No dia 29 de novembro, as turmas 10º G1/G2 e 10ºH, do curso profissional de turismo, saúde e informática, respetivamente, no âmbito das disciplinas de Área de Integração e Francês, participaram numa visita de estudo ao museu do Porto, acompanhadas pelas professoras Ana Sousa, Lizete Pinheiro e o professsor Paulo Barros. Aqui tiveram oportunidade de conhecer, sob a orientação de Luís Aguiar Branco e Teresa Isabel Sá, aspetos referentes à identidade regional da cidade do Porto e da sua relação com os “percursos da indústria” portuense através de um itinerário de cerca de 3,5 km que teve início nos jardins do Palácio de Cristal e terminou no museu do carro elétrico.
Vista da Barra, c. 1890. Vista panorâmica da zona de Massarelos e da barra do Douro, vendo-se os fornos da fábrica de cerâmica. Arquivo Histórico Municipal do Porto |
Na paisagem de Massarelos avultam-se ainda vestígios de fábricas, de armazéns e oficinas, de linhas de caminhos-de-ferro e pontes, de bairros operários e ilhas, e umas tantas memórias de um tempo áureo, que teve no antigo edifício do Palácio de Cristal um notável exemplo. O Percurso da Indústria espraia-se neste singular território em forma de vale, por entre rios e ribeiros, mostrando a vivacidade de um tempo ido – o Porto do Romantismo – através de uma diversidade tipológica do edificado, por sua vez associada a diferentes produtos fabricados ou armazenados pela indústria ao longo do século XIX e início do século XX. Revelam-se marcas de um processo de industrialização que reorganizou a cidade, que a transformou económica e socialmente, repleta de personalidades emergentes, que nos ajudam a perscrutar um tempo e um espaço de puro romantismo portuense.
Fonte: Museu do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário