Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de abril de 2015

visita ao museu do vinho do Porto e ao museu do carro elétrico

No passado dia 21 de abril, as turmas do 11º G e 11º H saíram em visita de estudo ao Porto, no âmbito das disciplinas de  História e de Geografia, para uma visita guiada ao Museu do Vinho do Porto e ao Museu do Carro Elétrico.  
No Museu do Vinho do Porto, ouviram atentamente as informações prestadas pela guia que explicou como a história da cidade do Porto não se pode dissociar da história do vinho que a tornou reconhecida em qualquer lugar do mundo, mostrando assim a importância que o Vinho do Porto e o seu comércio tiveram no desenvolvimento da cidade.



No Museu do Carro Elétrico, com muito boa disposição, embarcaram num carro eléctrico de 1910, com capacidade para transportar 28 passageiros sentados, para percorrer a Linha da Restauração, até ao Carmo, um dos percursos mais memoráveis da cidade do Porto  e um dos mais representativos para a história do carro eléctrico, pois foi na rua da Restauração que, em Setembro de 1895, a cidade do Porto viu circular o primeiro carro eléctrico.


Pelo caminho, houve lugar para mais duas passageiras, a D. Deolinda e a D. Linda, duas varinas da Afurada que surpreenderam todos com a sua boa disposição e os seus falares tão característicos  do Porto!

Por fim, admirando a coleção de carros eléctricos de grande valor histórico e patrimonial, ouviram-se histórias de outros tempos junto ao carro americano, meio de transporte ligeiro coletivo de passageiros em circulação meados do século XIX e precursor do carro elétrico.

Mais uma vez, aliando o prazer de aprender ao prazer de conviver, realizou-se uma visita de estudo que foi do agrado de todos.

Sem comentários: