Inicialmente prevista para dia 15, 3ªf, a publicação dos resultados das provas finais de 9º ano de Português e Matemática foi adiada por "dificuldades técnicas" na correção das provas do 3.º ciclo - as provas foram feitas este ano pela primeira vez em formato digital.
Na 4ªf , dia 16, a meio da tarde, as escolas receberam do Júri Nacional de Exames (JNE) a informação de que "(...) os alunos do ensino básico que se encontram não aprovados após a realização das provas da 1.ª fase ficam automaticamente inscritos para a 2.ª fase de realização de provas do ensino básico", eliminando a necessidade de inscrição para estas provas finais - inicialmente previstas para os dias 16 e 17 de junho. O calendário previsto para a realização das mesmas não sofreu alterações - 18 de julho a prova de Português e 22 de julho a de Matemática.
Nas 15 escolas em que se verificaram “constrangimentos” relacionados com “o tempo de compensação na prova de Matemática”, o JNE contactou os Encarregados de Educação para decidirem validar “prova realizada, sem conhecimento da classificação”, ou “anular a prova da 1ª fase e realizar a prova na 2ª fase como se da primeira fase se tratasse”.
De referir que muitos alunos aguardam os resultados para saber se ficam aprovados e reúnem condições para a matrícula do décimo ano regular ou profissional ou se, por outro lado, devem ainda proceder à inscrição para as Provas de equivalência à Frequência a 2ªfase, numa nova tentativa de conclusão do 9º ano. As provas finais de Português e Matemática contam 30 por cento para a nota final das disciplinas.
Esta situação acarretou ansiedade acrescida junto dos alunos e suas famílias assim como professores Diretores de Turma, incapazes de prestar esclarecimentos às muitas questões colocadas pelos encarregados de educação (por também eles desconhecerem pormenores) e Direções, que ficaram com um prazo diminuto para a gestão/organização dos alunos por salas e do escalonamento de serviço de vigilâncias. Após a receção das notas, a escola tem ainda de realizar todo o processo de verificação e descodificação dos anonimatos e só depois são impressas e afixadas as pautas.
Depois de uma longa espera, as pautas foram afixadas no final da tarde de dia 16.