Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Um dia diferente… um misto de arte e literatura

No passado dia 14 de Maio, os alunos do 11º ano da turma I   realizaram  uma visita de estudo à Fundação Eça de Queirós com os seguintes objetivos: compreender o património cultural e literário como testemunho de um passado epocal; sensibilizar para épocas e autores de outros tempos e a sua importância no contexto de modernidade; proporcionar momentos de lazer e são convívio.

"Partimos da escola por volta das 9:00 horas e fizemos uma paragem na cidade de Amarante onde pudemos contemplar a beleza paisagística junto ao rio Tâmega. Como fomos presenteados por um belo dia de sol, tivemos a possibilidade de almoçar na margem do rio. Aproveitámos também para visitar o  Museu Amadeu Sousa Cardozo, fundado em 1947 pelo Dr. Albano Sardoeira, instalado no Convento de S. Gonçalo de Amarante. Este Museu tem como objetivo reunir materiais relativos à História Local e relembrar artistas  e escritores que nasceram em Amarante.
Por volta das 14 horas, com o estômago reconfortado e uma boa disposição contagiante, partimos rumo a Tormes. Chegámos à Fundação Eça de Queirós  às 14:30 horas.
A atividade central do programa da visita era constituída pela visita guiada ao espólio do Museu da casa de Tormes. 

Este espaço para além de constituir o cenário real/ ficcional de A cidade e as Serras, o último romance de Eça de Queirós, possui hoje um valioso espólio de mobiliário e objetos pessoais que lhe pertenceram. A visita guiada ao interior deste espaço, o desenvolvimento de diferentes temáticas associadas a múltiplos aspetos da sua vida e obra, tinham como objetivo principal a motivação pela leitura na promoção do seu legado literário. 

Tivemos a sorte de conhecer pessoalmente a neta do escritor, Senhora Dona Maria da Graça, que, gentilmente, aceitou tirar uma fotografia connosco.
Foi um dia bem passado e, sem sombra de dúvida, muito enriquecedor." 
texto da responsabilidade do 11ºI

Sem comentários: