Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2025

ensino superior: candidaturas arrancam hoje

 

No dia 21 de julho arranca a candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior para a grande maioria dos candidatos


O concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2025 decorrerá em três fases, este ano com um número de vagas recorde no ensino superior público: 55.239, com um crescimento de 20% nos cursos de educação básica.

1.ª fase: 21 de julho a 4 de agosto

2.ª fase: 25 de agosto a 3 de setembro

3.ª fase: 23 a 25 de setembro

As candidaturas são feitas online, no portal oficial da DGES: www.dges.gov.pt

Julho: a 21 de Julho arranca a candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior para todos os outros candidatos. Os candidatos incluídos no contingente prioritário para imigrantes, familiares que com eles residam, luso-descendentes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros podem candidatar-se até 28 de Julho. Todos os outros têm alguns dias extra para poderem apresentar a sua candidatura, com o prazo a terminar apenas a 4 de Agosto.

Agosto: é no final do mês de Agosto que as primeiras respostas a essas candidaturas começam a ganhar forma. O calendário agora divulgado estipula que no dia 23, as instituições do ensino superior irão receber as listas de colocação desta 1.ª fase do concurso nacional, que serão divulgadas aos interessados e à população em geral no dia seguinte, 24 de Agosto. As matrículas acontecem logo a seguir, ao longo de três dias, entre 25 e 28 deste mês. O dia 25 marca ainda o início do período para quem quiser reclamar da (não) colocação — pode fazê-lo até ao dia 29 — e do começo da 2.ª fase de candidaturas, que se prolonga até 3 de Setembro. Mesmo antes de o mês terminar, a 29 de Agosto, as instituições do ensino superior comunicam à Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) das vagas que ficaram por preencher nos cursos que disponibilizaram, caso existam.

Setembro: no dia 2, são divulgadas as vagas disponíveis por força de quem as ocuparia não se ter inscrito ou matriculado. A 14 de Setembro são divulgadas as listas de colocação à 2.ª fase do concurso e a partir do dia seguinte iniciam-se as matrículas e inscrições para estes candidatos colocados (até dia 17) e também as reclamações que existam (até dia 19). No dia 18 de Setembro é entregue à DGES a indicação das vagas existentes por os alunos que as ocuparam na 1.ª fase terem obtido uma nova colocação na 2.ª fase e também as que ficaram libertas por colocados na 2.ª fase não terem concretizado a inscrição ou matrícula. O total de vagas disponíveis para a 3.ª fase do concurso nacional é divulgado a 22 de Setembro e no dia seguinte começa a apresentação de candidaturas a esta fase, terminando a 25 de Setembro. As decisões sobre as reclamações aos resultados da 1.ª fase deverão ser conhecidas no dia 29 deste mês.

Outubro: logo no dia 1 é divulgada a lista de colocações à 3.ª fase do concurso nacional, com as matrículas ou inscrições e as reclamações a decorrerem na mesma altura, entre 1 e 3 de Outubro. No dia 6, as instituições de ensino comunicam à DGES quem de entre estes colocados efectivamente se matriculou e, no dia 17, são conhecidos os resultados às reclamações da 2.ª fase. Antes de o mês terminar, a 30 de Outubro, serão finalmente conhecidos os resultados das reclamações a esta 3.ª fase do concurso nacional.

Retirado daqui

Sem comentários: