Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2018

os nossos jovens aprendem a salvar vidas


Entre os últimos dias 30 de abril e 11 de maio, os Bombeiros de Moreira-Maia vieram à Escola promover sessões teóricas e práticas de Suporte Básico de Vida para o 9º ano. 
As sessões foram dinamizadas, no âmbito do programa da Disciplina de Ciências Naturais, individualmente para cada turma e extensivas a outras turmas, de outros anos de escolaridade. Foram promovidas com grande rigor e profissionalismo pelos bombeiros Amadeu Costa, Paulo Castro e Rogério Moreira, sendo este último, igualmente, enfermeiro.   
As sessões de Suporte Básico de Vida decorreram num clima de aprendizagem muito agradável, tendo-se revelado de uma enorme mais-valia para a Comunidade Educativa. 
Tivemos a colaboração do Senhor António Lopes da Associação de Pais que, tendo estado presente nas várias sessões, registou e cedeu, gentilmente, as fotos que partilhamos. 
A Direção, na pessoa da Senhora Dra. Manuela Barbosa, elaborou os certificados da presença dos Bombeiros, expressando o rigor e o profissionalismo de cada um. 
A todos quantos tornaram possível a realização deste evento o nosso muito obrigado.

o grupo de Biologia e Geologia








De 30 de abril a 11 de maio, recebemos a visita dos Bombeiros de Moreira da Maia na nossa escola.
Nestes dias, foram-nos proporcionados vários workshops sobre Suporte Básico de Vida (SBV), Posição Lateral de Segurança (PLS) e também Obstrução da Via Aérea (OVA ligeira/grave).
Na minha perspetiva, como aluna, fiquei muito sensibilizada por a nossa Escola querer dar-nos a oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre estas matérias e o dia-a-dia destes técnicos de saúde.
Nos workshops, os bombeiros estiveram a explicar como teríamos de intervir e como realizar estes três processos em determinados cenários. Nas nossas aulas na disciplina de Ciências Naturais, já tínhamos dado a parte teórica e prática, mas com os técnicos de saúde, conseguimos aprofundar mais o assunto, ficando ainda mais aptos do que já estávamos para uma eventual situação que nos possa aparecer futuramente.
Pessoalmente, eu adorei o trabalho realizado pelos profissionais, pois eles conseguiram mostrar que, em breves minutos, podemos salvar uma vida. Também gostei muito do facto de os Bombeiros terem partilhado histórias que os próprios já presenciaram e terem contado o que no seu dia-a-dia lhes aparece e como é que eles conseguem reverter a situação tão rapidamente.
Concluindo, fiquei muito grata pela iniciativa da nossa Escola e pela colaboração e disponibilidade dos Bombeiros de Moreira da Maia por nos terem oferecido este conhecimento e mais-valia nesta matéria, pois o principal é podermos salvar uma vida.

Maria Inês Rocha, aluna do 9ºF

Sem comentários: