Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

cerca de 10% dos alunos do secundário nunca leu um livro até ao fim

Cerca de 10% dos alunos do secundário nunca leram um livro até ao fim, revela um estudo realizado em 15 escolas secundárias do programa Ler+Jovem, apresentado em Lisboa, esta sexta-feira.
"No ensino secundário, num nível de ensino em que muitos pretendem aceder ao ensino superior, 10% dos alunos nunca leu um livro até ao fim. É um dado que nos deve pôr a pensar", disse à agência Lusa Leopoldina Viana, da Universidade do Minho e responsável pelo estudo.
O estudo decorre desde 2013 no âmbito da iniciativa Ler+Jovem e será apresentado esta sexta-feira à tarde, em Lisboa, no primeiro encontro nacional de escolas participantes neste programa.
A ideia é, segundo a responsável, perceber o que é que os alunos leem, onde leem e quais as suas preferências.
Globalmente, adiantou Leopoldina Viana, os alunos leem e, desde que é feito o estudo, não se têm registado grandes variações em termos de leitura.
O estudo revela ainda que 14% das famílias dos alunos participantes no inquérito não têm livros em casa e que um quarto dos alunos afirma que não gostava de ler em criança porque tinham dificuldade de compreender o que liam.
"É um dado importante para investir mais na compreensão da leitura nos anos iniciais", disse Leopoldina Viana.@ JN

Sem comentários: