As primeiras eleições livres em Portugal são o tema privilegiado das Comemorações em 2025. Previstas no programa do MFA - onde se determinava a " convocação, no prazo de doze meses, de uma Assembleia Nacional Constituinte, eleita por sufrágio universal, direto e secreto, segundo Lei Eleitoral a elaborar pelo futuro Governo Provisório" -, as eleições para a Assembleia Constituinte foram as mais concorridas e participadas eleições da nossa história.
Do Programa das Comemorações para 2025 consta a exposição «Haverá eleições». Esta exposição conta a história do processo que permitiu a realização das primeiras eleições livres em Portugal, a 25 de abril de 1975, recorrendo a documentos e imagens da época e à investigação sobre o tema.
Resultado de uma parceria entre a Assembleia da República e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, a exposição «Haverá eleições» tem a curadoria do politólogo Pedro Magalhães e da cineasta Catarina Vasconcelos.
![]() |
https://50anos25abril.pt/comemoracoes-2025/ |
consulte o programa completo aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário