Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de abril de 2012

IR: o Porto aqui tão perto


A nossa sugestão de fim de semana vai de encontro a um percurso feito por duas turmas do 11º ano,  na passada quinta-feira. Aí vai a notícia para despertar a vontade.

As turmas F e G de 11º ano foram, dia 19 de Abril, até ao centro histórico do Porto, no âmbito das disciplinas de História e de Geografia, acompanhados pelos professores Isabel Bacelar, Isabel Gomes, António Leite, António Colaço e Kátia Araújo.
A visita teve início na Sé Catedral do Porto onde puderam apreciar a magnificência da construção granítica assim como as preciosidades expostas nos salões que ladeiam os magníficos claustros.

Seguiu-se a visita à Estação Ferroviária de São Bento, onde puderam ser apreciados os painéis de azulejos no átrio principal. Os mesmos sofreram obras de restauro que ficaram concluídas em 2011. Em Agosto de 2011, a estação foi eleita pela revista Travel + Leisure como sendo a 10ª mais bela estação do mundo.

Igreja de S. Francisco
Depois da pausa necessária para o almoço, teve início a visita à Igreja de S. Francisco, de estilo gótico, situada na freguesia de São Nicolau, em pleno centro histórico do Porto. A sua construção teve início no século XIV como parte de um convento Franciscano e é notável pelo conjunto de talha dourada barroca do século XVIII.


Descendo até ao cais da Ribeira, a visita continuou com uma agradável viagem pelo Douro, percorrendo as seis pontes que fazem a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Do rio puderam apreciar a paisagem fantástica que de ambos os lados se oferece e se torna ainda mais maravilhosa banhada pelo sol que fez questão de acompanhar viagem durante todo o percurso.   
barcos rabelos

O barco atracou num dos cais de Gaia, seguindo-se uma visita guiada às Caves Cálem onde ficaram a saber algumas curiosidades sobre as castas, as designações dos diferentes tipos de vinho do Porto, assim como todo o processo que vai desde a colheita até ao engarrafamento.

prova de vinhos
Seguiu-se uma prova de dois tipos de vinho do Porto (branco e tinto) oferecida pelas caves, finda a qual se fez o regresso à escola.

Foi um dia de experiências fantásticas, que certamente ficarão registadas nas memórias de todos, sendo que alguns não perderam a oportunidade de registar os diferentes momentos nas suas máquinas fotográficas.

2 comentários:

mc disse...

O Porto é uma das mais belas cidades do mundo. Este percurso é magnífico!
Para o ano também quero ir ;)

KA disse...

Vale mesmo a pena!