Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de março de 2018

compreender o lema "Ora et labora" no Mosteiro de Tibães

Para dar a conhecer o dia a dia daqueles que optaram pela vida monástica, os alunos de 8.º ano de EMRC visitaram o Mosteiro de Tibães em Braga. 



Descobriram que os monges beneditinos se dedicavam a praticar o lema "Ora et labora" e viviam em perfeita harmonia com a natureza que os rodeava na cerca do seu mosteiro.
Não só extraíam os produtos que consumiam diariamente, como também experimentavam novas "receitas" de medicamentos naturais para tratar os mais necessitados através da sua botica, antecessora das atuais farmácias. Todos ficaram espantados com a biodiversidade presente neste paraíso natural.
Infelizmente o mosteiro teve que ser abandonado, como todos os outros em 1834, e assim permaneceu até aos anos 80 do século passado. Nessa altura o Estado Português adquiriu-o e iniciou obras de restauro que ainda não estão concluídas. A visita a todas as instalações permitiu compreender como era o quotidiano dos monges beneditinos e a complexidade da sua arquitetura.
O dia conclui-se com um conjunto de atividades que proporcionaram um convívio saudável no Complexo Turístico de Rilhadas em Fafe.
cortesia texto e fotos de Emanuel Mesquita

Sem comentários: