Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Parlamento dos Jovens - secundário

O Programa “O Parlamento dos Jovens - Secundário” será desenvolvido ao longo do ano letivo na nossa escola, podendo culminar com uma Sessão na Assembleia da República.
O Parlamento dos Jovens – Secundário tem como objetivos: 
. Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
. Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
. Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
. Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Em 2017/2018 o tema a ser tratado é: “Igualdade de Género - Um debate para tod@s!”
O Regimento do Programa é elaborado com base no Regimento da Assembleia da República. É composto por Disposições Gerais, Regulamento Eleitoral, Regulamento da Sessão Escolar, Regulamento da Sessão Distrital/Regional, Regulamento das Comissões e Regulamento da Sessão Nacional. Estes documentos podem ser consultados no site http://www.jovens.parlamento.pt/
Resumindo, para poderes ir à Sessão Nacional na Assembleia da República vais ter que ser eleito pelos teus colegas em três etapas diferentes. Dá algum trabalho ser eleito deputado! Na Sessão Nacional, só participam cerca de 120 jovens, que vão estar a representar todo o país.
Quais são as etapas para ser eleito deputado à Sessão Nacional?
1.ª Precisas de ser eleito para a Sessão Escolar – isso é fundamental –, tens de ser um legítimo representante da tua escola.
2.ª Nessa Sessão Escolar tens de convencer os teus colegas de que sabes defender as tuas ideias e as recomendações aprovadas na escola, para que eles te elejam para a Sessão Distrital/Regional.
3.ª Nas Sessões Distritais/Regionais vão ser eleitas, pelos jovens deputados, as escolas que, posteriormente, vão representar o distrito ou a região autónoma na Sessão Nacional.

É importante referirmos algumas datas para os mais interessados.
Data limite de entrega de listas é dia 8/01/2018
Campanha eleitoral decorre de 8 a 12 de janeiro de 2018
As eleições são dia 15 de janeiro de 2018
A sessão escolar, o debate, é dia 26 de janeiro de 2018.

A Comissão Eleitoral é constituída pela Professora Carmen Madureira e pelos alunos Gonçalo Morais, Tiago Duarte, Margarida Morais e Andreia Teixeira.


Participa!

Sem comentários: