Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

geoatualidades: 2077 - 10 Segundos Para o Futuro


imagem do documentário abaixo sugerido
100 anos depois do  Homem ter pisado a Lua, é provável que esteja em condições de colonizar Marte. Caminhamos para a criação de uma civilização planetária naquela que será a maior transição da história da Humanidade. Espera-nos um admirável mundo novo. E uma corrida de velocidade para reverter o envenenamento do planeta Terra. Usámos os combustíveis fósseis para dar o grande salto da revolução industrial e enchemos a atmosfera de dióxido carbono, de forma explosiva, nos séculos XX e XXI.
Mesmo que hoje parássemos completamente de enviar dióxido de carbono para a atmosfera, a quantidade que já foi libertada é tal que é suficiente para provocar o aquecimento global durante décadas, tal como um pulmão que é sujeito à ação do tabaco durante anos. Quão estranho irá o clima ficar depende das medidas que tomarmos hoje.
Dois graus a mais é tolerável. Dez graus a mais terá consequências dramáticas e imprevisíveis, tendo como certa a impossibilidade de viver em muitos territórios hoje habitados e a deslocalização de cidades junto à costa.
O "Geoatualidades de cá e de lá" recomenda este documentário da RTP: 2077 - 10 Segundos Para o Futuro

Sem comentários: