O nome La Chandeleur é derivado do latim (candelaria – candeia) e a sua origem remonta à Antiguidade Romana em que se fazia uma festa em honra do deus Pan, deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Durante essa festa, à noite, os fiéis andavam nas ruas com tochas. A partir do século XIV, esta festa passa a ser associada a Nossa Senhora das Candeias.
Hoje em dia a tradição é fazerem-se crepes que, pela sua forma redonda e pela sua cor dourada, fazem lembrar o sol e são como que um apelo ao regresso da Primavera, após Inverno.
Há um ritual interessante associado à confeção dos crepes: fazer saltar os crepes, com a mão direita, e ter, na mão esquerda, uma moeda, para trazer prosperidade e abundância durante todo o ano. Há também a superstição de que o primeiro crepe confecionado não deve ser comido, mas antes guardado para dar sorte e para que as colheitas sejam abundantes.
O clube de Francês propõe-te esta receita para que festejes este dia!
Receita para uns bons crepes: (Para aprox. 15 crepes)
250 gr. de farinha;
1/2 litro de leite;
2 ovos;
1 c. de café de óleo;
1 c. de sopa de rum;
1 pitada de sal.
Preparação1/2 litro de leite;
2 ovos;
1 c. de café de óleo;
1 c. de sopa de rum;
1 pitada de sal.
Peneire a farinha para uma tigela. Junte o sal. Abra uma cova no meio e deite aí os ovos, o leite e o óleo. Mexa tudo com uma vara de arames de modo a obter um preparado homogéneo e líquido. Deixe a massa descansar 30 minutos, pelo menos. Aqueça bem a frigideira, pincele-a com óleo e deite-lhe dentro uma concha pequena de massa. Incline a frigideira para todos os lados, de modo a cobrir o fundo da frigideira de massa. Deixe o crepe cozer de um dos lados e vire-o com a ajuda de uma espátula. Deixe cozer do outro lado. Já está.
Bom apetite (Bon appétit)!
4 comentários:
Merci, Crescer. Vou experimentar.
Fiz os crepes e os alunos do clube de Francês deliciaram-se!
Ótimo!
Adoro crepes! Vou já fazer com esta receita!
Enviar um comentário