Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

dia 11 de abril: dia do doente com Parkinson

A doença de Parkinson ou mal de Parkinson, descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, é possível que esteja ligada a defeitos subtis nas enzimas envolvidas na degradação das proteínas alfanucleína e/ou parkina (no Parkinsonismo genético o defeito é no próprio gene da alfanucleína ou parkina e é mais grave). Esses defeitos levariam à acumulação de inclusões dessas proteínas ao longo da vida (sob a forma dos corpos de Lewy visíveis ao microscópico), e traduziriam-se na morte dos neurónios que expressam essas proteínas (apenas os dopaminérgicos) ou na sua disfunção durante a velhice.
O parkinsonismo caracteriza-se, portanto, pela disfunção ou morte dos neurónios produtores da dopamina no sistema nervoso central. O local primordial de degeneração celular no parkinsonismo é a substância negra, presente na base do mesencéfalo.
Embora seja mais comum em idosos, a doença também pode aparecer em jovens. Um britânico de 23 anos já foi diagnosticado com Parkinson e os seus sintomas iniciaram com um pequeno tremor na mão aos 19 anos de idade. @ Wikipedia

Sem comentários: