Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2025

IR/VER: Dia Internacional dos Museus no Porto


Jardins de Serralves
Como já é tradição, o Porto volta a assinalar o Dia Internacional dos Museus com uma programação especial e gratuita no próximo domingo, 18 de maio. Este ano, 31 museus e núcleos museológicos da cidade vão abrir portas com uma agenda repleta de atividades pensadas para todos os públicos. 
Visitas guiadas, oficinas criativas, percursos temáticos, performances artísticas, jogos interativos, concertos e conversas fazem parte da oferta cultural que promete animar a cidade ao longo do dia. Uma das propostas em destaque é o “museuspaper”, um desafio lúdico que convida os participantes a descobrir os diferentes espaços museológicos da cidade de forma divertida e participativa.
Sob o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”, a edição deste ano pretende promover uma reflexão sobre o papel transformador dos museus num mundo em constante evolução. De acordo com a Câmara Municipal do Porto, o foco estará na preservação do património intangível, no diálogo com as novas gerações e na integração de tecnologias emergentes para melhor responder às necessidades das comunidades.

Veja o programa completo aqui

IR: II Jornadas de Cultura Popular e IBERANIME

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Ronda Típica da Meadela, organiza nos dias 16 e 17 de maio a segunda edição das Jornadas de Cultura Popular, um evento que promete colocar em destaque as tradições e a identidade cultural da região. A iniciativa decorrerá no Centro de Interpretação do Território (CIT), localizado no Parque do Arnado, em Arcozelo.
Este encontro reunirá especialistas, investigadores e agentes culturais para refletir e debater temas relacionados com a herança cultural, as tradições populares e a diversidade das expressões culturais locais. As jornadas integram-se nas comemorações dos 900 anos do Foral de Ponte de Lima, reforçando o compromisso do município com a valorização do património imaterial.

Retirado daqui


Outra sugestão, bem mais perto:

O IBERANIME, o maior evento de cultura japonesa em Portugal, está prestes a invadir Santarém pela primeira vez. Nos dias 17 e 18 de maio, o CNEMA será o palco de uma edição histórica, que promete ser a maior de sempre. A corrida aos bilhetes tem sido intensa, com os passes de dois dias já esgotados. Ainda restam os últimos bilhetes diários, disponíveis por 25 euros para adultos e 18 euros para crianças.
Com uma programação mais robusta e diversificada do que nunca, o evento contará com três palcos, auditório, sala de palestras, oficinas, áreas dedicadas ao gaming, karaoke e artes marciais, além do maior food court de sempre com várias opções de gastronomia asiática.
O cartaz inclui nomes sonantes como a banda japonesa de steampunk metal Fate Gear, a cantora Yumi Matsuzawa (famosa por temas de anime como "Cavaleiros do Zodíaco"), a IBERANIME Orchestra e cosplayers de renome internacional como Reika e Lon_Cosplay. A app oficial do evento, já disponível na App Store e Google Play, permite aos visitantes organizar a sua agenda personalizada e não perder nenhuma atividade.
Para facilitar o acesso a Santarém, a organização fechou parcerias com a FlixBus (desconto de 20% em maio) e a CP (desconto de 30% em vários serviços ferroviários), bem como um shuttle gratuito entre a estação e o recinto.

Leia mais aqui

atualidade: sabe o seu local de voto?

As eleições legislativas são já este domingo. Mas já sabe onde vai votar?

A informação sobre o seu número de eleitor pode ser obtida através da Internet no Portal do Eleitor ou enviando SMS grátis para 3838 com o seguinte conteúdo: RE (deixe um espaço de seguida) n.º de identificação civil sem as últimas letras e dígitos (deixe outro espaço) data de nascimento AAAAMMDD.

No território continental e no arquipélago da Madeira, é possível votar no dia 18 de maio a partir das 08h00 e até às 19 horas. Relativamente ao Açores, as urnas fecham às 19h00 (20h00 de Lisboa). 


escola sede: Biblioteca - Notáveis da leitura 9º ano

Realizou-se, no dia 14 de maio, na Biblioteca, a final do concurso de leitura em voz alta "Notáveis da Leitura" com  alunos de turmas do 9.º ano selecionados em sala de aula. Foi avaliado o desempenho dos alunos na leitura de um excerto da obra O principezinho do autor Antoine de Saint-Éxupéry.

A equipa da Biblioteca parabeniza todos os alunos  participantes pelas excelentes leituras realizadas e ainda os professores que se envolveram nesta atividade.

Foram vencedores os alunos:

Lara Guedes - 9.º C
Daniel Vasconcelos - 9.º H
Guilherme Fernandes - 9.º H

Muitos parabéns!



envio de Rosa Pinelo (Coordenadora da Biblioteca Escolar)

Consulte o blog BIBLIOAESCAS para mais pormenores e conhecer outras atividades da biblioteca escolar.

escola sede: "So you think you can ... in English?"

Decorreu no dia 14 de maio mais um concurso de talentos em expressão inglesa, o "So you think you can...in English?"

Este ano, a competição contou com atuações levadas a cabo por alunos do terceiro ciclo e secundário, sob a apresentação dos alunos Beatriz Martins e Tiago Monteiro, do 11ºB. A criatividade e a expressão em língua inglesa esteve patente nas oito atuações, as quais incluíram canção, uma das quais um original refletindo questões da atualidade política e social, um sketch cómico, a resolução do cubo de Rubik (3x3 e 4x4, a velocidades surpreendentes - a mais rápida em 10 segundos!!), uma conversa sobre a adolescência e por fim uma explicação seguida de demonstração de karaté.

A escolha final do vencedor foi efetuada através de um QR code, com o seguinte resultado:

- 3rd place - Catarina Medeiros, 12thE

- 2nd place - Mariana Nunes, 8thG

- 1st place - Santiago Coutinho, 10thA


As professoras responsáveis, os participantes e a equipa técnica


Congratulations to you all. See you next year!



quinta-feira, 15 de maio de 2025

curiosidade: praia portuguesa é a única no mundo que nunca perdeu a Bandeira Azul

Num feito inédito à escala mundial, a Praia de Mira, situada no litoral centro de Portugal, volta a destacar-se pela sua excelência ambiental. Pela 39.ª vez consecutiva, este areal foi distinguido com a Bandeira Azul, tornando-se a única praia do planeta a manter este galardão sem interrupções desde a criação do programa em 1987.


Leia mais aqui

ambiente: Portugal ratificou o Tratado de Alto Mar

Portugal ratificou o Tratado do Mar com a publicação em Diário de Républica (DR)a 9 de maio. 

“Portugal deve figurar em 22.º na lista das Nações Unidas” dos países que aprovaram o Tratado sobre a Conservação e Utilização Sustentável da Biodiversidade Marinha em Áreas Além da Jurisdição Nacional” – o nome completo do Tratado de Alto Mar –, diz a organização ambientalista WWF Portugal. “É um avanço relevante, mas que exige redobrados esforços diplomáticos a nível global para que o tratado possa tornar-se vinculativo o quanto antes”, salienta, em comunicado.

Estamos ainda longe, no entanto, dos 60 países necessários para cumprir o tratado que pretende proteger a biodiversidade nas áreas marinhas que não estão sob jurisdição de nenhum país (e são quase dois terços do oceano global) e garantir, ao mesmo tempo, a utilização sustentável dos recursos marinhos.

Adaptado daqui



escola sede: reencontro do grupo Expressão Corporal

No dia 10 de maio, pelas 18h, o grupo Expressão Corporal, que funcionou há décadas no âmbito do projeto Escola Cultural, reuniu-se na escola sede. De relembrar que a ESAS foi uma das primeiras escolas culturais do país.



O encontro decorreu com a orientação do Sr. Diretor, o qual orgulhosamente mostrou as instalações atuais, bem diferentes dos tempos em que foram alunos. O grupo ficou visivelmente agradado com a qualidade das instalações ao dispor dos alunos. 

Um dos membros do grupo, Sérgio Carvalho, antigo elemento da equipa do Crescer "a convite do meu estimado, e muito saudoso, Prof Abílio da Fonseca", segundo palavras do próprio, expressou o entusiasmo pelo reencontro desta forma:

"Há momentos na vida que são mesmo especiais.
Ontem reunimos uma grande parte do grupo de Expressão Corporal da ESAS e tivemos a honra de contar com a presença do Prof Ferreira.
Ofereceu-nos uma visita guiada à nossa escola e não podia ficar mais feliz por ter constatado as excelentes condições que dispõe uma escola pública.
Grande trabalho, Prof Ferreira.
Que orgulho.
Seguiu-se um jantar animado e muito bom para os nossos corações e para a celebração da Vida, da Eterna Amizade.
Fomos e somos um grupo de gente Feliz"

Outro elemento do grupo, Rita Vale, expressou-se da seguinte forma:

"Mais de 30 anos depois...voltámos à escola.
E que viagem no tempo incrível" Foi ali que vivemos desafios da adolescência, os primeiros amores, as amizades que ficaram para sempre, as escolhas que nos ajudaram a crescer. Foi ali que nasceu o nosso grupo de Expressão Corporal, onde dávamos tudo nas coreografias das festas de fim de ano.
Sextas à noite eram sagradas - ensaios cheios de energia, gargalhadas, planos para as rupas e as tasquinhas onde todos ajudavam a angariar o que era preciso para estarmos impecáveis no palco.
Mas o espetáculo? Era só a cereja no topo do bolo. O melhor mesmo era o caminho até lá.
Este sábado, voltamos.
O professor Manuel Ferreira - ainda Diretor da ESAS - recebeu-nos com o mesmo orgulho de sempre. mostrou- nos a escola que hoje continua viva, transformada... e com tanto do que fomos ali guardado.
Voltamos a rir, a lembrar, a emocionar. E ficou claro: há lugares que nunca deixamos verdadeiramente"




Sérgio Carvalho e Manuel Ferreira



Pode consultar fotos cedidas pelo Sr. Diretor que registam a alegria do reencontro aqui.



quarta-feira, 14 de maio de 2025

direitos humanos: a situação no mundo

A Amnistia Internacional lançou no final de abril o seu relatório anual “A Situação dos Direitos Humanos no Mundo”, em que documenta vários casos de repressões cruéis e generalizadas contra a dissidência, uma escalada dos conflitos armados, esforços inadequados para fazer face ao colapso climático e uma crescente reação negativa a nível mundial contra os direitos dos migrantes, refugiados, mulheres, raparigas e pessoas LGBTI.


No relatório é descrito como, um pouco por todo o mundo, vários governos procuraram entrincheirar-se no poder e incutir o medo, proibindo meios de comunicação social, dissolvendo ou suspendendo ONG e partidos políticos, prendendo críticos e opositores sob acusações infundadas de “terrorismo” ou “extremismo” e criminalizando defensores dos direitos humanos, ativistas pelo clima, manifestantes solidários com Gaza e outros críticos e dissidentes.
Em Portugal, a situação nas prisões, o direito de reunião, o acesso à IVG, a discriminação e o acesso à habitação estão entre as principais preocupações referidas no relatório.

Conheça aqui o relatório

escola sede: Desporto Escolar - resultados do regional de natação

Divulgamos os resultados dos alunos no regional de natação no desporto escolar. 

Ana Senhorinha:
- 100 Mariposa: 2º Lugar;
- 200 estilos: 2º Lugar;
- 200 Costas: 1º Lugar;

Inês Senhorinha: 
- 50 Costas: 3º Lugar;
- 200 Costas: 3º Lugar;

Mafalda Barros:
- 50 Costas: 4º Lugar;
- 100 costas: 4º Lugar;
- 200 costas: 2º Lugar.

Parabéns a todas!







envio de Paulo Neto

escola sede: 10º profissional visita Vila do Conde

No passado dia 24 de abril, as turmas de ensino profissional, 10º G1, G2 e H, respetivamente os cursos de Turismo, Saúde e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, participaram numa visita de estudo a Vila do Conde. No período da manhã, no âmbito da disciplina de Português, os alunos visitaram o Museu da Alfândega Régia / Nau Quinhentista, onde tomaram conhecimento do contexto económico-social da época. In loco, conheceram as condições e a realidade vivida pelos marinheiros que embarcavam nas naus em busca das terras do Oriente.



No período da tarde e já no âmbito das disciplinas de Físico-Química e Matemática, os alunos visitaram o Centro de Ciência Viva, onde puderam participar em diferentes atividades, como experiências com água, "Água 100 segredos" e com robôs, "Olha o robô",  aplicar o seu raciocínio matemático nos "Desafios Matemáticos" e ainda visitar a exposição "A água no corpo humano: O sangue".
Foi, portanto, um dia de aprendizagem num local diferente onde a partilha de conhecimentos e experiências contribui para a motivação dos alunos no seu percurso de ensino/aprendizagem."


autoria da Liliana Silva
envio de Cristiana Mendes e Maria Luísa Soares

terça-feira, 13 de maio de 2025

Língua Solta: "ilegível" ou "elegível"?

Imagem criada por IA

Na hora de falar ou escrever todos temos dúvidas. O "Língua Solta" pretende esclarecer erros comuns. 
Hoje vamos esclarecer um erro muito comum: "ilegível" ou "elegível"?

Ambas as palavras existem, porém com significados distintos.

Ilegível significa que não se pode ler: 

– O médico tem uma caligrafia ilegível!

Não escreva ilegível quando quer significar elegível, que qualifica aquele ou aquilo que pode ser eleito:

– Na escola, os alunos com processos disciplinares não são elegíveis para o cargo de delegado de turma.


Fontes: Ciberdúvidas da Língua Portuguesa; Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora; Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Envio de Manuela Couto

Educação: o que prometem os programas eleitorais?

À medida que o debate político aquece e as eleições se aproximam, os vários partidos apresentam propostas ambiciosas para reformar o setor da educação. 
Apesar das divergências, há um ponto comum entre quase todas as forças políticas: a valorização da carreira docente e do pessoal não docente. Entre as medidas mais mencionadas estão a redução da burocracia nas escolas, o combate à indisciplina em sala de aula e a revisão do Estatuto da Carreira Docente — exigências antigas dos professores que voltam agora ao centro do debate.
Algumas propostas vão mais longe, defendendo a integração da rede de creches na tutela da Educação, numa tentativa de tornar o sistema mais coeso desde a primeira infância. A intenção é reforçar a articulação entre as várias fases do ensino e garantir uma maior continuidade pedagógica.
A discussão em torno da educação promete ser uma das mais determinantes nas próximas decisões políticas, especialmente num contexto em que os desafios da escola pública exigem respostas concretas e coerentes.
CNN Portugal
Fique a conhecer todas as propostas aqui

escola sede: Visita interdisciplinar do 11ºD à Casa da Música

No passado dia 29 de abril, a turma do 11ºD realizou uma visita de estudo à Casa da Música, no Porto, no âmbito das disciplinas de Filosofia, EMRC e Português. A atividade contou com a presença dos respetivos professores e teve como objetivo articular saberes e competências numa abordagem interdisciplinar.
Sob a provocadora questão “Será a arquitetura a moldura da sociedade?”, os alunos foram convidados a refletir sobre o espaço artístico e cultural que visitaram. A experiência revelou-se especialmente rica graças à condução do Sr. José, guia da Casa da Música, cuja dedicação e sentido de humor foram amplamente elogiados pelos estudantes, contribuindo para o sucesso da atividade.


Entre os principais objetivos da visita estiveram:
  • Aplicar, de forma crítica e experiencial, conceitos da Filosofia da Arte, especialmente a reflexão sobre a definição de Arte;
  • Promover o diálogo inter e intra pares, fomentando a partilha e o respeito por diferentes perspetivas (EMRC);
  • Desenvolver competências de oralidade, nomeadamente a compreensão e a expressão argumentativa em contexto de visitas guiadas (Português).
Os testemunhos recolhidos junto dos alunos confirmam o impacto positivo da visita:
“Foi uma experiência enriquecedora e bem organizada. Superou as minhas expectativas.”
“Gostei da estética das salas e da arquitetura do edifício.”
“Achei muito interessante aprender sobre o isolamento acústico e as funções das salas.”
“O Sr. José foi simpático, atencioso e divertido. Tornou a visita muito mais interessante.”
“Foi uma atividade educativa, divertida e reveladora sobre a relação entre arte, espaço e sociedade.”


Para muitos, esta foi a primeira visita à Casa da Música – e não será a última. A descoberta de um espaço onde a música, a arquitetura e a cultura se encontram despertou curiosidade e entusiasmo.
Em resumo, esta visita não foi apenas um momento de aprendizagem fora da sala de aula, mas também uma oportunidade de desenvolver competências transversais, aprofundar o gosto pela arte e refletir sobre o papel da cultura na sociedade contemporânea.
Para terminar a visita, a turma almoçou no McDonald's, num momento de partilha e boa disposição entre alunos e professores acompanhantes.


envio de Sónia Rossa

segunda-feira, 12 de maio de 2025

ambiente: sustentabilidade e plástico

Sustainable Plastics
Inovar através do design, das matérias-primas usadas ou recuperar os resíduos do plástico, há vários projetos que “obrigam as empresas a trabalhar em grupo” para transformar o setor numa economia circular

Para provar que o plástico não é o “bicho-papão” e que este material pode ser sustentável, a Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) desenvolve vários projetos que envolvem a reutilização dos resíduos plásticos na construção de mobiliário urbano ou a utilização de materiais biodegradáveis para criar plástico.

O plástico foi sempre um material que teve muito sucesso e claro que, em algumas situações, passou a ser vítima do seu próprio sucesso, e sendo um produto fácil de transformar, económico, presente em múltiplos produtos, é importante que o seu fim de seja acautelado”, explica Amaro Reis, presidente da APIP.

“Existe um mito que tudo o que esteja associado ao plástico é mau”, mas “é importante as pessoas terem a noção de que o plástico tem cerca de 60 anos, tem muitas aplicações, é um material válido e nós temos de saber viver com este material, porque era impossível viver sem plástico”. “Temos de viver com um bom plástico e melhor plástico”, afirma Amaro Reis.

Leia um pouco mais sobre o projeto Better Plastics e o programa Sustainable Plastics aqui e aqui

cultura: assinaturas digitais de jornais gratuitas para jovens

O Governo português deu início na sexta feira, dia 9 de maio, ao Programa de Oferta de Assinaturas Digitais, uma medida integrada no Plano de Ação para a Comunicação Social (PACS), com um investimento previsto de 5,9 milhões de euros. A iniciativa destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos e permite o acesso gratuito, durante dois anos, a uma assinatura digital de um jornal ou revista de caráter generalista ou económico.
A partir das 14h do dia 9 de maio, os jovens já podem aderir à iniciativa através do Portal Gov.pt, autenticando-se com o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital, que pode ser ativada na aplicação gov.pt ou num Espaço Cidadão.


ipopba


Desenvolvido pelos Ministérios dos Assuntos Parlamentares, da Juventude e Modernização, em articulação com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o programa estará em vigor até 31 de dezembro de 2025. O objetivo passa por promover a literacia mediática e digital, combater a desinformação e estimular o pensamento crítico entre os mais jovens.
As publicações disponíveis incluem títulos de referência como Correio da Manhã, Diário de Notícias, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão. Estas foram validadas pela #PortugalMediaLab, com base em critérios como periodicidade regular, registo na ERC e disponibilização de uma edição digital própria.
Para garantir a segurança dos dados pessoais dos utilizadores, foi ainda estabelecido um protocolo entre os órgãos de comunicação participantes, a #PortugalMediaLab e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), no âmbito do acesso à plataforma Gov.pt.

Adaptado daqui

escola sede: teatro em Inglês 6º ano


No dia 9 de maio, as turmas de 6º ano tiveram a oportunidade de assitir a um espetáculo teatral em inglês. Stuart McDonald (escritor, diretor e ator) a todos encantou com a interatividade e humor do seu “one-man show”. Os alunos que sempre diziam “Não percebo nada de inglês”, deixaram de poder usar essa “desculpa”!!!

Thank you Stuart!!

https://tallmantheatre.com/




envio de Isabel Guimarães

sexta-feira, 9 de maio de 2025

IR/VER: Pavilhão de Portugal

No dia 1 de maio, o renovado Centro de Exposições do Pavilhão de Portugal abriu portas ao público com uma mostra que propõe uma leitura visual e literária contemporânea do poeta Luís de Camões (1524-1580), intitulada Meu matalote e amigo Luís de Camões.
A exposição acompanha os grandes eixos da obra Os Lusíadas e da lírica camoniana, cruzando literatura, arte e património, e propõe um diálogo inovador entre o texto do poeta e as artes visuais. A exposição reunirá esculturas de Simões de Almeida e Canto da Maya, pinturas de José Malhoa, Columbano, Veloso Salgado, Cristóvão de Morais, Lourdes Castro, Géricault, e de James Ward a partir de Ticiano.
A programação de maio inclui ainda a participação do equipamento na iniciativa de divulgação da arquitetura contemporânea Open House Lisboa, nos dias 10 e 11 de maio, permitindo visitas gratuitas ao interior do Pavilhão. No dia 22 de maio, aniversário da abertura da Expo’98, será inaugurada a nova Sala de Estudo aberta 24 horas para todos os estudantes da cidade, a Biblioteca Mega Ferreira e o Centro Interpretativo do Parque das Nações, numa parceria com a Universidade de Lisboa (UL), a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia do Parque das Nações.
O edifício do Pavilhão de Portugal foi desenhado por Álvaro Siza para a Expo’98, com projeto de engenharia de Segadães Tavares, e é hoje um marco da arquitetura portuguesa, em grande parte devido à icónica pala, suspensa por cabos de aço, que foi incluída entre as dez melhores construções do mundo feitas em betão, numa lista publicada pelo jornal The Guardian, em 2016.
A requalificação foi acompanhada pelo próprio ateliê do arquiteto premiado com o Pritzker em 1992, respeitando o projeto original, segundo a direção executiva.
O espaço reabre como centro multidisciplinar, com Centro de Exposições e Centro de Congressos, preparado para acolher eventos culturais, científicos e corporativos, em ligação à UL. Fonte: Expresso


IR/OUVIR: concertos grátis - Festa do Ferroviário, Ermesinde

O Parque Urbano, o Largo da Estação e o Fórum Cultural serão o epicentro de um vasto conjunto de inciativas que decorrerão no âmbito de mais uma edição do ENTRELINHAS - Festa do Ferroviário. Entre 9 e 11 de maio, haverá concertos, exposições, street food, mostra turística e uma conferência relacionada com a ferrovia.

Blind Zero (dia 9), Diogo Piçarra (dia 10) e Átoa (dia 11) serão os cabeças de cartaz de um evento que promete muita diversão e será, seguramente, uma excelente oportunidade para reconhecer a importância da ferrovia no concelho de Valongo e, concretamente, na cidade de Ermesinde.



saiba mais aqui

mundo: Habemus Papam

Habemus Papam - este é o nome do texto anuncia ao povo católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição. 

Ontem, deu-se por concluído o conclave, ao segundo dia, com a escolha do novo pontífice. Algum tempo após o fumo branco, o tradicional anúncio feito da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, Roma, comunicou a nomeação de Robert Francis Prevost, cardeal norte-americano, de 69 anos, natural de Chicago

Robert Francis Prevost foi uma figura central da administração do Papa Francisco. É considerado como "moderado e construtor de pontes" e o jornal italiano "La Repubblica" chamou-o de "o menos americano dos americanos", tendo passado muito tempo da sua vida como missionário no Peru e no Vaticano.

O 267º papa adotou o nome de Leão XIV.



atualidade: Dia da Europa


O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da «Declaração Schuman», uma proposta histórica feita em 1950 por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que lançou as bases da cooperação europeia. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

Neste ano de 2025, o Dia da Europa é uma ocasião especial, uma vez que celebramos o septuagésimo quinto aniversário da Declaração Schuman. Descubra a história por detrás das suas ideias visionárias e a forma como ajudaram a criar a UE tal como a conhecemos hoje.

Informe-se sobre as atividades do Dia da Europa.

Fonte: EU

escola sede: Biblioteca - Notáveis da leitura 2º ciclo

Realizou-se ontem, 8 de maio, na Biblioteca, a final do concurso de leitura em voz alta "Notáveis da Leitura" com  alunos das turmas dos quintos e sextos anos selecionados em sala de aula.

Foi avaliado o desempenho dos alunos na leitura de um excerto da obra do autor Alexandre Parafita.

A equipa da Biblioteca parabeniza todos os alunos  participantes pelas excelentes leituras realizadas e ainda todos os professores que se envolveram nesta atividade.

Foram vencedores os alunos:

5.º ano

Sofia Pereira, 5.ºA;

Rodrigo Aguiar, 5.ºF;

Tomás Silva, 5.ºG

6.º ano

Afonso Antunes - 6.ºF;

Francisca Barbosa - 6.ºG;

Gustavo Marques - 6.ºH



envio de Rosa Pinelo (Coordenadora da Biblioteca Escolar)

Consulte o blog BIBLIOAESCAS para mais pormenores e conhecer outras atividades da biblioteca escolar.

quinta-feira, 8 de maio de 2025

saúde: esquecimentos do dia a dia: distração, cansaço ou demência?

Levanta-se do sofá para fazer qualquer coisa mas esquece-se imediatamente. Tem uma palavra 'na ponta da língua' mas não se consegue lembrar. Colocou os óculos dentro do frigorífico. Alguém se apresenta e segundos depois já não sabe o nome. Não se lembra em que local estacionou o carro no centro comercial. Não consegue lembrar-se do nome da sua prima. Quem nunca passou por uma situação destas em algum momento da vida?
Canva
Especialistas em demência e envelhecimento explicam, ao jornal The Guardian que situações são normais e quais as preocupantes.

Fique a saber tudo aqui

conclave: cinco pontos essenciais sobre a eleição do próximo Papa

 O conclave, onde o próximo Papa vai ser eleito, começou ontem, quarta-feira. As votações decorrem em segredo, na Capela Sistina, sob regras restritas de segurança e isolamento. Seguem-se alguns pontos essenciais sobre a cerimónia em que deverão participar 133 cardeais eleitores.

Alkis Konstantinidis

1. Cerimónia de Abertura e Início do Conclave
O conclave começa com uma missa na Basílica de São Pedro e uma procissão dos cardeais para a Capela Sistina, onde fazem um juramento de segredo.
Os cardeais usam vestes vermelhas (latinos) ou trajes próprios (orientais), simbolizando o compromisso com a fé.

2. Participantes
133 cardeais eleitores (com menos de 80 anos) participam na eleição; os demais, embora presentes nas discussões preliminares, não votam.
A maioria foi nomeada pelo Papa Francisco, aumentando o peso de representantes da Ásia e África.

3. Regras de Sigilo e Isolamento
O conclave decorre em absoluto segredo, sob pena de excomunhão.
Os cardeais ficam isolados na Casa Santa Marta, sem acesso a meios de comunicação ou dispositivos eletrónicos.

4. Processo de Votação
Realizam-se até quatro votações diárias (duas de manhã e duas à tarde).
É necessária uma maioria de dois terços (89 votos) para eleger o Papa.
Se não houver decisão após três dias, há uma pausa para oração antes de retomar as votações.

5. Anúncio da Eleição
A eleição é sinalizada com fumo branco e toque de sinos.
O novo Papa responde se aceita o cargo e escolhe um nome.
O cardeal proto-diácono anuncia: “Habemus Papam!”, seguido da primeira bênção do novo Papa ao povo.


Adaptado daqui

escola sede: Biblioteca - Notáveis da leitura 3º ciclo

Realizou-se, na Biblioteca, no dia 7 de março, a final do concurso de leitura em voz alta "Notáveis da Leitura" com  alunos das turmas dos sétimos e oitavos anos selecionados em sala de aula.

Foi avaliado o desempenho dos alunos na leitura de excertos de obras dos autores Luís Sepúlveda e Antoine de Saint-Éxupéry.

Foram vencedores, no sétimo ano, os alunos:

- Miriam Assunção (7.ºA);

- Afonso Morais (7.ºB)

- Tiago Anunciação (7.ºF)

- Beatriz Silva (8.ºB);

- Mariana Nunes (8.ºG);

- Vasco Gonçalves (8.ºK).


envio de Rosa Pinelo (Coordenadora da Biblioteca Escolar)

Consulte o blog BIBLIOAESCAS para mais pormenores e conhecer outras atividades da biblioteca escolar.