Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2018

escola colorida

O painel que esteve em curso desde a Semana das Artes foi ontem concluído. Fica no caminho para o pavilhão A2. Mais um espaço colorido na nossa escola e tão apreciado por todos. 
Parabéns aos artistas!

assinaturas

alunos do CEI expõem trabalhos

A Biblioteca informou por e-mail e os olhos podem ver os trabalhos dos meninos do CEI expostos nesse espaço.
foto do blogue da biblioteca
Apreciem no blogue da biblioteca ou no local. Aqui fica uma foto para despertar a visita. 
Parabéns!

terça-feira, 29 de maio de 2018

na Maia discute-se o "Caminho Português da costa"

Os "Caminhos de Santiago" podem ter um forte impacto no turismo do Norte de Portugal e da Galiza.
Vá ao Fórum da Maia e discuta essa ideia junto de profissionais do setor, académicos e investigadores.

o "Geoatualidades" informa: a economia nacional pode aproveitar o gás dado por Pequim à globalização


© Expresso Portugal na nova rota da seda da China

A economia nacional pode aproveitar o gás dado por Pequim à globalização para valorizar portos e dinamizar os negócios do mar

Não há semana em que a China não manifeste interesse, e de um modo cada vez mais insistente, pela nossa centralidade no Atlântico no cruzamento das rotas marítimas globais, nomeadamente Sines, diz Ana Paula Vitorino, a ministra do Mar, em entrevista ao Expresso. O seu Ministério avançou com um memorando com o homólogo em Pequim para desenvolver o que batizaram de “parceria azul” (usando simbolicamente a cor dos oceanos). A meta será criar uma extensão “azul” da iniciativa das novas rotas da seda, conhecida por Uma Faixa, Uma Rota (Belt and Road), que coloque Portugal no mapa da globalização chinesa. A visita recente a Portugal de Wang Yi, a ministra dos Negócios Estrangeiros, e o encontro com o homólogo português, Augusto Santos Silva, reforçou esta oportunidade.




segunda-feira, 28 de maio de 2018

a Europa veio à escola


No âmbito da disciplina de Geografia A, no dia 24 de maio, o diretor do centro Europdireto do Porto Dr. João Pedro Frutuoso, veio à escola e deu uma palestra - "A Europa vai à escola" - às turmas D, E e F do 11.º ano do curso de Humanidades. 

cortesia do grupo de Geografia

domingo, 27 de maio de 2018

prémios CNL (3º momento)

As duas alunas do AESCAS  apuradas para representar o Concelho da Maia e o Agrupamento na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura estiveram no dia 25 de maio na Biblioteca Almeida Garrett. 

Veja tudo no Biblio@esc@s

Pedro Leitão na EB1 de Moutidos

Encontro com o escritor e ilustrador Pedro Leitão

No dia 21 de maio, as crianças do JI e os alunos da EB1 de Moutidos receberam a visita do escritor e ilustrador Pedro Leitão que proporcionou, em duas sessões, uma experiência de leitura e ilustração muito viva e enriquecedora.
Pedro Leitão apresentou as obras da coleção "As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho", despoletando a interação com as crianças e alunos através de sons e gestos.
Seguidamente todos puderam apreciar o seu traço firme e rápido.

Finalmente, todas as crianças e alunos que adquiriram uma das suas obras foram presenteadas com um autógrafo personalizado.

Publicado pelo Biblio@esc@s

a journey of insanity

Na Semana das Artes, o Projeto de Cinema exibiu alguns filmes que foram vistos por muitos alunos e professores.
Como na disciplina de Inglês se trabalha o texto jornalístico,  a professora Eugénia Fernandes solicitou aos seus alunos de 10º ano que escrevessem uma notícia sobre um evento que tivesse acontecido na escola. Aqui segue um exemplar. 



The Scholar


Students go on a journey of insanity


On May 14th two 10th grade classes from the school of Águas Santas were taken to the auditorium to enjoy an award-winning film.

This marvel depicts the peculiar life and death of Vincent van Gogh, a renowned artist from the 19th century. The protagonist, Armand Roulin, is tasked with the delivery of a letter from Vincent, who had already died by the time the letter got to Armand. He tries to figure out what led to the suicide of van Gogh, by interviewing people who met Vincent prior to his death. He acquires some insight into what happened, but many questions go unanswered.

The art shown throughout the film pays homage to van Gogh’s art movement, which was post-impressionism. The stunning art works were made by a team of 100 painters and it nearly took them 7 years to complete.
To celebrate the annual Art Week a movie session was organized for the students, in which the acclaimed “Loving Vincent” was played. The teachers who managed to pull this together broke the cycle of reciting poems around the school, resulting in a breath of fresh air for everyone.

Through the beautiful imagery the students gazed upon his amazing art movement. With this film, the pupils learned about the famous artist that was treated like an insane person because, as the story goes, he cut his own ear off. Although the film on its own was satisfying, the finale ended up raising even more questions about his death, which led to debates out of the auditorium.

A new spin on Art Week, and a welcome one that may lead teachers to come up with even better, and more exciting activities for their students.

Made by: David, Diogo Velho, José Mota and Tiago Nogueira
P.S. Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Inglês a propósito de uma melhor compreensão da estrutura de um artigo jornalístico.                                       

sexta-feira, 25 de maio de 2018

campanha "Mergulho Seguro"



O Ministério da Educação, através da Secretaria de Estado da Educação, associa-se, pelo segundo ano consecutivo, à campanha Mergulho Seguro, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, com o apoio do Ministério da Saúde, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, Associação Salvador, Federação Portuguesa de Surf, Instituto Nacional de Emergência Médica e Turismo de Portugal.


O objetivo desta campanha é sensibilizar para práticas responsáveis no momento de mergulhar, uma vez que está provado que 96% dos acidentes provocados por mergulhos mal calculados resultam em lesões da coluna cervical, sendo que 15% desses acidentes originam tetraplegias. Estes acidentes ocorrem maioritariamente entre maio e setembro e em ocasiões de lazer, especialmente em piscinas.
Está nas mãos de todos nós contribuir para prevenir estes acidentes, informando os mais jovens sobre as consequências de um mergulho mal calculado. @ DGEstE

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Moutidos prepara dia 20 de junho

Como assim? Com gastronomia para degustar e teatro para apreciar.


























cortesia de Ricardo Mazzei

um pequeno grande gesto

Há tempos a APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) propôs-se vir à escola fazer uma representação com base na obra de Saramago. Foram convidados a assistir os alunos de 12º ano, no âmbito da disciplina de Português. O valor era simbólico: 1 euro/aluno. Todos quiseram ir. 
Aconteceu que alguns atores adoeceram e a representação foi adiada, sem data prevista. E a haver representação, seria sem custos, para minimizar algum constrangimento causado, referiu a APPC.
Decidi, por isso, proceder à devolução do dinheiro. Mas os alunos das minhas turmas (C, D e F) disseram não o querer de volta. "Fica para quando vierem outra vez", sugeriram. 
A APPC voltou, embora não para representar. Voltou numa parceria, com a apresentação de um projeto novo "You make(y) it!".
Então, ontem de manhã, os delegados das turmas C, D e F formalizaram a entrega da verba que não tinham querido aceitar de volta quando a APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) não pôde vir à escola.

No envelope podia ler-se "Porque somos uma escola de mãos", turmas 12º C, D e F".


O valor é irrisório, porém o gesto é muito nobre. Tão nobre que muito sensibilizou a instituição e os próprios alunos.
Porque a vida também se faz de pequenas grandes histórias, partilho a informação com muito orgulho.
Manuela Couto

quarta-feira, 23 de maio de 2018

pega na minha mão e vem...

Como aqui anunciado, no âmbito do projeto pioneiro e inclusivo "You Make(y) It!", dinamizado pelo Grupo de Educação Especial em parceria com o CRI-Centro de Paralisia Cerebral do Porto, está a decorrer até 25 de maio, no Auditório Manuel Ferreira, uma amostra da sua implementação.
As turmas são convidadas a visitar o espaço da exposição e a interagir com os colegas "especiais" que ali se encontram aguardando por eles.
Todo o staff de apoio aos meninos está presente, bem como o parceiro informático que apoiou o projeto desde o início, o professor Jorge Silva.


E o som, o desenho, a cor, o filme, o "Tetris" e a dança acontecem! São muitas mãos a sonhar por um mundo melhor.

Conselho das Escolas "chumba" novos currículos do básico e secundário


Ministro tem insistido que a adesão ao projecto de flexibilidade é voluntária LUSA/INÁCIO ROSA
Organismo que representa directores critica aumento "desnecessário" do número de disciplinas e considera que o novo diploma do Governo vai impor a todas as escolas muito do que está consagrado no projecto de flexibilidade curricular, quando a adesão a este tem sido apresentada como voluntária.
O Conselho das Escolas considera que os novos currículos do ensino básico e secundário, que se encontram para aprovação pelo Governo depois de terem estado em consulta pública até 30 de Abril, se vão reflectir num aumento “desnecessário” das disciplinas existentes no 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. @ PÚBLICO

terça-feira, 22 de maio de 2018

um (tetra) 1º lugar e um 2º no Boccia

No passado dia dia 18 a 20 de Maio decooreram em Viseu as Finais Nacionais do Desporto Escolar onde a ESAS esteve representada na modalidade de Boccia por dois alunos: Tiago Tavares em I1 e Daniel Lopes em I3.

Os resultados obtidos foram magníficos!
O Tiago Tavares obteve pela 4ª vez CONSECUTIVA o  lugar na sua categoria, feito nunca antes conseguido por outro aluno.



O Daniel Lopes, na sua primeira participação obteve o lugar na sua categoria.

Parabéns ao vencedores e a quem trabalhou para que este resultados fossem conseguidos!

Mais detalhes e fotos em 

cortesia de Gabriela Lopes

a propósito das provas de aferição

A Direção informou e o CRESCER passa a palavra:
"Durante o período da aplicação das provas práticas, as aulas decorrerão normalmente. Há, todavia,
turmas em que os alunos não poderão ter a aula/apoio ao estudo imediatamente anterior ou posterior à hora da prova; 

Nos dias 8 e 12 de junho, dias da aplicação das provas de Português (5º ano) e Matemática (8º ano), estes alunos não terão aulas no período da tarde". 

segunda-feira, 21 de maio de 2018

um prémio no Pavilhão do Conhecimento

Há tempos, o CRESCER noticiava aluna da escola entre as 10 melhores. Recordam-se? 
Ora, a referida aluna, Laura Pacheco, foi a Lisboa ao Pavilhão do Conhecimento receber o prémio por ter sido uma das 10 melhores a nível nacional no seu escalão, nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia, 2018.
Do evento chegaram estas fotos, que o CRESCER partilha, reiterando os parabéns à Laura Pacheco.
cortesia de Carmen Madureira

sexta-feira, 18 de maio de 2018

para refletir

Há imagens fabulosas. Fazem capas fantásticas.
O que não é fantástico é o que o Homem anda a fazer ao seu planeta.
Vale a pena pensar nisso.
capa da revista National Geographic
um iceberg de plástico?

já sentimos saudades

Ainda não terminou a Semana das Artes e já sentimos saudades.

É verdade que a escola está sempre colorida, mas estes dias das Artes fazem muito bem aos olhos e à alma.
mural em execução
O que vale é que os GGG ficam!


Obrigado por nos colorirem os dias cinzentos!

encontro com o escritor Sérgio Mendes


Decorreu ontem no Anfiteatro da Escola sede, em três sessões, a apresentação do livro "O Quarto da Mãe" do escritor Sérgio Mendes, professor do nosso Agrupamento.
A Drª. Helena Borges iniciou os diferentes momentos fazendo uma apresentação da temática e lendo  duas breves passagens como motivação para a leitura da obra.
Seguidamente, Sérgio Mendes relatou alguns factos que o levaram à construção do romance e suas personagens, destacando a figura da Mãe.
Os alunos e professores presentes interagiram com o autor colocando algumas questões. (adaptado do blogue da biblioteca)

quinta-feira, 17 de maio de 2018

a Sétima Arte na Semana das Artes

Como sabem, o Plano Nacional de Cinema este ano está inserido na "Semana das Artes" ou não se estivesse a falar da Sétima Arte. 
"no escurinho do cinema"
Os alunos tiveram oportunidade de assistir no auditório da escola aos filmes "A Paixão de van Gogh", de  Hugh Welchman e  Dorota Kobiela (maiores de 14) - para o Secundário e "Rapariga com Brinco de Pérola", de Peter Webber (maiores de 12) - para o 3.º ciclo e Secundário.

Ao longo da semana, os professores têm ao seu dispor uma lista de 16 pequenos filmes 
​(a maioria com duração entre 2 e 6 minutos) para mostrarem aos seus alunos na sala de aula.

de 21 a 25 de maio, "You Make(y) It!"


No âmbito do projeto pioneiro e inclusivo "You Make(y) It!", dinamizado pelo Grupo de Educação Especial em parceria com o CRI-Centro de Paralisia Cerebral do Porto, decorrerá de 21 a 25 de maio, no Auditório Manuel Ferreira, uma amostra da sua implementação.
Contamos com a visita de todos.

"A ZANGA" foi um momento de felicidade



No dia 16 de maio os nossos alunos da turma CEI e da Unidade de Multideficiência presentearam-nos com uma representação alusiva ao tema "A Zanga". Foi mais um momento de agradável convívio, muita alegria e partilha.

A equipa do Crescer felicita as professoras responsáveis por este  momento bem como todos os que contribuíram para a sua concretização.

A professora Elsa Gonçalves, uma das responsáveis por este projeto, enviou para o CRESCER estas palavras que aqui citamos: "Estamos exaustas, mas de coração cheio, a sensação de termos ajudado a construir um momento de felicidade para quem tanto precisa de ser feliz, faz-nos sentir de bem com a vida! Obrigada por cada abraço, por cada beijinho, por cada palavra vossa."

quarta-feira, 16 de maio de 2018

o "bronze" nas Olimpíadas da Química Júnior

Lembram-se da equipa vice-campeã distrital das Olimpíadas da Química Júnior?
equipa de "bronze"
Pois bem, esta nossa equipa foi a Lisboa realizar a prova nacional, no passado sábado, dia 12 de abril, na Faculdade de Ciências de Lisboa. Com grande mérito conquistou a medalha de bronze, no total de 22 equipas de todo o país.
Muitos Parabéns Ana Margarida Silva do 9ºD; Dulce Maria Dias do 9ºA e Gonçalo Moutinho do 8ºB. 

cortesia de Helena Matos

terça-feira, 15 de maio de 2018

no dia do origami

Durante todo o dia, na sala de trabalho dos professores, foi dinamizado um workshop de origami.
Vejam que dedicadas e atentas estão as aprendizes.

No entretanto, os jovens artistas expõem e vendem as suas obras.
 Os vidros da Direção enfeitam-se com frases dos namorados portugueses. 
 Os corredores enchem-se de cor.
 E até "Os Lusíadas" se inquietam com os olhares dos artistas.
É a semana das Artes a acontecer.

o "Geoatualidades" informa: a região do Barroso acaba de ser considerada Património Agrícola Mundial


A região do Barroso acaba de ser considerada Património Agrícola Mundial. A decisão foi tomada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
daqui
A região do Barroso engloba os municípios de Montalegre e Boticas, onde predominam a produção pecuária e as culturas típicas das regiões montanhosas.
Foi este território que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) considerou agora como Património Agrícola Mundial. A cerimónia pública da atribuição do certificado decorreu na quinta-feira em Roma, Itália.
A decisão saiu do sexto encontro do Grupo de Aconselhamento Científico do Programa de Sistemas Agrícolas Tradicionais de Relevância Global (GIAHS, na sigla em inglês).
Esta é uma iniciativa da FAO para a consciencialização e o reconhecimento nacional e internacional dos sistemas de património agrícola.
Outro objetivo é alertar para a importância de proteger os bens e serviços sociais, culturais, económicos e ambientais que estes fornecem aos agricultores familiares e as comunidades locais.
Na candidatura dda região do Barroso estiveram envolvidas a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), a Direção Regional de Agricultura (DRA), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade do Minho (UM).
O processo foi iniciado em 2016 pela ADRAT, sendo depois formalizada junto da FAO pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. @ MP

segunda-feira, 14 de maio de 2018

a APESAS convida

De que necessita? Vontade de conversar. 
Se apreciar, tome um café. Protocolo: "casual feat".


uma escola inclusiva



Dia: Próxima quinta feira, dia 17 de maio

Horário: 18h45 

Local: Anfiteatro da Escola Básica e Secundária de Águas Santas

Público alvo: Comunidade educativa

Dinamização:  GAAPP- Gabinete de acompanhamento e aconselhamento psicológico e pedagógico da Casa do Alto. Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

cortesia de Sandra Azevedo

a festa das artes



O blogartes anunciou a festa das artes:

"Decorre, de 14 a 18 de Maio, a Semana das Artes. Sob o tema Não vires as costas à Arte, conta com a participação dos grupos de Artes Visuais e Educação Visual e Tecnológica, do Cinema AESCAS, bem como de todos os alunos. O cartaz que publicita esta semana foi realizado pela Inês Teixeira, do 10.º A, na disciplina de Desenho."

Do programa constam várias atividades organizadas por docentes e alunos. Assim:
  • exposições de trabalhos realizados por alunos de todos os níveis de ensino;
  • pintura de um mural (12.ºE);
  • exposição/venda de trabalhos (12.ºE).
Para além destas, nos vários dias, serão realizadas ações especiais:

2.ª feira - Dia do Cinema (em parceria com o Cinema AESCAS)
9h15-10h55- A paixão de van Gogh, de  Hugh Welchman e  Dorota Kobiela (maiores de 14) - Secundário
11h15-13h10- Rapariga com Brinco de Pérola, de Peter Webber (maiores de 12) - Básico e Secundário
​13h30-15h20- A paixão de van Gogh, Hugh Welchman e  Dorota Kobiela (maiores de 14) - Secundário
15h30-16h25- Rapariga com Brinco de Pérola, de Peter Webber (maiores de 12) - Básico e Secundário

3.ª feira - Dia do Origami
Durante todo o dia, na sala de trabalho dos professores, será dinamizado um workshop de origami.

4.ª feira - Dia do Departamento
Serão recebidos os alunos do 4.º ano na escola, da parte da manhã.

5.ª feira - Dia da ilustração digital
Realização de workshops de ilustração digital com a presença do artista gráfico Pedro Brito.

6.ª feira - Dia das curtas metragens
Apresentação das curtas metragens realizadas pelos alunos do 12.ºE, para as disciplinas de Oficina Multimédia, Desenho,  e pelos próprios alunos em de forma livre e autónoma. 

Contamos com todos para fazermos a festa das Artes."