Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

"o país e o mundo" depois de 1 de outubro

Aprecie e pense. "O país e o mundo", hoje.

Portugal

Dados provisórios das 6h00. Infografia: Rodrigo Machado e Rui Barros
Das 308 câmaras possíveis, o Partido Socialista conquistou mais de metade e reforçou o título de campeão autárquico já conquistado no sufrágio de 2013. Com o número de câmaras socialistas a aumentar desde 2001, António Costa reclama para o si o melhor resultado autárquicos da história do partido e leva para o Largo do Rato o título de grande vencedor da noite. É que, para além de ver o número de câmaras conquistadas, os socialistas viram também o número de maiorias absolutas subir: foram 140, mais 23 câmaras em que os socialistas não vão precisar de mais ninguém para governar. @ RR

Catalunha

foto de Josef A. Vidal

O que sabe sobre o assunto? Em que assenta o direito dos catalães reivindicarem a sua independência? Qual o receio do governo de Madrid em relação à realização de um referendo?

Piqué, um catalão em lágrimas: "Se sou um problema, estou disposto a deixar a seleção."


Depois de um Barcelona - Las Palmas à porta fechada, devido ao referendo sobre a independência da Catalunha, Gerard Piqué falou aos jornalistas, não conseguindo conter as lágrimas. O defesa central catalão admitiu deixar a seleção espanhola, caso seja esse o entendimento dos responsáveis, e deixou duras críticas ao primeiro-ministro Mariano Rajoy.

Las Vegas
Getty Images

Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas num tiroteio durante um festival de música folk ao ar livre em Las Vegas. Trata-se do mais letal ataque deste tipo na história moderna dos EUA. O atirador abriu fogo sobre a plateia a partir do 32º andar do hotel Mandalay Bay.

Sem comentários: