Número total de visualizações de página

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

dia 30 de janeiro: dia escolar da paz e da não violência

fb_009f35114441485ad0598463c01d16c2No próximo dia 29 de janeiro, no âmbito do dia escolar da paz e da não violência, um grupo de alunos de 7º ano de EMRC assinalará esta data, lendo em todas as turmas um pequeno poema de um autor português, sobre o tema.
Se coincidir com a sua aula apelamos à sua compreensão e abertura à iniciativa.

No dia 30 de Janeiro celebra-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, uma iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal. Desde 1964, que a celebração deste dia pretende chamar a atenção de políticos, governantes, pais, educadores e professores que é necessária uma educação permanente pela Não Violência e pela Paz; que é preciso educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros, porque “Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”. (Preâmbulo da Constituição da UNESCO)
Porquê a escolha do dia 30 de Janeiro? A escolha da data não foi escolhida ao acaso, mas por que este foi o dia do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.
Considerado o pai da Índia, Gandhi foi um homem de boa vontade que lutou, sem ódio, pela independência da sua pátria e pela paz do mundo.
Dentro do ideal de paz e não violência que ele defendia, uma das suas frases foi: “Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!”.
Sobre Gandhi, Albert Einstein disse que as gerações que hão de vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra.
Para Gandhi, a lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.


1 comentário:

CRESCER disse...

A data em que se comemora este dia é 30 de janeiro, em memória de Gandhi. O grupo de EMRC leva a cabo esta atividade dia 29 de janeiro.