Porque é que na hora de dormir o corpo pede cama, mas a cabeça insiste em fazer listas? Porque é precisamente nesta altura que se “liga” a default mode network (DMN) ou rede de modo padrão, um conjunto de regiões e circuitos cerebrais que se ativam em conjunto quando estamos num estado de repouso e sem nenhuma tarefa concreta em mãos, e que nos conduz a modo introspectivo.
“Durante esses períodos, as pessoas têm mais facilidade em divagar por pensamentos autobiográficos e de planeamento, o que pode conduzir a ruminações ou pensamentos intrusivos ou ansiosos sobre si mesmo. (…) viramo-nos para dentro e pensamos mais sobre nós do que sobre o mundo que nos rodeia. Por esse motivo, é natural que ocorra em momentos específicos, como a altura em que nos deitamos e desconectamos do exterior, o que nem sempre é favorável para o adormecimento”, esclarece Teresa Rebelo Pinto, psicóloga e somnologista, fundadora da Clínica Teresa Rebelo Pinto, onde coordena uma equipa multidisciplinar na área da psicologia e sono.
![]() |
Rodrigo Mendes/Observador |
Quando há um problema de insónias frequentes ou crónicas, é necessário procurar uma avaliação e ajuda especializada, em situações pontuais, sobretudo se o problema é fazer lista mentais já de cabeça na almofada, há uma coisa que pode ajudar: escrever uma lista com o que é necessário fazer e resolver nos próximos dia, em papel, antes de ir para cama.
Leia mais aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário