sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

escola sede: 11º H e 12ºH visitam a Casa da Música

Na última sexta-feira, dia 6 de dezembro, as turmas do 11ºH e do 12ºH, do Curso Técnico Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, acompanhadas pelos professores Cristiana Mendes, Hélder Teixeira, Paula Sacramento e Susana Pereira, realizaram uma visita de estudo à Casa da Música e ao 3D Fun Art museum.

No âmbito do estudo do “Som e Música” os alunos participaram, na parte da manhã, na atividade “do Lixo se faz Música”, na Casa da Música.

Esta atividade, imbuída de grande criatividade, pois é desenvolvida a partir de instrumentos concebidos com materiais reciclados, envolveu-nos a todos e proporcionou-nos, num ambiente descontraído e alegre, explorar a musicalidade.

Este momento, dinamizado pelo professor de música Paulo Coelho de Castro, também nos sensibilizou para a valorização do silêncio, aliado incondicional do som, bem como para a promoção de uma maior consciência ambiental.

Ainda na Casa da Música tivemos a oportunidade de conhecer as instalações, nomeadamente a deslumbrante e imponente sala Suggia. Foram partilhados connosco vários pormenores deste espaço “com capacidade de 1238 lugares e considerada o coração da Casa da Música,  (…) serve de âncora a todo o edifício, permitindo que os principais percursos se desenhem à sua volta. Com sete janelas que a ligam quer ao exterior quer a outros espaços, proporcionando diferentes ângulos de visão, é o único concert hall do planeta onde se pode tocar música exclusivamente com luz natural, suficiente para a leitura de partituras. “.

Ficamos a saber ainda que “a acústica do auditório principal é, reconhecidamente, de excelência. Todos os materiais de revestimento foram escolhidos com essa preocupação: contraplacado de pinho nórdico para paredes e teto; vidro curvo para compensação e divergência de ondas sonoras. Para obter o tempo de reverberação ideal para um concert hall – aproximadamente 2 segundos.”

Depois de uma preenchida e muito proveitosa manhã, com muitas energias despendidas, tivemos a pausa para o tão desejado almoço. Havia quem estivesse com muito apetite!!!

Da parte da tarde, com energias renovadas e a curiosidade aguçada, dirigimo-nos para o fascinante e divertido 3D Fun Art Museum, onde pudemos contactar com “inúmeras surpresas criadas pela ilusão de ótica”, no âmbito da “Óptica Geométrica”.

De entre os vários objetivos predefinidos foi possível desenvolver o contacto com:

-várias formas e meios de comunicação e avaliação do seu grau de eficácia, clareza, poder sugestivo e/ou “ruído” ;

-diferentes códigos verbais e não-verbais: gestualidade, mímica, música, dança, pintura, fotografia, imagens 3D - e analisá-los enquanto portadores de mensagens significativas.

No final de um dia muito bem passado regressamos a Águas Santas com um balanço extremamente positivo!

envio de Cristiana Mendes, Hélder Teixeira, Paula Sacramento, Susana Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.