarou o "empenho" do governo em desenvolvê-lo.
Nuno Crato comentava deste modo afirmações do presidente da Universidade Católica do Porto e especialista em educação, Joaquim Azevedo, que se queixou hoje à Lusa da desvalorização da via profissionalizante no ensino secundário e disse mesmo que essa opção formativa chega a ser encarada como "o quarto escuro" ou o "caixote do lixo".

George Clooney preso por se manifestar contra crimes de guerra no Sudão

O ator George Clooney foi preso nesta sexta-feira, em Washington, durante uma manifestação frente à embaixada do Sudão para protestar contra os crimes de guerra cometidos, segundo ele, por Cartum no sul do país.
George Clooney, assim como vários membros da Câmara de Representantes e ativistas, foi algemado e levado numa patrulha da polícia, constatou um jornalista da AFP. Entretanto, pagou uma multa de 100 dólares e saiu em liberdade.

taxistas de Matosinhos acompanham jovens nas saídas noturnas

Os taxistas de Matosinhos iniciam, no sábado, um serviço "low-cost" de acompanhamento de jovens e adolescentes nas saídas à noite, para que os pais "possam dormir uma noite descansada", anunciou, esta sexta-feira, à Lusa a Junta de Freguesia de Matosinhos.

e, finalmente, chove no Norte deste nosso país...

sexta-feira, 16 de março de 2012

o que vale é que hoje é...

... sexta-feira!

Nuno Sousa vence 1ª edição do Prémio Janssen Neurociências

Equipa liderada pelo investigador descobre efeitos do stress pré-natal na vida adulta

foto D.R.
Nuno Sousa, investigador da Universidade do Minho, recebeu o Prémio Janssen Neurociências no valor de 50 mil euros. O trabalho científico distinguido incide nos efeitos do stress, em fases precoces do desenvolvimento, durante a gravidez.

O investigador e a sua equipa descobriram que a exposição ao stress durante a gravidez aumenta a vulnerabilidade para comportamentos aditivos e de toxicodependência nos filhos durante a idade adulta.
“Em gravidezes datadas em ratos administrámos um glucocorticoide sintético, uma hormona libertada em resposta ao stress, e estudámos o impacto que isto tinha enquanto patologia quando os animais eram adultos”, explica.
A cerimónia de entrega do Prémio Janssen Neurociências realizou-se anteontem, às 18h30, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Com o financiamento no valor de 50 mil euros, Nuno Sousa e sua equipa pretendem “criar condições para que mais investigadores possam continuar a seguir os estudos com vista num conhecimento que um dia possa ter aplicabilidade nos doentes”. @ Ciência Hoje

quinta-feira, 15 de março de 2012

professores portugueses estão cada vez mais horas nas escolas

arquivo PÚBLICO
À medida que os anos foram passando, os professores portugueses foram permanencendo mais horas nas escolas. Os valores ficam acima da média da OCDE.

Segundo o estudo Preparing Teachers and Developing School Leaders for the 21st century – apresentado ontem, em Nova Iorque, EUA, no âmbito do segundo encontro sobre a profissão docente, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) – os professores viram as horas lectivas aumentar, entre 2000 e 2009.

Em 2000, os professores do 1.º ciclo leccionavam 815 horas anuais e, nove anos depois, esse valor subiu para 875. Quanto aos dos 2.º e 3.º ciclos aumentaram de 595 para 770; e os do secundário de 515 para as mesmas 770 horas.

Estes valores estão todos acima dos da média da OCDE, que, em 2009 é de 779 para os docentes do 1.º ciclo; de 701 para os do 2.º e 3.º; e de 656 para os do secundário.

Em termos de horário de trabalho, os professores portugueses também se situam acima da média da OCDE. Em Portugal, os docentes, do 1.º ciclo ao secundário, trabalham 1289 horas, quando a média da OCDE é de 1182 para os do 1.º ciclo, 1198 para os dos 2.º e 3.º ciclos, e de 1137 para os do secundário, nas escolas públicas.

Contudo, os docentes portugueses trabalham menos uma semana (37) quando comparados com a OCDE (38). Assim como, por cá, os dias de aulas são menos: os professores portugueses têm 175 dias, a média da OCDE é de 186 para o 1.º ciclo; 185 para os 2.º e 3.º ciclos; e 183 para o secundário. @ PÚBLICO

O CRESCER é de opinião que esta situãção aparentemente paradoxal se deve ao facto de haver mais horas de aulas por dia de trabalho.

estilhaços e cesariny


A livraria Velhotes e a Gaianima, através da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, têm o prazer de apresentar "Estilhaços e Cesariny", livro com textos e poemas de Adolfo Luxúria Canibal e Mário Cesariny.


A apresentação decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, quinta-feira, 15 de Março de 2012, a partir das 18:30 e contará com a presença de Adolfo Luxúria Canibal que estará à conversa com o jornalista Miguel Soares.


A entrada é livre.




quarta-feira, 14 de março de 2012

feira com livros, DVD e CD usados

A Biblioteca Escolar organiza, nos dias 23 e 24 de Abril, uma feira com livros, DVD e CD usados, comemorando o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Pede-se a colaboração a todos os que queiram dar nova vida aos materiais usados e em bom estado que os entreguem até ao dia 18 de Abril, na Biblioteca Escolar.

A verba obtida será inteiramente aplicada na aquisição de novos livros e outros recursos educativos para a Biblioteca.

teste intermédio de matemática 12º

Os Testes Intermédios (T.I.) sucedem-se. E o dia 13 de março foi mais um dia para se poderem testar. Ou para se poderem testar os alunos com os testes intermédios.

Desta feita, foi a vez do teste intermédio de Matemática de 12º ano. Os alunos reagiram bem à prova. Parece, portanto, que a prova se ajustou aos alunos. Ou que os alunos se ajustaram a ela.

Os professores consideraram o T.I. interessante.
A ver vamos os resultados.

RELEMBRAR

VER

Fellini, 8 1/2

Guido é um realizador de cinema a tentar descontrair depois do seu último êxito. No entanto, com todos os seus colaboradores do passado constantemente atrás dele a pedirem-lhe mais trabalho, é díficil encontrar um pouco de sossego. Guido luta com o seu consciente mas não consegue arranjar ideias novas. Enquanto pensa, relembra os momentos mais marcantes da sua vida bem como todas as mulheres que amou e deixou.
Um filme surrealista e semi-autobiográfico de Fellini, sobre as tribulações do processo criativo.

terça-feira, 13 de março de 2012

9 meses de gravidez em 90 segundos

O vídeo "stop motion" (técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias) foi a maneira escolhida por um jovem casal americano para revelar ao mundo a alegria de serem pais.
Um feliz projeto de um casal feliz! "Introducing... Amélie"

para refletir...

Palavras de Gabriela Mistral, prémio Nobel da Literatura em 1945:

segunda-feira, 12 de março de 2012

os horrores cometidos por Kony agora divulgados pela Invisible Children

São do conhecimento geral as atrocidades que se passam no Uganda há longos 25 anos. Se não são, este vídeo da Invisible Children teve, pelo menos, esse mérito: deu a conhecer.
Hoje, a campanha da Invisible Children tornou-se num fenómeno viral da Internet, com mais de 52 milhões de visionamentos, mas os críticos dizem que falhou o alvo sobre aquilo que o Uganda agora precisa. De qualquer forma, há que consciencializar que o senhor da guerra ugandês Joseph Kony liderou um grupo rebelde responsável pelo rapto de umas 60 mil crianças ao longo de 25 anos.


O diretor da Action Aid no Uganda, Arthur Larok, com nove anos de experiência a liderar programas do Fórum Nacional de ONG naquele país, considera que a estratégia de internacionalização da campanha Kony 2012 "teria sido muito eficiente há uns seis ou dez anos", mas neste momento "não será mais do que um apelo que faz sentido na América, da forma como a Internet funciona, mas não para o Uganda", onde se colocam desafios muito maiores do que a captura do líder do LRA.

"Anos depois de Kony ter saído do Uganda, acho que [a Invisible Children] está a apelar a emoções que não são já muito eficazes. As circunstâncias no Norte do país mudaram: não há guerra e o Governo e muitas organizações não governamentais estão a reconstruir e a melhorar a vida das crianças, na educação, na saúde, no saneamento básico, nas condições essenciais de vida. Uma campanha internacional que não ponha o enfoque nestes objetivos não é útil nesta altura", avalia. Peter Bradshaw, crítico de cinema do diário Guardian, defende porém que Kony 2012 "é simplesmente brilhante como peça de ativismo digital", e cuja popularidade-relâmpago testemunha como "já alcançou um dos seus objetivos, o de pôr nas bocas do mundo os crimes horríveis cometidos por Kony".

diz a associação de estudantes...

Olá! Como sabem (ou talvez não), tem vindo a desenvolver-se um projeto anual inerente às celebrações do 25 de Abril. Como os alunos vão e chegam todos os anos, chegou a vez de recrutar novos "Filhos da Madrugada", como diria Zeca Afonso. O projeto, pelas mãos das professoras Esmeralda Moura e Isabel Azevedo, é de declamação e leitura expressiva, tendo, por vezes, canto e teatro. Depois de concluídos os ensaios, os "soldados da poesia" vão à Maia, para participar nas celebrações. Deixamos aqui as inscrições. Contamos convosco! Aqui está a ficha de inscrição.
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFNUX1pjQkVVVGlobnZpb1NPWTg3UUE6MQ

domingo, 11 de março de 2012

bons sonhos!


... com a Elisa Rodrigues (voz) e o Júlio Resende (piano). Nomes a não esquecer.

sexta-feira, 9 de março de 2012

LER, OUVIR e VER

E chegamos a mais um fim de semana. E cá ficam as nossas sugestões.

LER

Em treze histórias muito diversas, seguidas de um breve epílogo, Jorge Luis Borges molda variações sintéticas dos temas obsessivos e recorrentes de seu percurso de contista. Com mãos experientes de artesão, imprime nelas a modelagem modesta, serena e essencial que lhes garante a eficácia pelos meios mais concisos e, de quebra, o encanto indefinível de um objeto perfeito da natureza.

A invenção diabólica de um "livro de areia" vai além das outras fábulas - todas desconcertantes e uma, pelo menos, terrível ("There are more things") -, pois contém um desígnio secreto: prender para sempre a atenção e a memória do leitor entre as folhas incalculáveis de sua monstruosa trama.



OUVIR

o último CD de Leonard Cohen




VER

Antes do amanhecer        e              Antes do anoitecer 

 É de recordar que “Before Sunrise” (1995) e “Before Sunset” (2004), ambos realizados por Linklater e protagonizados por Hawke e Deply, foram sucessos críticos e comerciais em todo o mundo.

 

balanços...

A nossa escola tem estado muito ativa.
Agora, vivemos a semana da leitura, e entre encontros com escritores e ilustradores, surpresas musicais e de dança, fomos brindados por belos cabazes de livros que nos convidavam a levar um livro e a ler+
 Antes, na semana das línguas, o teatro filmado para os alunos de 12º ano, no auditório, "Felizmente há Luar!", mobilizou o secundário e trouxe o cinema à escola.
 Os petiscos confecionados pela turma de animação social do 12º ano trouxeram até nós os sabores da mesa portuguesa.
 Na praça da alimentação, a rádio escola fez com que "o beijo"  se soltasse e "o gato" miasse, tímido, por entre olhares inquisidores ("tu olhas-me?").

 Ouviu-se o britânico Lee Beagley a falar de Shakespeare como autor real, saído das Streets of London.
 Martinho Torres, o escritor de livros-objeto, surpreendeu pelo espírito empreendedor e pelos textos musicados.
 As turmas D,E,F,G e H do 8.º ano assistiram à sessão de cinema intitulada “Uma Aventura na Casa Assombrada”, filme baseado no livro com o mesmo título das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
 Os crepes e as quiches dos alunos de Turismo do 12º ano fizeram as delícias da manhã de dia 28.
"PÂTISSERIES” REGALARAM OLHOS E BARRIGAS! 
 E os alunos do 11º ano das turmas C, E e F, inscritos na disciplina de francês, dinamizaram um “goûter gourmand” muito docinho.
 A mesa tricolor, montada, para o efeito, no espaço de convívio, junto ao bufete, encheu-se de iguarias francesas. Croissants, pains aux raisins, chaussons aux pommes, éclairs, religieuses, divorcés, millefeuilles, Paris-Brest, Saint-Honoré, entre outras especialidades, fizeram as delícias de alunos, funcionários e professores. Bandejas circularam pelos corredores da escola, pelo que não sobrou nem um bocadinho para quem chegasse atrasado!
 E o CRESCER, por entre todo este movimento, fez a reportagem possível e deixa aqui algumas fotos das atividades a que ninguém conseguiu resistir…

aos leitores do CRESCER

Temos muitos leitores. Alguns pequeninos. Outros maiores. Outros muito grandes.

Gostamos de todos.
E gostamos que gostem de nós, naturalmente.
Alguns leitores leem-nos em silêncio. Outros são mais entusiastas. E comentam. E são muito gentis.
Queremos agradecer a todos. Aos recatados e aos efusivos.

Queremos continuar a servir esta comunidade, tal como nos propusémos. A trazer informação. A provocar discussão e reflexão. A proporcionar encontros. A fazer aquilo que entendemos ser um verdadeiro "serviço público".
A todos queremos dizer que consideramos maravilhoso podermos estar aqui, juntos, a fazer esta coisa fantástica que é CRESCER. A todos agradecemos.

e mais "repórteres por um dia" no JN

José Carmo / Global Imagens
As turmas A, B e C do 10º ano realizaram uma visita de estudo ao Jornal de Notícias, no dia 6 de março. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história deste jornal através do visionamento de um filme que lhes permitiu ver as grandes transformações/evoluções  do seu processo de produção. Ainda participaram, através do Media Lab JN, em três workshops, cujo resultado final foi a criação da primeira página do jornal.

As turmas foram acompanhadas pelos professores de português, matemática, física e química, biologia/ geologia e educação física. Todos consideraram este projeto muito interessante dada a sua vertente prática.

quinta-feira, 8 de março de 2012

a história do dia da mulher

Sabiam?

daqui
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica. Apenas no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).