Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Boa Páscoa e até já

O Crescer vai fazer uma pausa nas publicações.

Após uns dias de reuniões, avaliações e outras burocracias, segue-se uma merecida pausa letiva para recarregar energias. Seja a descansar, a viajar ou simplesmente a conviver com a família, o Crescer deseja a todos uma boa pausa e uma Boa Páscoa.

Regressamos a 22 de abril, juntamente com as atividades letivas.


Constância Silva e Maria João Albuquerque

IR/OUVIR: concertos tributo aos Queen

Há bandas que não precisam de apresentação e que estão sempre atuais. É o caso dos Queen.

Em abril, poderá ver 2 concertos tributo no Porto,  recordando a obra de Freddie Mercury e companhia.


O primeiro espetáculo chama-se “We Will Rock You” e vai acontecer no Coliseu do Porto, no dia 8 de abril, pelas 21h. A história foi escrita pelo comediante Ben Elton, em parceria com Brian May e Roger Taylor, membros dos Queen. Os bilhetes podem ser encontrados aqui.

No dia 17 de abril, pelas 19h30, também poderá recordar os Queen, mas de uma forma diferente. No Palácio da Bolsa, no Porto, vai haver mais um concerto Candlelight, com uma duração de 60 minutos. Os bilhetes podem ser encontrados aqui.

saiba mais e veja o alinhamento previsto aqui

IR: festival literário LeV arranca no dia 05 de abril em Matosinhos

Joumana Haddad / Fotografia via Wikipédia
Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, Filipe Melo, Joumana Haddad e Jenny Kleeman são alguns dos autores que este ano participam na maior edição de sempre do LeV – Literatura em Viagem, entre 05 e 13 de abril, em Matosinhos.

De acordo com a organização, esta é a maior edição de sempre do festival literário de Matosinhos, que juntará à conversa autores nacionais e internacionais em torno dos livros.

Naquela que é a sua 19.ª edição, este ano com uma programação alargada, o festival LeV recebe novamente em Matosinhos “um painel de autores de renome nacional e internacional, que se juntam à conversa para viajar entre histórias e perspetivas sobre vários temas da atualidade”, em sessões de entrada gratuita.

Tendo como epicentro a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Galeria Municipal, o festival literário decorrerá ao longo nove dias, abrangendo dois fins de semana.

Retirado daqui

escola sede: Visita de estudo ao Planetário

Nos dias 4 e 14 de fevereiro as turmas de sétimo participaram na Visita de Estudo ao Planetário do Porto, no âmbito da disciplina de Físico-Química.

Os alunos e professores acompanhantes puderam assistir à sessão imersiva "Do Sol aos confins do Universo", onde viajaram através das lentes de telescópios e aprenderam a orientação através das estrelas.

No laboratório "Peso e massa" executaram uma atividade experimental em grande grupo e discutiram os resultados obtidos. Infelizmente, não foi possível observar com o telescópio o grande astro (Sol), pois as condições atmosféricas não o permitiram.

Esta visita fomentou o gosto pela Física e pela descoberta além de melhorar o desenvolvimento interpessoal entre alunos-professores e alunos-alunos.

Os alunos do 7º G fizeram ilustrações do nosso Sistema Solar, na disciplina de Educação Visual, inspirados na participação nesta visita.


Composição elaborada pelos alunos do 7º G



Professores de 7º ano de Físico-Química

envio de Sara Ascenção




escola sede: Comemorações dos 50 anos da ESÁS (2)

Comemorações dos 50 anos da ESÁS

No site oficial das comemorações já pode ver...
Todas as fotos do espetáculo feitas pelo professor Cândido Pereira e pela empresa Multimagem aqui.



O vídeo do espetáculo integral poderá já estar lá publicado ou sê-lo-á muito em breve. aqui

Temos também um mural para quem quiser partilhar fotografias que fez durante a Gala. Por uma falha na organização, este mural não esteve disponível de imediato mas agora pedimos para fazerem esta partilha porque não houve um fotógrafo a registar a presença de todos os que estiveram na Gala. Se tiverem alguma dificuldade, podem sempre contactar-nos para nos disponibilizar as fotos.
O mural está aqui -->

Também estão publicados dois depoimentos vídeo das professoras Helena Borges e Manuela Barbosa feitos por elementos do Cinema.aescas a propósito dos 50 anos da ESÁS.

envio de Cândido Pereira


quinta-feira, 3 de abril de 2025

ambiente: glaciar Humboldt desaparece

A Venezuela perdeu, em 2024, o seu último glaciar, o Humboldt, convertendo-se no segundo país do mundo, depois da Eslovénia, que perdeu todos os seus glaciares, segundo um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A confirmação da perda do Humboldt foi revelada no relatório Estado do Clima na América Latina e Caraíbas em 2024, o qual inclui imagens de satélite do Observatório da Terra da NASA que mostram o desaparecimento do glaciar venezuelano, entre abril de 2015 e maio de 2024.

NASA

Segundo a OMM 2024 “foi o ano mais quente, ou o segundo mais quente de que há registo, em função do conjunto de dados utilizados” na região.

saiba mais aqui e aqui

saúde: perigos da autoprescrição de suplementos alimentares

FMUP

Os primeiros resultados do VeggieNutri, o primeiro estudo em Portugal a comparar os efeitos da adoção de diferentes dietas (vegetarianas e não vegetarianas) na composição corporal e em parâmetros de saúde metabólica, fazem soar os alarmes para os riscos de tomar suplementos alimentares sem aconselhamento de profissionais, lançando alertas às autoridades de saúde. O estudo é desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desde 2022.

Os nossos resultados sugerem uma falta de conhecimento na adoção de alguns padrões alimentares e um livre arbítrio na suplementação com micronutrientes para compensar eventuais défices nutricionais”, afirma Elisa Keating, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e coordenadora desta investigação.

O nosso trabalho sugere que a suplementação com ferro, mais frequente nos ovolactovegetarianos, pode associar-se a uma maior inflamação sistémica e, não se refletindo num melhor estado nutricional de ferro, poderá contribuir para o agravamento da diminuição da massa muscular induzida pela menor ingestão proteica na dieta”, sublinha.

"Por outro lado, observou-se que a suplementação com vitamina B12, mais frequente entre os veganos, como está aconselhado, se associou, de forma estatisticamente significativa, com maior massa muscular. Tudo indica que a toma de suplementos de vitamina B12 protege da perda de massa muscular”.

Elisa Keating defende a realização de mais estudos. “As autoridades de saúde devem promover o estudo e monitorização dos efeitos na saúde das diferentes dietas, bem como fomentar a literacia alimentar, numa altura em que os padrões alimentares baseados em produtos de origem vegetal tendem a crescer, por convicções pessoais, religiosas, culturais, de proteção animal e pelas preocupações com o planeta”, apela.

leia mais aqui

escola sede: “As artes vão à escola”

No âmbito do projeto “As artes vão à escola”, do Ensino Pré-escolar, integrado nas comemoração dos 50 anos da Escola Secundária de Águas Santas e no PCE do Agrupamento, e em articulação com a Biblioteca Escolar, as crianças dos Jardins de Infância de Moutidos e de Corim, no dia 1 de abril, apresentaram e assistiram alternadamente a duas peças de teatro, no auditório da ESAS pelas 11:00h e 14:00 h, respetivamente.



De manhã foi apresentada a peça “Romeu e Julieta” pelo Centro Escolar de Moutidos para os alunos de Corim, da Pícua e para duas turmas do 6.o ano e do 12.o ano da escola secundária. 

De tarde, foi a vez da representação da “Carochinha” pelo Centro Escolar do Corim e o público foi constituído por duas turmas do JI da Pícua e pelos alunos do JI de Moutidos.

Veja alguns registos. Foi uma atividade bem fofinha! 



envio da Lisete Pinheiro

escola sede: Gala dos 50 anos da ESAS

Como já aqui tínhamos noticiado, no dia 1 de abril celebrou-se o cinquentenário da Escola Secundária de Águas Santas (ESAS). E não, não é mentira, a nossa escola faz 50 anos!

Muitos marcaram presença no Fórum da Maia, pelas 21h, para celebrar o trabalho desenvolvido e os professores que cá passaram e/ou ainda contribuem para esta escola que muitos consideram mais do que um local de trabalho, quase uma segunda casa.

O Sr. Diretor, Manuel Ferreira, deu início às comemorações e, com voz embargada e visivelmente emocionado, agradeceu a presença e disponibilidade de todos, edilidades, atuais e antigos membros da Direção, professores, assistentes técnicos e operacionais, no ativo e aposentados, alunos e ex-alunos. Foi feito o balanço de um sonho iniciado há décadas, 40 dos quais à frente da ESAS, sonho esse concretizado com a ajuda de todos, sobressaindo a sensação de dever cumprido. A cerimónia prosseguiu com discursos sentidos de diferentes elementos da comunidade educativa e da autarquia, nomeadamente a Sra. Presidente do Conselho Geral, Gabriela Lopes e o Presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago.

Seguiram-se atuações várias -do Clube de Música do 2º ciclo, do grupo de teatro QCena (parabéns pelo trabalho!), participação da Associação Cultural e Recreativa Fontineiros, declamações de poesia pelo Clube de Leituras, pela assistente operacional Marisa Barradas e pela ex-aluna Ana Jorge Batista, momentos musicais da responsabilidade do aluno Martim Costa, da ex-aluna Mª Helena Barbosa e do trio composto por Jorge Ferreira, professor desta escola, pelo presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas e ex-aluno, Miguel Santos, e por Ricardo Gomes. Refletindo a ligação com a escola que perdura no tempo, a festa terminou com a atuação enérgica da academia de dança Jacounce Academy, da responsabilidade de duas ex-alunas, Alexandra Silva e Ana Martins.


 


Inevitavelmente, a cerimónia celebrou o trabalho e dedicação do seu Diretor, Dr. Manuel Ferreira, e da sua equipa, ao longo dos anos. Muito do que a ESAS é hoje reflete a sua dedicação, o seu humanismo e a sua visão. O trato fácil, a simpatia e a cordialidade são imagem de marca do nosso Diretor. A sua equipa partilha dessa visão e recebe de braços abertos quem nela trabalha e estuda, daí esta ser uma "escola de muitas mãos" e "a melhor escola do mundo"! E esta foi uma gala feita por muitas, muitas mãos. E que bela gala!!


Se dúvidas houvesses, o orgulho e a alegria estampados no rosto do Sr. Diretor ao longo de toda a gala comprovam - a ESAS é de facto, "a menina dos seus olhos".

A equipa do Crescer

quarta-feira, 2 de abril de 2025

mundo: "Sakura" no Japão

A floração das cerejeiras no Japão, conhecida como Sakura, acontece no início da primavera e estende-se por algumas semanas, atraindo locais e turistas, prontos a celebrar o espetáculo de inegável beleza.

Sakura

A Agência Meteorológica do Japão tinha já publicado a previsão da floração em diferente cidades.

nippon.com


Sakura significa flor de cerejeira e para os japoneses é sinónimo de beleza, amor, felicidade, renovação e esperança. É uma flor de origem asiática e a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras. Fontes: SicN e Nippon


curiosidade: Parque da Cidade em filme

É já na quinta-feira, dia 3 de abril, que vai ser exibido um filme sobre um dos locais mais famosos da cidade do Porto. Estamos a falar do Parque da Cidade, que dá assim origem ao filme “Parque da Cidade: Arte da Paisagem”. O filme é da autoria de André Tentúgal, sendo que irá estrear no Batalha Centro de Cinema.

A obra arquitetónica deste espaço público, no Porto, é de Sidónio Pardal.


saiba mais aqui

saúde: pastilha elástica liberta microplásticos

MIRAGEC
Um estudo apresentado na reunião da American Chemical Society revela que tanto as gomas sintéticas como as naturais libertam quantidades semelhantes de micropartículas plásticas, principalmente nos primeiros dois minutos de mastigação.

Mastigar pastilha elástica pode libertar de centenas a milhares de microplásticos que são potencialmente ingeridos, revela um estudo da American Chemical Society (ACS Spring 2025). Segundo o investigador principal, Sanjay Mohanty, "O nosso objetivo não é alarmar ninguém (...) Ainda não sabemos se os microplásticos são perigosos para os humanos, pois não existem ensaios clínicos específicos. Mas sabemos que estamos expostos a estas partículas na vida quotidiana, e foi isso que quisemos examinar."

As pastilhas elásticas são feitas a partir de borracha, adoçantes, aromatizantes e outros ingredientes. Algumas utilizam um polímero de origem vegetal, como o chicle ou outra seiva de árvore, enquanto outras contêm borracha sintética derivada do petróleo.

saiba mais aqui

escola sede: 6ºB explora a placa Micro:bit

Turma do 6º B explora os superpoderes da placa Micro:bit em atividade promovida pela Raiz Editora


Na terça-feira, dia 26 de março, a turma do 6º B teve a oportunidade de participar numa atividade inovadora intitulada "Os Superpoderes da Placa Micro:bit", promovida pela Raiz Editora e coordenada pelo professor Eduardo Roque, que se deslocou à nossa escola para realizar a atividade. O professor Eduardo Roque, além de coordenar a atividade, é também um dos autores do projeto TecnIC Júnior 5 da Raiz Editora. A editora foi representada por Sofia Ferreira, que acompanhou a atividade e proporcionou um apoio fundamental aos alunos.

A atividade decorreu numa aula de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que leciono, na moderna Sala LED da escola, um espaço repleto de equipamentos tecnológicos, incluindo portáteis e outros dispositivos eletrónicos de última geração. Foi o ambiente perfeito para que os alunos, divididos em grupos de dois, explorassem as capacidades do Micro:bit, um pequeno dispositivo programável que permite criar uma infinidade de projetos interativos. Os estudantes experimentaram escrever códigos que possibilitaram a criação de ícones, a reprodução de músicas e até mesmo a comunicação entre os Micro:bits de forma criativa.

Outro momento fascinante da experiência foi a demonstração do funcionamento de motores e sensores através de um kit da LEGO, que, por meio destes, conseguiu ler as faces de um cubo mágico e resolvê-lo, realizando as respetivas rotações. Os alunos ficaram maravilhados com as possibilidades de integração entre a programação e a robótica.

A atividade foi um sucesso absoluto, proporcionando aos estudantes uma experiência prática de programação e tecnologia de forma lúdica e envolvente. Este tipo de iniciativa é fundamental para despertar o interesse dos jovens pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), oferecendo-lhes ferramentas para explorar a criatividade e desenvolver novas habilidades.

Agradecemos à Raiz Editora, representada por Sofia Ferreira, e ao professor Eduardo Roque pela organização desta experiência única, que, com certeza, ficará na memória dos nossos alunos!

envio de Susana Marques

terça-feira, 1 de abril de 2025

tecnologia: três vistos azuis no WhatsApp?

Nos últimos dias, vários orgãos de comunicação social noticiaram que a rede social WhatsApp está a testar uma nova funcionalidade: um alegado recibo de leitura com três vistos azuis, indicativo de que uma mensagem foi encaminhada para um outro contacto. Alguns rumores dizem, inclusive, que esta função já está disponível para alguns utilizadores sob a designação de "Recibo de leitura avançado".


A informação é atribuída ao portal WABetainfo, conhecido por divulgar funcionalidades do WhatsApp em fase de testes na versão beta da aplicação. Contudo, a empresa não tem, até ao momento, qualquer nota sobre os três vistos azuis. A página oficial do WhatsApp na Internet só faz referência aos três recibos de leitura já conhecidos:
- Um visto cinzento indica que a mensagem foi enviada com sucesso;
- Dois vistos cinzentos indicam que a mensagem "foi entregue com sucesso ao telemóvel ou a quaisquer outros dispositivos associados do destinatário";
- Dois vistos azuis indicam que a mensagem foi aberta pelo destinatário.

Não excluindo a possibilidade de o WhatsApp desenvolver um novo recibo de leitura, não há para já sinais de que esteja a ser testado ou já disponível para alguns utilizadores.

Retirado daqui

educação: U.P. - Prémio Incentivo 2025

Ingressaram na Universidade do Porto no ano letivo de 2023/2024 e, logo no ano de estreia, destacaram-se pela qualidade ímpar do seu percurso académico. É esse o perfil comum aos 22 estudantes – de licenciatura e mestrado integrado – que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2025, destinado aos melhores estudantes do 1.º ano de cada faculdade da U.Porto.

Alexandre Imperadeiro, Alexandre Pinto, Ana Moreto, António Rodrigues, Beatriz Mendes, Gabriel Santos, Inês Quintal, João Cruz, Leonor Vales, Luis Barbosa, Maria Antónia Melo (em cima), Maria Inês Vale, Marta Couto, Matilde Gonçalves, Micaela Sousa, Miguel Cruz, Miguel Temtem, Nuno Martins, Pedro Coutinho, Rafael Inácio, Rebecca Sophie André e Simão Fernandes (em baixo).

Os premiados vão receber um prémio correspondente ao valor da propina anual do curso.

saiba mais sobre o seu percurso

escola: Encontro com Marisa Pedrosa e Ruben Zacarias no CEG

As crianças do pré-escolar e os alunos do 2.º ano do Centro Escolar da Gandra acolheram, na Biblioteca, a escritora Marisa Pedrosa e o ilustrador Ruben Zacarias que apresentaram a história "As sete magias", despertando a curiosidade de todos os presentes para a magia das emoções e sensações. Todos se envolveram na narrativa e na elaboração da ilustração, em aguarela, da Papoila, personagem principal da obra.

No final de cada sessão, a escritora autografou vários livros e o ilustrador ofereceu a cada  grupo as ilustrações elaboradas.


Consulte o BIBLIOAESCAS para saber tudo.

envio de Rosa Pinelo