Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

trava-línguas

Sabem o que é um trava-línguas ou parlenda?
É uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Usada, em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo.
Algumas vezes, é chamada de trava-línguas quando é repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, que diverte os ouvintes. Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida - "fale bem depressa" - "diga correndo" - ou que a repita várias vezes seguidas - "repita três vezes".
in Wikipedia
Pois bem, leiam os exemplos abaixo. Digam-nos muitas vezes. E rapidamente. Divirtam-se!


  • O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.


  • Há quatro quadros três e três quadros quatro.

  •       Sendo que quatro destes quadros são quadrados,
          um dos quadros quatro e três dos quadros três.
          Os três quadros que não são quadrados,
          são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
    Se gostaram da diversão (ou mesmo que não tenham gostado) visitem este sítio "A música portuguesa a gostar dela própria" e encontrem as melhores "diseurs" de trava-línguas e outras coisas muito divertidas.

    1 comentário:

    Ana Isabel disse...

    De rir estes trava-línguas!
    E o sítio sugerido é fantástico. Já está nos meus favoritos.
    Obrigada.