Número total de visualizações de páginas

1642308

quinta-feira, 24 de julho de 2025

saúde: Apelo à dádiva de sangue

As reservas de sangue estão em baixo e há já cirurgias não urgentes a serem adiadas. Álvaro Beleza, diretor do Serviço de Imuno-Hemoterapia da Unidade Local de Saúde Santa Maria, explicou que a situação se agrava, porque há um défice de dadores em Portugal e a nível europeu, em que existe um défice de dois milhões de dádivas.

As reservas de sangue estão baixas, como estão em todos os hospitais em Portugal. Isto é um problema do país. Aliás, o IPST [Instituto Português do Sangue e Transplantação] está a trazer sangue dos Açores e da Madeira, porque estamos, de facto, numa situação difícil”, disse.
As pessoas, infelizmente, cada vez doam menos (…) e os dadores regulares, as associações de dadores, são gerações que estão a envelhecer, que já não podem dar sangue a partir dos 65 anos e, portanto, isto é uma luta diária para que os mais jovens venham a doar sangue”.

O IPST passou a publicar semanalmente, à segunda-feira, a situação das reservas em www.dador.pt para que os dadores regulares e os dadores de primeira vez possam inteirar-se da situação e realizar a sua dádiva de sangue. adaptado daqui

Se reunir condições, doe sangue!
Uma dádiva pode salvar até 3 vidas. Quem sabe um dia até a sua ou a dos seus mais queridos.


cultura: Mosteiro de Leça do Balio

CMMatosinhos
O Mosteiro de Leça do Balio, sede da Fundação Livraria Lello, é um elo vívido entre o passado e o futuro. Localizado nas margens do rio Leça, o monumento nacional tem raízes que remontam à Época Romana, destacando-se como peça fundamental na história de Portugal. Atualmente, desempenha um papel crucial como ponto de partida para a audaciosa missão da Fundação: capacitar as pessoas a ler o mundo. 
Sob a alçada da Fundação Livraria Lello, o espaço conquistou projeção internacional e recebeu mais de 25 mil visitantes.

Até setembro, o Mosteiro apresenta um espaço expositivo, um auditório, uma área dedicada à gastronomia e um jardim.estará patente a exposição “Act The Thought - Age com o Pensamento”, desenvolvida em parceria com a UNESCO, “desafiando os visitantes a refletirem sobre o fenómeno da desinformação, através da arte e do design”. O projeto foi reconhecido com a categoria ouro no European Design Festival 2025, em Ljubljana, Eslovénia. (adaptado daqui)

O próximo evento será no dia 26 de julho, dia dos avós, com a apresentação dos livros "Avós e Netos" e "Avós - raízes e nós"

Consulte o site da Fundação Livraria Lello para mais informações.

sociedade: Chat GPT como psicólogo - riscos

Freepik
Pedir conselhos ao ChatGPT é cada vez mais comum. A disponibilidade e o não julgamento são apelativos, mas há o risco de se criar uma câmara de eco. Afinal, não está ninguém do outro lado.

A tendência é “preocupante”, considera Miguel Ricou, presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses considera a tendência preocupante por diversas razões:

- falta de avaliação de resultados - “Estas ferramentas são feitas e colocadas à disposição como ferramentas recreativas. A psicologia é uma ciência. [Um chat que presta apoio psicológico], a existir, teria de ser estudado, como acontece com tudo o resto que estudamos até podermos dizer que funciona”.

- falta de setting, periodicidade das consultas consoante necessidades e objetivos - “Aqui funciona tudo ao contrário. Quem define o setting, quem define o que quer ou não fazer ou como é que utiliza o chat é o utilizador”

- ausência de aliança terapêutica - a “relação de confiança construída” entre terapeuta e paciente — “uma estrutura que tem limites e objectivos concretos, orientados pelo profissional que tem experiência e formação nesse sentido” — deixa de ser possível

Compreendendo o apelo do "não julgamento", Miguel Ricou reforça que enquanto seres humanos, “nos construímos através da relação com os outros”. “Agora, parece que estamos a tentar construir sociedades onde, de repente, os outros não são precisos”, lamenta.

adaptado daqui

exames (2ª fase): 24 julho

 


Hoje realizam-se os seguintes exames.

Secundário


Básico

Português 9º - oral - 9:30h

Ciências Naturais 9º - escrita e prática - 14h

quarta-feira, 23 de julho de 2025

saúde: algas no combate à dor é inovação portuguesa


Foi nas esponjas marinhas, fixadas ao largo da costa de Sagres, que a Sea4Us encontrou a resposta para tratar a dor crónica, um problema que afeta uma em cada cinco pessoas. O poder anestesiante destes organismos chamou a atenção dos investigadores e fez nascer um medicamento capaz de competir com os opioides tradicionais. O projeto nasceu há 10 anos no Algarve, e já há farmacêuticas interessadas em comprar o produto.


Leia mais aqui

educação: carta aberta ao Ministro da Educação

Um grupo de professores enviou uma carta aberta ao ministro da Educação, alertando para o aumento da indisciplina, da burocracia e para o descrédito para o qual caminha o sistema de ensino. 

Definem-se como professores preocupados com o estado da Educação, muitos deles com mais de 30 anos de experiência. O Movimento de Professores e Educadores Sociais Democratas enumera um conjunto de problemas que considera essenciais resolver para travar o que descrevem como o progressivo enfraquecimento da escola pública:
- crescente agravamento da indisciplina - comprometendo o trabalho pedagógico
- aumento da carga burocrática - prejudicando o foco no ensino
- acabar com o facilitismo nos resultados escolares - propondo a clarificação da excecionalidade da retenção
- necessidade de revisão do Estatuto da Carreira Docente

Consulte aqui a carta aberta na sua totalidade e veja as propostas.

educação: apoio a professores deslocados

Global Images
No próximo ano letivo, todos os professores e educadores de infância colocados a mais de 70 quilómetros da sua residência fiscal vão passar a receber um apoio financeiro à deslocação. A medida foi anunciada esta segunda-feira, 21 de julho, pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), e representa um alargamento significativo do atual regime, até agora limitado a professores colocados em escolas com carência de docentes.
Segundo o comunicado oficial, o apoio será atribuído mensalmente ao longo de 11 meses e abrange docentes contratados e do quadro, desde que não possuam habitação própria no concelho da escola onde são colocadosO Ministério da Educação estima que mais de 8 mil professores beneficiem da medida no próximo ano letivo.

Valores
O valor mensal do apoio varia consoante a distância entre a residência fiscal do docente e a escola. Assim, será atribuído um subsídio de 150 euros para os professores que tenham de fazer deslocações entre 70 e 200 km; um subsídio de 300 euros para docentes colocados entre 201 e 300 km da residência fiscal; e 450 euros para os que derem aulas em escolas a distâncias superiores a 300 km de casa.
Para as zonas geográficas classificadas como deficitárias – os chamados Quadros de Zona Pedagógica (QZP), com carência de docentes – está prevista uma majoração destes apoios, que ascenderão, respetivamente, a 165 euros, 335 euros e 500 euros mensais, dependendo da distância a que ficarem colocados.
retirado daqui

exames (2ª fase): 23 julho

 

Hoje realizam-se os seguintes exames:

Secundário


Básico

História 9º - 9:30h

Educação Visual 9º - 14h

terça-feira, 22 de julho de 2025

saúde: robô realiza cirurgia sem intervenção humana

NurPhoto via AFP

Uma equipa da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, conseguiu ensinar um robô através de inteligência artificial a fazer operações com sucesso em órgãos de porcos, sem ajuda humana, utilizando ferramentas próprias de cirurgiões.

Numa operação a uma vesícula, sem ajuda humana, o robô demorou apenas cinco minutos a realizar o procedimento de 17 passos.

Fomos capazes de realizar um procedimento cirúrgico com um nível de autonomia alto. Em trabalhos anteriores, fomos capazes de realizar alguns procedimentos como suturas. O que aconteceu aqui é realmente um procedimento por inteiro. Fizemos isto em oito vesículas biliares, órgão em que o robô foi capaz de atuar de forma precisa com a remoção da vesícula sem intervenção humana”, refere a equipa responsável.

O próximo passo é continuar a treinar estes robôs em procedimentos cirúrgicos diferentes para a expansão de capacidades. Espera-se que numa década, a autonomia destes robôs permita testar estes procedimentos em humanos.

Adaptado daqui e daqui

ensino superior: U.Porto com recorde de vagas

Cigarra - Universidade do Porto
A Universidade do Porto vai disponibilizar um 
número recorde de 5.061 vagas para um também novo máximo histórico de 60 cursos de licenciatura (54) e mestrado integrado (6) e 15 faculdades, ao abrigo do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público 2025/2026, cuja 1.ª fase arrancou na segunda-feira, dia 21 de julho.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), a U.Porto apresenta-se a este Concurso Nacional de Acesso com mais 302 vagas do que as disponibilizadas no ano letivo que agora termina.

Somando todas as vias de acesso e ingresso, os cursos de licenciatura e mestrado integrado da U.Porto vão abrir um máximo histórico de 6.972 vagas no ano letivo 2025/2026.

saiba mais aqui

Língua Solta: "mal-estar" ou "mau-estar"?

imagem gerada por IA


 «Sinto um mal-estar no estômago» ou «Sinto um mau-estar no estômago»? 

A forma correta é mal-estar.

O advérbio mal (que é antónimo de bem) forma com o elemento seguinte, estar, uma unidade vocabular que significa «indisposição; inquietação».

Mau (antónimo de bom) é um adjetivo e serve para classificar um nome:

      – Ele tem mau feitio.

Porto Editora – mal-estar ou mau-estar? na Infopédia. 
Disponível em 

exames (2ª fase): 22 julho

 


Hoje realizam-se os seguintes exames:

Secundário

Básico


segunda-feira, 21 de julho de 2025

país: Portugal envia jovens “ao espaço”

A iniciativa da Agência Espacial Portuguesa que dá a jovens a oportunidade de serem astronautas por um dia vai realizar-se, a partir deste ano, nos Açores, anunciou a agência, que promete uma experiência ainda mais espacial.

O voo parabólico, a bordo de um Airbus da Novespace.
www.astronautaporumdia.pt

O grande destaque da edição de 2025 da iniciativa "Astronauta por um dia" é a descolagem do voo parabólico diretamente da ilha de Santa Maria, marcada para 21 de setembro. É a primeira vez que a simulação de gravidade zero acontece no arquipélago, reforçando a ligação do programa ao contexto espacial português.

Saiba mais aqui

ensino superior: candidaturas arrancam hoje

 

No dia 21 de julho arranca a candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior para a grande maioria dos candidatos


O concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2025 decorrerá em três fases, este ano com um número de vagas recorde no ensino superior público: 55.239, com um crescimento de 20% nos cursos de educação básica.

1.ª fase: 21 de julho a 4 de agosto

2.ª fase: 25 de agosto a 3 de setembro

3.ª fase: 23 a 25 de setembro

As candidaturas são feitas online, no portal oficial da DGES: www.dges.gov.pt

Julho: a 21 de Julho arranca a candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior para todos os outros candidatos. Os candidatos incluídos no contingente prioritário para imigrantes, familiares que com eles residam, luso-descendentes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros podem candidatar-se até 28 de Julho. Todos os outros têm alguns dias extra para poderem apresentar a sua candidatura, com o prazo a terminar apenas a 4 de Agosto.

Agosto: é no final do mês de Agosto que as primeiras respostas a essas candidaturas começam a ganhar forma. O calendário agora divulgado estipula que no dia 23, as instituições do ensino superior irão receber as listas de colocação desta 1.ª fase do concurso nacional, que serão divulgadas aos interessados e à população em geral no dia seguinte, 24 de Agosto. As matrículas acontecem logo a seguir, ao longo de três dias, entre 25 e 28 deste mês. O dia 25 marca ainda o início do período para quem quiser reclamar da (não) colocação — pode fazê-lo até ao dia 29 — e do começo da 2.ª fase de candidaturas, que se prolonga até 3 de Setembro. Mesmo antes de o mês terminar, a 29 de Agosto, as instituições do ensino superior comunicam à Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) das vagas que ficaram por preencher nos cursos que disponibilizaram, caso existam.

Setembro: no dia 2, são divulgadas as vagas disponíveis por força de quem as ocuparia não se ter inscrito ou matriculado. A 14 de Setembro são divulgadas as listas de colocação à 2.ª fase do concurso e a partir do dia seguinte iniciam-se as matrículas e inscrições para estes candidatos colocados (até dia 17) e também as reclamações que existam (até dia 19). No dia 18 de Setembro é entregue à DGES a indicação das vagas existentes por os alunos que as ocuparam na 1.ª fase terem obtido uma nova colocação na 2.ª fase e também as que ficaram libertas por colocados na 2.ª fase não terem concretizado a inscrição ou matrícula. O total de vagas disponíveis para a 3.ª fase do concurso nacional é divulgado a 22 de Setembro e no dia seguinte começa a apresentação de candidaturas a esta fase, terminando a 25 de Setembro. As decisões sobre as reclamações aos resultados da 1.ª fase deverão ser conhecidas no dia 29 deste mês.

Outubro: logo no dia 1 é divulgada a lista de colocações à 3.ª fase do concurso nacional, com as matrículas ou inscrições e as reclamações a decorrerem na mesma altura, entre 1 e 3 de Outubro. No dia 6, as instituições de ensino comunicam à DGES quem de entre estes colocados efectivamente se matriculou e, no dia 17, são conhecidos os resultados às reclamações da 2.ª fase. Antes de o mês terminar, a 30 de Outubro, serão finalmente conhecidos os resultados das reclamações a esta 3.ª fase do concurso nacional.

Retirado daqui

exames (2ª fase): 21 julho

 


Hoje realizam-se os seguintes exames:

Secundário:


Básico:

Francês 9º - escrita 9:30h e oral 11:30h

Espaço Artes 9º - 14h

sexta-feira, 18 de julho de 2025

IR: Festival MIMO 2025

MIMO regressa com entusiasmo à encantadora cidade de Amarante para a sua 6.ª edição, onde a cultura e a música voltam a assumir um lugar de destaque — sempre com entrada gratuita para toda a experiência do festival.


A edição deste ano reúne mais de 60 atividades ao longo de três dias. Com uma programação verdadeiramente multicultural — que inclui concertos e DJ sets com artistas de treze nacionalidades — o festival também apresenta palestras, workshops, oficinas, cortejos, sessões do MIMO Bem-Estar, MIMO para Crianças e roteiros culturais. 

Tudo isso ocupa não só os palcos, mas também as ruas, parques, igrejas, praias fluviais e recantos da cidade, num verdadeiro mergulho sensorial e comunitário.

Vá e mime-se!

Consulte a programação completa aqui

IR: "Matosinhos em Jazz" está de volta


O festival Matosinhos em Jazz regressa este verão ao Coreto do Jardim Basílio Teles, com concertos ao ar livre sempre às 18h, durante três fins de semana seguidos. O evento vai contar com músicos de jazz contemporâneo e soul, incluindo artistas internacionais reconhecidos. A entrada é gratuita.
É uma oportunidade para aproveitar o fim de tarde com boa música.

Consulte o programa completo aqui

educação: Conselhos para escolher um curso

Jornal Negócios
Numa altura de grandes decisões - escolha da área de estudo no secundário ou de um curso no ensino superior ou técnico - três consultoras de recursos humanos apontam alguns aspetos a ter em conta para fazer uma escolha fundamentada:

- investir em formação contínua

- escolher cursos com maior procura no mercado de trabalho 

- analisar dados de empregabilidade

- complementar percurso académico com experiências práticas, como estágios ou atividades part-time

- investir em competências digitais e soft skills, como comunicação

- escolher área compatível com as competências pessoais

- considerar cursos técnicos e profissionais como opções válidas, em áreas como indústria, logística, tecnologia ou mesmo saúde

- corresponder aos valores procurados das empresas como o saber-fazer e a experiência prática

- ponderar integrar o mercado de trabalho antes de prosseguir para o mestrado para perceber como funciona o mercado empresarial e as suas necessidades

adaptado daqui


É importante também escolher uma área de que se goste e não ter medo de arriscar; é sempre possível reorientar o estudo caso a primeira escolha não se revele viável ou não corresponda ao desejado.

Boas escolhas!

escola sede: Encontro Pedagógico (2)

O segundo encontro pedagógico teve lugar a 17 de julho, intitulado "Reimaginar os espaços de aprendizagem: os LED numa perspetiva de inovação pedagógica".

Reconhecendo as vantagens da formação em contexto, no sentido da constituição de comunidades de aprendizagem, o CFAE maiatrofa implementou, no presente ano letivo, 9 oficinas de formação “Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa”, o que significa que em cada um dos agrupamentos de escolas decorreu (ou está a decorrer) uma oficina de formação LED.

Alguns dos participantes dessas oficinas foram agora desafiados a partilhar as suas práticas neste Encontro Pedagógico, disseminando assim as aprendizagens realizadas na formação, proporcionado aos  presentes exemplos práticos aplicados na sala de aula, utilizando componentes e equipamentos tecnológicos fornecidos pelos LED, com o objetivo de apoiar as escolas na integração pedagógica destas tecnologias. Algumas escolas fizeram-se acompanhar por alunos, que dinamizaram a sessão e relataram em primeira mão as aprendizagens efetuadas, prova da aplicabilidade destes equipamentos e do seu valor.

exames (2ª fase): 18 julho

 

A 2ª fase de exames e provas finais inicia-se hoje e termina a 24 de julho.

Hoje decorrem os seguintes exames:

Secundário


9º ano



quinta-feira, 17 de julho de 2025

sociedade: "Zé Povinho" faz 150 anos

A conhecida criação de Rafael Bordalo Pinheiro tem uma data de nascimento: 12 de Junho de 1875, dia em que o desenhou pela primeira vez nas páginas centrais do seu jornal A Lanterna Mágica (véspera de Santo António). 

"Santo António de Lisboa: -P´ra cêra do Sant'Antó...", 12 junho 1875

Por isso, a partir de dia 12 de junho de 2025, o Museu Bordalo Pinheiro comemora os 150 anos do seu nascimento, promovendo um conjunto de iniciativas, que vão desde exposições a oficinas artísticas.

Consulte o site do museu Bordalo Pinheiro e veja a biografia de Bordalo Pinheiro (1846-1905), a programação prevista e embrenhe-se no "universo bordalino". Dedique especial atenção à história e evolução do Zé Povinho ao longo das décadas mais marcantes da história do país, pela mão de outros artistas, onde a crítica social e política, emblemáticas desta figura criada para criar empatia e identificação, é bem visível.

Aqui ficam alguns exemplos:

23 julho 1931

24 julho 1975

s/ data

país: Tomar no topo do Índice Europeu de Tesouros Escondidos

A plataforma HomeToGo criou o Índice Europeu de Tesouros Escondidos onde são elencadas cidades menos cotadas, mas que também merecem uma visita. Ora bem, o destaque de 2025 é Tomar, que ficou em 1º lugar. 

Eis o top 10:

  1. Tomar, Portugal
  2. Brisighella, Itália
  3. Nafplio, Grécia
  4. Puy-l’Évêque, França
  5. Bremm, Alemanha
  6. Beynac-et-Cazenac, França
  7. Valdoviño, Espanha
  8. Sibiu, Roménia
  9. Labeaume, França
  10. Beaumaris, País de Gales, Reino Unido
Entre os vários critérios específicos para avaliar as cidades estão tendências de pesquisa, preços de alojamento local, qualidade das vistas, gastronomia e clima. Retirado daqui

Se ainda não conhece, Tomar merece uma visita, graças ao seu património religioso, natural e edificado.



educação: prevenção de extremismo violento

A UNESCO preparou um guia para professores para ajudar a perceberem e enfrentarem as questões ligadas ao extremismo violento na sala de aula.

"O extremismo violento e as forças subjacentes à radicalização estão entre os desafios mais pervasivos do nosso tempo. Embora o extremismo violento não se limite a nenhuma idade, sexo, grupo ou comunidade, os jovens são particularmente vulneráveis às mensagens de extremistas violentos e organizações terroristas", reconhece o documento, adiantando ainda que "perante tais ameaças, os jovens necessitam de oportunidades de aprendizagem relevantes e oportunas para desenvolver os conhecimentos, as competências e as atitudes que os possam ajudar a construir a sua resiliência a esta propaganda".
A UNESCO entende que é importante os professores estarem confiantes e bem preparados para saber quando e como discutir as questões do extremismo violento e da radicalização com os alunos assim como identificar sinais de alerta. O documento deixa também algumas dicas sobre como criar um clima de sala de aula inclusivo e propício ao diálogo respeitoso, à discussão aberta e ao pensamento crítico.




Aceda ao guia completo aqui
envio de Pedro Braga

educação: provas finais de 9º ano

Inicialmente prevista para dia 15, 3ªf, a publicação dos resultados das provas finais de 9º ano de Português e Matemática foi adiada por  "dificuldades técnicas" na correção das provas do 3.º ciclo -  as provas foram feitas este ano pela primeira vez em formato digital. 

Na 4ªf , dia 16, a meio da tarde, as escolas receberam do Júri Nacional de Exames (JNE) a informação de que "(...) os alunos do ensino básico que se encontram não aprovados após a realização das provas da 1.ª fase ficam automaticamente inscritos para a 2.ª fase de realização de provas do ensino básico", eliminando a necessidade de inscrição para estas provas finais - inicialmente previstas para os dias 16 e 17 de junho. O calendário previsto para a realização das mesmas não sofreu alterações - 18 de julho a prova de Português e 22 de julho a de Matemática.

Nas 15 escolas em que se verificaram constrangimentos” relacionados com “o tempo de compensação na prova de Matemática, o JNE contactou os Encarregados de Educação  para decidirem validar “prova realizada, sem conhecimento da classificação”, ou “anular a prova da 1ª fase e realizar a prova na 2ª fase como se da primeira fase se tratasse”. 

De referir que muitos alunos aguardam os resultados para saber se ficam aprovados e reúnem condições para a matrícula do décimo ano regular ou profissional ou se, por outro lado, devem ainda proceder à inscrição para as Provas de equivalência à Frequência a 2ªfase, numa nova tentativa de conclusão do 9º ano. As provas finais de Português e Matemática contam 30 por cento para a nota final das disciplinas.

Esta situação acarretou ansiedade acrescida junto dos alunos e suas famílias assim como professores Diretores de Turma, incapazes de prestar esclarecimentos às muitas questões colocadas pelos encarregados de educação (por também eles desconhecerem pormenores) e Direções, que ficaram com um prazo diminuto para a gestão/organização dos alunos por salas e do escalonamento de serviço de vigilâncias. Após a receção das notas, a escola tem ainda de realizar todo o processo de verificação e descodificação dos anonimatos e só depois são impressas e afixadas as pautas.

Depois de uma longa espera, as pautas foram afixadas no final da tarde de dia 16.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

ambiente: produção de energia solar na UE

Em junho, a energia solar produziu mais eletricidade do que qualquer outra fonte na UE.
central fotovoltaica de Vale de Moura, no concelho de Évora 
Os novos dados do grupo de reflexão sobre energia Ember mostram que a energia solar representou 22,1% do cabaz de eletricidade da UE em junho de 2025, ultrapassando por pouco a energia nuclear e, nomeadamente, os combustíveis fósseis.
Pelo menos 13 Estados-membros atingiram recordes mensais de energia solar, incluindo os Países Baixos (40,5%) e a Grécia (35,1%), graças a um aumento da capacidade e a um período de tempo ensolarado.

Apenas 6,1% da eletricidade da UE foi produzida a partir do carvão, contra 8,8% um ano antes e o nível mensal mais baixo de que há registo.

saiba mais aqui

escola sede: Encontro Pedagógico (1)

O Centro de Formação CFAE MaiaTrofa dinamizou, no dia 15 de julho, o primeiro de dois Encontros Pedagógicos, subordinado ao tema "Reimaginar os espaços de aprendizagem: escola, diversidade e inclusão".

Este Encontro Pedagógico visou "promover uma reflexão profunda sobre medidas de integração efetiva dos alunos migrantes no sistema educativo e na sociedade em geral (...) com vista a uma escola como garante do direito de todos à educação e à igualdade de oportunidades.", como referido na apresentação da Diretora do Centro de Formação CFAE MaiaTrofa, Ana Granja.

Os oradores convidados abordaram o enquadramento legal e partilharam estratégias, práticas e projetos inspiradores. Destaque especial para o projeto "Histórias sem Fronteiras", desenvolvido no AE de Pedrouços, em parceria com a Associação Hirundo. 

O encontro terminou com a representação teatral do grupo Nem Marias Nem Manéis, com uma peça original alusiva à integração dos migrantes, ao peso das raízes e da nossa bagagem individual, desafio lançado pela responsável da Associação Hirundo.









Exames do Secundário: sobe Português e Biologia, desce Matemática

A 2ª fase dos exames arranca já esta sexta feira
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) divulgou os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais de secundário. As médias de Português e Biologia e Geologia subiram para 12,6 e 12,4 valores, respetivamente. Já em Matemática A, registou-se uma queda acentuada: a média passou de 12,1 para 10,5. Também Física e Química desceu ligeiramente, de 11,6 para 11 valores.
Das 25 disciplinas sujeitas a exame final, 15 apresentam resultados piores do que os observados na 1.ª fase do ano passado, ainda que nalguns casos as descidas sejam ligeiras. História A é das que descem: a média nacional passou de 12,4 para 10,9. Outros exemplos: Geometria Descritiva A passou de 10,8 para 8,9, tendo a média mais baixa de todos os exames deste ano; Economia A passou de 12,7 para 11,4; Literatura Portuguesa de 11,4 para 10,6; Filosofia de 10,5 para 10,4; Matemática Aplicada às Ciências Sociais de 11,8 para 9,2.
Há uma disciplina que mantém a mesma média: Inglês (14,1). E nove que melhoram: além de Biologia e Geologia e Matemática B é também o caso de História e Cultura das Artes (passa de 11,9 para 12,6).
Os exames realizados este ano pelos alunos do 12.º ano ainda irão contar 30% para a nota final da disciplina, Já para os estudantes do 11.º ano que tenham feito exames este ano a nota obtida na prova contará 25% para a nota final da disciplina.
Registaram-se 346.541 inscrições e foram realizadas 307.270 provas (88,7%).




Retirado daqui


 

terça-feira, 15 de julho de 2025

sociedade: violação é agora um crime público

O parlamento aprovou na passada sexta feira a classificação da violação como crime público. Assim sendo, informação proveniente de diversas fontes (a declaração de uma testemunha, denúncia ou investigação criminal) é suficiente para a dar início ao processo crime, não sendo necessário apresentação de queixa por parte da vítima.

Esta aprovação surge mais de uma década após a convenção de Istambul (2011)assinada para combater a violência contra as mulheres, onde entre várias recomendações, se pedia que os Estados membros considerassem a violação e a coação sexual um crime público. Foi ratificada por Portugal em 2013 e entrou em vigor em 2014.