Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

um exemplo a seguir, não?


A APPACDM Gaia promove, diariamente, a melhoria das condições de vida de centenas de pessoas com necessidades especiais. Muitas vezes, conquistar um resultado pode ser ver um sorriso num rosto.
“Há 46 anos a cultivar sorrisos”. O núcleo de Vila Nova de Gaia da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) dá apoio directo a cerca de 180 utentes com problemas de saúde mental e apoio indirecto a mais de 400 pessoas no concelho. Em estreita colaboração com o Município, a APPACDM é, também, responsável pela dinamização de algumas terapias alternativas que estimulam física e intelectualmente crianças e adultos com necessidades especiais. 
Com três centros no concelho, dois dos quais lares residenciais, a APPACDM de Gaia conta com uma equipa de 105 funcionários efectivos a trabalhar, diariamente, para proporcionar melhores condições de vida a estes “jovens”. “Jovens”, é assim que Joaquim Queirós, presidente da instituição, ternamente se refere aos utentes: “para nós, são todos jovens, alguns com mais de 60 anos”.
Para esta IPSS, tal como para todas, as sinergias são fundamentais. Especialmente nos casos dos utentes com patologias que impedem uma maior autonomia no dia-a-dia, todos os apoios são bem-vindos. Para as famílias, é essencial poderem contar com técnicos especializados. Para os “jovens” utentes da APPACDM, todas as actividades que lhes proporcionem melhores condições de vida e uma melhor integração na sociedade são fundamentais. “Temos o ‘know how’ necessário e os nossos técnicos, melhor do que ninguém, sabem o que deve ser feito”, assegura Joaquim Queirós, há mais de 18 anos na instituição e desde o início de 2015 enquanto presidente da direcção. 

Sobre este acompanhamento contínuo e essencial à vida destas pessoas, Joaquim Queirós destaca dois programas implementados em colaboração com a Câmara Municipal de Gaia: a integração de utentes em Centros de Actividades Ocupacionais e as iniciativas no âmbito do Gaia Aprende+(i). “Há quase 30 anos que, em parceria com o Município, temos utentes integrados nos chamados CAO socialmente úteis. No Parque Biológico de Gaia, temos cerca de 20 pessoas com deficiências não severas que têm capacidades para desenvolver determinado tipo de actividades”, afirma.​
Sobre o Gaia Aprende+(i), destaca, desde logo, o facto de ser direccionado para crianças tão novas. Com o propósito de promover a igualdade de oportunidades, independentemente da condição física e intelectual das crianças, o programa inédito, criado pela Câmara Municipal de Gaia com o apoio das IPSS do concelho, proporciona actividades únicas a cerca de 300 crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Engloba actividades como a cinoterapia e a hipoterapia - terapias assistidas por animais - além do Karaté adaptado e da hidroterapia. Desde 2016 que a APPACDM dá apoio a algumas dessas actividades e assegura a dinamização dos períodos não lectivos no âmbito deste programa. O repto veio directamente do presidente da Câmara, que desafiou a instituição, como recorda Joaquim Queirós, a “tirar os miúdos com NEE das salas de ensino regular e desenvolver com eles outro tipo de actividades, mais úteis para a vida deles”. São os auxiliares da APPACDM que acompanham a hidroterapia, a hipoterapia e o karaté adaptado, por exemplo. @PÚBLICO

Sem comentários: