Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de julho de 2016

"Vais candidatar-te ao Ensino Superior? Sabe tudo o que é preciso aqui."


Calendário
És daqueles alunos que passou a todos os exames nacionais e já despachou o assunto? Então fica a saber que a primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior arranca já na próxima quarta-feira, dia 20, e prolongar-se-á até ao dia 8 de agosto.
Se por outro lado chumbaste e tens que ir à segunda fase dos exames nacionais, a fase de candidaturas só começa em setembro.
Mas isto, a par das datas de afixação dos resultados dos exames nacionais e das datas da realização da segunda fase de exames, está disponível para todos os alunos, pais e professores num site tutelado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Classificação final do Ensino Secundário
Sabias que a nota de Educação Física não conta para a média final? Esta regra só não é aplicada se quiseres tirar um curso desta área.
O que é preciso para concorrer ao Ensino Superior?
Além de teres o Ensino Secundário concluído tens de ter realizado, nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vais concorrer. E claro, terás de cumprir os pré-requisitos quando exigidos pelas instituições onde pretendes ingressar. 
Quais são os cursos que existem, onde são lecionados e quais as provas de ingresso necessárias?
Agora que já escolheste o curso e a universidade onde vais passar os próximos três anos (no mínimo) é hora de saber as provas de ingresso que cada instituição escolhe. Podes consultar a lista aqui. Contudo, se estás com dificuldades tens aqui um assistente de escolha de curso que te vai ajudar na tarefa.
Simulador de Candidatura
Já escolheste o curso, a universidade e já sabes as provas de ingresso correspondentes. Antes de dar o importante e definitivo passo de te candidatares podes simular a candidatura, tal como se de um último treino se tratasse antes da grande final.
Outras dúvidas
Aqui enumerámos as principais questões quando se fala no acesso ao Ensino Superior, mas se continuas com dúvidas podes esclarecê-las aqui. @ NaoM

Sem comentários: