Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

hoje é dia de... quê?


Hoje, dia 4 de janeiro, faz 208 anos que nasceu um dos homens mais influentes na integração de pessoas invisuais na sociedade, Louis Braille. Este ficou conhecido por ter criado um sistema de Leitura e Escrita para pessoas com dificuldades visuais, facilitando efetivamente as suas vidas e que ainda nos dias de hoje é utilizado.
                Natural de Coupvray, França, Louis Braille não teve um início de vida fácil, visto que aos 3 anos de idade, ao brincar na oficina do seu pai, feriu-se, tendo ficado cego. Apesar disso, tal não o impediu de prosseguir com a sua vida, entrando em 1819 no Instituto para Jovens Cegos em Paris.
                Louis Braille, por volta dos seus 15 anos, melhora o sistema criado pelo Capitão Charles Barbier, acabando, em 1829, por publicar um novo código que  fez com que o seu nome fosse tão enaltecido.     
                Assim sendo, fez-se a impressão em Braille para facilitar a perceção do conteúdo, por exemplo em livros, folhetos, medicamentos, cds, dvds, etc
O código de Braille é composto por 64 sinais, estampados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

Em Portugal, no Dia Mundial do Braille organizam-se vários eventos para celebrar a efeméride.
Liliana Ferreira e Patrícia Miranda

Sem comentários: