Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

IR: Rua da Madeira, Porto - "Quem és, Porto?"


O 'maior painel comunitário' em azulejos tem cerca de 3 mil peças e contou com a colaboração da população.

pormenor da fachada
A fachada de um edifício na Rua da Madeira tem agora uma pergunta a fazer: "Quem és, Porto?", lê-se numa imensa obra em azulejos, inaugurada este sábado. Tem uma pergunta e muitas respostas, azulejo a azulejo.
Trata-se do resultado de uma acção de arte urbana do projecto Locomotiva, um projecto temporário da PortoLazer para a "dinamização da Estação de São Bento e sua envolvente". Entre as acções, conta-se este projecto orientado por Miguel Januário (aka ±MAISMENOS±).
O resultado que agora se vê foi nascendo do convite a toda a gente que quisesse participar pintando e desenhando azulejos com a resposta à pergunta-título. Trata-se do "maior painel comunitário em azulejos" do Porto, onde se busca a "identidade da cidade". Os participantes entraram em workshops (que se realizaram ao longo de quatro meses), onde foram desenhadas e pintadas as peças, acompanhados por monitores da Escola Superior de Educação do Porto.    
No total, a obra tem cerca de três mil azulejos, entre as que foram trabalhadas por "profissionais e amadores", ocupando 135 metros quadrados da fachada do prédio.
A inauguração, realizada este sábado à tarde, integra um fim-de-semana cheio de iniciativas (entre concertos, teatro, documentário ou a Porto Light Experience com obras luminosas e o DJ Nuno Lopes) que marcam o fim do projecto Locomotiva.

Sem comentários: