Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

aqui já cheira a Natal

Logo mais, quando as reuniões cessarem e todos puderem parar para conviver um pouco, entre conversas e risadas, vamos festejar  o Natal.
O Natal chega sempre mais cedo a estas Águas. Elas são Santas! Talvez por isso, pelo nome das águas, o Natal venha mais cedo... E, certamente, por se sentir tão bem por cá.


A todos, um bom Natal!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

uma "tour" de Sétima Legião

Em 2012 a "Sétima Legião" celebra o seu 30º aniversário com uma Tour nacional de cerca de 10 concertos.
Formação:
Pedro Oliveira (voz e guitarra)
Rodrigo Leão (baixo e teclas)
Nuno Cruz (bateria)

Gabriel Gomes (acordeão e guitarra
Paulo Marinho (gaita de foles, flautas)
Ricardo Camacho (teclas e guitarra )
Paulo Abelho (percussão, samplers )

um concerto de Ornatos?

Ornatos Violeta
"De há uns meses para cá temos vindo a falar sobre fazer um reencontro, porque há muito que as pessoas [no-lo pedem]. Para todos os efeitos, gostava de encerrar o capítulo e, ao mesmo tempo, de dar às pessoas que nunca nos viram um concerto de Ornatos. Acho que vou simplificar um bocado isto e fazer feliz muita gente, incluindo eu, porque também ia gostar de dar um concerto", revelou Manel Cruz numa entrevista dada à Blitz. Acrescenta ainda: "Pelo tempo todo que passou, sempre que eu penso nessa hipótese fico acagaçado como o carago. Uma das coisas que me faziam não querer dar o concerto é não querer, de repente, estragar uma história bonita. Pensei sempre: acabou, acabou. Depois surgiu a ideia de fazermos os concertos só de celebração, uma coisa concentrada num período de tempo, e estamos a pensar nisso". 

sábado, 17 de dezembro de 2011

os Simpsons já têm 22 anos

O primeiro episódio da série da família mais famosa do mundo da animação foi para o ar a 17 de Dezembro de 1989.  
 
Eles não aparecem envelhecer no ecrã, mas os Simpsons já têm  22 anos. A primeira meia-hora de fama da família mais famosa da animação aconteceu a 17 de Dezembro de 1989 no canal Fox.
A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, formada por Homer Jay Simpson, Marjorie "Marge" (Bouvier) Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elisabeth "Lisa" Marie Simpson e Margareth "Maggie" Simpson. A série passa-se na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade americana, a televisão e vários aspetos da condição humana.
Não demorou muito para que as figuras amarelas ganhassem uma legião de fãs e as temporadas das aventuras e desventuras da família Simpson sucederam-se. O sucesso dos Simpsons surpreendeu o próprio criador da série, Matt Groening. O cartoonista estava desempregado na década de 80 e, aquando da criação dos bonecos amarelos de olhos esbugalhados, não imaginava o fenómeno global que iria sair da cidade fictícia de Springfield. (adaptado daqui)

liiiiiiiindo!


Trabalho feito no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"o manifestante", pessoa do ano na Time

A revista americana Time fez uma escolha inusitada para a pessoa do ano que vai terminando. Em vez de eleger um político ou celebridade, como tem feito quase todos os anos desde 1927, a revista nomeou para 2011 “o manifestante”.

A capa da edição especial estampa um desenho do rosto de uma pessoa coberto, com os olhos de fora, e a inscrição “The protester – from the Arab Spring to Athens, from Occupy Wall Street to Moscow” (O manifestante – da Primavera Árabe a Atenas, do Ocupe Wall Street a Moscou).
Segundo a revista, a homenagem não foi feita a nenhum protesto em especial, mas ao conjunto de manifestações populares que ocorreram ao longo do ano, como as revoltas da Primavera Árabe, que completa um ano, o movimento Occupy Wall Street, nos Estados Unidos, e protestos em cidades europeias. “Em 2011, os manifestantes não apenas deram voz às suas reclamações; eles mudaram o mundo”.
Não é a primeira vez que a publicação faz escolhas assim. Em 1982, por exemplo, o computador foi eleito personagem do ano. Em uma ainda mais inusitada escolha, a revista apontava os leitores como personagem de 2006, justificando: “Sim, você (You). Você controla a Era da Informação. Bem-vindo ao seu mundo”.

a Partícula de Deus

Após investigações ao longo de 3 anos,  o CERN encontrou recentemente indícios da existência do Bosão de Higgs, a "Partícula de Deus", partícula subatómica do modelo padrão responsável pelo transporte de massa das partículas elementares.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
“O bosão de Higgs, se existir, tem um tempo de vida muito curto e pode decair de vários modos diferentes. A descoberta baseia-se na observação das partículas que decaem, em vez do Higgs em si. Ambos ATLAS e CMS têm analisado diversos canais de decadência, e os experimentos observam pequenos excessos na região de baixa massa que ainda não foi excluída.
Tomados individualmente, nenhum desses excessos é mais estatisticamente significante que rodar um dado e obter dois seis de seguida. O que é interessante é que existem múltiplas medições independentes apontando para a região de 124-126 GeV. É muito cedo para dizer se o ATLAS e o CMS descobriram o bosão de Higgs, mas estes resultados atualizados estão a criar um grande interesse na comunidade de física de partículas.” (CERN)

não percam amanhã, no Palácio das Cardosas

Em época natalícia, numa ida à baixa do Porto, nada melhor do que aproveitar ver o "Video Mapping" no Palácio das Cardosas (Hotel Intercontinental) no próximo Sábado pelas 19h30. A entrada é livre e a plateia estende-se por toda a Av. dos Aliados até à Praça da Liberdade.
Aqui fica uma noção do que irá ser projetado.

o pai de Calimero

Morreu Carlo Peroni, o homem que desenhou os primeiros traços do pintaínho preto que nunca deixou completamente a casca do ovo.

Peroni criou a personagem em 1961 para um anúncio publicitário, mas, dois anos depois, "Calimero" já era a estrela de uma série de desenhos animados que começou por encantar os miúdos italianos e acabou por chegar a Portugal.

"That's an injustice, it is! I'm so little and you are so big!", dizia Calimero.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

por cá, há torneios de andebol

daqui
Como é habitual, os docentes de Educação Física organizam os torneios e os nossos alunos vão ao rubro com este evento levado a cabo em final de período.

Acompanhemos os jogos destes dois dias. Depois, aqui mesmo publicaremos os resultados finais.

Bons jogos e muito desportivismo!

uma iniciativa da turma H dos cursos EFA

professor doutor Pinto da Costa no centro do grupo
Na passada quarta-feira, dia 30 de Novembro de 2011, esteve presente, no auditório da nossa escola o professor doutor Pinto da Costa a convite da turma H dos cursos de Educação e Formação de Adultos.
O professor realizou uma palestra intitulada “Alterações Emocionais nas Crianças, Jovens, Adultos e Idosos”. Esta ação surgiu em conclusão do processo de formação relativo ao núcleo gerador Saúde e na sequência da proposta de trabalho dos formadores Elisabete Alves e Paulo Barros da área de formação de CLC (Cultura, Língua e Comunicação).
A palestra teve uma duração aproximada de hora e meia e os presentes foram brindados com um discurso aliciante e muito interessante de um excelente e conhecido orador que colocou várias vezes a plateia em momentos de boa disposição. A sessão contou com a presença do Director do Agrupamento, do responsável pelos cursos de Educação e Formação de Adultos, do presidente da junta de freguesia de Águas Santas e demais membros da comunidade escolar e local.
Esta iniciativa terminou com a entrega de pequenas lembranças ao convidado, seguida de uma pequena sessão de autógrafos e de um Porto de Honra.
A todos os participantes e colaboradores, que de alguma forma ajudaram à concretização desta iniciativa, os nossos singelos agradecimentos.
texto produzido nas aulas de CLC da professora Elisabete Alves

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

40% de portugueses admite não utilizar a internet

Os cidadãos europeus usam cada vez mais a Internet, segundo um estudo do Eurostat. A percentagem de pessoas com idades entre 16 e 74 anos que nunca acedeu à rede desceu de 42 para 24 por cento, nos últimos cinco anos. Em Portugal, a quebra é também acentuada (de 60 para 40 por cento), ainda que a taxa de utilização seja inferior à média europeia. (ler mais aqui)

fotografia subaquática portuguesa vence concurso mundial


Uma fotografia de um tubarão azul tirada pelo fotógrafo Nuno Sá ao largo da ilha do Faial, nos Açores, venceu a principal categoria do maior concurso mundial de fotografia subaquática.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

a nova reforma curricular

Citamos Ana Soares, que no seu blogue Educar em Português, brindou os leitores com esta síntese do documento:
"Já temos mais notícias sobre a proposta de nova reforma curricular (para discutir até dia 31 de janeiro):
Em síntese, e de acordo com a mesma,
- acaba a formação cívica em todos os ciclos;
- no 2º ciclo passa a existir uma oferta de apoio ao estudo diário, continuando este a ser facultativo;
- o inglês passa a ser uma disciplina obrigatória no 2º e 3º ciclos (no 3º ciclo mantém-se a L2);
- a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) passa a ser lecionada no 2º ciclo;
- a disciplina de Educação Visual e Tecnológica vai ser reduzida de seis tempos letivos para quatro, dividida em educação visual e educação tecnológica, cada uma com hora e meia semanal, sendo que os tempos da educação tecnológica serão para dividir com as TIC, assumindo estas duas últimas um carácter semestral. A educação visual será uma disciplina anual;
- no 12º ano, os alunos passam a escolher apenas uma disciplina de opção, pelo que terão 4 disciplinas (em lugar das atuais 5).
Prevê-se ainda a possibilidade de se criar uma nova disciplina de programação informática no secundário.
Pode ler a notícia do Público aqui.
O documento original, do ME, está aqui."

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

e na Cândido dos Reis, no Porto, amanhã

Como habitualmente nesta época, o Plano B organiza mais uma edição, desta feita a quinta, do “Natal feito à Mão”.
A iniciativa visa promover o trabalho de jovens criadores e artesãos, em áreas como o artesanato urbano, antiguidades, brinquedos, pequenas prendas, doçaria, entre outras artes, num evento animado, com música ambiente e cheirinho a Natal.

É já ali, pertinho  da Torre dos Clérigos.

e numa ida a Miguel Bombarda, no Porto

Exposição Coletiva de Natal @ Galeria Ap’Arte, 8 – 31 Dez.
Rua Miguel Bombarda, 221. Terça a Sábado, 11-20 horas.
Inaugurou ontem a já tradicional exposição coletiva de Natal da Galeria Ap’Arte, que contará com a presença de alguns dos artistas. Terão oportunidade de apreciar esta exposição, com obras de artistas tão relevantes e diversos como João Cutileiro, Armanda Passos, João Noutel, Franchini, Filipa Sotomayor ou Patrícia d’Orey, entre muitos outros, até ao final do ano.

aqui não há crise... de atividades

A presença dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo (10º ano) na Mostra das Novas Oportunidades constituiu uma experiência muito interessante de prática simulada e revelou-se um contributo precioso para o bom êxito desta iniciativa.
Parabéns, queridos alunos!
E os laboratórios abertos de Física, de Química e de Biologia??? Foram o sucesso habitual.

Das escolas de 1º ciclo vieram as meninas e os meninos que se surpreenderam e se deixaram surpreender com a "magia" que os nossos meninos mais crescidos lhes mostraram.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

haja "saudinha"!

Atualmente, há 46 isenções de pagamento de taxas moderadoras. A partir de  janeiro de 2012 passa a haver apenas nove. Assim, no total, o Governo acaba com 37 tipos de isenção, num ano em que estas taxas vão mais do que duplicar
Entre os beneficiários que continuam a usufruir delas estão as grávidas e as crianças até aos 12 anos, mas também os dadores de sangue, células, tecidos e órgãos.
Quanto às doenças crónicas, a partir do próximo ano são as consultas e os exames relativos às doenças que ficam isentos e não os doentes. 
A isenção de pagamento acaba assim para os diabéticos, os hemofílicos, os parkinsónicos, os tuberculosos ou insuficientes renais crónicos, só para dar alguns exemplos.
Ainda assim, são cerca de 20 os tipos de dispensa de cobrança de taxas moderadoras. Mas mesmo com estas exceções, a saúde passará a ser mais cara logo no primeiro dia de janeiro de 2012. @diário IOL

Por isso, resta-nos formular o voto bem sentido de que haja muita "saudinha", caso contrário, em muitos lares portugueses, o dinheiro será escasso para tratar dela!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

e o Porto aqui tão perto!

Conhecem bem? Já exploraram cada ruela da cidade? Já desfrutaram da magnífica paisagem à beira rio, à hora do crepúsculo? E espreitaram cada monumento? E falaram com as gentes?
foto SAPO/Alice Barcellos
Foi a 5 de dezembro de 1996 que a UNESCO atribuiu ao Centro Histórico do Porto o título de património mundial.  

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"contraluz" - prémio "melhor drama"

A longa-metragem Contraluz, do realizador Fernando Fragata, foi galardoada com o prémio de «melhor drama» na 5ª edição do Festival Internacional de Cinema da Costa Rica, revela a página do certame na Internet.
Rodado nos Estados Unidos, Contraluz conta uma história com contornos de ficção científica sobre um grupo de pessoas marcadas por um acontecimento inesperado que lhes mudou radicalmente a vida.
Aproveitar todos os momentos da vida como se não houvesse amanhã é a mensagem do filme, segundo o seu realizador.
Contraluz foi rodado integralmente entre 2008 e 2009 em Los Angeles, em paisagens mais inóspitas, como o deserto Mojave ou as margens dos lagos Mead e Powell, e conta com produção e elenco luso-americanos.

Nesta história, com argumento de Fernando Fragata, entram Joaquim de Almeida, Evelina Pereira, Ana Cristina de Oliveira e também Skyler Day, Scott Bailey e Michelle Mania.

A produção teve o apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Fernando Fragata é autor dos filmes Sorte Nula (2004), Pulsação Zero (2002), Pesadelo cor-de-rosa (1998), comédia protagonizada por Diogo Infante e Catarina Furtado, e da curta-metragem Amor e alquimia (1995). @ Lusa/Sol

sábado, 3 de dezembro de 2011

dia 3 de dezembro dia internacional das pessoas com deficiência

daqui
dia internacional das pessoas com deficiência  é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

A esse propósito apraz-nos noticiar que a nossa escola tem uma Unidade de Multideficiência que funciona no pavilhão A3. A professora responsável é a Dra. Ângela Campos, especializada em Ensino Especial. Formam equipa ainda um terapeuta da fala, Dr. João  Silva, uma terapeuta ocupacional, Dra. Diana Barros, uma fisioterapeuta, Dra. Andreia Rocha, e ainda duas funcionárias e uma tarefeira. Para poderem valer a todas as necessidades, há outros professores do ensino especial do agrupamento que "socorrem" esta equipa para que a unidade possa funcionar plenamente. E os meninos diferentes são seis. Com diferentes deficiências. Todos juntos procuram, com dignidade, o bem estar a que todos têm direito.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

o Crescer saiu por aí e perguntou

Lembram-se da rubrica “o Crescer saiu por aí e perguntou”? Fizemos estas duas perguntas:

1. Por que razões os jovens (às vezes os muito jovens) aguardam os fins de semana para beberem até ficarem ébrios?
2. E por que razões ainda fumam tanto apesar de todas as campanhas de informação sobre os efeitos nocivos do consumo de tabaco?

Tal como prometemos, aqui vão algumas das respostas dos nossos alunos:

André Guimarães
1. Para aliviar o stress ou por exibição.
2. Por estatuto, para melhor integração no grupo.

Margarida Colino
1. Não conseguem divertir-se de outra maneira.

Ana Cristina Mota
1. A culpa é dos pais que se descartam das suas responsabilidades.

Ana Isabel
1. Porque aos fins de semana os pais não os controlam e podem curar a ressaca sem os pais se aperceberem.
2. São influenciados a começar a fumar e depois não conseguem deixar.

Ricardo Pereira/ Tiago Bessa
1. 2. Quer o consumo de tabaco quer o de álcool surgem como influência dos amigos.

João Paiva
2. Primeiro a curiosidade, depois o hábito, a seguir a dependência.

Joana Braegger
1. 2. Por razões emocionais.

Pedro Basto
1. 2. Por rebeldia.

Perguntamos-lhes se sugeriam soluções. Deixaram duas recomendações. Vale a pena pensar seriamente nelas, se tivermos em conta que vêm de um público jovem que podia considerar que a liberdade sem regras e sem balizas é a melhor das soluções.

Os pais devem estar atentos às companhias dos filhos e controlar as saídas e entradas nos fins de semana e no dia a dia.
Deve ser proibida a venda de álcool a menores de 18 anos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

dia 1 de dezembro

Em dia de feriado que deixará de ser, acordemos para a preocupante realidade que existe.
Sim, porque a SIDA existe.

Consulta o site da Abraço e sê um cidadão informado.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

30 de novembro de 1935 - morre Fernando Pessoa

Faz hoje anos (76) que morreu Fernando Pessoa.

A Casa Fernando Pessoa organiza uma iniciativa que poderia ser levada a cabo em qualquer lugar. Numa tertúlia. Numa sala de aula. Em nossas casas...

Em que consiste? Ler em voz alta excertos do "Livro do Desassossego".

Ora façam o favor de se desassossegarem.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

"o sentido do fim"


"O Sentido do Fim", romance do escritor britânico Julian Barnes distinguido com o Man Booker Prize 2011, acaba de chegar às livrarias portuguesas numa edição da Quetzal.
Um romance sobre o destino de amigos do liceu e sobre a memória, "O Sentido do Fim" ("The Sense of an Ending", no original) conta a história de Tony Webster e do seu grupo que, apesar de só terem conhecido Adrian Finn no último ano, conviveram durante esse período e juraram amizade para sempre. @ LUSA

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

um filme de papel reciclado



Ao ver os caixotes do lixo inundados de papel e cartão na noite de Natal, o realizador José Miguel Ribeiro lembrou-se de aproveitar estes materiais para fazer um filme de animação.
Dodu, Papel de Natal, conta a história de um rapaz de papel que viaja por um mundo fantástico feito de material reciclável.

domingo, 27 de novembro de 2011

Que estranha forma de vida!*

daqui
O Fado já é Património da Humanidade. A distinção foi atribuída pela UNESCO este domingo, na Indonésia.

O Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) considerou, este domingo, o Fado como Património Imaterial da Humanidade, em Bali, Indonésia.
in JPN
Para assinalar o momento, e na falta de um fadista na sala, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, usou o telemóvel para passar «Estranha Forma de Vida», de Amália.

sábado, 26 de novembro de 2011

um jantar quentinho

Filomena e Silvina
Ontem sentamo-nos à mesa com a Silvina Ventura e com a Filomena Paupério e aquecemos as almas de consolo. Foi tão quentinho! Conversamos, disparatamos e gargalhamos como dantes.
 
A Silvina e a Filomena são mulheres das letras e certamente se esperava que a palavra se fizesse ouvir. Mas as palavras resolveram faltar não fossem aparecer as despudoradas lágrimas.
E na vez das palavras ouviram-se palmas. Muitas e emocionadas palmas. 
E, por isso, nós sabemos que a Silvina e a Filomena sabem que as palavras "estiveram"  lá. Em cada gesto, no papel do embrulho e no embrulho das coisas. No espaço, em cada um, na poesia de Sophia, nas flores e na caligrafia do amor. Gostamos de ti!
PIM!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

premiados "Histórias de Outono"

Trabalhos premiados:

Ano/Turma
Carolina Moura
5ºE
2
André Monteiro
5ºG
4
Sara Beatriz Leite dos Reis
6ºC
24
Mafalda Esteves
6ºL
21
Leonor Osório Pereira
7ºF
16
Inês Sofia Fernandes Brito
7ºG
15

 Entrega de prémios:   29 de Novembro - 10h - Biblioteca

os retratos da casa

quem é quem?
Os alunos do 11º E, os únicos alunos de Artes do agrupamento, fizeram retratos de gente da casa (de professores, de alunos e de funcionários) e expõem-nos e vendem-nos, agora, junto da nossa praça de alimentação.

Estes jovens pretendem ir a Madrid, em Fevereiro, à Feira da Arco, pelo que o dinheiro da venda destes retratos será um precioso contributo para atenuar a despesa.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

a greve geral ao minuto

Milhares de trabalhadores portugueses aderiram à paralisação desta quinta feira.
O jornal Público noticia esta greve geral ao minuto, numa curiosa iniciativa. Acompanhe aqui.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

23 de novembro: dia da Floresta Autóctone

Celebra-se hoje o Dia da Floresta Autóctone que foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.  
A plantação de árvores no dia da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CERN abre portas

Entre a cidade de Genebra e as montanhas do Jura, o CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas abre as suas portas ao público no dia 6 de Abril.
Será a última oportunidade para visitar as gigantescas experiências do maior acelerador de partículas do mundo antes de se iniciar a operação do acelerador e o acesso ser restringido a técnicos e cientistas.

Alunos e professores da nossa escola vão até lá.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

o Crescer saiu por aí e perguntou

O Crescer retoma uma rubrica antiga e muito pertinente.
Desta feita, a nossa equipa vai sair pelo agrupamento à procura de respostas para duas perguntas inquietantes e promete dar conhecimento posterior das respostas que registar. 

1.      Por que razões os jovens (às vezes os muito jovens) aguardam os fins de semana para beberem até ficarem ébrios?  

2.      E por que razões ainda fumam tanto apesar de todas as campanhas de informação sobre os efeitos nocivos do consumo de tabaco?

sábado, 19 de novembro de 2011

desafio V, parte II

O desafio é sorrirem apesar da chuva que cai. Gostamos de pessoas que sorriem quando chove!


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

“A Tempestade” de Shakespeare


daqui
Os nossos alunos do ensino secundário vão ao Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, assistir à representação da última peça que Shakespeare escreveu, "A Tempestade".

Eis o que o encenador, Lee Beaglay, diz sobre o espetáculo:

Se nos permitimos esquecer que "A Tempestade" é a última peça de Shakespeare, torna-se um drama mais emocionante.
Torna-se uma peça sobre um pai e a sua filha.
Torna-se um drama sobre uma ilha que é tanto uma prisão e uma fonte de magia.
Isto existe como uma história de traição, vingança, repulsa, amor e perdão.
Torna-se teatro.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

6-2

Quando rejubilamos apenas com os resultados de futebol, algo vai mal neste reino.
Mas, haja, pelo menos, uma seleção a dar ao povo alguma alegria!
Oxalá possamos escrever posts mais interessantes sobre assuntos mais interessantes que alegrem interessante e efetivamente os corações dos portugueses!
(Não, não nos enganamos. A repetição foi intencional.)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

carpe diem!

Muitas vezes, as aulas misturam-se com o cinema e o cinema faz-nos lembrar assuntos das aulas..."O clube dos poetas mortos", de 1989, faz-nos pensar que o que é bom é sempre atual e, por isso, aqui está de novo. Desta vez, o trailler para despertar a vossa curiosidade...
A ver ou a rever!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

dia 14 de novembro: dia mundial da diabetes

O Dia Mundial da Diabetes (WDD) é a maior campanha a nível mundial de consciencialização sobre a diabetes.
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo, tornou-se, em 2007, dia oficial de saúde da ONU após aprovação das Nações Unidas em Dezembro de 2006.
O Dia Mundial da Diabetes integra uma campanha global que apresenta anualmente um tema escolhido pela Federação Internacional de Diabetes, tendo por objectivo focar os diferentes aspectos da comunidade internacional da diabetes.
Apesar da campanha decorrer durante todo o ano, este dia é comemorado a 14 de Novembro, para celebrar o aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, concebeu a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
Educação e Prevenção da Diabetes é o tema do Dia Mundial da Diabetes para o período 2009-2013, sendo que o slogan da campanha é ”Vamos controlar a Diabetes. Já!”.

sábado, 12 de novembro de 2011

até já, Rosa!


uma rosa para a Rosa
No dia 28 de Outubro, a colega Rosa Paiva deu a sua última aula neste Agrupamento.
Foi há tão pouco tempo e já temos imensas saudades.
Ser professora de Matemática foi o que sempre quis ser. Apenas isso… E isso foi tanto!...
Na sua passagem por este Agrupamento, deixou frutos do seu trabalho, dando aos outros aquilo que aprendeu.
Para a Rosa, o Saber é algo que se torna cada vez maior quando se divide pois, aqui, a divisão não é a operação aritmética fria e calculista que se ensina mas é, sim, sinónimo de partilha.
Foi com este sentimento que abraçou a profissão e, em cada dia, todos os dias, ia ensinando e aprendendo, sorrindo, incentivando, acreditando, ouvindo, observando, dando a mão, abraçando e construindo amizades… enfim, ia sendo ela própria.
Obrigada, Rosa, pelo teu exemplo, força de vontade e dedicação!
Até um dia!
Helena Coelho

“A crónica dos bons (alunos) malandros de animação”

Os alunos do 11ºe 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Animador Sociocultural estiveram no Teatro de Sá da Bandeira a assistir a uma peça de teatro musicado baseada na “Crónica dos Bons Malandros” da autoria de Mário Zambujal.
Escrita há quase três décadas atrás a “Crónica dos Bons Malandros”, após uma experiência na sétima arte, foi transposta para o palco pelas mãos do encenador Francisco Santos que, em conjunto com o autor, decidiu dar uma vida nova à fantástica saga dos famosos “bons malandros” do Bairro Alto lisboeta.
Em palco estiveram os atores que deram corpo a cada um dos malandros lisboetas – o Renato (chefe do pequeno gang) e a sua inseparável Marlene, o “doutor” Flávio, o Arnaldo, o Pedro, a Adelaide e, finalmente, o Silvinoo Bitoque” como era conhecido de todos, à frente de um conjunto de outros atores e bailarinos, num total de mais de duas dezenas de figuras.
Marcado por um pitoresco linguarejar das principais personagens (leia-se o calão utilizado pelo autor no livro), toda a representação tem em vista a interação do pequeno grupo de assaltantes e a mistura de emoções, de deceções, de alegrias e tristezas de um jovem bando de assaltantes que teve a audácia de arquitetar e executar um inimaginável assalto ao Museu da Fundação Gulbenkian com o objetivo de “espantar o mundo”.
Com cenários e figurinos a fazer lembrar o castiço Bairro Alto, na Lisboa, nos anos 80 como pano de fundo, este musical medianamente interpretado surpreende, sobretudo, na sua parte final que não coincide em absoluto com o epílogo encontrado por Zambujal no seu livro.
De referir ainda o dispensável mau gosto em alguns dos medíocres diálogos a fazer lembrar o pior estilo revisteiro. Apesar de tudo, os alunos assistiram a alguns razoáveis momentos de música e de humor.
O jornalista Mário Zambujal estreou-se na literatura em 1980 com a “Crónica dos Bons Malandros”, um livro que tem cativado sucessivas gerações de leitores. Recentemente o autor publicou o seu mais recente livro intitulado  “Uma Noite Não São Dias”.
Acompanharam os alunos os professores Kátia Alves, Laura Vilela e António Mário Coimbra.
António Coimbra

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11/11/11 11h11m

Hoje, quando faltarem 49 minutos para o meio dia, o relógio marcará 11h11m do 11/11/11, um raro número que, para os adeptos das ciências ocultas, pode indicar a ocorrência de eventos menos comuns.
Para a maioria das pessoas é apenas uma coincidência de relógio e calendário que acontece uma vez a cada 100 anos, mas numerólogos e esotéricos procuram sinais do que isto pode significar.
Alguns acreditam no início de um humanismo renovado, de uma nova harmonia no mundo, a abertura de um portal para outra dimensão ou até, uma revolução da consciência.
Centenas de aficionados pelas ciências ocultas planeiam reunir-se neste dia para cerimónias e danças. Foram criadas várias páginas dedicadas a esta data no Facebook.
A Organização Nacional dos Cegos Espanhóis (ONCE) organizará uma lotaria especial com um prémio de 11 milhões de euros.
Os médiums e sacerdotes paranormais mais conhecidos comentaram sobre a importância da sincronia das 11h11m do dia 11/11/11, como Uri Geller e o americano Solara.
Fanáticos do "Spinal Tap", um filme de 1984 baseado em factos reais e imaginários que descreve uma banda de hard rock para quem o número 11 tem um significado especial, também ressaltaram essa importância.
"Ter um número três vezes numa data é, sem dúvida, muito importante", disse Solara à AFP. "Vejo uma grande mudança na consciência do planeta e isto coincide com a data", acrescentou o médium. Solara vive no Peru e mantém em segredo os seus planos para o dia 11/11/11. Revelou que grupos em mais de 50 países vão aproveitar a ocasião para sentar em silêncio e meditar.
Alguns numerólogos atribuem ao número 11 poderes paranormais que criarão um canal de comunicação com o subconsciente. Outros sustentam que o número representa a dualidade do bem e do mal na Humanidade.
Na internet, bloguers insistem no caráter místico do número 11, que pode estar associado aos desastres como os ataques do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
A profecia de São Malaquias, que no século XI previu que existiriam 112 papas antes do apocalipse bíblico, também foi citado. O atual papa, Bento XVI, é o número 111.
A data 11 é historicamente carregada de significados. Além dos atentados de 2001, o armistício da Primeira Guerra Mundial foi firmado às 11H00 da manhã do dia 11 de novembro de 1918.
"Existe uma sincronia interessante no facto de que muitos eventos estão associados com o número 11", observou Ellie Crystal, uma bloguer que se apresenta como exploradora da metafísica do mundo.
Para John Hoopes, professor de pensamento crítico na Universidade do Kansas, todas estas teorias pseudocientíficas são exemplos perfeitos do "viés de confirmação de hipóteses". É a tendência de privilegiar a informação que confirma as ideias pré-concebidas, sem levar em conta as outras que contradizem, afirmou.                                                                                                      SAPO com AFP
E até  há aplicações para Android e Iphone para que esses telefones possam tocar e assim participar numa sinfonia global a essa hora.