Número total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

até já, Fátima!

Fátima Tavares e alguns alunos
8h20m-9h50m: última aula na carreira profissional de Fátima Tavares.

Os alunos estão em ação, inocentes, trabalhando.

Cá fora, colegas, funcionários e outros alunos preparam a surpresa. Há muita emoção. Como é suposto nestas coisas, quando elas são sentidas. Muitos estavam ali propositadamente para surpreenderem a Fátima. A ideia partiu do seu grupo disciplinar, o grupo de Educação Física. Correu por email. Clandestina. E quem pôde e quis marcou presença.
8h45m: a aula com o 12ºI decorre no fundo do pavilhão.
Fátima Tavares e alguns amigos
Os outros, os de "cá de fora", entram sorrateiramente. Já perto, inicia-se o bater das palmas. Muitas palmas. Surpresa conseguida: a Fátima fora "apanhada".
Há olhos turvos. E abraços. E flores. As flores que a Fátima merece. E que são simbólicas. Não conseguem transmitir o que lhe queremos dizer. Nem as palavras sussuradas ao ouvido conseguem exprimir tudo.
O Crescer, em nome de todos, ousa escrever:
"Obrigada, Fatinha, por tudo o que nos deste. Gostamos muito de ti. Aprendemos muito contigo. A escola está-te muito grata."
Até já!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

parabéns, Mafalda!

Mafalda, a personagem de banda desenhada que o argentino Quino idealizou para um anúncio a electrodomésticos, celebra hoje 45 anos no papel de uma das mais improváveis e divertidas comentadoras políticas da actualidade.

De traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa, Mafalda surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964 nas páginas do semanário argentino Primera Plana. Quino, então com 32 anos, nunca adivinharia o sucesso daquelas tiras humorísticas, que se prolongaram por nove anos.
in Oje

good moaning! :)



Quem não se lembra desta deliciosa série que passou (e ainda passa) na nossa televisão?
A obra de David Croft permanece no tempo e essa é a melhor prova da sua enorme qualidade.
O argumentista e produtor britânico David Croft, coautor de séries cómicas clássicas como "Alô Alô", morreu ontem aos 89 anos na sua casa em Portugal (vivia em Tavira e a personagem do curioso polícia Crabtree foi inspirada num carteiro português que falava muito mal o inglês), anunciou hoje a família.
Numa declaração divulgada no seu site oficial, a família indicou que David Croft morreu tranquilamente durante o sono e classificou-o como "um homem verdadeiramente extraordinário, cuja falta será sentida por todos aqueles que tiveram a grande sorte de o conhecer e amar". (ler mais aqui)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

vamos ao teatro? sim. nos dias 4, 6 e 7.



Na próxima semana, com um feriadinho no meio para respirar, vamos mergulhar no mundo da fantasia. 

 
Nos dias 4, 6, 7, de manhã e de tarde, vai estar, no grande auditório (isto até soa a Casa da Música ou coisa assim), a peça “A Lenda de Gaia”, apresentada pela “Panmixia”, para os alunos do 2º ciclo.

No dia 7, lá mais pela noitinha, vamos poder ver a comédia “Sexo em paz”, de Dario Fo e Franca Rame, apresentado pelo grupo “Cotas em dia".

Vai ser uma semana divertida…
Amélia Lopes

já não há prémios...

daqui
O Governo deciciu cancelar o dinheiro dos prémios prometidos aos melhores alunos do secundário. A ideia é usar esse montante em projectos solidários nas escolas.
Os melhores alunos esperavam receber um diploma e um cheque de 500 euros na sexta-feira e, conta o jornal Público, pelo menos os directores das escolas da região Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, já tinham avisado os vencedores e agora não sabem o que dizer aos estudantes.  (ler mais aqui)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

procura-se

daqui
PROCURA-SE!
Todos os colaboradores do jornal CRESCER ao longo dos anos.

"Venham os novos e os velhos", cantava Carlos Mendes na "Festa da Vida". Nós dizemos VENHAM OS NOVOS E OS VELHOS E QUE TODOS NOS DÊEM FEEDBACK.

Onde estão?
O que fazem?
Que idade têm agora?
De que forma o CRESCER foi importante nas vossas vidas?
Querem colaborar à distância?

Nós ainda perseguimos o sonho. A equipa vai-se renovando. Neste suporte estão agora as professoras Eduarda Ferreira, Kátia Alves e Manuela Couto.
No anuário em papel, vai estar também o professor Cândido Pereira.

VENHAM ATÉ NÓS. FICAMOS À ESPERA. PASSEM PALAVRA.

dia 27 de setembro: dia mundial do turismo

Em dias de crise é quase uma heresia falar em turismo ou na possibilidade de ser turista. No entanto, é dia de festa para ele e faça-se aqui a devida vénia.
 
Desde 27 de Setembro de 1980, que esta data é celebrada pela Organização Mundial do Turismo como o Dia Mundial do Turismo. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979. (adaptado de Wikipedia)

daqui
E, já agora, viaje "cá dentro". Há muito país bonito para descobrir!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

as vacas, o PR e a metáfora

Afinal, o PR só aguardava o momento propício para dizer de sua justiça. E o momento chegou ontem (nos Açores, onde haveria de ser?). O país ficou a saber o que o PR pensa não só sobre a Madeira mas também sobre os demais problemas que afligem os portugueses e mantêm o país em estado de alerta laranja: "Ontem eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto que começava a ficar verdejante".
Trata-se de uma tomada de posição enigmática mas que, devidamente decifrada, decerto tranquilizará os portugueses: quem sabe se "vacas" não será uma metáfora de "mercados" e se o "pasto que começava a ficar verdejante" não significará a diminuição do défice ou que o ministro Álvaro irá finalmente aparecer numa manhã de nevoeiro?
Ganha assim sentido o misterioso conceito de "magistratura activa" que Cavaco não se cansou de prometer aos portugueses durante a sua campanha eleitoral.

Crónicas, Manuel António Pina

domingo, 25 de setembro de 2011

25 de setembro: dia do rádio

rádio anos 30 século XX
O dia 25 de setembro é o dia do rádio. O rádio foi patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo (Guilherme) Marconi, no início do século 20.
Uma estação de rádio foi instalada no Corcovado e, além de música, emitiu o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa. No entanto, o rádio tem mais razões para ser considerado brasileiro. Roberto Landell de Moura (1861-1928), padre e cientista gaúcho, também havia realizado experiências semelhantes às de Marconi - antes do italiano.
Entre 1901 e 1904, Landell de Moura esteve nos Estados Unidos, onde patenteou inventos, entre os quais um "transmissor de ondas" ou "transmissor fonético à distância" que seria exatamente o rádio. Sua patente, porém, era limitada e perdeu a validade. Marconi ficou com a fama.
in Pedagogia & Comunicação

sábado, 24 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

e porque o Outono chegou...

daqui
Se deste outono uma folha,
apenas uma, se desprendesse
da sua cabeleira ruiva,
sonolenta,
e sobre ela a mão
com o azul do ar escrevesse
um nome, somente um nome,
seria o mais aéreo
de quantos tem a terra,
a terra quente e tão avara
de alegria.
Eugénio de Andrade

mais rápidos do que a luz???

detetor Opera
A ser verdade, esta notícia irá revolucionar o mundo em que vivemos!
Os neutrinos, partículas elementares da matéria, foram medidos a uma velocidade que ultrapassa ligeiramente a velocidade da luz, considerada até agora como um "limite intransponível", anunciaram hoje físicos de um centro de investigação francês.

(ler mais, aqui)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

nasceu o P3

P3 homepage
O projecto P3 nasceu da ligação inédita entre o Público e a UP. A funcionar nas instalações do curso de Ciências da Comunicação da Universidade, o site pretende servir de elo de ligação entre os estudantes e o jornalismo.
É a primeira vez que um jornal "sai das redacções" e vai "para o interior de uma universidade". Dessa aventura nasceu um site que, diz o director do projecto P3, Amílcar Correia, "agrega conteúdos de sites universitários e está aberto à comunidade em geral". A ideia é chegar a um público que "anda afastado dos jornais mais convencionais", aos jovens leitores que não se identificam com a linguagem adoptada pelos meios de comunicação social mais comuns. Por isso mesmo, o P3 vai procurar "conteúdos apropriados para esse público".
(ler mais aqui)

22 de setembro: dia mundial sem carros

No dia 22 de setembro, nas cidades de todo o mundo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carros. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).
imagem da web
O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carros é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que todos os dias conduzem que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos neste dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível deslocarem-se pela cidade sem usar o automóvel e que há vida para além dele.
A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.

adaptado de Wikipedia

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

adeus, mestre Júlio Resende!

O pintor de 93 anos morreu hoje, em Gondomar, segundo as informações dadas à Lusa por um amigo do artista.
Diplomado em pintura, pela escola de Belas-Artes do Porto, fez a sua primeira exposição em 1944, na I Exposição dos Independentes.

O Lugar do Desenho foi criado pela Fundação Júlio Resende com vista a promover o trabalho do pintor, composto por cerca de duas mil obras. Saiba mais sobre o artista e a sua visão do mundo aqui.


Sentiu o Porto como ninguém. Saiu muitas vezes do Porto mas ao Porto sempre voltou.
Ribeira Negra

21 de setembro: um dia para não esquecer Alzheimer!

in Ciência Hoje

Todos os anos, a 21 de Setembro, ouvimos falar de Alzheimer com mais intensidade dado ser o dia internacional dedicado a este terrível problema. Como doença associada ao envelhecimento, a Alzheimer afecta um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo uma vez que a esperança média de vida tem vindo aumentar. Convém lembrar que se trata, na sua grande maioria ( 90% dos casos), de uma doença que surge de forma esporádica, isto é, sem uma componente genética definida.
Em Portugal, a doença de Alzheimer afecta mais de 70 000 pessoas mas atinge muitos milhões por todo o mundo. Dados epidemiológicos apontam para quatro casos em cem indivíduos com mais de 65 anos. Este número sobe para uns assustadores 47 por centena de pessoas com mais de 85!
Trata-se, pois, de uma questão grave que, infelizmente, bate à porta de muitos de nós. É uma doença terrível, caracterizada principalmente por dificuldades de memória e problemas cognitivos que vão muito para além dos normais esquecimentos do dia-a-dia que todos experimentamos. O vulgar “onde deixei as chaves?” não é motivo para alarme.
por Tiago Fleming Outeiro in Ciência Hoje

terça-feira, 20 de setembro de 2011

trava-línguas

Sabem o que é um trava-línguas ou parlenda?
É uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Usada, em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo.
Algumas vezes, é chamada de trava-línguas quando é repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, que diverte os ouvintes. Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida - "fale bem depressa" - "diga correndo" - ou que a repita várias vezes seguidas - "repita três vezes".
in Wikipedia
Pois bem, leiam os exemplos abaixo. Digam-nos muitas vezes. E rapidamente. Divirtam-se!


  • O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.


  • Há quatro quadros três e três quadros quatro.

  •       Sendo que quatro destes quadros são quadrados,
          um dos quadros quatro e três dos quadros três.
          Os três quadros que não são quadrados,
          são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
    Se gostaram da diversão (ou mesmo que não tenham gostado) visitem este sítio "A música portuguesa a gostar dela própria" e encontrem as melhores "diseurs" de trava-línguas e outras coisas muito divertidas.

    segunda-feira, 19 de setembro de 2011

    pode parecer-vos absurdo mas...

    ... estavamos muito ansiosas! Sim, afinal de contas implementamos uma nova modalidade de ocupação dos alunos em tempos de faltas dos seus professores. Chamamos-lhes AEL (Atividades Educativas Lúdicas).
    Sabíamos bem como todos estavam fartos daquela farsa que era ir até às salas e fazer de conta que se dava uma aula quando afinal, em território alheio, se "tomava conta" de 20 e tal jovens que queriam fazer... nada. E o professor queria... silêncio. Utopia chamarem-lhes aulas de substituição! Utopia pura e dura.
    Então, cientes desse cansaço, tentamos dar resposta ao desafio de mudar o esquema que estava montado. Lançamos mãos à obra e tivemos esta ideia: conseguir uma sala em cada pavilhão (no A1, A2 e A3 foi o que se conseguiu) disponível para receber os alunos com professor em falta. Mas uma sala diferente das outras salas: lá estará o professor destacado no seu horário para receber os meninos, as mesas estão dispostas em grupo, há revistas, puzzles, DVD, xadrez, damas, scrabble, e outros jogos. Há um computador, um projetor, um quadro interativo e, logicamente, a possibilidade de se poder estudar ou fazer os tpc. E os colegas de EV vão ajudar a decorar essas salas com trabalhos seus e dos alunos ao longo do ano. Também esperamos que nos ofereçam materiais, tal como a associação de pais já fez.
    Hoje, porque era dia 1, houve flores na mesa do professor.
    sala de AEL
    Registamos algumas opiniões: "Melhor, muito melhor do que dantes! "Esteve-se bem, os garotos gostaram e eu não me esgotei!"
    Ficamos felizes e, acreditem, queremos continuar a fazer melhor, a bem de todos nós.
    Não se cansem de nos dar sugestões. Nós agradecemos desde já.

    colocações no ensino superior

    
    daqui
    Os resultados das colocações no Ensino Superior 2011/2012 foram colocados online no dia 19 de Setembro, às 00h. Para consultar os resultados aceda ao site da DGES e indique o número do documento de identificação ou o nome do candidato.

    Colocações no Ensino Superior 2011/2012 (Datas)
    1. 19 de Setembro - Divulgação do resultado da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2011/2012;
    2. 06 de Outubro - Divulgação do resultado da 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2011/2012;
    3. 19 de Outubro - Divulgação do resultado da 3.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2011/2012.

    sábado, 17 de setembro de 2011

    salas de Atividades Educativas Lúdicas

    Aviso à navegação: o texto que se segue é da responsabilidade de Amélia Lopes. Publicamo-lo com algum constrangimento pois refere-se a um projeto dinamizado por nós, equipa do Crescer, e pode parecer um elogio em causa e casa própria. Agradecemos a amabilidade das palavras e aproveitamos para dizer que o fazemos com prazer e que acreditamos que outros o fariam como nós, inclusive a própria Amélia, a bem da escola. Esta sempre foi, como diz o nosso amigo Queirós, "uma escola feita de mãos".

    identificação das salas de AEL
    A118 A212 A304
    salas de AEL
    Não sei se já repararam mas há algumas mudanças na dinâmica da nossa escola.
    Hoje vamos falar da existência de espaços próprios que irão receber os alunos que não tenham aula por falta do professor. Esperamos que todos ajudem a tornar estes espaços agradáveis e tragam ideias e materiais lúdicos para os enriquecer.
    Para já, acho que devemos agradecer o trabalho e o esforço da equipa que concretizou esta ideia de criação de espaços lúdicos para amenizar a tortura das aulas de substituição...
    Precisamos bastante de gente assim: que tenha ideias e as consiga concretizar.
    Parabéns, meninas!
    Amélia Lopes

    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    1...

    E começou.
    in "Que vida, Mafalda!"

    Fazemos votos para que, tal como a Mafalda, nunca deixem de interrogar o mundo!

    quarta-feira, 14 de setembro de 2011

    2...

    encarregados de educação e filhos
    E chegaram os meninos.
    Tantos!!!
    Alguns muito pequeninos.

    E os pais vieram também.
    Preocupados.
    São momentos difíceis.
    Percebemos.

    Vieram também os meninos maiores.
    Alguns são grandes. Muito grandes.

    E amanhã tudo começa.

    terça-feira, 13 de setembro de 2011

    3...

    
    na direção
    na sala de pausa
    momento "zen"
    nos croquetes
    Chegaram aos poucos.
    Os poucos fizeram-se muitos.
    Deram-lhes um cartão colorido.
    Aguardaram.
    Depois, seguiram o "guia" com a bandeira da cor do cartão atribuído.
    Seguiu-se a visita.
    Em cada sítio houve quem falasse um pouco e apresentasse os lugares.
    A biblioteca, os serviços administrativos, a direção, as salas dos professores, os laboratórios, os vários pavilhões, o pavilhão gimnodesportivo, as salas de expressão dramática.
    E até houve lugar para uma sessão "zen".
    Por fim, adoçaram-se as bocas.
    Alegraram-se os corações.
    Abriram-se os sorrisos.

    o acordo ortográfico ainda não chegou ao bolo :)
    Maravilhoso início! Parabéns à equipa que dinamizou a receção.

    segunda-feira, 12 de setembro de 2011

    3, 2, 1...

    A escola só faz sentido vestida de alunos. Está quase. Faltam três dias.
    (3) Amanhã há receção ao pessoal docente e não docente.
    (2) Depois de amanhã são recebidos os alunos.
    (1) E na 5ª feira iniciam-se as aulas.
    foto de Luzia Lemos




    E a "velha" palmeira ali permanece, indiferente às mudanças, imponente no porte, zelando por todos NÓS.

    domingo, 11 de setembro de 2011

    a ciência não é um lugar estranho

    auditório ESÁS
    A ciência é a atividade humana mais universal e assim, aquilo que mais une os seres humanos.

    Cientistas e professores, juntos para falar dos seus trabalhos e mapear cruzamentos que, apesar de conhecidos, são muitas vezes apoucados. É isto o encontro “A Ciência por quem a faz e por quem a ensina”.
    .
    Paula Gameiro
    A Química, ciência de má fama, abriu e foi defendida por Paula Gameiro que deu conta dos novos antibióticos que estão a nascer na Universidade do Porto. Os químicos estão a criar novas armas contra as bactérias, mas se todos nós não ajudarmos usando bem estas substâncias, podemos voltar aos tempos em que uma simples infeção era causa de morte.
    A Matemática, por Sílvio Gama, veio mostrar a beleza da imprevisibilidade que resulta de ações simples e previsíveis.
    Sílvio Gama
    Raquel Seruca

    A cientista Raquel Seruca trouxe o IPATIMUP como ela, lembrando que a ciência não é coisa de super-heróis mas de muitos saberes que têm de se unir para compreender, por exemplo, o cancro, e que é nessa compreensão que está a esperança da cura dessas doenças.
    João Lopes dos Santos
    A vida do físico João Lopes dos Santos, exposta brilhantemente pelo próprio, mostrou-nos a ciência que não conhece fronteiras, que vive de trabalho árduo e também de serendipidade.  
    À tarde os que ensinam ciência ocuparam os laboratórios, os quadros interativos e até os corredores. Também estiveram presentes a Daniela a Sónia e a Isabel, iniciadas nestas artes, que mostraram a quem quis as descobertas que fizeram numa gota de água.
    A escola encheu-se de ciência, por vezes intrincada, mas também divertida e saborosa.
    Para tudo isto acontecer trabalhou uma equipa reunida pelo centro de formação maiatrofa. Professores, funcionários da esás e de outras escolas. Ex-alunos como o Flávio Nery, o Pedro Mota e a ainda nossa aluna, Ana Cristina Fernandes, merecem ser lembrados aqui pela sua preciosa ajuda.
    Há coisas que crescem e depois não há maneira de as parar. O encontro “A Ciência por quem a faz e por quem a ensina” é uma delas. Até 2012.
    Cândido Pereira

    sábado, 10 de setembro de 2011

    avaliação de professores avança com apoio de sete sindicatos

    O Ministro da Educação Ciência, Nuno Crato, anunciou, durante a madrugada deste sábado, que "Portugal tem a partir de hoje um novo modelo de avaliação de professores", depois de o Ministério ter chegado a acordo com sete das treze organizações sindicais. De fora do acordo ficou a Fenprof.

    Ler mais, aqui.

    sexta-feira, 9 de setembro de 2011

    e toca toca a reunir...

    Reuniões dos vários departamentos
    Reuniões para receber horários
    Reuniões para planificações
    Reuniões com diretores de turma
    Reuniões com professores das turmas
    Reuniões para receber alunos
    Reuniões para receber professores
    (...)
    Preparados? Já reuniram tudo? É que depois de tanto reunir, iniciam as aulas no dia 15, sabiam? Reunidos? Perdão, preparados?
    Esperamos que sim. Votos de um ano pleno de sucesso para TODOS.

    terça-feira, 6 de setembro de 2011

    CRESCER + Nós e os Outros

    Tal como afirmávamos em julho, voltamos com equipa reforçada e objetivos diferentes. Se, até aqui, o nosso blogue "Nós e os Outros" era um ponto de encontro entre todos, a partir deste ano letivo passaremos a ser também o suporte digital do nosso jornal "CRESCER".
    Assim, propomo-nos publicar notícias sobre as atividades da nossa escola, cumprindo as responsabilidades do "CRESCER" e continuaremos a comentar, desafiar e provocar opiniões, como em "Nós e os Outros".
    O "CRESCER" terá uma única publicação em papel, no final do ano letivo - um anuário - com todas as notícias que aqui se publicarem.

    Gostaram da ideia? Então, ficamos à espera das vossas notícias neste endereço cresceresas@gmail.com e esperamos que divulguem o nosso blogue http://cresceresas.blogspot.com/.

    A equipa que alimenta este blogue é constituída por Eduarda Ferreira, Kátia Alves e Manuela Couto. Para o anuário conta com a colaboração de Cândido Pereira.

    segunda-feira, 5 de setembro de 2011

    olá!!!

    Voltamos.
    E, hoje, num dia muito especial, se clicarem no Google é isto que vêem. Freeddie Mercury faria hoje 65 anos.