Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de outubro de 2017

hoje houve entrega de diplomas aos alunos que concluíram o 12º ano

Aos alunos que concluíram o 12º ano e que por esta casa passaram o CRESCER deseja que mantenham a inteligência, a curiosidade e o espanto pela vida fora.


"A missão do professor não é dar respostas prontas. As respostas estão nos livros, na internet. A missão do professor é provocar inteligência, é provocar o espanto, é provocar a curiosidade."
Rubem Alves

quem resistiu (bem)?

Hoje, no âmbito da disciplina de Educação Física, alunos e professores do 12º ano foram fazer uma caminhada pelos passadiços do Paiva.
Quem resistiu bem? O CRESCER ouviu dizer que foram os professores. Boato?
imagem da internet

falando sério...

No dia em que se tem conhecimento que a Curva de Keeling está imparável e o dióxido de carbono bate novo recorde e que desde 1958 a curva de Keeling, como é conhecido o gráfico que mostra essa concentração, não tem parado de subir e que, mais ainda, em 2016, se atingiu um valor que a Terra já não conhecia entre há três e cinco milhões de anos... não sobra muito espaço para sorrir ou brincar.

Porém, sem perder a seriedade e a preocupação pelo planeta, o CRESCER deseja a todos um feliz dia de Halloween.  Apela a que passem pela biblioteca para verem os trabalhos de Inglês dos meninos de 2º ciclo. Partilha o doodle da Google numa feliz "Jinx's Night Out". (Afinal também os fantasminhas têm problemas de identidade!!!)



"Today’s Halloween Doodle checks in on Jinx, the lonely ghost, who embarks on a mission to find the perfect costume — and a place to belong."

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

visita de D. António Augusto de Oliveira Azevedo ao Centro Escolar da Gandra




No dia vinte e seis de outubro de 2017, recebemos, no Centro Escolar da Gandra, o Bispo Auxiliar do Porto, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

A sua visita permitiu-nos refletir mais uma vez sobre algo que nos preocupa a todos: a violência na Sociedade. Sendo a Escola o reflexo da sociedade é para todos nós uma preocupação constante e permanente.


Necessitamos urgentemente de apostar numa educação baseada em Valores Humanos em torno do Amor, da Paz, da Solidariedade, do Respeito, da Não-Violência e do Diálogo.




Temos consciência que trabalhar valores é algo que não é visível no imediato. Os valores constroem-se no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia.

Assim, durante esta semana as nossas crianças aprenderam uma canção “Juntos vamos vencer” que entoaram alegremente para receber o Bispo D. António Augusto e a escola encheu-se de mensagens de apelo aos valores democráticos e de cidadania. 






Entendemos que muitas das causas de tantos conflitos que afligem a humanidade está na negação dos valores como um suporte para o desenvolvimento integral do indivíduo e da sociedade.

Refletindo no que nós observamos no dia-a-dia, isto é, nos seres humanos a caminhar dentro de um processo ideológico de inversão de valores que se destacam através da importância dada ao consumismo, individualismo e ao desânimo, procuramos em cada momento motivar e levar os alunos e toda a comunidade educativa a participar na construção de uma sã convivência educativa.

Todos juntos praticamos e promovemos a paz para a construção de uma Sociedade mais justa, humanizada, solidária, feliz e cada vez melhor. 

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

aviso a toda a comunidade educativa

A toda a comunidade educativa

Dado que, no turno da tarde, não estão reunidas as condições para o normal funcionamento deste estabelecimento de ensino, informa-se que  a partir das 13:30  não haverá aulas. 

O diretor

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

outubro rosa

Outubro é considerado a nível mundial, o mês Rosa, dedicado ao cancro da mama uma vez que a segunda quinzena do mês de Outubro é balizada por duas efemérides: a 15 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de Outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.
Em Portugal, o Outubro Rosa é assinalado há já vários anos, mas desde 2014 que esta comemoração assume a forma de uma campanha denominada “Onda Rosa”. O objetivo é, justamente, passar a mensagem da prevenção, recorrendo à ideia de uma onda que “inunda” as várias dimensões da nossa vida quotidiana, seja nas ruas, nos transportes, no local de trabalho ou mesmo no mundo digital.
Em 2017 o objetivo é “colorir” instituições, ruas, objetos, pessoas e redes sociais de cor-de-rosa, sensibilizando a comunidade da importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Escolas, empresas, municípios, lojas comerciais, cidades e pessoas são desafiadas a vestirem a cor rosa e para aderirem à causa da Luta Contra o Cancro da Mama.
No espaço do bufete e cantina do Pavilhão A5 encontra-se um laço em estrutura metálica construído pela professora Ana Cristina Magalhães. Pedimos a todos os professores funcionários, encarregados de educação e alunos que tragam um objeto cor-de-rosa para colocar no laço. Aos professores pedimos ainda que tragam as vossas turmas e com elas preencham o “laço metálico” para que este se transforme num enorme laço cor-de-rosa.
Não fique indiferente, venha participar e entre na “Onda Rosa”!

Contamos com a vossa participação.

"Sociedade está mais violenta. O que não é positivo"

A Diretora do PortalBullying, Tânia Paias acredita que as escolas estão mais atentas e sensibilizadas para o fenómeno, mas considera que existe uma banalização do conceito. Durante todo o mês decorre uma campanha nas escolas para que os jovens mostrem como prevenir e combater o problema.
O Portal do Bullying surgiu em 2010. Como tem evoluído este fenómeno desde então?
Essa é uma questão difícil. Como as pessoas estão mais despertas e há mais informação, não sabemos se há um aumento de casos ou se as pessoas estão mais familiarizadas com o fenómeno. Por outro lado, por vezes há a ideia de que "tudo é bullying". E nem sempre é assim. A banalização do conceito não ajuda a trabalhar estas áreas. (leia toda a entrevista aqui)

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

uma lição de vida

Em tempos em que nos preocupamos tanto com a reflorestação do território português, vejam o que UM só homem fez pelo  planeta.
Um exemplo a seguir.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

uma visita especial: a do bispo auxiliar António Augusto Azevedo

Na próxima quinta-feira, dia vinte e seis, teremos entre nós um dos bispos auxiliares do Porto: António Augusto de Oliveira Azevedo.
Nascido em S. Pedro de Avioso , Maia, em  14 de junho de 1962, ordenou-se sacerdote a 13 de julho de 1986, na Sé Catedral do Porto.
Nos dois primeiros anos de sacerdócio foi Vigário Paroquial de Santo Tirso (1986-1988), assumindo função de Capelão Militar na Força Aérea em 1988. Torna-se Conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora em 1989, missão que ainda hoje exerce.
De 1990 a 2000 ocupou as funções de Pároco de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia.
É Docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa desde de 2003, tornando-se em simultâneo Prefeito e Professor no Seminário Maior do Porto. Exerce o cargo Juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto desde 2004, ano em que assume a Capelania do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (2004-2012). Desde 2005 é o Assistente Diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM).
Em 2015 é nomeado Reitor do Seminário Maior do Porto e a 19/03/2016 é nomeado bispo auxiliar da nossa diocese
Esta visita de D. António a Águas Santas e, em particular, ao nosso agrupamento relaciona-se com o pedido do Papa Francisco aos bispos de todos os mundo de ser testemunha da Ressurreição de Jesus”, de um Deus “que salva, que deu a vida” pela humanidade, que a todos “acolhe sempre e perdoa”.
Os cristãos são chamados, em todo o lugar e circunstância, a ouvir o clamor dos pobres”, recorda-nos o Papa Francisco na Exortação Apostólica A alegria do Evangelho (EG, 191). E o próximo… está próximo e está longe: aí onde há um ser humano! Em primeiro lugar e especialmente, nos pobres de toda e qualquer pobreza.

O objetivo da visita do senhor D. António é ir ao encontro, fomentar o diálogo, destruir os muros humanos, olhar para além das paredes do templo e, movidos pelo amor de Deus, renovar, com alegria e generosa amplidão, a nossa relação com o próximo.

Maria José Negócio, docente de E.M.R.C.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

temperaturas vão subir

As temperaturas vão subir até quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano. Por causa da previsão de tempo seco e subida de temperatura, o IPMA alertou para o aumento do risco de incêndio.
foto de Adriano Miranda
"Para os próximos dias vamos continuar com uma situação de tempo seco. Infelizmente vamos ter céu pouco nublado ou limpo e as temperaturas máximas vão estar acima dos valores normais para esta altura do ano", disse a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"A grande diferença em relativamente à quinzena passada e ao mês de Setembro é que vai haver uma discrepância grande entre as mínimas baixas e as máximas elevadas com valores acima da época", destacou.
No que diz respeito às mínimas, Maria João Frada explicou que deverão ser baixas, a variar entre os 9 e os 13/14 graus no litoral e interior do Alentejo e no interior Norte e Centro, em particular o nordeste transmontano entre os 4 e os 7 graus.
A meteorologista do IPMA disse ainda que este "cenário deverá manter-se pelo menos até final da semana, sem que haja qualquer antevisão da ocorrência de precipitação".
Por causa da previsão de tempo seco e subida de temperatura, o IPMA alertou para o aumento do risco de incêndio pelo menos até quarta-feira.
O aumento do risco de incêndio levou o Ministério da Administração Interna a anunciar que o dispositivo de combate aos incêndios foi reforçado com mais 17 meios aéreos, até final de Outubro, por causa do risco de fogo florestal. (adaptado de PÚBLICO)

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

IAVE publicou informações-prova 2017-2018


Já se encontram publicadas informações-prova relativas às provas de avaliação externa a realizar no ano letivo 2017-2018.

Disponível para consulta no site do IAVE (basta clicar).



quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Governo não vai contabilizar nove anos e meio de trabalho dos professores para as progressões

(daqui)
Todo o período em que os professores do básico e secundário viram o seu tempo de serviço congelado que são nove anos e meio (entre 31 de agosto de 2005 a 31 de dezembro de 2007 e desde 1 de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2017) não vai ser tido em conta para efeitos de progressão na carreira a partir de 1 de janeiro de 2018. Salário vai ser o correspondente ao escalão em que estavam os professores na altura do congelamento. A contagem será retomada desde que a sua carreira foi congelada, desde 2005 ou desde 2011.  
É que a proposta de lei do OE/2018 que foi entregue no parlamento pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, apenas prevê o ajuste na progressão dos funcionários públicos, como resultado do descongelamento, para as carreiras que progridem por pontos. Todos os outros funcionários que não progridem por pontos, como é o caso dos professores que têm regras específicas e progridem por contagem de tempo de serviço e por avaliação, não vão ver qualquer ajuste na progressão na sua carreira.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

mais uma medalha de ouro para o Tiago Tavares




"Os atletas da modalidade Boccia Luís Costa e Tiago Tavares arrecadaram hoje três medalhas em Itália, nos Jogos Europeus da Juventude. 

Na prova individual, Tiago Tavares conquistou a medalha de ouro e Luís Costa a medalha de prata. 

No competição por equipas, Luís e Tiago alcançaram o primeiro lugar. 

Saiba mais no site oficial da competição." @ Comité Paralímpico de Portugal



Parabéns, Tiago!

terça-feira, 17 de outubro de 2017

"Não sei o que o amanhã trará"

São jovens. São criativos. Criaram uma trama curiosíssima sobre a obra de Pessoa. Constituem o grupo "Os Bisturi". Vieram à nossa escola pelo quarto ano consecutivo. Deseja-se que voltem sempre.
imagem do ACE

O conflito base acontece à volta de três alunos que passam a noite em claro a estudar para o teste sobre Fernando Pessoa, mas que se deparam com a dificuldade de não compreender o seu Universo. A pressão, o acesso ao conhecimento, a pesquisa – questões que normalmente os alunos têm – e também os momentos de desconcentração, fazem com que, por uma espécie de sonho e de viagem através da poesia e de outros textos, as personagens do próprio universo pessoano ganhem vida através de aparições, de quadros dramáticos. Isto faz com que os três alunos tenham um novo encontro com a aprendizagem, deparando-se intuitivamente com o conhecimento de si próprios e do mundo. (daqui)

já comeram fruta hoje?



Chegou ao CRESCER esta missiva da professora Olga Barbosa. Aqui a transcrevemos e aqui nos congratulamos com o facto de estes meninos serem cuidadosos com a alimentação e atentos ao nosso jornal.

"Nós, os meninos do 3B da escola da Pícua, comemos todos os dias, no nosso lanche da manhã. 

Não fazemos parte daquele grupo assustador de crianças que não consomem fruta e produtos hortícolas. 

Hoje estudamos a notícia do jornal crescer do dia 26 de setembro e sentimo-nos orgulhosamente saudáveis. 

Venham conhecer-nos! Teremos muito gosto em dar uma entrevista." 

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Governo declara estado de calamidade a norte do Tejo


Como é possível??? Quem explica o que se passa?

professores vão passar a entrar no quadro ao fim de três anos a contrato


Alteração prevista na proposta do Orçamento de Estado para 2018 faz com que docentes deixem de ser a exceção à lei geral. Também deixa de ser obrigatório que os contratos só sejam contabilizados se forem celebrados para lecionar a mesma disciplina no prazo em causa. (adaptado daqui)

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

esta é, provavelmente, a igreja mais bonita de Portugal

Próximo do fim de semana, o CRESCER deixa esta recomendação de viagem. Quiçá o tempo ajuda e podem visitar a Igreja de Soalhães. Perca-se nas fotografias e diga de sua justiça.


Esta igreja teve a sua origem num mosteiro do século XII, e foi sede do poder religioso num território muito importante e cobiçado pela nobreza medieval. No entanto, desta época, persistem apenas o portal principal, a moldura com pérolas do interior do óculo que o encima e o túmulo na capela-mor. No século XVIII, a igreja sofreu uma profunda transformação, adquirindo um interior profusamente decorado ao estilo barroco, onde reinam a talha dourada e os painéis de azulejo. Este é um dos mais belos monumentos e recantos da Rota do Românico no Vale do Tâmega e que vale a pena ser visitado. @ SAPO

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

"Que cena!"

Chegou ao CRESCER esta informação:



"O Clube de Teatro "Que Cena!" já iniciou a sua atividade.
Este ano temos grandes projetos a concretizar.
Estão todos convidados a fazer parte deles: basta virem à reunião do dia 19, quinta-feira,  pelas 15.30, na sala de expressão dramática (A1.101)
Até lá!"

Dinamizadoras: professoras Amélia Lopes,  Elsa Gonçalves, Fernanda Araújo e Isabel Azevedo

terça-feira, 10 de outubro de 2017

ensinar e aprender com o cinema



Saiba tudo sobre o arranque do Plano Nacional de Cinema no nosso agrupamento. 

No corredor das artes o QR code dá acesso ao site: https://cinema.aescas.net




foi uma noite de "Até já..."




Muitos colegas de hoje e de ontem, muita animação e algum disparate, como convém em jantares sérios. Foi assim no jantar de "até já" da professora Natália Caminha.
Até houve tempo para a poesia: vejam o que escreveu e disse a  professora  Helena Borges.










Gosta de uma boa conversa
De teatro e caminhada
De gente de mente aberta
E língua bem afiada.

Mas que alma tão bela
Quem é ela? Quem é ela?
[É a Natália, É a Natália]


Um até breve, até sempre
Amiga do seu amigo
Nunca mais te esqueceremos
Estaremos sempre contigo.

Mas que alma tão bela
Quem é ela? Quem é ela?
[É a Natália, É a Natália]

Mas que alma tão bela
Quem é ela? Quem é ela?
[É a Natália, É a Natália]

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

do Desporto Escolar chegou esta nota informativa

Neste ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Águas Santas irá dar continuidade à sua oferta de prática desportiva, no contexto do Desporto Escolar. De realçar que estas atividades são de caráter gratuito. Se for da vontade dos alunos pertencer a um dos grupos/equipa criados, com treinos semanais e quadro competitivo (normalmente ao sábado de manhã – calendário a fornecer posteriormente), é necessário realizar a inscrição junto do professor responsável pela modalidade ou do professor de Educação Física. Posteriormente, o mesmo professor fornecerá ao aluno uma declaração de autorização (nome completo; nº, ano e turma; data de nascimento; nº de B.I./C.C.) que terá de ser preenchida e assinada pelo Encarregado de Educação.
Na nossa escola existem os seguintes grupos /equipas:
Atividades
Escalão/sexo
Professor Dinamizador
Basquetebol
Juvenis - Masculino (2000/2001/2002/2003)
Paula Silva
Natação(Aperfeiçoamento/Competição)
Vários/Misto
Daniel Braga
Natação(Aprendizagem)
Paulo Pinho
Badminton
Carla Alves
ARE (Dança)
Filomena Madureira
Desporto Adaptado
Cláudia Brito
Boccia
Cláudia Brito / Vasco Ferreira

Os treinos da Natação decorrerão no Complexo Municipal de Piscinas de Águas Santas e os das restantes modalidades serão realizados no Pavilhão Municipal de Águas Santas II (Corim), com horário a definir pelos professores responsáveis. Os encarregados de educação dos alunos selecionados deverão responsabilizar-se pelo transporte dos seus educandos, de e para a instalação desportiva respetiva, assim como, fornecer todo o material adequado para poder participar nas sessões de treino da modalidade. As saídas previstas de caráter competitivo são comunicadas atempadamente aos encarregados de educação, sendo da responsabilidade do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, o reforço alimentar e o transporte.

a entrega dos diplomas DELF já aconteceu

Chegaram os diplomas que comprovam oficialmente a excelência dos resultados auferidos pelos nossos alunos nos exames de proficiência em Francês, realizados em maio de 2017. A entrega dos diplomas é sempre um momento que nos enche de enorme satisfação e que aqui registamos. 


O Clube DELF é um projeto que continua a ser uma aposta muito positiva acordada entre as professoras responsáveis pelas aulas de preparação para os exames, a Direção da Escola, os alunos e os respetivos Encarregados de Educação.
Cientes da importância da aprendizagem da língua francesa para a sua formação pessoal e profissional, futuros candidatos a estes diplomas oficiais emitidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional já se inscreveram no Clube e enchem-nos de orgulho pois dispõem do seu tempo livre para enriquecer os seus conhecimentos e certificar as suas competências.

Félicitations! 

muitos diplomas nos dias 17, 19 e 31 de outubro

Saiba quando vai acontecer.


Nos próximos dias 17 e 19 de outubro pelas 18:45, haverá lugar para singelas cerimónias de entrega de diplomas.

dia 17 está reservado para os alunos do 5º. 6º e 7º anos e o dia 19 para os alunos do 8º, 9º, 10º e 11º anos, obviamente do ano letivo transato.

Os diplomas de excelência para os alunos do 12º ano serão entregues, junto com o diploma de conclusão, na habitual cerimónia do Dia do Diploma que acontecerá no dia 31 de outubro, às 18:45.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Governo descongela progressões para toda a função pública (?)

É hoje??? 
foto de Raquel Esperança

Efeito das progressões nos salários chegará em várias fases, mas proposta do Governo, a que o PÚBLICO teve acesso, ainda não esclarece quanto tempo isso levará. Resposta deverá chegar esta sexta-feira durante as reuniões com os sindicatos. @ PÚBLICO

da UP, a propósito da Noite Europeia dos Investigadores 2017


A nossa escola participou na Noite Europeia dos Investigadores 2017, no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. De lá chegou a seguinte mensagem, que aqui reproduzimos na íntegra:

Caros responsáveis pelas atividades realizadas na Noite Europeia dos Investigadores 2017,  
Vimos por este meio agradecer pela vossa presença e participação na Noite Europeia dos Investigadores 2017 no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.  

Agradecemos a contribuição da vossa instituição para o sucesso deste evento junto das centenas de visitantes que escolheram o MHNC-UP para celebrar a noite mais científica do ano. 

A Equipa NEI 2017 – MHNC-UP
Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)
Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto
Portugal

um mimo sabe sempre bem!

Como referimos na publicação de dia 4, os docentes de EMRC presentearam os professores com um miminho, já habitual. Aqui fica o registo.
Muito obrigado.


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

amanhã é feriado

Neste dia, comemora-se a implantação da República e o dia do Professor.
daqui

A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de outubro, o dia em que foi proclamada a Independência da República, no ano de 1910, em Lisboa.
O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado.

daqui


O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade. O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro.
Este dia promove todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos. A mensagem do Dia Mundial do Professor está na dignidade e na importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas. Este dia do professor, um profissional que é na prática um pilar da sociedade, é um pouco ofuscado em Portugal pela comemoração da Implantação da República, na mesma data.
Como é já habitual, o grupo dos docentes de EMRC presenteou os professores.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

o sono deu prémio Nobel à medicina

os três galardoados
"São geneticistas e cronobiólogos. Ou uma espécie de relojoeiros do corpo humano. Michael Rosbash, Jeffrey Connor Hall e Michael Warren Young conquistaram esta segunda-feira o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina por descobertas sobre os mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano. Os trabalhos com mais de duas décadas nesta área mostraram como funcionam genes que estão ligados ao sono e à forma como regulamos o nosso metabolismo nas diferentes fases do dia. Os três cientistas norte-americanos revelaram alguns dos importantes circuitos e peças que fazem a complexa máquina do nosso relógio biológico funcionar. E, claro, perceberam onde e como pode avariar.

Entre milhares de perguntas que podem existir sobre o sono, parecem existir duas que inquietam os cientistas de forma mais insistente. São as mais simples e as mais difíceis de responder: porque dormimos? Quais os mecanismos que regulam o período que dormimos e que estamos acordados? Os três cientistas norte-americanos que esta segunda-feira venceram o Nobel da Medicina procuram respostas para esta segunda questão há vários anos. Pioneiros na exploração das ligações dos genes ao comportamento, conseguiram alguns resultados importantes.

Segundo Anna Weddell, do comité do prémio Nobel, os investigadores mostraram, por exemplo, que “precisamos do relógio biológico para antecipar as mudanças que ocorrem durante um dia, não é só para nos adaptarmos a essas mudanças”. Assim, recorrendo ao modelo da mosca-da-fruta, os investigadores perceberam que o corpo dos animais (incluindo o dos seres humanos) desencadeia uma série de ligações que nos preparam para acordar, mesmo antes de a luz do dia “nos avisar”. Da mesma forma, há uma preparação do organismo para o momento nocturno, do sono." @ PÚBLICO