Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2018

o fim à vista



Para uns, é tempo de recato, de estudo, de muito trabalho para a preparação de exames. 

Para outros, o tempo é de euforia pois já avistam as férias.


O CRESCER deseja a todos um final de ano letivo pleno de sucesso. 

terça-feira, 12 de junho de 2018

um discurso emotivo no dia do "Projeto +"


Na noite em que se distinguiram alunos e projetos que, aos olhos de um júri, foram considerados dignos de mérito e de valor, o CRESCER decide publicar o discurso do nosso TETRA CAMPEÃO NACIONAL de BOCCIA, Tiago Tavares, que nos deixa este ano. 
Que melhor forma pode haver de noticiar este evento "Projeto +"?
Para o Tiago Tavares, para todos os distinguidos e para todos os que participaram os nossos parabéns.

"Foi com muito esforço, dedicação e empenho que mais uma vez consegui trazer uma condecoração para a ESAS. Termino aqui o meu percurso no Campeonato Escolar como tetra campeão nacional na modalidade de Boccia.
Foi um trabalho de equipa! Este resultado só foi conseguido com toda a dedicação e empenho do Professor Vasco e da Professora Cláudia.  Agradeço o vosso apoio, sempre! O vosso empenho, dedicação, companheirismo, a vossa amizade! Ao meu companheiro e melhor amigo Tiago Figueiredo só posso dizer: obrigado por tudo, do fundo do coração, vamos continuar a nossa jornada!
E assim mais um ano escolar termina! Mais um ano e este ano para mim é o finalizar de um ciclo…
Quero agradecer a toda a Família ESAS, a todos os meus colegas, a todos os professores, a todos os auxiliares, a todos os que durante este meu percurso estiveram sempre ao meu lado, com quem sempre pude contar para me ajudarem a superar todas as barreiras que iam surgindo e que em tudo me ajudaram! Principalmente no meu crescimento e em fazer de mim uma pessoa melhor!
               Tiago Tavares

Quero também agradecer aos Bombeiros Voluntários de Moreira-Maia, em especial, ao Sr. Vítor Martins, que também contribuiu positivamente durante todo este percurso.
Sou o que sou graças a toda esta grande Família! É para mim um orgulho enorme ter feito parte desta Comunidade!
Irei recordar-vos sempre com imenso carinho!
Não será uma despedida, pois espero poder vir fazer umas vsitinhas!"                                                                                              

segunda-feira, 11 de junho de 2018

QCENA! e "O príncipe Nabo"

 E o QCENA! do 2.ºciclo  fechou com chave de ouro. Foi representada, para as turmas de  5.º ano, a peça "O príncipe Nabo", com percalços inevitáveis quando dependemos uns dos outros, mas feito com muito trabalho e alegria, por um grupo constituído por alunos do 6.ºI e 6.ºB. 
No final, ficou a satisfação de mais um obstáculo ultrapassado e um belo registo de imagens, feito pelo pai de um aluno do 6.ºB -  uma conjugação de boas vontades. 
Agradecemos ainda às colegas que trouxeram os alunos, aos pais que vieram assistir e às colaboradoras mais  operacionais e prestáveis do pavilhão.
Bem hajam!
cortesia de Fernanda Araújo

domingo, 10 de junho de 2018

o clube DELF está de parabéns


                 Foi a paixão pela língua francesa que levou uma vez mais os alunos do Clube DELF a deslocarem-se ao Porto para se candidatarem aos diplomas do DELF escolar.
           
                  
                      Nos dias 3 e 4 de maio, nas instalações da Aliança Francesa, realizaram-se com alguma ansiedade as provas individuais de produção oral, depois de terem sido realizadas as provas coletivas de compreensão oral, de compreensão e produção escritas, nas Escolas Secundárias Rodrigues de Freitas e Carolina Michaelis.
            No final das avaliações, a experiência de um dia diferente, mas bem passado, fazia esquecer o nervosismo sentido e já se ansiava pelos resultados.
             
                          E os resultados chegaram... O Clube DELF, orientado pelas professoras Ana Barbeitos e Rosa Oliveira, congratula-se, pois os alunos estão todos de parabéns pelos excelentes resultados que obtiveram e estão agora certificados com um Diplôme d'Études en Langue Française, emitido pelo Ministério Francês da Educação Nacional, nos níveis:
                         A2         - Mariana Carvalho Rodrigues- 8ºI
                          - Dânia Alexandra da Conceição Pereira - 8ºI
                          - Carolina Figueiredo Paranhos - 8ºI
                          - Mariana de Sena Moutinho - 8ºI
                          - Inês Fernandes de Moura - 8ºI
                         B1         - Maria João Bernardo Rocha - 11ºF
                          - Beatriz Oliveira Carvalho - 11ºF
                          - Sara Fernandes Antunes Ribeiro Santos - 11º F
                          - Ana Catarina Nunes Madureira - 11ºF
                          B2        - Mariana Soares de Andrade - 12ºG
                          - Sara Raquel Vieira da Silva - 12ºG
                          - Beatriz Silveira Chaves - 12ºG
                  


 Línguas estrangeiras: uma excelência no currículo!

              Nunca é demais repetir que, no mundo de hoje, falar apenas uma língua estrangeira não é suficiente. Um aluno que fale várias línguas vê aumentadas as suas probabilidades de singrar no mercado de trabalho, independentemente da sua área de formação.
          É reconhecido o peso que a língua francesa tem num amplo mercado de trabalho na Europa e no território nacional. Veja-se expressoemprego.pt/noticias/parlez-vous-francais/4339
Aprender francês é, face a esta realidade, uma escolha que valorizará o currículo de qualquer aluno. Além disso, o DELF é um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas Universidades Francesas que exigem aos estudantes estrangeiros os níveis B1 ou B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
           
             
             
             O CLUBE DELF, um projeto que continua a contar  com todo o apoio da Direção da Escola.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Projeto + distingue trabalhos

A esta hora, no auditório da Junta de Freguesia de Águas Santas, decorre a celebração do Projeto +.
O CRESCER dará notícia mais adiante.

greve às avaliações bloqueia reuniões

"Os primeiros três dias da greve às avaliações marcada pelo novo Sindicato de Todos os Professores (STOP), que se iniciou no passado dia 4 e se prolongará até dia 15, levaram ao cancelamento de todas reuniões previstas para essas datas, indicou ao PÚBLICO um dos dirigentes desta estrutura sindical, André Pestana.
Este balanço diz respeito aos dias 4, 5 e 6 de Junho. A maior parte das reuniões dos Conselhos de Turma, onde são aprovadas as notas finais dos alunos, está marcada para esta quinta e sexta-feira, mas por agora André Pestana afirma que a greve está “a ter um impacto incrível nas escolas”.
Estão em causa nesta semana as notas dos alunos dos anos que têm exames nacionais (9.º, 11.º e 12.º) e que por isso já terminaram as aulas nesta quarta-feira. Basta que um professor não compareça para que a reunião do Conselho de Turma tenha de ser adiada e reagendada depois para as próximas 48 horas, podendo o processo arrastar-se por semanas como aconteceu em 2013. 
Aconteceu durante o mandato de Nuno Crato que se viu obrigado, devido a esta acção, a recuar no regime de mobilidade especial que previa que os docentes sem turmas atribuídas (os horários-zero) pudessem a prazo ficar sem retribuição."@ PÚBLICO

5ª edição do Concurso Culinário do Prolongamento do JI de Moutidos

Desafio final.
De pequenino... com as mãos na massa.




cortesia de Ricardo Mezzai

quinta-feira, 7 de junho de 2018

a festa mais emotiva do ano

Nada ficou ao acaso! As meninas primaram por usar elegantes vestidos e não descuidaram qualquer pormenor: os cabelos, as unhas, os sapatos, as carteiras de mão, a maquilhagem. Os rapazes usaram fatos ou blazers e não esqueceram a gravata, o lenço ou o laço a compor as belas camisas.

E se elas e eles se cuidaram, também o espaço que os acolheu primou pela elegância.  

Pelas 20h30m, os alunos do 12º ano de escolaridade pisaram a passadeira vermelha e, após uma sessão fotográfica deveras concorrida, depois de degustarem  várias iguarias, seguiram para o refeitório da escola, transformado num irreconhecível e aprazível espaço, onde se serviu o jantar.

No decorrer do jantar, os diretores de turma presentes e os professores convidados distribuíram diplomas e faixas de finalistas e viram-se vídeos das várias turmas. 

Por volta das 2 horas da madrugada iniciou-se o baile no auditório da escola. Antes, houve tempo para fogo de artifício, para  largada de balões e para o enorme bolo que  adoça as bocas em qualquer festa.

Foi uma festa muito agradável e divertida que pretendeu reconhecer o mérito destes estudantes e assinalar o início de uma nova etapa nas suas vidas. Para uns será o ingresso no Ensino Superior e para outros no mercado de trabalho. Uns já sentiam saudade da escola, outros rejubilavam por terem conseguido atingir o objetivo. Uns e outros estavam bastante emocionados. Uma jovem dizia: "Eu não choro. Estou tão feliz por ter conseguido o meu objetivo!". Outra dizia: "Eu choro porque já sinto saudades de tudo". Emoções à flor da pele.

Parabéns, finalistas! A escola sente muito orgulho em cada um de vós. 

O CRESCER agradece à equipa que organizou este evento e deseja aos alunos finalistas muito sucesso e muitas felicidades.

Concurso "Rendez-vous en français"- entrega de prémios

Decorreu ontem, na Biblioteca, e com a presença do Sr. Diretor, a entrega de prémios do Concurso
"Rendez-vous en français".

Parabéns aos vencedores Gonçalo Ferreira (9ºK), Henrique Pinto (9ºE) e Ana Viterbo (9ºA)!

                                                                                                                                                          notícia do blogue da Biblioteca

quarta-feira, 6 de junho de 2018

até já, Leonilda!


Hoje foi dia de despedida da nossa querida professora Leonilda, e a sua sala de aula tornou-se pequena para receber todos quantos quiseram dar-lhe um mimo e prestar-lhe uma justa e merecida homenagem. Alunos, professores e funcionários invadiram a sala e disseram “presente” na aula que pôs fim a uma longa carreira, pautada por uma grande paixão e dedicação.

Enquanto professora, a Leonilda combinou com mestria uma inquestionável competência técnica e profissional com um profundo humanismo, ingrediente sem o qual a nossa profissão se reduz perigosamente a uma atividade fria e assética, incapaz de deixar a marca dos afetos naqueles que por nós passam. Não é este o caso: a sua dedicação e sentido de responsabilidade, mas também a sua lucidez, serenidade e bom senso, fizeram da Leonilda uma professora amada e respeitada por todos. Atrevemo-nos mesmo a dizer que a ESAS não será a mesma sem ela…

E a uma pessoa assim não se diz ADEUS, porque nos recusamos a pôr fim a uma relação de afetos cuja ressonância se fará sentir em nós para sempre. Por isso, até já Leonilda! Pela professora que foste, e pela pessoa que és, o nosso muito obrigada!
 Grupo de Filosofia

"Moutidos News" entrevista diretor do agrupamento



aventuras no Diverlanhoso

Nos dias 3 e 4 de junho, decorreu uma atividade no Parque de Aventuras Diverlanhoso que envolveu as turmas: 10.º J e 10.º K dos cursos profissionais.
imagem da internet
Não fosse alguma chuva e a atividade tinha sido completamente satisfatória.
Os alunos e as professoras acompanhantes divertiram-se e conviveram duma forma sadia. Foi TOP!

cortesia de Filomena Madureira

terça-feira, 5 de junho de 2018

anda tudo "ZANGA"do?




Hoje foi Dia de "ZANGA". Mas de uma zanga boa e divertida.



Os alunos com Currículo Específico Individual apresentaram o Projeto Multidisciplinar "A Zanga", de manhã, no Auditório Manuel Ferreira.



Uma zanga muito feliz!

segunda-feira, 4 de junho de 2018

"Fragmentos" no Festival de Teatro Jovem




Durante a tarde do dia de ontem, dia 3, no fórum jovem da Maia , o clube de teatro QCENA apresentou o espetáculo “Fragmentos” para o Festival de Teatro Jovem.





No final do espetáculo, todos os participantes do projeto receberam um diploma como recordação.  







 cortesia texto e imagens de Edite Pinto




os nossos jovens aprendem a salvar vidas


Entre os últimos dias 30 de abril e 11 de maio, os Bombeiros de Moreira-Maia vieram à Escola promover sessões teóricas e práticas de Suporte Básico de Vida para o 9º ano. 
As sessões foram dinamizadas, no âmbito do programa da Disciplina de Ciências Naturais, individualmente para cada turma e extensivas a outras turmas, de outros anos de escolaridade. Foram promovidas com grande rigor e profissionalismo pelos bombeiros Amadeu Costa, Paulo Castro e Rogério Moreira, sendo este último, igualmente, enfermeiro.   
As sessões de Suporte Básico de Vida decorreram num clima de aprendizagem muito agradável, tendo-se revelado de uma enorme mais-valia para a Comunidade Educativa. 
Tivemos a colaboração do Senhor António Lopes da Associação de Pais que, tendo estado presente nas várias sessões, registou e cedeu, gentilmente, as fotos que partilhamos. 
A Direção, na pessoa da Senhora Dra. Manuela Barbosa, elaborou os certificados da presença dos Bombeiros, expressando o rigor e o profissionalismo de cada um. 
A todos quantos tornaram possível a realização deste evento o nosso muito obrigado.

o grupo de Biologia e Geologia








De 30 de abril a 11 de maio, recebemos a visita dos Bombeiros de Moreira da Maia na nossa escola.
Nestes dias, foram-nos proporcionados vários workshops sobre Suporte Básico de Vida (SBV), Posição Lateral de Segurança (PLS) e também Obstrução da Via Aérea (OVA ligeira/grave).
Na minha perspetiva, como aluna, fiquei muito sensibilizada por a nossa Escola querer dar-nos a oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre estas matérias e o dia-a-dia destes técnicos de saúde.
Nos workshops, os bombeiros estiveram a explicar como teríamos de intervir e como realizar estes três processos em determinados cenários. Nas nossas aulas na disciplina de Ciências Naturais, já tínhamos dado a parte teórica e prática, mas com os técnicos de saúde, conseguimos aprofundar mais o assunto, ficando ainda mais aptos do que já estávamos para uma eventual situação que nos possa aparecer futuramente.
Pessoalmente, eu adorei o trabalho realizado pelos profissionais, pois eles conseguiram mostrar que, em breves minutos, podemos salvar uma vida. Também gostei muito do facto de os Bombeiros terem partilhado histórias que os próprios já presenciaram e terem contado o que no seu dia-a-dia lhes aparece e como é que eles conseguem reverter a situação tão rapidamente.
Concluindo, fiquei muito grata pela iniciativa da nossa Escola e pela colaboração e disponibilidade dos Bombeiros de Moreira da Maia por nos terem oferecido este conhecimento e mais-valia nesta matéria, pois o principal é podermos salvar uma vida.

Maria Inês Rocha, aluna do 9ºF