Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2025

saúde: Apelo à dádiva de sangue

As reservas de sangue estão em baixo e há já cirurgias não urgentes a serem adiadas. Álvaro Beleza, diretor do Serviço de Imuno-Hemoterapia da Unidade Local de Saúde Santa Maria, explicou que a situação se agrava, porque há um défice de dadores em Portugal e a nível europeu, em que existe um défice de dois milhões de dádivas.

As reservas de sangue estão baixas, como estão em todos os hospitais em Portugal. Isto é um problema do país. Aliás, o IPST [Instituto Português do Sangue e Transplantação] está a trazer sangue dos Açores e da Madeira, porque estamos, de facto, numa situação difícil”, disse.
As pessoas, infelizmente, cada vez doam menos (…) e os dadores regulares, as associações de dadores, são gerações que estão a envelhecer, que já não podem dar sangue a partir dos 65 anos e, portanto, isto é uma luta diária para que os mais jovens venham a doar sangue”.

O IPST passou a publicar semanalmente, à segunda-feira, a situação das reservas em www.dador.pt para que os dadores regulares e os dadores de primeira vez possam inteirar-se da situação e realizar a sua dádiva de sangue. adaptado daqui

Se reunir condições, doe sangue!
Uma dádiva pode salvar até 3 vidas. Quem sabe um dia até a sua ou a dos seus mais queridos.


Sem comentários: