Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de março de 2016

portuguesa que constrói aldeias solares na Guiné Bissau vence prémio de ambiente

Estas iniciativas emocionam sempre - ser capaz de ajudar os outros é uma qualidade rara e deve ser reconhecida. Mas ajudar os outros de forma criativa e ter sido nossa aluna, é qualidade ainda maior. Por isso, é com muito orgulho que o CRESCER partilha esta notícia sobre a Inês Rodrigues.
"O projecto Tabanca Solar, desenvolvido por Inês Rodrigues, venceu a 7ª edição do Prémio Terre de Femmes Portugal, iniciativa que todos os anos destaca um projecto em curso levado a cabo por uma mulher portuguesa, anunciou hoje em Lisboa a Fundação Yves Rocher.

O projecto Tabanca Solar, desenvolvido por Inês Rodrigues, venceu a 7ª edição do Prémio Terre de Femmes Portugal, iniciativa que todos os anos destaca um projecto em curso levado a cabo por uma mulher portuguesa, anunciou hoje em Lisboa a Fundação Yves Rocher.
Foi no âmbito da sua actividade enquanto professora e formadora que Inês Rodrigues, confrontada com as histórias de vida de alguns alunos oriundos de países africanos, idealizou um conceito de aldeia solar onde a iluminação das casas, a confecção das refeições e a conservação dos alimentos dispensasse qualquer tipo de fio eléctrico.
Para executar o seu projecto, Inês criou a Educafrica, organização não-governamental (ONG) à qual preside e cujos voluntários estudam e desenvolvem soluções para problemas reais diagnosticados na Guiné-Bissau, país onde posteriormente são implementadas.
Através da simples reutilização de garrafas de água, Inês Rodrigues conseguiu iluminar as habitações de duas aldeias da Guiné, como se de lâmpadas de 50 W se tratassem.
Para evitar acidentes domésticos causados pela utilização de fogo e panelas no chão, bem como o abate diário de árvores para obtenção de madeira, Inês criou também um forno solar que permite confeccionar uma refeição para uma família de cinco pessoas em cerca de uma hora.
Com o objectivo de dar resposta à falta de meios de conservação alimentar, o que resulta na escassez de provisões para a população, o projecto de Inês Rodrigues criou ainda um desidratador solar, equipamento que permite a secagem e conservação de frutas e legumes sem que estes percam as suas qualidades e valores proteicos durante o período de dois anos,
Recorrendo à energia solar, Inês trabalhou também na criação de um sistema fotovoltaico que permite iluminar centros de saúde e escolas, permitindo a assistência à população durante a noite, bem como a alfabetização após a jornada de trabalho.
Para além do reconhecimento nacional e internacional, Inês Rodrigues vai receber um prémio pecuniário no valor de €10.000, entrando na corrida ao Prémio Internacional que disputará com outros oito países, bem como ao Prémio do Público, no valor de €5.000, sujeito a votação online entre 9 e 27 de março." @ SAPO 24

1 comentário:

Jornal CRESCER disse...

Que maravilha! Muito orgulho nesta Inês e em todos os que vivem em prol dos outros. Assim, somos todos um bocadinho mais felizes. Bem hajam!