Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

hoje é dia de… quê?

31 de outubro


Doçura ou travessura ?
É esta a pergunta que muitas crianças fazem na altura do Halloween quando andam de casa em casa, mascaradas, à procura de doces.
Nesta data, 31 de outubro, celebra-se o Halloween, mais concretamente, o Dia das Bruxas.

A origem desta data remonta há mais de dois mil anos como sendo uma celebração pagã conhecida como samhain que significava o “fim do Verão”, mas também era a altura em que se fazia o culto aos mortos. Constava-se que os espíritos regressavam para visitar os seus lares e familiares.
Já na igreja católica o 31 de outubro era celebrado como maneira de preparar a festa para o 1 de novembro (dia de Todos os Santos), antes chamado em inglês “All Hallow’s Eve”, nome este que levou ao atual Halloween.

Os símbolos que representam este dia são imensos, desde as abóboras às bruxas, das aranhas aos morcegos, dos fantasmas aos vampiros, entre muitos mais ..

Neste dia, os mais novos, principalmente nos EUA, mascaram-se e saem às ruas para pedirem doces fazendo a típica pergunta “trick or treat?”. Caso as pessoas não tenham doces, as crianças têm permissão de fazer uma travessura. Em Portugal esta tradição não é tão forte como nos outros países, mas atualmente já podemos ver, nesta altura do ano, máscaras e montras decoradas com os símbolos que representam o este dia tão terrível.
  

Se quiserem viver um momento de susto neste Halloween, passem no auditório da nossa escola, onde estará a Casa dos Horrores.
Liliana Ferreira e Patrícia Miranda

Sem comentários: