No dia 5 de fevereiro, alunos e professores encontraram-se bem cedo no aeroporto Francisco Sá Carneiro, para começarem a sua viagem até à Turquia, que decorreu de modo tranquilo, como previsto. Devido à grande diferença horária, chegaram a Istambul já à noite e foram logo apresentados às famílias, que os receberam de braços abertos, famílias com quem ficariam durante toda a estadia.
O convívio com as famílias permitiu conhecer melhor a cultura turca, através de rotinas, refeições típicas, visitas a monumentos e outros momentos de convívio e estabelecer fortes laços de amizade.
No dia seguinte, começaram as aulas e as atividades na escola anfitriã, onde conheceram os alunos e os professores dos outros três países envolvidos, Turquia, Dinamarca e Grécia, que se mostraram muito acolhedores e empáticos.
Ao longo de toda a semana, os responsáveis pelo Projeto na Turquia receberam-nos com atividades que permitiram conhecerem-se melhor e explorarem mais o tema do cuidado pelo ambiente, bem como apresentaram trabalhos de investigação, previamente elaborados, aos restantes participantes (tudo em Inglês, claro!). Foi dada também a oportunidade de conhecer a escola primária do agrupamento e de assistir a aulas na escola onde estiveram durante toda a semana. Em ambos os locais surpreenderam-se com alguns aspetos diferentes do que estavam habituados em Portugal, como o sistema de ensino, o à vontade dos alunos com o inglês e a própria organização das escolas. Nos tempos livres, ocuparam-nos a jogar voleibol, tiveram a oportunidade de pintar com tintas ecológicas e fazer escalada, uma atividade que já premiou alunos desta escola pelo seu desempenho em competições.
No penúltimo dia, foi realizado um jantar na escola e uma cerimónia de entrega de certificados de participação. Estes momentos incentivaram a confraternização entre alunos e professores e passaram-se de um modo agradável e com ótima comida.
No regresso, ocorreram as devidas despedidas das famílias que tão bem os receberam e dos professores que com eles estiveram.
Os alunos acreditam que esta experiência lhes permitiu crescer a nível pessoal e académico, uma vez que tiveram a oportunidade de conhecer uma realidade tão diferente e de aprender com os desafios com que foram confrontados.
“Agradecemos pela oportunidade que nos foi concedida com esta experiência inesquecível. Teremos todo o gosto de receber os nossos mais recentes amigos aqui em Portugal.”
Ana Paula Escalante, Ana Sofia Escante, Catarina Almeida 11.º D e Rodrigo Peixoto, 8.ºE
cortesia de Nuno Marinho, docente de Artes Visuais
Sem comentários:
Enviar um comentário
O CRESCER agradece o seu comentário.