Número total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

vencedores do concurso de ecoponto


Prémio funcionalidade
5ºI
Maria Rebelo, Maria Barreto, Natália Santos, Beatriz Rodrigues, Inês Soares

6ºI
Guilherme Santos
 Prémio reutilização
6ºJ
Catarina Simões, Mª Joana Almeida, Beatriz Moreira


 
6ºI Mariana Moutinho 
Prémio originalidade
8ºG
Ari Guimarães, Pedro Marques, Rúben Guimarães, Sérgio Mendes
6ºJ
Rafael M.

O Júri foi constituído por um representante da associação de pais, um representante da associação de estudantes, o diretor do agrupamento, um professor do grupo 520 e um professor do grupo 230.
A entrega de prémios será na próxima semana.
Parabéns a todos os que participaram!
Grupo 230 e 520

TI TI... TI TI TI TI....

Hoje, de Matemática de 12º ano.
As mentes aplicaram-se e os cálculos fizeram-se em 90 minutos bem marcados.
O GAVE apresentará os critérios de correção no seu sítio.

semana das línguas

Estejam atentos ao que vai acontecer nestes três dias. Dos crepes às quiches, passando pelos scones e filmes, aos docinhos regionais, música, lieratura e teatro, de tudo haverá para apreciar em cada um dos dias.

Dia 27 de fevereiro, dia do Francês...
Bonjour!
Dia 28 de fevereiro, dia do Inglês...
Good morning!
Dia 1 de março, dia do Português...
Bom dia!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

cada português vai pagar 732 euros em juros da dívida

Cada português vai pagar, em média, 732 euros em juros da dívida pública no próximo ano, o que fará com que cada família (também de dimensão média, cerca de 2,6 indivíduos por agregado, segundo o INE) seja chamada a desembolsar mais de 1900 euros em 2014, indicam cálculos com base nos dados atualizados da Comissão Europeia.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

a minha onda é a tua onda


O projeto "A minha onda é a tua onda" vai ter lugar na próxima sexta-feira (Dia do Português) e na segunda, 4 de março, de forma a incentivar a participação de toda a comunidade escolar.

        Ganha uma frase, procura alguém      com outra igual e recebe um prémio

Só tens de requisitar um livro ou comprar um pão e ficas com uma frase na mão!
(sexta, 1 de março e segunda, 4 de março) 
Bilhetes de cinema, almoços no Alaúde, livros, bolas de futebol e muitos outros prémios. 
Para receberem os prémios,  basta dirigirem-se à Biblioteca com as frases iguais (até 8 de março). Os prémios serão entregues na Semana da Leitura (11 a 15 de março)

mamma mia, Itália!




Os resultados de Itália, com um extraordinário regresso de Berlusconi, um resultado esmagador do comediante Beppe Grillo, uma vitória curta do centro-esquerda de Bersani e o desastre de Monti, são um desafio muito maior para a Europa do Norte. @ Expresso

professores portugueses perderam até 400 euros de salário


Os recibos de vencimento de Fevereiro vieram confirmar os receios dos professores. A Fenprof reuniu exemplos concretos de docentes que viram o seu rendimento baixar até 421 euros nos últimos cinco anos. Com nomes e números, os sindicalistas ilustram uma realidade que deixa a descoberto os cortes na Educação.

Em comunicado, a Fenprof sublinha que «tem em seu poder os recibos que correspondem aos exemplos referidos». E denuncia o que considera ser um «um autêntico roubo feito pelo governo português» aos professores, que junta os efeitos do aumento de impostos ao corte de subsídios que acontece desde 2011.
Os sindicalistas dizem mesmo que são cada vez mais os docentes que têm de ter mais do que um emprego para fazer face às despesas familiares e que são muitos os que, estando colocados longe de casa, acabam por ter de «pagar para trabalhar».
«É necessário que, urgentemente, se ponha cobro a esta situação, o que passa por uma profunda mudança de política, uma séria renegociação do memorando da troika, não apenas em relação aos prazos, mas igualmente aos montantes e juros, e por deixar o Estado de alimentar monstros criados por quem, por vezes impunemente, continua a ser responsável pela delapidação do erário público», escreve a Fenprof, que tem agendada esta terça-feira um encontro com o ministro Nuno Crato.@ SOL

governo búlgaro demite-se após dez dias de protestos

Boiko Borissov
O primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borissov, eleito por um partido de centro-direita, anunciou, a 20 de fevereiro passado, a demissão do Governo, após dez dias de manifestações contra o preço da eletricidade, dias que ficaram marcados pela violência. “Nós temos dignidade e honra. Foi o povo que nos deu o poder, hoje percebemo-lo”, afirmou Borissov, eleito em 2009 pelo partido Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

e os óscares foram para...



Nesta 85ª edição dos óscares, registaram-se algumas surpresas. Conheça os premiados:

Melhor filme: Argo, Ben Affleck

Melhor realizador: Ang Lee, A Vida de Pi

Melhor ator: Daniel Day-Lewis, Lincoln

Melhor atriz: Jennifer Lawrence, Guia Para Um Final Feliz

Melhor ator secundário: Christoph Waltz, Django Libertado

Melhor atriz secundário: Anne Hathaway, Os Miseráveis

Melhor argumento original: Django Libertado, Quentin Tarantino

Melhor argumento adaptado: Argo

Melhor filme animado: Brave - Indomável, Mark Andrews e Brenda Chapman

Melhor animação curta-metragem: Paperman

Melhor direção artística: Lincoln

Melhor fotografia
: A Vida de Pi

Melhor guarda-roupa: Anna Karenina

Melhor montagem: Argo

Melhor caraterização: Os Miseráveis

Melhor banda sonora: Mychael Danna, A Vida de Pi

Melhor canção original: Skyfall - 007 Skyfall, Adele

Melhor montagem sonora (ex-aequo): 00h30 A Hora Negra e 007 - Skyfall

Melhor mistura sonora: Os Miseráveis

Melhores efeitos visuais: A Vida de Pi

Melhor filme estrangeiro: Amor, Michael Haneke

Melhor curta-metragem: Curfew

Melhor documentário
: Searching for the Sugar Man

Melhor documentário curta-metragem: Inocente

uma visita à Feitoria Inglesa



à porta da Feitoria Inglesa
Os alunos do 11ºano do C.P. de Turismo realizaram uma visita de estudo à Feitoria dos Ingleses, no Porto, no passado dia 7 de fevereiro..
A Feitoria Inglesa é um ponto de escala essencial para qualquer interessado na história da comunidade britânica no Porto nos últimos duzentos anos, ou na coleção de mobiliário, fotografias, porcelana, pratas e objetos de vidro do final do século XVIII e início do século XIX. Também está estreitamente relacionada com a história do comércio do vinho do Porto…
As interessantes explicações amavelmente transmitidas pela responsável pela casa, Sr.ª D.ª Olga Lacerda, foram acompanhadas com atenção por todos os alunos que se portaram à altura de verdadeiros Técnicos de Turismo e, por isso, mereceram rasgados elogios da anfitriã.
Parabéns por terem representado tão dignamente a nossa escola!
no interior da Feitoria Inglesa

domingo, 24 de fevereiro de 2013

carta de amor


Minha querida princesa,

Hoje, sexta-feira, aula de português ao fim da manhã, e continuo sem notícias tuas! Vem a propósito o pedido feito pela professora: redigir uma carta de amor. Não será difícil para mim porque vivo um momento desesperante, porque um dia sem o teu sorriso não é um dia, é um inferno. Neste mundo há milhares de raparigas, mas nenhuma é como tu. És única e isso faz com que tu sejas especial. A paixão aumenta em função dos obstáculos, por isso, a distância entre nós e o que nos separa só faz com que eu goste cada vez mais de ti. Só te quero pedir um favor: dá-me um abraço, mas esse abraço tem que ser mesmo teu porque senão não tem o mesmo significado. Tu és uma rapariga fora do comum e eu não te prometo nenhum conto de fadas mas tu serás sempre a princesa de todos os meus castelos e, o mais importante de tudo, a dona do meu coração. Lutar por ti vai ser até ao último dia em que não tenha forças ou que não haja mais condições de lutar, porque quem desiste é fraco. Tu dás-me a volta a cabeça, deixas-me a voar, a cada beijo teu o meu coração fica a saltar. Um dia, uma pessoa ensinou-me que um ano tem 365 dias, que um dia tem vinte e quatro horas, que uma hora tem 60 minutos, que um minuto tem 60 segundos, só que essa pessoa não me ensinou que um segundo sem ti é uma eternidade, e que a palavra saudade no dicionário é pequena demais, relativamente às saudades que sinto por ti. 
Vamos fugir? Vamos para longe? Vamos para uma ilha longe de tudo e de todos?
Eu, para te ver feliz e a sorrir, sou capaz de ir até ao fim do mundo, porque tu mereces isso e muito mais. Isto sem ti é uma “seca” porque tu alegras os meus dias, és o meu sol durante o dia, a minha estrelinha à noite, és o meu anjo, o meu mundo… 
Tudo o que foi escrito é a mais pura das verdades. Escrevi isto enquanto a professora nos mostrava que há várias maneiras de nos expressarmos. Peço desculpa por não ter dito isto pessoalmente mas quando estou contigo, todo o mundo para e o meu coração também.
Recebe uma grande beijoca do teu,
Luís


(Carta escrita por Luís Teixeira, do 10º E, em aula de Português, à distância de uma semana do Dia de S. Valentim.)

vencedores


Quer saber quais as equipas vencedoras e finalistas do torneio de basquetebol 3x3, realizado a 15 de fevereiro, na ESAS? Aqui vão elas:

Cadetes femininos
·         1º lugar – 9º H
 ·         2º lugar – 9º C

Cadetes masculinos
·         1º lugar – 8º H
·         2º lugar – 9º H

Iniciados femininos
·         1º lugar – 8º B2
·         2º lugar –6º K

Iniciados masculinos
·         1º lugar – 8º B2
·         2º lugar –8º G

Minis femininos
·         1º lugar – 6º G1
·         2º lugar –5º K1

Minis masculinos
·         1º lugar – 6J1
·         2º lugar –6ºB

Total de equipas inscritas
Cadetes mas
Cadetes fem
Iniciados fem
Iniciados mas
Minis fem
Minis mas
total
2
2
16
16
32
40
108



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VER,LER e OUVIR (uma questão de educação)


VER

No próximo sábado o Cineclube da Maia apresentará no Cinema Venepor o drama inglês "Uma Outra Educação", de Lone Scherfig. A anteceder a projeção terá lugar o concerto de Mandrax Icon, no espaço de bar, com início às 21:30.

LER

Desporto e Pedagogia

Diz ele que não sei ler 
Isso que tem? Cá na aldeia 
Não se arranjam dúzia e meia 
Que saibam ler e escrever. 

II 

P'ra escolas não há bairrismo, 
Não há amor nem dinheiro. 
Por quê? Porque estão primeiro 
O Futebol e o Ciclismo! 

III 

Desporto e pedagogia 
Se os juntassem, como irmãos, 
Esse conjunto daria, 
Verdadeiros cidadãos! 
Assim, sem darem as mãos, 
O que um faz, outro atrofia. 

IV 

Da educação desportiva, 
Que nos prepara p'ra vida, 
Fizeram luta renhida 
Sem nada de educativa. 



E o povo, espectador em altos gritos, 
Provoca, gesticula, a direito e torto, 
Crendo assim defender seus favoritos 
Sem lhe importar saber o que é desporto. 

VI 

Interessa é ganhar de qualquer maneira. 
Enquanto em campo o dever se atropela, 
Faz-se outro jogo lá na bilheiteira, 
Que enche os bolsinhos aos que vivem dela.
António AleixoOUVIR 





Votos de um bom fim de semana!

sayonara!

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, vai estar durante a próxima semana na China, na sequência da assinatura de Memorando de Entendimento que prevê parcerias na área da ciência e tecnologia.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

correntes d' escritas


Prolonga-se até ao dia 23 de fevereiro mais uma edição do correntes d’escritas.
É uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que já vai no 14º ano e tem a participação de dezenas de escritores. Conta com 8 mesas de debate e tem um espaço dedicado às escolas do Concelho. Consulte aqui o programa.

"Estudem, não desistam", é o apelo de Cavaco Silva aos jovens

«Nos tempos conturbados que o país atravessa, em que os níveis de desemprego não poupam os mais qualificados, ninguém deverá pensar, todavia, que não vale a pena estudar, porque isso já não lhe garante uma oportunidade de emprego», afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, no final de um encontro da associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS), que decorreu no Palácio de Belém.
Pelo contrário, preconizou, «o tempo deve ser aproveitado para ir mais longe, para acumular competências, para estudar e aprender», pois a única certeza que existe é que quem menos estudou está entre «os mais desfavorecidos num mundo de grande competição e exigência». @ Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

TI TI... TI TI TI...


Depois de uma penosa preparação de todos os controversos exercícios de funcionamento da língua à luz do Dicionário Terminológico, eis que hoje aconteceu o Teste Intermédio (TI) de Português de 12º ano, sem esses controversos conteúdos.
Foi privilegiada a prosa de Eça. No grupo I, foram quatro as questões de interpretação, a valer 25 pontos cada, e o grupo II apresentou cinco questões, a valer 10 pontos cada (!!!). O grupo III convidou os alunos a dissertarem sobre a importância dos lugares, num texto de 200 a 300 palavras, com o valor de 50 pontos.

E, a esta hora, já saíram os critérios de correção do TI de Português de 12º ano, no site do GAVE. Podem consultá-los a partir daqui:
Português - 12.º ano
Teste - Versão 1 - Versão 2
Português - 12.º ano Critérios de Classificação [PDF]

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

diálogo sobre luto


- Ó professora, está de luto?
- Não, porque perguntas?
- Porque está vestida de preto.
Sorri.
- Estou em luta.
- O nosso professor de Filosofia também estava. Há alguma relação?
- É provável. Estamos de luto e em luta pela Escola Pública.

este país não é para velhos



A possibilidade de cortes no subsídio de desemprego dos mais velhos, especificamente na majoração de tempo de concessão, tem vindo a ser defendida pelo FMI e pela OCDE e é um dos temas polémicos na área do emprego e segurança social dos últimos meses.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

concurso ecopontos

trabalhos expostos no corredor

Os professores de ciências do 2º e 3º ciclo promoveram um concurso para a construção de ecopontos com materiais reciclados.

Os trabalhos expostos foram realizados por alunos do 5º ao 9º ano e o resultado é o se pode observar no corredor da escola.

Parabéns a todos os que participaram!

Serão atribuídos prémios aos que se destacaram e, posteriormente, alguns deste ecopontos ficarão espalhados pela escola.


domingo, 17 de fevereiro de 2013

inscrições: de 18 de fevereiro a 1 de março


A 6 de fevereiro, o CRESCER recomendou a leitura do Despacho n.º 2162-A/2013 de 5 de fevereiro, que regulamenta os exames. Hoje, destaca alguns dos seus pontos essenciais:
Ponto 30 - …Os exames finais nacionais têm lugar em duas fases a ocorrerem em Junho e Julho. A 1ª fase dos exames finais nacionais tem carácter obrigatório para todos os alunos internos e autopropostos.
Ponto 32 – Os alunos que faltarem à 1ª fase dos exames finais nacionais, não são admitidos à 2ª fase dos exames, sem prejuízo das condições específicas a prever no Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Ponto 33 – Os alunos que tenham realizado exames na 1ª fase podem ser admitidos à 2ª fase dos mesmos exames, desde que:
a)      Sejam alunos internos e não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que se realizaram exame na 1ª fase, caso em que são inscritos automaticamente na 2ª fase;
b) Sejam alunos autopropostos e não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que realizaram exame na 1.a fase, caso em que têm de se inscrever obrigatoriamente na 2.a fase;
c)   Pretendam realizar melhoria de classificação em qualquer disciplina realizada na 1.a fase, no mesmo ano letivo, pelo que têm de se inscrever obrigatoriamente na 2.a fase;
d) Pretendam repetir exames finais nacionais que se constituam exclusivamente como provas de ingresso e que tenham já sido realizados na 1.a fase, independentemente da classificação obtida, caso em que têm de se inscrever na 2.a fase.

CONSULTEM as DATAS DE INSCRIÇÃO para cada turma e conheçam OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

VER, LER e OUVIR (sugestões florais)

VER

A maior flor do mundo de José Saramago


LER

Procuro-te

Procuro a ternura súbita, 
os olhos ou o sol por nascer 
do tamanho do mundo, 
o sangue que nenhuma espada viu, 
o ar onde a respiração é doce, 
um pássaro no bosque 
com a forma de um grito de alegria. 

Oh, a carícia da terra, 
a juventude suspensa, 
a fugidia voz da água entre o azul 
do prado e de um corpo estendido. 

Procuro-te: fruto ou nuvem ou música. 
Chamo por ti, e o teu nome ilumina 
as coisas mais simples: 
o pão e a água, 
a cama e a mesa, 
os pequenos e dóceis animais, 
onde também quero que chegue 
o meu canto e a manhã de maio. 

Um pássaro e um navio são a mesma coisa 
quando te procuro de rosto cravado na luz. 
Eu sei que há diferenças, 
mas não quando se ama, 
não quando apertamos contra o peito 
uma flor ávida de orvalho. 

Ter só dedos e dentes é muito triste: 
dedos para amortalhar crianças, 
dentes para roer a solidão, 
enquanto o verão pinta de azul o céu 
e o mar é devassado pelas estrelas. 

Porém eu procuro-te. 
Antes que a morte se aproxime, procuro-te. 
Nas ruas, nos barcos, na cama, 
com amor, com ódio, ao sol, à chuva, 
de noite, de dia, triste, alegre — procuro-te. 

Eugénio de Andrade, in "As Palavras Interditas"

OUVIR

Flor, por Maria João, Mário Laginha e Lenine



Votos de um bom fim de semana!

torneios de voleibol animam a escola

daqui



Dos pequenos aos mais crescidos, não há aluno que não aprecie participar nos Torneios dinamizados pelos professores de Educação Física da escola.

Desta feita a modalidade é o voleibol e decorre nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Este é um dos poucos desportos de equipa em que não há contacto físico com o adversário. Vale, por isso, a pena apreciar a técnica das equipas, as jogadas estudadas, a capacidade de impulsão dos jogadores, a força muscular necessária nas jogadas de ataque, bem como a atitude empenhada de cada grupo.

Participem, apreciem, divirtam-se e aprendam o jogo solidário!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Todas as Cartas de Amor são Ridículas

Em dia de S. Valentim, vale a pena refletir sobre o conteúdo deste poema.
Todas as cartas de amor são 
Ridículas. 
Não seriam cartas de amor se não fossem 
Ridículas. 

Também escrevi em meu tempo cartas de amor, 
Como as outras, 
Ridículas. 

As cartas de amor, se há amor, 
Têm de ser 
Ridículas. 

Mas, afinal, 
Só as criaturas que nunca escreveram 
Cartas de amor 
É que são 
Ridículas. 

Quem me dera no tempo em que escrevia 
Sem dar por isso 
Cartas de amor 
Ridículas. 

A verdade é que hoje 
As minhas memórias 
Dessas cartas de amor 
É que são 
Ridículas. 

(Todas as palavras esdrúxulas, 
Como os sentimentos esdrúxulos, 
São naturalmente 
Ridículas.) 

Álvaro de Campos, in "Poemas" 
Heterónimo de Fernando Pessoa

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

sismo sentido no Grande Porto

Parte do Norte do país tremeu, esta tarde, com um abalo de magnitude 3,1 na escala de Richter, com epicentro a quatro quilómetros a este-nordeste de Valongo, sem que, até ao momento, haja registo de qualquer dano.
O tremor de terra foi registado pelas 17h22m e foi sentido em várias localidades da Região Norte, como Porto, Gaia, Penafiel, Gondomar, Maia, Matosinhos, Vila Nova de Famalicão e Vizela. @ PÚBLICO

domingo, 10 de fevereiro de 2013

bom Carnaval!

a turma da Mônica

Divirtam-se com(o) a turma da Mônica!

E cantem muito! Acompanhem "a banda" de Chico Buarque, cantando coisas de amor. Faz bem à saúde e (ainda) não paga imposto!   

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SABER +, LER e VER (máscaras)

Vem aí o Carnaval e é tempo de (pôr ou tirar?) máscaras. Aproveitem e sorriam. 

SABER +
Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.
A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas comocompagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.
Mascarados do Carnaval de Veneza
Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.
Em 1797 Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, quando Napoleão Bonaparte assinou o tratado de Campo Formio. No que respeita ao Carnaval, os festejos foram proibidos. No ano seguinte os austríacos tomaram conta da cidade.
Os festejos só foram restabelecidos em 1979 de forma oficial, após quase dois séculos de ausência. Desde então a festa faz-se nos dias antes da Quaresma.

LER
Depus a MáscaraDepus a máscara e vi-me ao espelho. — 
Era a criança de há quantos anos. 
Não tinha mudado nada... 
É essa a vantagem de saber tirar a máscara. 
É-se sempre a criança, 
O passado que foi 
A criança. 
Depus a máscara, e tornei a pô-la. 
Assim é melhor, 
Assim sem a máscara. 
E volto à personalidade como a um términus de linha. 

Álvaro de Campos, in "Poemas" 
Heterónimo de Fernando Pessoa
VER

os melhores

Encontra-se no site do MaiaDigital a lista dos melhores alunos de cada nível de ensino. Consultem aqui (é só clicar).
Temos muito orgulho neles! E nos outros também.

em Madrid, na FITUR

turma de 12º de técnicos de Turismo na FITUR

Entre os dias 1 a 3 de fevereiro, os alunos do 12º ano do curso profissional de Técnico de Turismo visitaram a cidade de Madrid, no âmbito da visita técnica à FITUR 2013 - Feira Internacional de Turismo de Madrid.
Estes alunos tiveram oportunidade de visitar a maior feira de Turismo a nível europeu, onde puderam aprofundar conhecimentos acerca da cultura de variados países, assim como iniciar contactos com diversas empresas do setor turístico.
Realizaram ainda um périplo pela cidade e seus principais locais de interesse turístico, tais como o Palácio Real, a Catedral de Almudena, a Plaza maior, a Puerta do Sol, o Museu do Prado, da Reina Sofia entre muitos outros.
Nesta edição da FITUR, Portugal marcou presença sob o tema "Viver Portugal". Para tal, o Turismo de Portugal levou à feira o conceito "A vida num bairro português", ganhando pela terceira vez consecutiva o título de ‘Melhor Stand Internacional’ na Fitur 2013. 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

"job of my life"???


O Programa “Job of my life” prevê bolsas de 800 euros/mês para frequentar um curso do sistema dual e um curso gratuito de alemão.
Se está desempregado e tem entre 18 e 35 anos esta pode ser a sua oportunidade. É um programa inovador que é a porta de entrada certa para quem quer ir trabalhar para a Alemanha. Uma bolsa de formação que pode chegar aos 800 euros por mês, um curso intensivo gratuito de alemão e um emprego garantido no final da formação. Estas são as condições oferecidas aos portugueses destas idades que queiram ir para a país. Os jovens não licenciados terão que frequentar os cursos do sistema dual. A formação, com a duração de três anos, prevê que a semana de formação seja repartida na sala de aula e no estágio em empresas. No final deste curso os jovens poderão obter um emprego nas empresas em que estagiaram ou noutras companhias.
Mas o programa prevê ainda outra porta de entrada no mercado de trabalho alemão onde existem 800 mil oportunidades de emprego. A partir do próximo dia 19, as autoridades alemãs iniciam um ‘road show' pelas cidades portugueses (ver calendário) para apresentar o programa e receber candidaturas. Uma iniciativa a que chamaram "Welcome to Germany Tour 2013". Este é um pedido urgente de mão-de-obra, porque prevê-se que os jovens entrem nos cursos duais já a partir de Setembro.
Para responder à falta de quadros especializados, a Alemanha está a lançar um programa massivo para atrair estudantes e jovens trabalhadores de Portugal, Espanha, Itália e Grécia. Chama-se "The job of my life" o portal onde poderá obter todas as informações de que precisa para se candidatar. E o convite a participar não podia ser mais claro: "A Alemanha precisa de jovens trabalhadores motivados. Esta é a oportunidade de aprender uma profissão com futuro e ter um bom salário", escreve-se na apresentação do programa.
As áreas elétricas, mecânicas e do turismo são as que têm maior necessidade de quadros, explicou ao Económico Grit Luderitz, a responsável pela implementação do programa em Portugal. No caso dos jovens licenciados a maior procura é nas áreas de engenharia, especialistas em tecnologias de informação, turismo, trabalhadores técnicos e na área da saúde.
O programa prevê "um curso gratuito de língua alemã em Portugal", explica Dorothea Klenke-Gerdes, vice-diretor do Instituto em Lisboa. Poderão concorrer ao programa jovens licenciados. Basta estarem desempregados e registados no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). @ Económico

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

calendário de exames


Foi publicado ontem em Diário da República o Despacho nº 2162-A/2013 com o calendário das Provas Finais de Ciclo e Provas de Equivalência à Frequência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, das Provas Finais de Ciclo e Provas de Equivalência à Frequência dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e dos Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário.

erro do Ministério da Educação leva à anulação de quase 200 concursos de professores

Mais de 100 concursos para contratação de escola foram anulados na segunda-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), na sequência da publicação, no dia 31 de Janeiro, de uma nota informativa da Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE) que alterou a contagem do tempo de serviço para efeitos de candidatura.
Nesta primeira nota informativa estabelecia-se que, no concurso de contratação de escola para o ano letivo de 2012/13, o número de dias de serviço dos docentes seria contabilizado até 31 de Agosto de 2011. Na informação de Janeiro altera-se, com efeitos retroativos a 1 de Janeiro, esta data para 31 de Agosto de 2012.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

exames 2013





O GAVE disponibilizou hoje no seu sítio informações relativas aos exames nacionais e às provas finais - ano letivo de 2012/2013:


Ensino básico
Matemática - 42 [pdf]
Matemática - 62 [pdf- informação republicada em 14 de janeiro (retificação do Quadro 1, p. 2, e do Quadro 2, p. 3)
Matemática - 92 [pdf]
Português - 41 [pdf]
Português - 61 [pdf]
Português - 91 [pdf]
Português Língua Não Materna - 63/93 [pdf] (nível A2)
Português Língua Não Materna - 64/94 [pdf] (nível B1) 

Ensino secundário 
Alemão - 501 [pdf
Biologia e Geologia - 702 [pdf]
Desenho A - 706 [pdf]
Economia A - 712 [pdf]
Espanhol - 547 [pdf
Filosofia - 714 [pdf]
Física e Química A - 715 [pdf]
Francês - 517 [pdf]
Geografia A - 719 [pdf]
Geometria Descritiva A - 708 [pdf]
História A - 623 [pdf]
História B - 723 [pdf]
História da Cultura e das Artes - 724 [pdf- informação republicada em 24 de janeiro (retificação do quinto parágrafo da p. 7)
Inglês - 550 [pdf]
Latim A - 732 [pdf]
Literatura Portuguesa - 734 [pdf]
Matemática A - 635 [pdf]
Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 835 [pdf]
Matemática B - 735 [pdf]
Português (Deficiência auditiva severa ou profunda) - 239 [pdf]
Português - 639 [pdf
Português Língua Não Materna - 739 [pdf] (nível A2)
Português Língua Não Materna - 839 [pdf] (nível B1)