Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

não fumes, pela tua saúde!

Hoje comemora-se, uma vez mais, o Dia Mundial do Não Fumador. E a nossa escola não esqueceu o dia.
na biblioteca
no corredor principal

É a altura ideal para tirarmos algum tempo da nossa vida agitada para refletir sobre as razões que nos devem levar a não iniciar o consumo de tabaco ou, se já estamos viciados, a deixarmos rapidamente de o consumir. 
Em Portugal são anualmente diagnosticados cerca de 4000 novos casos de cancro do pulmão e morrem, por esta doença, cerca de 3600 doentes. Sabendo que o tabaco está diretamente associado a cerca de 80% de todos os casos de cancro do pulmão, 2800 destas mortes terão ocorrido devido aos hábitos tabágicos – cerca de 8 mortes por dia devido ao consumo de tabaco. Para se ter uma melhor noção da dimensão real desta doença, pode dizer-se que em 2014, o número de mortes por acidentes rodoviários (480 mortes), que motivam tanta preocupação na população em geral, foi 5.8 vezes inferior ao número de mortes por cancro do pulmão motivados pelo tabaco.
E o tabaco está implicado num grande número de outras doenças, muitas delas consideradas benignas mas potencialmente muito incapacitantes e que encurtam o tempo de vida dos fumadores, de que são exemplos a doença cardíaca isquémica, a doença cerebrovascular ou a doença pulmonar obstrutiva crónica. @ PÚBLICO

Sem comentários: