Número total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

cartas para Timor e para Angola

Tal como prometido, os nossos alunos das turmas E e F do 10º ano deitaram mãos à obra e escreveram para os colegas de Timor e de Angola, respectivamente. A Internet não tem facilitado as comunicações uma vez que os recursos, por lá, são escassos. Assim, recorrendo ao papel e ao serviço dos Correios, a típica carta já seguiu. Aqui fica o testemunho.

Águas Santas, 11 de Fevereiro de 2010

Olá!

Somos alunos de uma turma de Línguas e Humanidades e frequentamos o 10º ano da Escola Secundária de Águas Santas que fica nos arredores do Porto, a segunda maior cidade de Portugal. Vivemos, na generalidade, nas proximidades da escola e fazemos o percurso a pé, dado que só demoramos sensivelmente dez minutos de casa à escola.

Temos como disciplinas nucleares o Português, a História e a Geografia, para além de outras, nomeadamente, a Educação Física, Filosofia, Inglês e Matemática Aplicada. Pretendemos, profissionalmente, seguir as vias da advocacia, criminologia, jornalismo, psicologia e ensino.

Gostaríamos de saber quais são as disciplinas da vossa área curricular, se gostam da disciplina de Português e se a vossa escola fica muito distante das vossas casas.

A nossa escola encontra-se em remodelação e apresenta, actualmente, dois pavilhões de aulas, que passarão a três depois das obras estarem concluídas, um pavilhão gimnodesportivo muito bem equipado, uma cantina, um bar para os alunos e outro para os professores, uma papelaria, um auditório, uma secretaria, uma biblioteca, uma sala de convívio para os professores e um polivalente para os alunos (o que é óptimo nos dias de chuva e de frio que não são assim tão poucos como devem calcular).

Como actividades extracurriculares a escola oferece-nos a dança, o badmington, a ginástica aeróbica, o ping-pong, o xadrez e as damas. No entanto, há alunos que frequentam outras modalidades fora da escola como o kickboxing, o andebol, o futebol e o basquete. E vocês? Frequentam algumas destas actividades?

O nosso dia-a-dia é passado, essencialmente, na escola porque o nosso horário engloba o turno da manhã e algumas tardes. Quando estamos em casa, depois de preparadas as tarefas escolares, vemos televisão, ouvimos música, fazemos pesquisas na Internet, comunicamos via telemóvel com os nossos amigos e, por vezes, até adormecemos devido ao cansaço.

Teríamos todo o interesse em saber como é passado o vosso dia-a-dia e se têm muitas dificuldades na área da comunicação, pois soubemos que a vossa escola não tem as mesmas condições escolares da nossa no que se refere à área da informática; daí termos que comunicar via postal.

Muitas outras coisas poderíamos relatar e outras tantas vos perguntar, mas fá-lo-emos numa próxima oportunidade se vocês não se importarem.

Ficamos, ansiosamente, a aguardar notícias vossas que demorarão o seu tempo dada a distância e agradecemos, desde já, a vossa disponibilidade e colaboração neste nosso projecto, o de estabelecermos um intercâmbio entre a nossa escola e a vossa através da professora Olinda Ribeiro.

Certos de que corresponderão ao nosso desejo para que todas essas informações sejam dadas a conhecer aos restantes alunos através do blogue que criamos, despedimo-nos com toda a amizade,

Os alunos da turma E e F do 10º ano