quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

escola: Christmas cards - 1.º e 2.º ciclos


Celebrando o espírito natalício no nosso Agrupamento, os alunos dos 4.º e 5.º anos realizaram uma troca de postais – Christmas Cards – que envolveu os professores titulares de turma, de Inglês e de Educação Visual. 


Esta atividade teve como principais objetivos desenvolver a competência escrita na língua inglesa, assim como apurar o sentido estético/artístico dos discentes. Foi, também, uma excelente forma de estreitar laços entre ciclos que no futuro facilitarão a transição dos alunos do 1.º para o 2.º ciclo.

Muitos parabéns a todos os participantes! 
Os professores dos 1.º e 2.º ciclos de Inglês desejam a todos MERRY CHRISTMAS AND HAPPY NEW YEAR!

envio da professora Rosa Azevedo

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

até já - Boas Festas

Neste último dia de atividades letivas, o Crescer suspende também a atividade.

A pausa letiva que se aproxima é tempo de descanso (bem merecido!) e altura de aproveitar a companhia da família e amigos e desfrutar de momentos de descontração.

Para relaxar, sugerimos o visionamento deste pequeno vídeo, cheio de humor e espírito natalício!

O Crescer deseja a todos Boas Festas!

Voltamos em 2025 ⌛

  


Constância Silva e Maria João Albuquerque

mundo: A Amnistia Internacional (AI) denunciou genocídio contra os palestinianos na Faixa de Gaza

A Amnistia Internacional (AI) denunciou ter encontrado provas suficientes para concluir que Israel cometeu e continua a cometer genocídio contra os palestinianos na Faixa de Gaza e condenou os ataques do Hamas, em outubro de 2023.
Numa investigação que levou ao relatório “Sente-se Como Se Fosse Sub-Humano: O Genocídio de Israel contra os Palestinianos em Gaza”, a AI documenta como, durante a ofensiva militar após os ataques do movimento islamita palestiniano em território israelita, “Israel desencadeou o inferno e a destruição contra os palestinianos de forma descarada, contínua e total impunidade”.


O relatório da Amnistia Internacional demonstra que Israel levou a cabo atos proibidos pela Convenção sobre o Genocídio, com a intenção específica de destruir os palestinianos em Gaza. Estes atos incluem assassínios, atos com a intenção de causar lesões corporais ou mentais graves e infligir deliberadamente aos palestinianos em Gaza condições de vida calculadas para provocar a sua destruição física”, afirma a Amnistia, que apresentou as conclusões da investigação numa conferência de imprensa na sede do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia.
O relatório é rejeitado por Israel. “A deplorável e fanática organização Amnistia Internacional produziu mais uma vez um relatório fabricado que é totalmente falso e baseado em mentiras”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita em comunicado. 
saiba mais aqui e no site da AI

cultura: as palavras mais pesquisadas pelos portugueses este ano

A Google revelou quais foram as palavras mais pesquisadas pelos portugueses em 2024. José Castelo Branco, acusado de violência doméstica, Ruben Amorim, que rumou a Manchester para treinar o United, e Miguel Bravo, detido por suspeitas de abuso sexual de pornografia de menores, ocupam o pódio dos nomes nacionais mais pesquisados.
A nível internacional, as personalidades que os portugueses mais pesquisaram foram Kate Middleton, afastada do olhar público após ter sido diagnosticada com cancro, Betty Grafstein, que denunciou José Castelo Branco por violência doméstica, e Donald Trump, o presidente eleito nos Estados Unidos da América.
O Euro 2024, as eleições nacionais e as presidenciais nos Estados Unidos foram os três acontecimentos em destaque nas pesquisas na Google, em Portugal.


Veja a lista completa aqui

ciência: os robôs humanoides que prometem realizar as nossas tarefas domésticas

A corrida para colocar o primeiro robô humanoide nas nossas casas está ao rubro, com empresas de todo o mundo a competirem e a investirem milhões em Inteligência Artificial. Uma das empresas que espera vencer esta corrida é a 1X, uma empresa sediada na Noruega e em Silicon Valley, com o seu robô humanoide NEO, que foi recentemente demonstrado à Reuters na sede da empresa em Moss.

O NEO foi concebido para ser telecomandado por uma pessoa a partir de qualquer outro local.  A versão para o mercado será lançada em 2025, mas a 1X ainda não revela preços.




Leia mais aqui

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

escola sede: Sarau de Natal

É com enorme satisfação que as coordenadoras das equipas do Plano Cultural de Escola (PCE) e do Plano Nacional de Cinema (PNC), do nosso Agrupamento, vêm convidar a comunidade escolar que se encontra inscrita a assistir às atividades, do âmbito do "Sarau de Natal", que irão decorrer durante o dia 17 de dezembro de 2024 (último dia de aulas do primeiro período). Este “Sarau Cultural” é o primeiro espetáculo deste ano letivo e visa promover o desenvolvimento do pensamento criativo, da sensibilidade estética e artística e proporcionar a diversidade de experiências artísticas na formação integral dos nossos jovens. 

Esperamos pela vossa participação. 




A equipa PCE e as Coordenadoras PCE e PNC.
Se desejar aceder ao programa do espetáculo, a decorrer no auditório das 15.00h às 18.05 h, clique aqui

ciência: cientistas criam esponja biodegradável que remove 99,8% dos microplásticos da água

Uma equipa de cientistas chineses desenvolveu uma esponja biodegradável capaz de remover até 99,8% dos microplásticos presentes na água. O avanço, conseguido por uma equipa de investigação da Universidade de Wuhan (centro da China), combina materiais de baixo custo e de fácil acesso, como ossos de lula e algodão, o que poderá facilitar a sua utilização em larga escala em ecossistemas aquáticos afetados pela poluição plástica.

Os especialistas, que publicaram as suas descobertas na revista científica Science Advances, realizaram testes com amostras de água de lagos, lagoas, irrigação e água do mar que confirmaram que a capacidade de filtragem da esponja não é afetada por partículas inorgânicas, metais pesados, contaminantes orgânicos ou microrganismos presentes.


Leia a notícia completa aqui

educação: cerca de 40% dos adultos em Portugal só compreende textos simples e matemática básica

Pela primeira vez, Portugal participou no "Inquérito às Competências dos Adultos de 2023", que avalia as competências da população em literacia, numeracia e resolução adaptativa de problemas e, numa comparação entre 31 países, aparece entre os últimos da tabela. 
Cerca de 40% dos adultos, que vivem em Portugal, só conseguem compreender textos simples e resolver aritmética básica e apenas os chilenos têm mais dificuldades do que os portugueses a interpretar textos ou a realizar operações matemáticas necessárias no seu dia-a-dia, segundo os resultados divulgados esta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).


    

Leia a noticia completa aqui

escola: 12º C visita o Centro Escolar do Corim

No dia 11 de dezembro, a turma C do 12º ano, no âmbito da disciplina de Psicologia, teve uma experiência única ao visitar o pré-escolar do centro escolar do Corim. A iniciativa, a propósito do estudo sobre o desenvolvimento infantil e o papel dos ambientes no desenvolvimento humano, proporcionou um momento especial de interação e aprendizagem prática, marcando uma manhã diferente e enriquecedora. Durante a visita, as alunas participaram das atividades diárias das crianças, assistiram aos ensaios para a festa de Natal e partilharam os momentos do intervalo, promovendo um convívio que uniu diversão e observação pedagógica. 

A visita terminou com uma troca de ideias entre as alunas e as professoras do pré-escolar, a quem muito agradecemos pela receção, refletindo sobre as dinâmicas observadas e os desafios do trabalho com crianças pequenas.



sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

IR/VER"Vaiana 2" é o presente da Disney para este Natal

Estreou nos cinemas a sequela de Vaiana, uma das mais esperadas deste ano. Assim que o primeiro trailer foi disponibilizado teve 178 milhões de visualizações só nas primeiras 24 horas. É o filme da Disney para este Natal.

Veja aqui o trailer

cultura: 3 prendas de Natal diferentes

O Natal está a chegar e, com esta época festiva, chega também a crescente procura aos centros comerciais e outros estabelecimentos de compras, para encontrar o presente ideal para dar nesta ocasião.

Sendo assim, se quiser evitar azáfamas, apresentamos sugestões de presentes adequados a quem vive no Porto (ou nas redondezas) e que pode comprar online, se quiser evitar as filas.

1. Espetáculo de magia de Luís de Matos
2. Exposição de Salvador Dalí
3. Um bilhete para os “Scorpions” nos Marés Vivas

Luís de Matos é um dos “mágicos” mais conhecidos do país e que já conta com uma longa carreira internacional. Para quem é fã de ilusionismo, este vai dar 6 espetáculos no Coliseu do Porto, no mês de janeiro. Entre os dias 15 e 18 de janeiro, as sessões vão começar às 21h30. Importa ainda referir que no dia 18 e 19 (sábado e domingo), há espetáculo pelas 16h30. 

Outra prenda que pode ser interessante, principalmente para quem é fã de arte, é um bilhete para ir ver a “Dalí Cybernetics 2024”, à Alfândega do Porto. Em dezembro, por exemplo, esta está disponível nos dias 26, 27, 28 e 29. Em janeiro, por exemplo, só não abre no dia 1 e às segundas-feiras. Como o nome da exposição indica, esta mostra o universo de um dos artistas mais icónicos do mundo, mas de uma forma imersiva e com realidade virtual.

Os “Scorpions” são uma daquelas bandas que dispensa apresentações, sendo que a boa notícia é que o conjunto musical vem a Portugal, este ano. Neste caso, a Vila Nova de Gaia, no festival MEO Marés Vivas. Para os “Scorpions”, está confirmada a data de 18 de julho. Será uma boa oportunidade para reviver temas como “Wind of Change”, “Still Loving You” ou “Always Somewhere” que marcaram várias gerações.

Leia mais aqui


escola sede: 11º H e 12ºH visitam a Casa da Música

Na última sexta-feira, dia 6 de dezembro, as turmas do 11ºH e do 12ºH, do Curso Técnico Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, acompanhadas pelos professores Cristiana Mendes, Hélder Teixeira, Paula Sacramento e Susana Pereira, realizaram uma visita de estudo à Casa da Música e ao 3D Fun Art museum.

No âmbito do estudo do “Som e Música” os alunos participaram, na parte da manhã, na atividade “do Lixo se faz Música”, na Casa da Música.

Esta atividade, imbuída de grande criatividade, pois é desenvolvida a partir de instrumentos concebidos com materiais reciclados, envolveu-nos a todos e proporcionou-nos, num ambiente descontraído e alegre, explorar a musicalidade.

Este momento, dinamizado pelo professor de música Paulo Coelho de Castro, também nos sensibilizou para a valorização do silêncio, aliado incondicional do som, bem como para a promoção de uma maior consciência ambiental.

Ainda na Casa da Música tivemos a oportunidade de conhecer as instalações, nomeadamente a deslumbrante e imponente sala Suggia. Foram partilhados connosco vários pormenores deste espaço “com capacidade de 1238 lugares e considerada o coração da Casa da Música,  (…) serve de âncora a todo o edifício, permitindo que os principais percursos se desenhem à sua volta. Com sete janelas que a ligam quer ao exterior quer a outros espaços, proporcionando diferentes ângulos de visão, é o único concert hall do planeta onde se pode tocar música exclusivamente com luz natural, suficiente para a leitura de partituras. “.

Ficamos a saber ainda que “a acústica do auditório principal é, reconhecidamente, de excelência. Todos os materiais de revestimento foram escolhidos com essa preocupação: contraplacado de pinho nórdico para paredes e teto; vidro curvo para compensação e divergência de ondas sonoras. Para obter o tempo de reverberação ideal para um concert hall – aproximadamente 2 segundos.”

Depois de uma preenchida e muito proveitosa manhã, com muitas energias despendidas, tivemos a pausa para o tão desejado almoço. Havia quem estivesse com muito apetite!!!

Da parte da tarde, com energias renovadas e a curiosidade aguçada, dirigimo-nos para o fascinante e divertido 3D Fun Art Museum, onde pudemos contactar com “inúmeras surpresas criadas pela ilusão de ótica”, no âmbito da “Óptica Geométrica”.

De entre os vários objetivos predefinidos foi possível desenvolver o contacto com:

-várias formas e meios de comunicação e avaliação do seu grau de eficácia, clareza, poder sugestivo e/ou “ruído” ;

-diferentes códigos verbais e não-verbais: gestualidade, mímica, música, dança, pintura, fotografia, imagens 3D - e analisá-los enquanto portadores de mensagens significativas.

No final de um dia muito bem passado regressamos a Águas Santas com um balanço extremamente positivo!

envio de Cristiana Mendes, Hélder Teixeira, Paula Sacramento, Susana Pereira


escola sede: instalação do Laboratório de Educação Digital

O Agrupamento de Escolas de Águas Santas já tem preparado o novo Laboratório de Educação Digital instalado na sala A211. Este espaço inovador tem como objetivo enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos e integrar a tecnologia no ensino de forma mais eficiente.

Estes laboratórios resultam de um projeto, enquadrado na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens dos alunos.



O laboratório foi equipado com três tipos de LEDs, que trarão uma grande mais-valia para a comunidade escolar. A escola recebeu um LED do Tipo 1 e dois LEDs do Tipo 3, que serão fundamentais como suporte à aprendizagem, permitindo que professores e alunos utilizem recursos e equipamentos tecnológicos de forma integrada nas atividades curriculares e extracurriculares.

Estes novos equipamentos significam um avanço significativo na infraestrutura tecnológica da escola, ampliando as possibilidades pedagógicas e tornando o ambiente mais dinâmico e atrativo para os alunos.

O novo laboratório permitirá que os alunos participem em atividades práticas envolvendo programação, design gráfico, multimédia e outras áreas do conhecimento digital, preparando-os para os desafios do futuro.

Com a criação deste Laboratório de Educação Digital, a escola potencia a preparação dos alunos para os desafios do mercado de trabalho e da sociedade digital.

                                                                                                envio de Susana Santos

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

escola sede: 10º e 11º anos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde visitam o Lar Evangélico.

 No dia 10 de dezembro, os alunos do 10º e 11º anos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, fizeram uma visita de estudo ao Lar Evangélico. 

O Lar Evangélico de Águas Santas, oficialmente conhecido como Fundação Lar Evangélico Português, é uma instituição particular de solidariedade social localizada na Rua Dom Afonso Henriques, 2689, na freguesia de Águas Santas, concelho da Maia. 

Fundada em 1948, a instituição oferece duas principais respostas sociais: uma Casa de Acolhimento para crianças e jovens e uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. 

Durante a visita foi feita uma visita guiada pela Doutora Filipa (Diretora Técnica) onde foi possível visitar todos os cómodos do lar assim como colocar algumas dúvidas sobre o modo de funcionamento.  No fim, os alunos fizeram um pequeno questionário a alguns utentes onde tiveram a oportunidade de ficar a conhecer a suas histórias de vida. 

Como forma de agradecimento pela disponibilidade e amabilidade dos utentes e funcionários foi oferecido a todos os utentes um enfeite de Natal feito pelos alunos. Todos ficamos de coração cheio :) 


envio de Susana Correia

sociedade: ambulâncias reforçam Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH)

Artur Machado - Global Image
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB), juntamente com o INEM e o SNS, prevêm integrar cem ambulâncias no Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH) criado para responder ao aumento da procura das urgências nos próximos meses. 

"Noventa e uma ambulâncias já estão disponíveis e nove serão colocadas (...) em funcionamento. Não o fizemos de imediato, porque estamos a avaliar algumas áreas do país que possam ter de ter um reforço mais musculado, mas as cem ambulâncias são aquelas que foram estimadas, nesta fase, como necessárias para apoiar o número de ambulâncias disponíveis do CODU para a emergência pré-hospitalar e, em particular, pelo eventual surto de gripe que possa surgir", explica à TSF António Nunes, sublinhando que estão a ser avaliados os locais onde o dispositivo faz mais falta.

Este dispositivo foi criado por um despacho da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, publicado a 19 de novembro e que prevê que, entre 2 de dezembro e 28 de fevereiro de 2025, podem ser criadas até 100 equipas de emergência pré-hospitalar de corpos de bombeiros.  Fonte: TSF

cultura: Arte Equestre Portuguesa classificada Património Imaterial da Humanidade

A Arte Equestre Portuguesa foi classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).


A classificação é o resultado de um processo iniciado em 2015 e desenvolvido em parceria pela Associação Portuguesa de Criadores do Puro-Sangue Lusitano, pela Parques de Sintra, que gere a Escola Portuguesa de Arte Equestre, e pelo município da Golegã. A Arte Equestre Portuguesa foi integrada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em 2021.

De acordo com os documentos da candidatura, as entidades promotoras propõem como medidas de salvaguarda desta prática a criação de um centro de investigação associado à Biblioteca Equestre D. Diogo de Bragança, no Palácio Nacional de Queluz, a garantia da Escola Portuguesa de Arte Equestre como instituição de referência no ensino, e a integração da equitação como parte de um complemento ao currículo escolar, com base num projeto-piloto já existente na Golegã, entre outros. Fonte: JE

educação: resultados dos alunos de 4º e 8º anos a Matemática e Ciências

Os alunos do 4º e do 8.º ano das escolas portuguesas estão pior a Matemática, segundo um estudo internacional que mostra que a maioria dos jovens não gosta de aprender Matemática, o que prejudica os seus resultados académicos.

José Coelho / LUSA

Estas são algumas das conclusões do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), um estudo internacional que há quase três décadas avalia o desempenho dos alunos dos 4.º e 8.º anos de escolaridade a Matemática e a Ciências. Apesar de se realizar desde 1995, é a terceira vez que participam portugueses do 8.º ano.

O estudo agora divulgado baseia-se nos resultados que mais de cinco mil jovens de 164 escolas obtiveram em provas digitais que realizaram no ano passado. Os alunos do 8º ano obtiveram 475 pontos em 1000 a Matemática (3 pontos abaixo da média internacional). Já os do 4º ano conseguiram 517 pontos a Matemática (14 pontos acima da média internacional). No entanto, em ambos os casos as pontuações baixaram face a 2019 — 25 pontos no caso do 8º ano e oito pontos abaixo no caso do 4º ano.

Em relação a Ciências, os alunos do 8º ano obtiveram 506 pontos (28 pontos acima da média internacional), uma quebra de 13 pontos em relação aos resultados de há cinco anos. No 4ºano, os jovens portugueses obtiveram 511 pontos (17 acima da média internacional), uma subida em relação aos 504 pontos de 2019.

Ranking

Numa comparação entre os 44 países e três economias que realizaram o TIMMS, Portugal surge em 26.º lugar a Matemática e 17.º a Ciências no 8º ano numa tabela que volta a ser liderada por Singapura, com 605 pontos a Matemática e 606 pontos a Ciências. Já no caso do 4ºano e ordenando os 58 países e economias participantes, Portugal surge em 26.º lugar a Matemática e 29.º a Ciências, com Singapura a liderar de novo a tabela.

Leia mais aqui

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

saúde: Zazu e Heartie visitam doentes do IPO do Porto

Todas as semanas, os cães Zazu e Heartie visitam  doentes nos cuidados paliativos do IPO do Porto. Entre mimos e biscoitos, os cães de assistência, roubam sorrisos a utentes, familiares e profissionais de saúde, e ajudam a combater a solidão. 

Zazu, in jornal Público

Zazu, um golden retriever de três anos, e Heartie, um border collie de 22 meses, acompanhados respectivamente pelos tutores Catarina Cascais e Abílio Leite, são os protagonistas deste serviço disponibilizado pela Associação Ânimas, e cuja presença se sente nos corredores do IPO.

Heartie, in jornal Público

Vale a pena ler o artigo completo










Leia a notícia completa aqui

cultura: Maria Teresa Horta na lista da BBC das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras

A escritora e jornalista portuguesa é descrita como "uma das feministas mais proeminentes de Portugal e autora de muitos livros premiados" destacando as "Novas Cartas Portuguesas", escrito em coautoria com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa. 

O livro no qual as autoras denunciavam as opressões a que as mulheres eram sujeitas, no contexto da ditadura, da violência fascista, da guerra colonial, da emigração e da pobreza que dominava o país, foi banido e censurado pelo regime. A proibição daquela obra pelo governo autoritário no ano da publicação, em 1972, e o julgamento do processo conhecido por "Três Marias", por alegada ofensa à moral pública, segundo os padrões da censura, "fez manchetes e inspirou protestos em todo o mundo", escreve a BBC.

Lista "BBC 100 Women"

A lista  "BBC 100 Women" deste ano inclui nomes de pessoas mais conhecidas, como a atriz norte-americana Sharon Stone, a artista britânica Tracey Emin, a sobrevivente do caso de violação em França Gisèle Pelicot e a iraquiana Nadia Murad, vencedora do Prémio Nobel da Paz.

Saiba mais aqui


escola sede: Take a Minute, Take Five

 Publicamos sugestão de filme de animação, autoria de Helena Gonzaga, 9ºE, na subcategoria "Fun corner/Chill out time".


Film Review- Corpse Bride

The film “Corpse Bride", directed by Tim Burton in 2005, is considered a masterpiece of stop-motion animation due to its unique aesthetic and captivating story that mixes elements of dark fantasy with unusual romance.


The performances are incredible, Johnny Depp plays Victor Van Dort with a vulnerability and sensitivity that touches the heart and Helena Bonham Carter, as Corpse Bride, perfectly balances sadness and hope in their magnificent performance together, demonstrating an incredible chemistry that makes the love between them captivating. The animations are incredible too, the small details receive special attention! The sets and costumes are very well done, the dark and intense colors contrast with more vibrant moments and create a charming atmosphere.


In short, "Corpse Bride” is an animation that is worth watching for its aesthetic beauty and emotional depth. I really recommend it to everyone who likes animation! On a scale of 0 to 5, I obviously give it 5 stars.


Helena Gonzaga, nº14, 9E

escola sede: Comemoração dos 50 anos da Escola de Águas Santas

Cara comunidade escolar,

relembramos que é já esta sexta feira, 13 de dezembro, pelas 19h, que tem lugar a 1ª tertúlia no âmbito da comemoração dos 50 anos da Escola de Águas Santas. Divulgamos o link para inscrição, uma vez que ainda restam algumas vagas.

Em caso de interesse / disponibilidade, apressem-se a preencher o formulário de inscrição. 

Contamos com a vossa presença.

envio da equipa QCena


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

saúde: sedentarismo é responsável por mais de dois milhões de mortes por ano em todo o mundo

Mais de 2 milhões de mortes anuais estão relacionadas com a falta de prática de exercício físico. Os idosos são as pessoas que registam maiores níveis de sedentarismo. Os especialistas alertam para a urgência de aumentar os índices de atividade física a partir dos 60 anos.

De notar que o exercício físico traz benefícios também ao nível de socialização, combatendo o isolamento.



Leia a notícia completa aqui

tecnologia: “brain rot” é a palavra do ano para a Oxford University Press

Suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, como resultado do consumo excessivo de conteúdo (online, mais recentemente) considerado trivial ou não desafiante: é assim que o dicionário define "brain rot" ("podridão cerebral", em português), a palavra do ano de 2024 eleita pela Oxford University Press, anunciou a editora. A expressão é utilizada quer para descrever o conteúdo em si, quer o estado mental que o seu consumo causa nos utilizadores.


Manuel Roberto/Público
Segundo a Oxford University Press, o termo “ganhou nova proeminência em 2024 como um termo utilizado para captar preocupações sobre o impacto do consumo de quantidades excessivas de conteúdos online de baixa qualidade, especialmente nas redes sociais”.




Leia a notícia completa aqui

escola sede: Mobilidade Erasmus+

 AESCAS Recebe Comitiva Erasmus+ com Entusiasmo e Colaboração

De 2 a 6 de dezembro, a nossa Escola acolheu, com entusiasmo, uma comitiva de alunos e professores da Polónia e da Croácia no âmbito do programa Erasmus+, KA2 2023-1-PL01-KA210-SCH-000160452 “All we need is green”. Esta semana foi marcada por um programa diversificado e ambicioso, o Info Pack, que ofereceu aos nossos visitantes atividades culturais e educativas enriquecedoras, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de laços entre diferentes culturas.

Com certeza, todos na escola perceberam algo diferente nesta semana: palavras e conversas em outras línguas ecoaram pelos corredores, e rostos novos trouxeram uma energia vibrante ao nosso espaço. Esta convivência multicultural proporcionou momentos únicos de aprendizagem e partilha, que ficarão gravados na memória de quem participou.

O sucesso deste evento foi possível graças ao envolvimento direto e indireto de toda a comunidade escolar. Um agradecimento especial aos alunos do 12.º ano do curso de Técnico de Turismo, que desempenharam um papel fundamental na receção dos participantes. Um reconhecimento particular aos professores Ana Paula Vasconcelos, Susana Nascimento e José Alberto Matos, bem como à psicóloga Iria Correia, pela dedicação e apoio.

Os alunos da Unidade SEI, orientados pelas professoras Cláudia Brito, Elsa Gonçalves e Amélia Lopes, também deram o seu valioso contributo, mostrando o espírito inclusivo que caracteriza a nossa escola. As alunas do professor Pedro Pimenta representaram-no com excelência, enriquecendo ainda mais o programa.

Nada disso seria possível sem o apoio das famílias, que abriram as suas casas para acolher os estudantes estrangeiros. O nosso profundo apreço vai para todos os pais, que garantiram uma experiência calorosa e autêntica aos nossos convidados.

Um agradecimento especial vai também para a Câmara Municipal da Maia, na pessoa do Dr Paulo Gonçalves e ao Dr. Mário Aguiar, pela visita guiada inspiradora que proporcionou aos nossos visitantes, reforçando a ligação entre a cultura local e o projeto Erasmus+. A Lipor, com a sua atividade educativa, também foi essencial para enriquecer o programa e reforçar a sensibilização para a sustentabilidade.

Por fim, destacamos o trabalho incansável da Dona Brilhantina, Dona Rosa Manuela, da Dona Ritinha e do Sr. Manuel, da portaria, que asseguraram o bom funcionamento da logística com a simpatia de sempre.

Esta semana da mobilidade Erasmus+ foi muito mais do que uma partilha cultural; foi uma celebração da união, da hospitalidade e do espírito colaborativo que definem o nosso agrupamento como uma escola global, aliás “Uma escola Feita de Mãos... e de muitas Mãos”.

Obrigado a todos os que contribuíram para tornar esta experiência um sucesso. 

Ginette Carvalho e Angela Andrade 

veja a totalidades das atividades desenvolvidas aqui









segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

educação: Portugal já tem seis das melhores escolas de negócios da Europa

Pela primeira vez, uma escola de negócios portuguesa está no top 20 das melhores da Europa, num ranking que conta, agora, com um total de seis.

A Nova SBE alcançou a melhor classificação de sempre no ranking do FT. Está no top 20 das melhores escolas de negócios da Europa. Miguel Baltazar/ Negócios

Leia mais aqui

sociedade: o consumo dos portugueses no Natal

A menos de um mês para o Natal, as ruas e centros comerciais estão já "vestidos" de luzes e enfeites. Com a decoração, aparece o espírito natalício e os portugueses começam a pensar nas prendas para amigos e familiares. 

Canva

Em média, os portugueses oferecem oito presentes. Uns mais, outros menos, mas a média é essa.
Cerca de 60% dos inquiridos diz gastar, no total, até 250 euros em prendas e a mais oferecida são os famosos chocolates. É a escolha de 60% das pessoas. Há para "todos os gostos e feitios" e enchem corredores inteiros dos supermercados e doçarias. 
Para oferecer a familiares, a moda é o setor de eleição. Os presentes mais procurados são roupa e calçado.
O centro comercial, por ter lojas reunidas num só espaço, pela diversidade de oferta e pela facilidade de estacionamento, é o local preferido de 85% dos portugueses para as compras.
A maior parte (67%) tenta comprar as prendas na Black Friday, altura em que muitas lojas têm promoções.
Mais de 40% dos portugueses não usa as prendas que recebe no Natal e 25% volta a oferecer a outras pessoas e meias são o presente menos apreciado.

Adaptado daqui


escola sede: Exposição de Ciências Naturais 8º ano

Encontram-se em exposição na Escola Sede, modelos detalhados de diferentes tipos de células feitos pelos alunos do 8º ano com materiais recicláveis.

Venha prestigiar este trabalho criativo, combinando a ciência, arte e sustentabilidade e aprender mais sobre o universo microscópico que sustenta a vida. 







envio de Cristina Matos