Número total de visualizações de página

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

aqui já cheira a Natal

Logo mais, quando as reuniões cessarem e todos puderem parar para conviver um pouco, entre conversas e risadas, vamos festejar  o Natal.
O Natal chega sempre mais cedo a estas Águas. Elas são Santas! Talvez por isso, pelo nome das águas, o Natal venha mais cedo... E, certamente, por se sentir tão bem por cá.


A todos, um bom Natal!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

uma "tour" de Sétima Legião

Em 2012 a "Sétima Legião" celebra o seu 30º aniversário com uma Tour nacional de cerca de 10 concertos.
Formação:
Pedro Oliveira (voz e guitarra)
Rodrigo Leão (baixo e teclas)
Nuno Cruz (bateria)

Gabriel Gomes (acordeão e guitarra
Paulo Marinho (gaita de foles, flautas)
Ricardo Camacho (teclas e guitarra )
Paulo Abelho (percussão, samplers )

um concerto de Ornatos?

Ornatos Violeta
"De há uns meses para cá temos vindo a falar sobre fazer um reencontro, porque há muito que as pessoas [no-lo pedem]. Para todos os efeitos, gostava de encerrar o capítulo e, ao mesmo tempo, de dar às pessoas que nunca nos viram um concerto de Ornatos. Acho que vou simplificar um bocado isto e fazer feliz muita gente, incluindo eu, porque também ia gostar de dar um concerto", revelou Manel Cruz numa entrevista dada à Blitz. Acrescenta ainda: "Pelo tempo todo que passou, sempre que eu penso nessa hipótese fico acagaçado como o carago. Uma das coisas que me faziam não querer dar o concerto é não querer, de repente, estragar uma história bonita. Pensei sempre: acabou, acabou. Depois surgiu a ideia de fazermos os concertos só de celebração, uma coisa concentrada num período de tempo, e estamos a pensar nisso". 

sábado, 17 de dezembro de 2011

os Simpsons já têm 22 anos

O primeiro episódio da série da família mais famosa do mundo da animação foi para o ar a 17 de Dezembro de 1989.  
 
Eles não aparecem envelhecer no ecrã, mas os Simpsons já têm  22 anos. A primeira meia-hora de fama da família mais famosa da animação aconteceu a 17 de Dezembro de 1989 no canal Fox.
A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, formada por Homer Jay Simpson, Marjorie "Marge" (Bouvier) Simpson, Bartholomew "Bart" Simpson, Elisabeth "Lisa" Marie Simpson e Margareth "Maggie" Simpson. A série passa-se na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade americana, a televisão e vários aspetos da condição humana.
Não demorou muito para que as figuras amarelas ganhassem uma legião de fãs e as temporadas das aventuras e desventuras da família Simpson sucederam-se. O sucesso dos Simpsons surpreendeu o próprio criador da série, Matt Groening. O cartoonista estava desempregado na década de 80 e, aquando da criação dos bonecos amarelos de olhos esbugalhados, não imaginava o fenómeno global que iria sair da cidade fictícia de Springfield. (adaptado daqui)

liiiiiiiindo!


Trabalho feito no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"o manifestante", pessoa do ano na Time

A revista americana Time fez uma escolha inusitada para a pessoa do ano que vai terminando. Em vez de eleger um político ou celebridade, como tem feito quase todos os anos desde 1927, a revista nomeou para 2011 “o manifestante”.

A capa da edição especial estampa um desenho do rosto de uma pessoa coberto, com os olhos de fora, e a inscrição “The protester – from the Arab Spring to Athens, from Occupy Wall Street to Moscow” (O manifestante – da Primavera Árabe a Atenas, do Ocupe Wall Street a Moscou).
Segundo a revista, a homenagem não foi feita a nenhum protesto em especial, mas ao conjunto de manifestações populares que ocorreram ao longo do ano, como as revoltas da Primavera Árabe, que completa um ano, o movimento Occupy Wall Street, nos Estados Unidos, e protestos em cidades europeias. “Em 2011, os manifestantes não apenas deram voz às suas reclamações; eles mudaram o mundo”.
Não é a primeira vez que a publicação faz escolhas assim. Em 1982, por exemplo, o computador foi eleito personagem do ano. Em uma ainda mais inusitada escolha, a revista apontava os leitores como personagem de 2006, justificando: “Sim, você (You). Você controla a Era da Informação. Bem-vindo ao seu mundo”.

a Partícula de Deus

Após investigações ao longo de 3 anos,  o CERN encontrou recentemente indícios da existência do Bosão de Higgs, a "Partícula de Deus", partícula subatómica do modelo padrão responsável pelo transporte de massa das partículas elementares.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
“O bosão de Higgs, se existir, tem um tempo de vida muito curto e pode decair de vários modos diferentes. A descoberta baseia-se na observação das partículas que decaem, em vez do Higgs em si. Ambos ATLAS e CMS têm analisado diversos canais de decadência, e os experimentos observam pequenos excessos na região de baixa massa que ainda não foi excluída.
Tomados individualmente, nenhum desses excessos é mais estatisticamente significante que rodar um dado e obter dois seis de seguida. O que é interessante é que existem múltiplas medições independentes apontando para a região de 124-126 GeV. É muito cedo para dizer se o ATLAS e o CMS descobriram o bosão de Higgs, mas estes resultados atualizados estão a criar um grande interesse na comunidade de física de partículas.” (CERN)

não percam amanhã, no Palácio das Cardosas

Em época natalícia, numa ida à baixa do Porto, nada melhor do que aproveitar ver o "Video Mapping" no Palácio das Cardosas (Hotel Intercontinental) no próximo Sábado pelas 19h30. A entrada é livre e a plateia estende-se por toda a Av. dos Aliados até à Praça da Liberdade.
Aqui fica uma noção do que irá ser projetado.

o pai de Calimero

Morreu Carlo Peroni, o homem que desenhou os primeiros traços do pintaínho preto que nunca deixou completamente a casca do ovo.

Peroni criou a personagem em 1961 para um anúncio publicitário, mas, dois anos depois, "Calimero" já era a estrela de uma série de desenhos animados que começou por encantar os miúdos italianos e acabou por chegar a Portugal.

"That's an injustice, it is! I'm so little and you are so big!", dizia Calimero.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

por cá, há torneios de andebol

daqui
Como é habitual, os docentes de Educação Física organizam os torneios e os nossos alunos vão ao rubro com este evento levado a cabo em final de período.

Acompanhemos os jogos destes dois dias. Depois, aqui mesmo publicaremos os resultados finais.

Bons jogos e muito desportivismo!

uma iniciativa da turma H dos cursos EFA

professor doutor Pinto da Costa no centro do grupo
Na passada quarta-feira, dia 30 de Novembro de 2011, esteve presente, no auditório da nossa escola o professor doutor Pinto da Costa a convite da turma H dos cursos de Educação e Formação de Adultos.
O professor realizou uma palestra intitulada “Alterações Emocionais nas Crianças, Jovens, Adultos e Idosos”. Esta ação surgiu em conclusão do processo de formação relativo ao núcleo gerador Saúde e na sequência da proposta de trabalho dos formadores Elisabete Alves e Paulo Barros da área de formação de CLC (Cultura, Língua e Comunicação).
A palestra teve uma duração aproximada de hora e meia e os presentes foram brindados com um discurso aliciante e muito interessante de um excelente e conhecido orador que colocou várias vezes a plateia em momentos de boa disposição. A sessão contou com a presença do Director do Agrupamento, do responsável pelos cursos de Educação e Formação de Adultos, do presidente da junta de freguesia de Águas Santas e demais membros da comunidade escolar e local.
Esta iniciativa terminou com a entrega de pequenas lembranças ao convidado, seguida de uma pequena sessão de autógrafos e de um Porto de Honra.
A todos os participantes e colaboradores, que de alguma forma ajudaram à concretização desta iniciativa, os nossos singelos agradecimentos.
texto produzido nas aulas de CLC da professora Elisabete Alves

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

40% de portugueses admite não utilizar a internet

Os cidadãos europeus usam cada vez mais a Internet, segundo um estudo do Eurostat. A percentagem de pessoas com idades entre 16 e 74 anos que nunca acedeu à rede desceu de 42 para 24 por cento, nos últimos cinco anos. Em Portugal, a quebra é também acentuada (de 60 para 40 por cento), ainda que a taxa de utilização seja inferior à média europeia. (ler mais aqui)

fotografia subaquática portuguesa vence concurso mundial


Uma fotografia de um tubarão azul tirada pelo fotógrafo Nuno Sá ao largo da ilha do Faial, nos Açores, venceu a principal categoria do maior concurso mundial de fotografia subaquática.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

a nova reforma curricular

Citamos Ana Soares, que no seu blogue Educar em Português, brindou os leitores com esta síntese do documento:
"Já temos mais notícias sobre a proposta de nova reforma curricular (para discutir até dia 31 de janeiro):
Em síntese, e de acordo com a mesma,
- acaba a formação cívica em todos os ciclos;
- no 2º ciclo passa a existir uma oferta de apoio ao estudo diário, continuando este a ser facultativo;
- o inglês passa a ser uma disciplina obrigatória no 2º e 3º ciclos (no 3º ciclo mantém-se a L2);
- a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) passa a ser lecionada no 2º ciclo;
- a disciplina de Educação Visual e Tecnológica vai ser reduzida de seis tempos letivos para quatro, dividida em educação visual e educação tecnológica, cada uma com hora e meia semanal, sendo que os tempos da educação tecnológica serão para dividir com as TIC, assumindo estas duas últimas um carácter semestral. A educação visual será uma disciplina anual;
- no 12º ano, os alunos passam a escolher apenas uma disciplina de opção, pelo que terão 4 disciplinas (em lugar das atuais 5).
Prevê-se ainda a possibilidade de se criar uma nova disciplina de programação informática no secundário.
Pode ler a notícia do Público aqui.
O documento original, do ME, está aqui."

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

e na Cândido dos Reis, no Porto, amanhã

Como habitualmente nesta época, o Plano B organiza mais uma edição, desta feita a quinta, do “Natal feito à Mão”.
A iniciativa visa promover o trabalho de jovens criadores e artesãos, em áreas como o artesanato urbano, antiguidades, brinquedos, pequenas prendas, doçaria, entre outras artes, num evento animado, com música ambiente e cheirinho a Natal.

É já ali, pertinho  da Torre dos Clérigos.

e numa ida a Miguel Bombarda, no Porto

Exposição Coletiva de Natal @ Galeria Ap’Arte, 8 – 31 Dez.
Rua Miguel Bombarda, 221. Terça a Sábado, 11-20 horas.
Inaugurou ontem a já tradicional exposição coletiva de Natal da Galeria Ap’Arte, que contará com a presença de alguns dos artistas. Terão oportunidade de apreciar esta exposição, com obras de artistas tão relevantes e diversos como João Cutileiro, Armanda Passos, João Noutel, Franchini, Filipa Sotomayor ou Patrícia d’Orey, entre muitos outros, até ao final do ano.

aqui não há crise... de atividades

A presença dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo (10º ano) na Mostra das Novas Oportunidades constituiu uma experiência muito interessante de prática simulada e revelou-se um contributo precioso para o bom êxito desta iniciativa.
Parabéns, queridos alunos!
E os laboratórios abertos de Física, de Química e de Biologia??? Foram o sucesso habitual.

Das escolas de 1º ciclo vieram as meninas e os meninos que se surpreenderam e se deixaram surpreender com a "magia" que os nossos meninos mais crescidos lhes mostraram.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

haja "saudinha"!

Atualmente, há 46 isenções de pagamento de taxas moderadoras. A partir de  janeiro de 2012 passa a haver apenas nove. Assim, no total, o Governo acaba com 37 tipos de isenção, num ano em que estas taxas vão mais do que duplicar
Entre os beneficiários que continuam a usufruir delas estão as grávidas e as crianças até aos 12 anos, mas também os dadores de sangue, células, tecidos e órgãos.
Quanto às doenças crónicas, a partir do próximo ano são as consultas e os exames relativos às doenças que ficam isentos e não os doentes. 
A isenção de pagamento acaba assim para os diabéticos, os hemofílicos, os parkinsónicos, os tuberculosos ou insuficientes renais crónicos, só para dar alguns exemplos.
Ainda assim, são cerca de 20 os tipos de dispensa de cobrança de taxas moderadoras. Mas mesmo com estas exceções, a saúde passará a ser mais cara logo no primeiro dia de janeiro de 2012. @diário IOL

Por isso, resta-nos formular o voto bem sentido de que haja muita "saudinha", caso contrário, em muitos lares portugueses, o dinheiro será escasso para tratar dela!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

e o Porto aqui tão perto!

Conhecem bem? Já exploraram cada ruela da cidade? Já desfrutaram da magnífica paisagem à beira rio, à hora do crepúsculo? E espreitaram cada monumento? E falaram com as gentes?
foto SAPO/Alice Barcellos
Foi a 5 de dezembro de 1996 que a UNESCO atribuiu ao Centro Histórico do Porto o título de património mundial.  

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"contraluz" - prémio "melhor drama"

A longa-metragem Contraluz, do realizador Fernando Fragata, foi galardoada com o prémio de «melhor drama» na 5ª edição do Festival Internacional de Cinema da Costa Rica, revela a página do certame na Internet.
Rodado nos Estados Unidos, Contraluz conta uma história com contornos de ficção científica sobre um grupo de pessoas marcadas por um acontecimento inesperado que lhes mudou radicalmente a vida.
Aproveitar todos os momentos da vida como se não houvesse amanhã é a mensagem do filme, segundo o seu realizador.
Contraluz foi rodado integralmente entre 2008 e 2009 em Los Angeles, em paisagens mais inóspitas, como o deserto Mojave ou as margens dos lagos Mead e Powell, e conta com produção e elenco luso-americanos.

Nesta história, com argumento de Fernando Fragata, entram Joaquim de Almeida, Evelina Pereira, Ana Cristina de Oliveira e também Skyler Day, Scott Bailey e Michelle Mania.

A produção teve o apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Fernando Fragata é autor dos filmes Sorte Nula (2004), Pulsação Zero (2002), Pesadelo cor-de-rosa (1998), comédia protagonizada por Diogo Infante e Catarina Furtado, e da curta-metragem Amor e alquimia (1995). @ Lusa/Sol

sábado, 3 de dezembro de 2011

dia 3 de dezembro dia internacional das pessoas com deficiência

daqui
dia internacional das pessoas com deficiência  é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

A esse propósito apraz-nos noticiar que a nossa escola tem uma Unidade de Multideficiência que funciona no pavilhão A3. A professora responsável é a Dra. Ângela Campos, especializada em Ensino Especial. Formam equipa ainda um terapeuta da fala, Dr. João  Silva, uma terapeuta ocupacional, Dra. Diana Barros, uma fisioterapeuta, Dra. Andreia Rocha, e ainda duas funcionárias e uma tarefeira. Para poderem valer a todas as necessidades, há outros professores do ensino especial do agrupamento que "socorrem" esta equipa para que a unidade possa funcionar plenamente. E os meninos diferentes são seis. Com diferentes deficiências. Todos juntos procuram, com dignidade, o bem estar a que todos têm direito.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

o Crescer saiu por aí e perguntou

Lembram-se da rubrica “o Crescer saiu por aí e perguntou”? Fizemos estas duas perguntas:

1. Por que razões os jovens (às vezes os muito jovens) aguardam os fins de semana para beberem até ficarem ébrios?
2. E por que razões ainda fumam tanto apesar de todas as campanhas de informação sobre os efeitos nocivos do consumo de tabaco?

Tal como prometemos, aqui vão algumas das respostas dos nossos alunos:

André Guimarães
1. Para aliviar o stress ou por exibição.
2. Por estatuto, para melhor integração no grupo.

Margarida Colino
1. Não conseguem divertir-se de outra maneira.

Ana Cristina Mota
1. A culpa é dos pais que se descartam das suas responsabilidades.

Ana Isabel
1. Porque aos fins de semana os pais não os controlam e podem curar a ressaca sem os pais se aperceberem.
2. São influenciados a começar a fumar e depois não conseguem deixar.

Ricardo Pereira/ Tiago Bessa
1. 2. Quer o consumo de tabaco quer o de álcool surgem como influência dos amigos.

João Paiva
2. Primeiro a curiosidade, depois o hábito, a seguir a dependência.

Joana Braegger
1. 2. Por razões emocionais.

Pedro Basto
1. 2. Por rebeldia.

Perguntamos-lhes se sugeriam soluções. Deixaram duas recomendações. Vale a pena pensar seriamente nelas, se tivermos em conta que vêm de um público jovem que podia considerar que a liberdade sem regras e sem balizas é a melhor das soluções.

Os pais devem estar atentos às companhias dos filhos e controlar as saídas e entradas nos fins de semana e no dia a dia.
Deve ser proibida a venda de álcool a menores de 18 anos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

dia 1 de dezembro

Em dia de feriado que deixará de ser, acordemos para a preocupante realidade que existe.
Sim, porque a SIDA existe.

Consulta o site da Abraço e sê um cidadão informado.