quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

meteorologia: inverno, com chuva, vento e neve, regressa ainda esta semana

Esta promete ser uma semana de contrastes: se o início da semana – e até quarta-feira, o tempo vai estar estável, fruto da influência de um anticiclone, a partir de quinta-feira a ‘música’ vai ser outra. A chegada de uma frente fria e posterior entrada de ar polar promete trazer chuva abundante, vento forte, descida das temperaturas e queda de neve.

Os termómetros têm ultrapassado os 20 graus nos últimos dias, uma situação atípica para esta altura do ano. “Deve-se essencialmente a um anticiclone na nossa região, temos um padrão que se chama crista anticiclónica que essencialmente traz este padrão tão estável e com uma massa relativamente quente para a altura do ano, portanto, refletindo-se nestes valores de temperatura máxima e muitas regiões acima dos 20 graus”, indicou o meteorologista Pedro Sousa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à ‘SIC Notícias’.

Estamos pois, a partir desta quinta-feira, com a chegada do inverno… uma vez mais, com uma descida acentuada das temperaturas, queda de precipitação sob a forma de chuva e neve, bem como vento com rajadas fortes.

Assim, de acordo com o portal ‘Meteored’, na próxima semana haverá chuva acima da média na Região Norte (Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança), e em parte da Região Centro (Aveiro, Coimbra e Viseu). Na região das Beiras e Serra da Estrela e no distrito de Leiria não se observam desvios pluviométricos em relação à média climatológica de referência. Prevê-se uma semana ligeiramente mais seca do que o normal do Tejo para sul, e bastante mais seca do que o habitual em ambos os arquipélagos (Açores e Madeira).

A partir de quarta-feira, os termómetros vão registar uma descida das temperaturas tanto no Litoral, como no Interior. No dia seguinte, a chegada de uma massa de ar polar, assim como o vento de noroeste, vai fazer cair as máximas para entre 6 e 16 graus, sendo que as mínimas vão fixar-se entre 0 e 11 graus. Há também a possibilidade de queda de neve, sobretudo nas cotas mais altas de Portugal continental. Fonte:  Sapo 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O CRESCER agradece o seu comentário.