Número total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"monstros" cheios de amigos

 
Os Ornatos Violeta chegaram aos Coliseus. Em Lisboa e no Porto, sete concertos e sete datas para recordar uma das bandas de maior sucesso no nosso país, com passagem pelos dois discos de originais, "Cão" e "O Monstro Precisa de Amigos".

Restam agora os concertos no Coliseu do Porto, dia 31 de Outubro e 1 de Novembro. Os últimos da banda nortenha.

da imprensa: os rankings das escolas

(...) não podemos estar satisfeitos. O resultado não é neutro e quem está a promover as distorções de análise da nossa “escola” não é quem analisa os dados, é o MEC, o tal aparelho administrativo que se diz e quer ser visto como o grande “defensor da escola pública”. A realidade desmente-o, de modo demasiado evidente.
 
Temos de ir mais além. É essencial dar um novo passo, cedendo ainda mais dados de modo a ser possível um nível mais fino de análise política dos resultados escolares (aqui medidos ainda e apenas pelos exames). O MEC tem de fornecer os dados de contexto com mais antecedência, tem de juntar os dados das escolas privadas e tem de fornecer os dados de contexto por aluno (ou, no mínimo, por escola) e não apenas por agrupamento. Em 2013, é possível que estes rankings já representem uma medida bem mais real do trabalho das escolas, públicas e privadas, e talvez permitam uma mais justa apreciação pública do labor e do desempenho das escolas, incentivando todas a fazerem sempre mais e melhor, com os recursos que nós lhes proporcionamos.

“Como tenho repetido ao longo destes anos, o nosso olhar deve dirigir-se não só para as 100 escolas melhor posicionadas, mas também e sobretudo para as 100 pior colocadas e para todas aquelas cujos resultados estão abaixo do “valor esperado para o seu contexto”. Uma cultura que promove o sucesso dos bem-sucedidos incentiva apenas o olhar para os melhores. Mas essa não é a única cultura que devemos valorizar. Nas escolas em contexto mais desfavorecido estudam muitos milhares de alunos a quem não são proporcionadas boas condições de aprendizagem; pode haver directores e equipas dirigentes que devam ser substituídas logo que possível; há muitos professores que não vêem valorizado o seu desempenho profissional (realizado por vezes em condições muito difíceis); pode haver muito desinteresse por parte das instituições da comunidade local face à situação das escolas…
Da análise destes dados resultam duas conclusões: (i) existe uma elevada influência do contexto cultural e socioeconómico sobre os resultados dos exames; (ii) esta certeza não é nenhuma fatalidade social, porque se trabalha em muitas escolas acima do “esperado”; (iii) urge agir publicamente junto das escolas em maiores dificuldades.
A escola democrática não é apenas a escola aberta a todos; é a escola que promove as aprendizagens e o desenvolvimento por parte de cada um. E esta é a escola que temos de continuar a construir.” (Joaquim Azevedo)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção Contra o Cancro da Mama


Nos dias 29, 30 e 31 de Outubro e 2 de Novembro, o hospital CUF Porto vai promover consultas gratuitas de rastreio ao cancro da mama. A iniciativa insere-se no Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama e conta com o apoio da Associação Laço.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Fleming de Oliveira, coordenador da Unidade da Mama do hospital portuense, salienta que "qualquer alteração da mama deve ser observada para despiste de cancro, pois um diagnóstico precoce pode ter uma cura cirúrgica em 95% dos casos".
O especialista explica ainda que "os principais sinais de alerta são um nódulo palpável, dores, retração da pele da mama, sinais inflamatórios e escorrência pelo mamilo" e acrescenta que, geralmente, "o cancro da mama é traiçoeiro no seu desenvolvimento", pelo que "todas as mulheres a partir dos 45 anos devem realizar periodicamente uma mamografia".
Os rastreios gratuitos promovidos pelo CUF Porto vão decorrer nos dias referidos na Unidade da Mama daquela instituição hospitalar (piso 0), entre as 9.00h e as 18.00h. O objetivo desta unidade é "promover uma elevada qualidade de serviços na observação específica das doenças da mama, reunindo, no próprio dia, todos os exames necessários para um diagnóstico seguro e a definição de uma terapêutica adequada".
De acordo com o hospital, já existem em Portugal cirurgias menos agressivas e não mutilantes para o cancro da mama, que permitem uma melhor qualidade de vida no pós-operatório e a redução do tempo de internamento.
Atualmente, uma mulher com diagnóstico precoce pode realizar a cirurgia mínima da mama e da axila com internamento de 24 a 48 horas, podendo depois retomar a sua atividade com normalidade.@ Boas Notícias

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

furacão Sandy paralisa Nova Iorque


Nova Iorque é uma cidade fantasma. O presidente da câmara, Michael Bloomberg, tinha ordenado a evacuação das zonas mais baixas da cidade no domingo, uma medida que deveria afetar 375 mil pessoas mas muitas não acataram a medida.
A cidade está parada, os transportes públicos encontram-se paralisados e até a bolsa de Nova Iorque está encerrada durante dois dias, o que não acontecia desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Apenas alguns táxis circulam e as pequenas lojas permanecem abertas. @ Euronews

uma espécie de "refundação" (???)


A propósito de palavras estranhas:

O primeiro-ministro afirmou este sábado que a reforma do Estado corresponde a "uma espécie de refundação (???) do programa de ajustamento" em curso e vai ser feita até 2014. E desafiou o PS a participar neste processo.


Significado de Refundar (re+fundo+ar) vtd Tornar mais fundo; afundar, profundar.

Esclarecidos? Pois, talvez não...

29 de outubro: dia mundial do AVC


A propósito do Dia Mundial do AVC que se assinala na segunda-feira, o neurologista Castro Lopes referiu que se calcula que uma em cada cinco vítimas tenha menos de 55 anos, chamando a atenção para «os novos desafios» que esta realidade coloca aos serviços de saúde, quer na fase aguda, quer na fase de reabilitação.

«Tratando-se de doentes mais jovens, aumentam também os custos pessoais e sociais com medicamentos, consultas, internamentos e outros cuidados de saúde, mas também com baixas e reformas antecipadas durante cada vez mais tempo», sustentou.

De acordo com o especialista, o tabagismo, a diabetes, a obesidade e a vida sedentária são os principais fatores de risco para o AVC.

«O estilo de vida, a alimentação e a falta de exercício físico regular faz com que envelheçamos precocemente. Por isso, eu insisto que a população deve ter uma atitude proativa, porque prevenir é melhor do que tratar e uma alteração do estilo de vida tem importância até na prevenção da demência», frisou o neurologista em declarações à Lusa.

Castro Lopes disse ainda que «cerca de 50 por cento dos doentes que sofrem um AVC ficam com um grau de incapacidade, maior ou menor, e devem exigir fisioterapia. A fisioterapia não pode ser dada como esmola, deve ser exigida como um direito».

Dados disponibilizados por esta sociedade científica referem que os acidentes vasculares cerebrais são a principal causa de morte em Portugal, que a cada dois minutos acontece um AVC e que uma em cada seis pessoas terá um AVC ao longo da vida. 

Cerca de 30 por cento das pessoas que têm um acidente vascular cerebral morrem ao fim de um ano e metade dos sobreviventes ficam com algum tipo de deficiência. Boca ao lado, dificuldade em falar e falta de força num braço são sinais de alerta que obrigam a chamar o 112, escreve a Lusa. @ TVI 24

ESCRITARIA homenageia Lobo Antunes

O escritor António Lobo Antunes disse este sábado "gostar cada vez mais de ser português, mas sentir "raiva" por estar num país onde as pessoas "vivem de maneira horrível e sem esperança".

"Tenho muita pena que tudo se passe numa altura em que os portugueses estão a viver numa maneira horrível, sem esperança, com tanta insensatez e tanta imaturidade", afirmou, acrescentando: "Enraivece-me viver num país onde senhoras chegam ao pé de nós, nos olham de frente e dizem baixinho: tenho fome". 

António Lobo Antunes falava hoje, em Penafiel, numa conferência do festival literário Escritaria que está a homenagear o escritor. @ RTP

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

domingo dorme-se mais uma hora

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada do próximo domingo, das 2h para as 1h em Portugal continental e Madeira, e das 1h para as 0h nos Açores, oficializando a passagem para o horário de inverno.
"A hora será mudada do horário oficial de verão para o de inverno já no próximo domingo, dia 28 de outubro, seguindo a legislação da União Europeia. A existência destes horários no espaço europeu é uma decisão da União Europeia como um todo e não uma decisão individual de cada país. Nesse sentido, todos fazem a transição no mesmo dia e à mesma hora", explicou à Lusa o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho.
"Tanto em Portugal continental como na Madeira, que partilham exatamente a mesma hora, haverá um atraso de 60 minutos às 2h na madrugada de 28 de outubro. Os Açores farão a mesma transição às 1h locais para as 0h", precisou.
A decisão de alterar a hora semestralmente - a passagem para o horário de inverno acontece sempre no último fim de semana de outubro e a passagem para o horário de verão no último fim de semana de março - tem raízes históricas que remontam à I Guerra Mundial.
Rui Agostinho recorda que a mudança da hora começou por ser, nessa altura, uma necessidade, para permitir reajustar os horários de trabalho de forma a poupar combustível, fortemente racionado no período de guerra.
Foi a perceção de que a alteração trazia mais benefícios para a sociedade do que uma eventual poupança energética que levou a que se prolongasse até aos dias de hoje. Ler mais: aqui

cinema e café-concerto na Maia



Já tem projetos para o fim de semana? 
Considere este desafio do Cine Clube da Maia. Certamente valerá a pena.


Data/Hora:  27 de Outubro de 2012, 21h30  
Preço: 3,5€ normal | 1,40€ sócio
Local: Sala de cinema do Centro Comercial Venepor
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gianni e as Mulheres (Gianni e le Donne) | Trailer |
| Cor | 2011 | Itália | Comédia | 89min | M/12]
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Premio David di Donatello, 2011
Nomeação para melhor produtor (Angelo Barbagallo)
Nomeação para melhor actriz secundária (Valeria de Franciscis)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Sinopse Gianni é um italiano simpático. Sessenta anos, reformado, prestável e cuidadoso. Dedica o seu tempo a satisfazer os pedidos das mulheres que o rodeiam: faz as compras da casa, passeia o cão da vizinha, mima a filha e o respectivo namorado, que praticamente se mudou para sua casa, cede aos caprichos da mãe nonagenária, que vive numa mansão às portas de Roma numa fidalguia decadente.
Todas gostam de Gianni, todas precisam dele. Mas a dedicação tarefeira desperta nas mulheres um amor fraterno, típico de uma figura paternal. Gianni sente o seu lado viril a esfumar-se com a idade e procura uma amante mais nova, como qualquer outro italiano de meia-idade faria, contando com isso recuperar alguma paixão para a sua vida.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
+ Vila Navio é um projecto musical portuense formado por André Rodrigues e Jorge Fundoque começa agora a dar os primeiros passos. O seu trabalho reflecte a influência da música popular portuguesa, refrescada por uma subtil intervenção jazzística a par de aromas tropicais.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

AE vai a votos

Decorre hoje o processo eleitoral que vai dar lugar à nova Associação de Estudantes da nossa escola.
São concorrentes as listas X e C e as listas R e O.  X e C uniram-se para defrontar a R e O, também unidas.
Um duelo de listas para associar estudantes.
Aguardamos o ato cívico e esperamos resultados.

A afluência às urnas foi intensa. Os mais novos não quiseram deixar de expressar as suas preferências.

mesa de voto na cantina
quinta-feira, fim da tarde: O post será atualizado com os resultados da eleição.

sexta-feira, de manhã: O CRESCER espera poder ter notícias claras sobre o resultado destas eleições, em breve.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

governo pretende baixar subsídio de desemprego


O Governo pretende baixar o valor mínimo do subsídio mensal de desemprego em 10%, dos actuais 419,22 euros para 377,29 euros, segundo uma proposta enviada hoje aos parceiros sociais pelo Ministério da Solidariedade, o que reduziria a prestação a cerca de 150 mil pessoas. 

A proposta, a que agência Lusa teve acesso, prevê também uma redução de 10% no valor do subsídio social de desemprego, para os 377,29 euros (90% do Indexante de Apoios Sociais) para beneficiários com agregado familiar e para os 301,83 euros (72% do IAS) para beneficiários isolados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

desafio: o que se passa aqui?


uma T-shirt
outra T-shirt

uma faixa

estudantes manifestam-se


Os estudantes do ensino básico e secundário vão manifestar-se na quarta-feira, dia 24, pelo “direito à educação”, o qual dizem estar a perder gradualmente. A iniciativa partiu da associação de estudantes da Escola Soares dos Reis (Gaia), mas como o descontentamento é geral, foi organizada uma manifestação a nível nacional.

Elsa Severino, estudante do 12º ano da Escola António Arroio (Lisboa), explicou ao CM as razões que levaram à organização desta manifestação. "Está em causa a luta por benefícios que têm vindo a ser retirados aos estudantes, como o passe escolar, que só é atribuído aos alunos que beneficiam de Acção Social Escolar, deixando assim de fora vários alunos que também passam dificuldades financeiras", salientou. 
Os alunos reclamam também a falta de funcionários e professores em algumas escolas. 
A introdução de exames de Português e Filosofia aos alunos do 12º ano nas escolas artísticas é também tema de contestação, pois estes alunos não se sentem preparados, devido à exigência horária exigida neste tipo de escolas. 
O protesto realiza-se às 14h00, e (em lisboa) irá do Largo Camões até à Assembleia da República. @ CM



    segunda-feira, 22 de outubro de 2012

    o ministro e as metas curriculares


    De acordo com o ministro Nuno Crato, serão estabelecidas  metas para História, Geografia, Ciências Naturais, Físico-Química e Inglês no ensino básico, à semelhança do que já existe para Português, Matemática, Educação Visual, Educação Tecnológica e Tecnologias da Informação e Comunicação, ainda sem carácter obrigatório este ano.
    No ensino secundário, haverá também metas para Português, Matemática, Física e Química, Português, Biologia e Geologia. “No ensino secundário, estamos a trabalhar nos programas e metas de Português, Matemática, Biologia, Geologia, Física, Química, Física e Química A e Biologia e Geologia", avançou. Crato defendeu que as metas "estabelecem patamares claros para conhecimentos a adquirir e referentes claros para a avaliação".

    sexta-feira, 19 de outubro de 2012

    um país calado

    DESAFIO DE FIM DE SEMANA: 


    Imaginem um mundo sem notícias... Dá que pensar.
    esta é a imagem da nossa edição de fim de semana

    Contributos para a reflexão:

    A adesão à greve do Público, nesta sexta-feira, é de 75% no conjunto da empresa, em Lisboa, sendo que, só na redação da capital é de 86%. No Porto, chega mesmo aos 90%.
    Os trabalhadores da Lusa, também em greve, e a comissão de trabalhadores da RTP decidiram-se juntar-se a esta luta, à porta do Público. 
    A Controlinveste assumiu hoje que tem um acordo de venda com um grupo empresarial angolano. O acordo em questão abrange o "Diário de Notícias, o "Jornal de Notícias", o "O Jogo" e a TSF.
    "Enfraquecer o jornalismo é enfraquecer a democracia", disse Adelino Gomes.

    morreu Manuel António Pina


    O poeta e autor de livros infantis, prémio Camões em 2011, morreu no Porto esta sexta-feira.
    «Ainda não é o princípio nem o fim do mundo, calma é apenas um pouco tarde» é um dos títulos da poesia de Manuel António Pina, que lhe poderia servir de epitáfio. Poeta, gostava de dizer que este género literário era entronizado em demasia num país que pouco lhe presta a atenção: «A poesia tem um prestígio excessivo». São, aliás, deste livro os versos irónicos «A poesia vai acabar, os poetas vão ser colocados em lugares mais úteis».
    Manuel António Pina morreu hoje, aos 68 anos, no Hospital de Santo António, no Porto, cidade que cedo o adoptou (e que foi adoptada por ele), desde que por lá se fixou aos 17 anos de idade. Praticamente não mais saiu da Invicta: «Viajar é perder amigos», dizia ele ao Sol em Janeiro de 2008, e ia mais longe na ideia, «é perder países». @ SOL

    O CRESCER recomenda a visualização de um post de 26 de abril de 2012, onde aqui se homenageou Manuel António Pina, com o seu " O Tesouro".

    emigração: solução para os nossos jovens?

    quinta-feira, 18 de outubro de 2012

    Fernando Pessoa e a coca-cola

    Sabiam? 

    daqui

    Em Portugal diz-se com alguma frequência que "primeiro estranha-se, depois entranha-se.". Curiosa é a origem desta expressão: em 1928 a empresa Coca-Cola pediu a Fernando Pessoa para elaborar um slogan publicitário para a conhecida marca de refrigerantes.

    Fernando Pessoa criou o célebre "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". As vendas dispararam, mas este slogan esteve na origem do fim da comercialização da Coca-Cola em Portugal até 25 de Abril de 1974.

    Tudo isto porque o director de Saúde de Lisboa - o dr. Ricardo Jorge - mandou apreender o produto existente no mercado e deitá-lo ao mar. O dr. Ricardo Jorge justificava o seu entendimento argumentando que se do produto faz parte a coca, da qual é extraído um estupefaciente, a cocaína, a mercadoria não podia ser vendida ao público, para não intoxicar ninguém; mas se o produto não tem coca, então anunciá-lo com esse nome para o vender seria burla, o que igualmente justificava que ele não fosse permitido no mercado.

    Perante o «slogan» de Fernando Pessoa, o dr. Ricardo Jorge entendia que ele era o próprio reconhecimento da toxicidade do produto, pois que, se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso é precisamente o que sucede com os estupefacientes que, embora tomados a primeira vez com estranheza, o paciente acaba por adquirir a sua habituação. @ Portais

    Porto - S. Bento

    o metro como cenário

     A peça "Porto S. Bento" que tem como cenário uma estação de metro e cruza atores profissionais com amadores, ficção com realidade, estreia na quinta-feira no Teatro Carlos Alberto, no Porto.
    O encenador Nuno Cardoso afirma que para a peça acabou por reunir 18 atores, entre profissionais e amadores que foram encontrados em workshops de captação, em julho e setembro.
    A ideia inicial para a peça foi buscá-la ao seu dia-a-dia: "Ainda não tenho carta de condução e por isso passo a vida nos transportes públicos, especialmente no metro, e fico muito tempo a olhar para as pessoas do outro lado do cais. E naqueles cinco minutos em que estão à espera do metro passa-lhes tudo pela cara, a alegria a tristeza, os problemas, a raiva, a bonomia e, o que é incrível, é que as pessoas que estão ao lado delas nada vêm".

    quarta-feira, 17 de outubro de 2012

    "Os Ciganos" de Sophia e de Pedro


    capa do livro
    "Os Ciganos" é um livro começado pela avó e terminado pelo neto. Lançado esta terça-feira, o conto começou por ser escrito pela poetisa Sophia de Mello Breyner Andersen e foi concluído, anos depois, pelo neto, o jornalista Pedro Sousa Tavares. 

    "Era uma vez uma casa muito arrumada onde morava um rapaz muito desarrumado". Assim começou Sophia de Mello Breyner a escrever a história do Ruy, nos anos 60. 

    Meio século depois, o conto inédito conheceu o ponto final pelo neto da poetisa, Pedro Sousa Tavares, que pega na história de Ruy, no dia em que resolveu seguir os ciganos, um povo diferente. 

    O neto da poetisa escreve mais de 50% do livro, “mas isso não quer dizer que a história tenha mais de meu do que da minha avó”. 

    “Os Ciganos” tem ilustrações de Danuta Wojciechowska e foi editado pela Porto Editora. 

    terça-feira, 16 de outubro de 2012

    as vozes sobre o Orçamento de Estado


    "Impôs-se a vontade do ministro das Finanças. Sendo o Orçamento que ele quis, corresponde à convicção que ele tem de que esta é a receita adequada para salvar o país, sendo uma receita mais forte, muito mais brutal que em 2012", considerou Marcelo Rebelo de Sousa.
    O ministro das Finanças pediu hoje aos deputados do PSD e CDS para apresentarem propostas para cortes entre 500 a mil milhões de euros de forma a "calibrar" o agravamento fiscal. No entanto, disse que não há margem para alterar as propostas fundamentais do Orçamento do Estado para 2013 e sublinhou que o cenário macroeconómico com que o Executivo "está a jogar é o que se conhece e não há forma de mudar".
    "Há espaço para podermos ainda olhar para mais cortes na despesa - e essa tem sido a nossa principal preocupação, sabendo nós que em Portugal o corte da despesa significa sempre facilidade no discurso e muitas dificuldades na sua execução. Mas o Governo ainda vai continuar com esse caminho", declarou o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
    Socorro!, grita o povo.

    16 de outubro: dia mundial da alimentação


    Desde 1981, celebra-se, a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Esta data é comemorada por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação. No ano 2000, Kofi Annan, na sua mensagem alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, lembra que «o problema da fome é particularmente agudo no mundo em desenvolvimento. Uma em cada cinco pessoas dos países em desenvolvimento não tem acesso a alimentação com a qualidade suficiente. Em África, uma em cada três crianças sofre de subnutrição crónica. No total, 6 milhões de crianças em idade pré-escolar morrem todos os anos, em consequência da fome».
    A 16 de outubro de 1945 é fundada, no Canadá (Quebec), a FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, com a missão de aumentar os níveis de nutrição e os padrões de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. A FAO tem 183 países membros e uma organização-membro: a União Europeia. Esta organização tem atualmente a sua sede em Roma, na Itália. (daqui)

    segunda-feira, 15 de outubro de 2012

    nobel da economia

    os galardoados

    Os norte-americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley foram distinguidos com o Nobel da Economia 2012.
    A Academia Sueca das Ciências distinguiu os economistas pela "teoria das alocações estáveis e as práticas de constituição dos mercados".
    O Prémio Nobel da Economia é o último dos galardões de 2012 a ser anunciado. Tecnicamente, não é um Prémio Nobel, uma vez que não foi criado por Alfred Nobel, mas pelo Banco Central Sueco em 1968.

    destaque de fim de semana


    Na Praça de D. João I, na tarde do dia 13 de outubro, ouviu-se música e poesia e viu-se muita gente triste, de luto pelo país.



    sexta-feira, 12 de outubro de 2012

    OUVIR, LER e VER (sombras em espelhos)

    OUVIR

    JP Simões


    LER

    Devo à paisagem as poucas alegrias que tive no mundo. Os homens só me deram tristezas. Ou eu nunca os entendi, ou eles nunca me entenderam. Até os mais próximos, os mais amigos, me cravaram na hora própria um espinho envenenado no coração. A terra, com os seus vestidos e as suas pregas, essa foi sempre generosa. É claro que nunca um panorama me interessou como gargarejo. É mesmo um favor que peço ao destino: que me poupe à degradação das habituais paneladas de prosa, a descrever de cor caminhos e florestas. As dobras, e as cores do chão onde firmo os pés, foram sempre no meu espírito coisas sagradas e íntimas como o amor. Falar duma encosta coberta de neve sem ter a alma branca também, retratar uma folha sem tremer como ela, olhar um abismo sem fundura nos olhos, é para mim o mesmo que gostar sem língua, ou cantar sem voz. Vivo a natureza integrado nela. De tal modo, que chego a sentir-me, em certas ocasiões, pedra, orvalho, flor ou nevoeiro. Nenhum outro espectáculo me dá semelhante plenitude e cria no meu espírito um sentido tão acabado do perfeito e do eterno. Bem sei que há gente que encontra o mesmo universo no jogo dum músculo ou na linha dum perfil. Lá está o exemplo de Miguel Angelo a demonstrá-lo. Mas eu, não. Eu declaro aqui a estas fundas e agrestes rugas de Portugal que nunca vi nada mais puro, mais gracioso, mais belo, do que um tufo de relva que fui encontrar um dia no alto das penedias da Calcedónia, no Gerez. Roma, Paris, Florença, Beethoven, Cervantes, Shakespeare... Palavra, que não troco por tudo isso o rasgão mais humilde da tua estamenha, Mãe! 

    Miguel Torga, in "Diário (1942)
    VER

    O ESPELHO de Zerkalo (1975)
    O filme é a biografia do próprio realizador Andreï Tarkovski. Saltando para a frente e para trás no espaço e no tempo, passando de visualizações objectivas para subjectivas e, introduzindo sequências oníricas, este filme é uma reflexão “multi-espelhada” da memória do autor-realizador.

    campanha nas escolas sobre malefícios do tabaco

    olhares insólitos
    Os ministérios da Saúde e da Educação vão lançar, até final do ano, uma campanha nacional nas escolas sobre os malefícios do tabaco para “desencorajar” os jovens de fumar e diminuir o número de novos fumadores, foi anunciado esta sexta-feira, avança a agência Lusa.

    A informação foi avançada à Lusa pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Leal da Costa, no final da assinatura de um protocolo entre a Fundação Champalimaud e a Fundação Portuguesa do Pulmão, em Lisboa.

    “Vamos iniciar um conjunto de medidas em colaboração com o Ministério da Educação, de nível nacional, no sentido de esclarecer os jovens em idade escolar, em particular os do ensino secundário, desencorajá-los e informá-los dos malefícios do tabaco e com isso diminuir o número de novos fumadores”, explicou Leal da Costa.

    São campanhas de prevenção e divulgação junto das escolas no sentido de aumentar o grau de conhecimento dos estudantes e dos professores relativamente ao malefício do tabaco.
    “Os jovens são um bom agente de disseminação de conhecimentos de saúde pública, porque os transmitem em casa e poderão encorajar os seus pais a progressivamente abandonarem o vício do tabaco”, comentou, lembrando que o tabaco é a primeira causa de morte prevenível em todo o mundo. @ RCM

    nobel da paz

    Imagem: AFP; FRANK RUMPENHORST

    O comité Nobel recordou, na hora de atribuir o galardão da Paz à União Europeia, que a UE passa atualmente por "graves dificuldades económicas e agitação social considerável", mas prefere focar-se naquilo que considera o "mais importante resultado" da união: "O papel estabilizador da UE ajudou a transformar a maior parte da Europa de um continente de guerra num continente de paz".
    Angela Merkel: "Uma decisão maravilhosa"
    Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu: "Uma grande honra"
    Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia: "grande emoção"
    Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da NATO:"papel vital na cura das feridas da história."
    (leia tudo aqui)

    sem comentários


    quinta-feira, 11 de outubro de 2012

    nobel da literatura

    Mo Yan

    Nascido em 1956, Mo Yan é um dos escritores chineses contemporâneos mais publicados fora da China, nomeadamente no Japão, França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.
    "Ele é o mais qualificado escritor chinês para ganhar o Nobel", disse Yang Xiaobin, um poeta e critico citado hoje por um jornal de Pequim e que há vários anos vinha "recomendando" a atribuição do prémio a Mo Yan.
    Os romances do escritor chinês galardoado hoje com o Prémio Nobel da Literatura, estão enraizados na China rural, onde nasceu, mas revelam também influências do "realismo mágico" e outras correntes ocidentais, dizem críticos e tradutores.
    Em Portugal foi publicado em 2007 o livro "Peito grande, ancas largas", traduzido por João Martins e editado pela Ulisseia.

    quarta-feira, 10 de outubro de 2012

    fomos a votos

    Hoje houve eleições. Elegeram-se os coordenadores dos vários departamentos curriculares. E o agrupamento encheu a escola sede para cumprir a formalidade. As urnas estiveram abertas das 18h 30m às 19h 30m e os resultados finais deste escrutínio foram:


    Pré-Escolar – Isilda Amorim
    1º Ciclo – Maria José Conceição
    Línguas – Maria Amélia Lopes
    Expressões – Serafim Borges
    Ciências Humanas e Sociais – Isabel Gomes
    Matemática e Ciências Experimentais – Lino Reis

    É caso para dizer que em equipa vencedora não se mexe, pois os agora eleitos eram já os que detinham os cargos em mandatos anteriores.

    O CRESCER deseja felicidades a todos no exercício desta renovada função!

    nobel da química

    os galardoados
    Os americanos Robert J Lefkowitz e Brian K Kobilka venceram o Prémio Nobel da Química 2012 pelos seus estudos sobre os recetores na superfície das células.
    Segundo o comunicado da Academia das Ciências Sueca, os dois cientistas fizeram "descobertas fundamentais" sobre a forma como as células do nosso corpo interagem umas com as outras, principalmente ao nível de uma familia de receptores na superfície das células, a que os investigadores chamam "recetores acoplados a proteínas-G".

    terça-feira, 9 de outubro de 2012

    saiba mais sobre o Prémio Nobel


    O prémio Nobel é dado todos os anos, desde 1901, para destaques em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz. O prémio de Economia não estava entre os originais, mas foi criado pelo banco central sueco em 1968. Cada prémio é composto por uma medalha, um diploma e um montante em dinheiro.
    A história do prémio começa com a morte de Alfred Nobel, em 1896. Homem de negócios e inventor (da dinamite), não teve filhos e deixou parte da sua fortuna para premiar indivíduos que façam o melhor para a humanidade. Os vencedores do Nobel são escolhidos por comités que fazem a seleção a partir de indicações dadas por pessoas reconhecidamente qualificadas na área.
    adaptado daqui

    nobel da física

    em projeção, os galardoados
    O cientista francês Serge Haroche e o norte-americano David Wineland vão receber o Prémio Nobel da Física de 2012 pelo trabalho que fizeram na área da física quântica.

    A Academia Real Sueca das Ciências justificou a sua decisão ao considerar que estes trabalhos permitiram a «medição e manipulação de sistemas quânticos individuais».
    Os cientistas foram capazes de captar e medir fotões, sem destruí-los, algo considerado muito difícil. Entre as aplicações das pesquisas estão os computadores quânticos, muito mais rápidos que os computadores normais, e os relógios óticos ultraprecisos.

    nobel da medicina

    galardoados com o prémio
    O prémio Nobel da Medicina 2012 foi hoje atribuído conjuntamente a John B. Gurdon e Shinya Yamanaka "pela descoberta de que as células maduras podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes", anunciou o Comité Nobel.
    São células adultas que são reprogramadas para recuperar as propriedades que lhes permitem dar origem a todos os tecidos do corpo, embora não adquiram as propriedades das células estaminais embrionárias, explicou à Lusa Carolino Monteiro. @RTP

    segunda-feira, 8 de outubro de 2012

    idade da reforma no Estado pode subir para 65 anos em 2013

    Idade da reforma no Estado pode subir para 65 anos em 2013

    Estaria previsto que a idade de reforma dos funcionários públicos só chegasse aos 65 anos em 2015, contudo, o Governo quer antecipar esta medida já para o próximo ano de 2013. 

    A intenção de acelerar o processo já tinha sido anunciada pelo ministro das Finanças, mas segundo o Jornal de Negócios os trabalhadores do Estado poderão ver este aumento já para o próximo ano, uma vez que o documento com a proposta foi enviado, esta segunda-feira, aos sindicatos. 

    «A idade de aposentação e o tempo de serviço estabelecidos no artigo 37º nº1 do Estatuto da Aposentação passam a ser de 65 anos e 15 anos, respetivamente», pode ler-se no documento.

    Esta proposta será debatida com os sindicatos e, a ser aprovada sem alterações os funcionários públicos que se reformarem antecipadamente a partir de janeiro terão maiores penalizações no valor da pensão. 

    a imagem do 5 de outubro (de 2012)

    Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Ei-la.

    imagem do país?

    última hora: esclarecimento GAVE 8 de outubro


    ESCLARECIMENTO (8 de outubro) 
    De acordo com os princípios orientadores da avaliação externa no Ensino Secundário constantes do Decreto-Lei n.º 74/2004, regulamentado pela Portaria n.º 550-D/2004, estabeleceu-se que, a partir do ano de 2004, os exames finais nacionais realizar-se-iam no ano terminal da respetiva disciplina, bienal ou trienal, e incidiriam sobre todos os tópicos constantes dos respetivos programas.
    No entanto, aquando da aplicação da regra geral do Decreto-Lei n.º 74/2004, e no sentido de assegurar transitoriamente a articulação com o plano de estudos cessante, considerou-se que, a título excecional, no ano letivo 2006-2007, apenas deviam ser incluídos nos exames de cada uma das quatro disciplinas trienais as matérias do seu último ano, dada a coexistência de programas e percursos escolares diferentes. Em 2007, a Portaria n.º 1322 prolongou essa exceção, que se manteve até ao ano passado.
    Do ponto de vista pedagógico e da avaliação, entende-se fazer todo o sentido que os exames incidam em cada disciplina sobre todas as matérias incluídas no respetivo ciclo de estudos, pois cada um dos programas foi concebido como um todo coerente. Assim sempre aconteceu em todas as disciplinas sujeitas a avaliação externa no ensino básico.
    Assim acontece no final do 1.º, do 2.º e do 3.º ciclos, nas provas finais de Português e de Matemática, realizadas nos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, que avaliam conhecimentos e capacidades desenvolvidos ao longo de 4, de 2 e de 3 anos de escolaridade, respetivamente. Também no ensino secundário, a avaliação externa das disciplinas bienais tem incidido, desde 2004, sobre a totalidade do programa, abrangendo os dois anos de escolaridade.
    A nova Portaria n.º 243/2012, de 10 agosto, vem repor um quadro normal de coerência na avaliação externa, eliminando uma situação de excecionalidade para essas quatro disciplinas que há muito não se justificava. Entende-se, no entanto, que a sua aplicação terá de ser feita deforma gradual, com um nível de exigência faseado e adequado, não podendo perturbar a normalidade da atividade e o desempenho escolar dos alunos, especialmente dos que se encontram a frequentar, no presente ano letivo, o 12.º ano de escolaridade.
    Assim, em 2013, o objeto de avaliação das provas de exame de cada uma das disciplinas trienais continuará a respeitar o seguinte princípio:
    • nos exames do 12.º ano serão incluídos os conhecimentos e as capacidades inerentes aos programas dos 10.º e 11.º anos que se consideram estruturantes da aprendizagem a desenvolver no ano terminal do ensino secundário (12.º ano), designadamente os que são transversais ou do ponto de vista lógico precedentes destes, ou seja, apenas serão incluídas as matérias relacionadas com as tratadas no 12.º ano.
    No sentido de assegurar a progressiva aplicação da Portaria n.º 1322/2012, os exames das disciplinas trienais do 12.º ano, a realizar em 2014, terão como objeto de avaliação os conhecimentos e as capacidades relativos aos programas dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, passando, em 2015, a incluir, na íntegra, o programa dos três anos do ensino secundário.
    As Informações-Exame, em fase de conceção e a divulgar oportunamente pelo Gabinete de Avaliação Educacional, irão esclarecer em pormenor, entre outros aspetos, o objeto de avaliação de cada um dos exames das disciplinas de Português (639), de Matemática A (635), de História A (623) e de Desenho A (706), no presente ano letivo.
     no site do GAVE

    da fiabilidade/fidelidade das classificações dos exames nacionais

    "... deveríamos falar de exames com muita parcimónia e humildade. E, sobretudo, não deveríamos transmitir para o público uma imagem dos exames que nada tem que ver com a realidade. Enganamos o público, enganamos os alunos e enganamo-nos a nós, professores." (todo o artigo em o estado da educação e do resto)

    quinta-feira, 4 de outubro de 2012

    dia do professor

    O Dia do Professor na nossa escola é já uma tradição que não dispensamos.

    Antecipa-se no tempo, por imposição do feriado, e chega até nós a 4 de outubro. 

    Em tempos difíceis, onde impera a ausência de reconhecimento pela profissão docente, o grupo de EMRC faz um "mimo" aos professores da casa.

    texto no interior do postal
    postal dos alunos de EMRC
    Este ano, com a prontidão e a delicadeza que lhes é habitual, os alunos de EMRC percorreram as salas onde cada professor trabalhava com os seus alunos e lembraram aos colegas a data e a efeméride e pediram palmas para o professor que estava com eles. No fim, ainda premiaram, "com amor", o professor de cada sala.

    Muito obrigado pela homenagem!

    leitores do mês


    A Biblioteca Escolar dá os parabéns aos alunos que no mês de setembro mais livros requisitaram.

    No 2º ciclo destacou-se o aluno Diogo Barbosa, nº 6 do 5º M; no 3º ciclo o aluno Nuno Santos, nº 17 do 7º L e no ensino secundário o aluno Tiago Sousa, nº 23 do 10º A.

    A Biblioteca continua a contar com toda a comunidade!

    professores portugueses têm um nível de stress superior à população norte-americana


    daqui
    Os professores portugueses têm um nível de stress superior à população norte-americana, considerada uma das sociedades mais stressadas, conclui um estudo sobre o esgotamento físico e mental dos docentes portugueses.

    Alexandre Ramos, autor do estudo sobre burnout* (esgotamento físico e mental) entre os docentes portugueses, explica que, com base nas suas conclusões, “a grande maioria dos professores encontra-se em níveis médios e baixos de burnout, mas nenhum se encontra no estado de ausência [de burnout], o que parece ser preocupante”.

    *Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.

    quarta-feira, 3 de outubro de 2012

    até já Isaura, Isabel B, Isabel P!


    Ainda me recordo do tempo em que todos pensávamos (e verbalizávamos) abraçar a carreira até ao fim.
    Ainda me recordo dos que partiam para a aposentação com grande mágoa.
    Ainda me recordo do tempo em que os que se aposentavam sentiam saudade.
    Ainda me recordo dos aposentados que vinham à escola e eram acarinhados pelos seus pares.

    Agora, contam-se os dias para pedir a reforma.
    Agora, regozijam-se aqueles que se vão embora com elevadíssimas penalizações.
    Agora, os que partem não levam saudade, só alívio.
    Agora, os aposentados não visitam a escola.

    Que “estranha forma de vida” esta que desencantou a profissão!

    Por entre toda esta estranheza e mágoa, recordo, com imensa saudade, respeito, solidariedade e amizade, as colegas Isaura (Anselmo), Isabel (Bacelar) e Isabel (Pena).
    Desejo-vos “sol”, companheiras, na vossa vida futura.
    Até já!
    Manuela Couto

    "magia" ou nem por isso?

    Devem ver este vídeo com muita atenção. Vejam se descobrem a "magia" que aqui se faz e tenham muito cuidado com o uso que fazem das redes sociais e da internet.

     

    terça-feira, 2 de outubro de 2012

    exames nacionais versam matéria de três anos de escolaridade


    No site do GAVE pode ler-se desde ontem: 
    1 de Out de 2012
    Divulga-se informação relativa às provas finais, aos exames nacionais e aos testes intermédios a realizar no ano letivo 2012/2013


    2 de outubro de 1869

    Este foi o dia do nascimento de Mahatma Gandhi (1869-1943).

    Ele foi o ideólogo e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

    “Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.”, disse.