Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

atualidade: 30 janeiro - Dia Escolar da Não Violência e da Paz

A propósito do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, comemorado na passada sexta feira, dia 30 de janeiro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) divulgou o relatório relativo a vítimas de violência em contexto escolar entre 2020 e 2025

A APAV apoiou 1.249 vítimas, o que representa um aumento de 58,9 por cento ao longo destes seis anos. O relatório refere que a maioria das vítimas apoiadas era do sexo feminino (64,7 por cento) e a faixa etária mais representativa, à data do primeiro contato, foi a dos 11 aos 14 anos. Os dados baseiam-se em todas as ocorrências dentro e nas imediações dos espaços escolares e em ambientes associados à vida escolar. O perfil do agressor é diverso, mas verifica-se que se trata maioritariamente alguém do sexo masculino e com relações com o colega de escola/trabalho da vítima.

Segundo a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Gênero (CIG) "O bullying é um comportamento adotado entre pares que tem caráter agressivo e intencional, que acontece de forma repetida e que envolve desigualdade e abuso de poder. Pode ser motivado por preconceitos e estereótipos negativos em relação a determinadas características reais ou percebidas como tal. "A mesma entidade alerta para o papel da escola na promoção de comportamentos cívicos de respeito e inclusão: "Comunidades educativas que respeitam a diversidade e são inclusivas, promovendo uma cultura de direitos humanos, constituem-se como espaços livres de discriminação e violência e criam as condições indispensáveis ao desenvolvimento de todas as crianças e jovens." 



Festival de Leitura da Maia - alunos premiados na 1ª fase

 Alunos premiados na 1.ª fase do concurso Festival de Leitura da Maia

Seis alunos da nossa escola foram distinguidos como vencedores do concurso Festival de Leitura da Maia, numa pequena cerimónia que decorreu, no dia 29 de janeiro, nas instalações da Biblioteca Escolar da escola sede.

Os alunos premiados receberam um diploma e um livro, entregues pelo Senhor Diretor, que felicitou os vencedores pelo seu empenho, dedicação e gosto pela leitura. Esta iniciativa teve como objetivo incentivar o hábito de ler e valorizar as competências leitoras dos alunos.

O Festival de Leitura da Maia é um concurso que promove a leitura junto da comunidade escolar, reconhecendo o esforço e o talento dos participantes.

A 2.ª fase deste concurso realiza-se na Biblioteca Municipal da Maia no próximo dia 20 de abril.

Através da leitura, os alunos constroem saber, imaginação e cidadania!


envio de Rosa Pinelo,
Coordenadora da Biblioteca Escolar



escola: visita ao Porto - um dia com saúde e turismo

No dia 27 de janeiro realizou-se uma visita de estudo ao Porto.
A visita envolveu as turmas 10 I 1,2 e 11F1. No turno da manhã, o grupo visitou a Casa do Infante e a Igreja de S. Francisco. Tiveram a oportunidade de ver o mosaico romano, as moedas antigas e relembrar um pouco da história da expansão portuguesa. Perceberam o papel do Infante e da alfândega na cidade. Em S. Francisco ficaram fascinados pela talha dourada que reveste o interior da igreja e com as catacumbas. O uso da talha representa o barroco português e chamou os crentes ao culto.  
Da parte da tarde, conheceram o espólio (inúmeras vitrines com equipamentos antigos de medicina) existente nos pisos do Hospital de Santo António assim como o Museu / Botica do mesmo. A fachada do hospital insere-se no neoclássico português. As turmas criaram previamente um roteiro e quizzes para orientar a visita. Deu- se ainda destaque à arquitetura do ferro no Porto. Foi um dia muito agradável acompanhado pelas docentes Ana Sousa, Carla Pereira e Susana Taveira. 
 envio de Carla Pereira