sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

CRESCER: o último post de 2023

a nossa árvore
(foto do blogartes)

Neste último dia de atividades letivas do 1.º período, é com muito agrado e satisfação que o CRESCER chega ao fim da produção deste ano civil. 

Fazendo o balanço desta atividade, concluímos que, até ao momento, o número de publicações diárias aumentou, as visualizações cresceram significativamente, as partilhas das notícias por parte dos docentes e alunos aumentaram e apraz-nos registar a continuação da colaboração muito especial e cada vez mais regular da colega Constância Silva. 

Bem hajam todos! Assim se faz escola.

À Direção do Agrupamento, agradecemos a liberdade concedida e a confiança no nosso trabalho.

Aos professores, o nosso agradecimento por nos acompanharem.

Aos nossos alunos, agradecemos a disponibilidade da participação e a vontade de fazerem muito com pouco.

Às famílias, o nosso agradecimento por nos seguirem, quer por esta via quer pela nossa página do Facebook.

Cá nos encontraremos no próximo ano. 

Até lá, o corpo docente vai mergulhar em papéis e em tarefas burocráticas.

Depois, procuraremos passar o Natal em paz e harmonia e faremos os possíveis por entrar em 2024 com a mesma determinação que nos tem movido até aqui.

A pedido de muitos, só a partir de janeiro de 2024, no âmbito das comemorações dos 50 anos de abril, daremos início à rubrica "onde estava no 25 de abril (de 1974)?", de modo a que possam ir aos baús procurar as fotos desse ano.

Desejamos a todos umas BOAS FESTAS com muita SAÚDE.

Até breve! Em 2024.🌲

Eduarda Ferreira e Manuela Couto

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

notícia de última hora: Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática aprovado

O Agrupamento de Escolas de Águas Santas teve a candidatura ao CTE de Informática aprovada na 2.ª fase do concurso.

A criação do CTE integra a Componente das Qualificações e Competências do PRR com vista à modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional.

Os alunos dos cursos profissionais passarão a usufruir de novos equipamentos e instalações, potenciando o desenvolvimento das competências profissionais e viabilizando uma maior interação com empresas e outras entidades formadoras.

Este resultado apenas  foi possível pela enorme dedicação da equipa envolvida nesta candidatura. Fizeram parte da equipa os seguintes elementos: Diana Almeida, Teotónio Silva, Raquel Reis, Susana Santos, António Neves, Ângela Andrade, António Leite, Ginette Carvalho, Paulo Barros e Brilhantina Coelho. 

A equipa foi também responsável pela candidatura a CTE Digital, a qual, apesar de também ter obtido uma classificação muito boa, não obteve deferimento devido ao reduzido número de CTE Digitais a concurso.

A Direção congratula-se com o sucesso desta candidatura e agradece todo o empenho e dedicação da equipa.                                                                                                                                                        cortesia de envio de Susana Santos, Assessora da Direção 

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

as Boas Festas da Direção do Agrupamento


 



A toda a comunidade educativa.


A Direção deste Agrupamento de Escolas deseja a todos e respetivas famílias uma ÉPOCA FESTIVA plena de Amor, Alegria e Paz.

Natal Abençoado e um Ano Novo próspero e auspicioso.


A Direção

escola sede: "Vou levar-te comigo"- melhores leitores

                 

A ação "Vou levar-te comigo" visa aumentar o número de requisições domiciliárias na Biblioteca Escolar, reforçar os hábitos de leitura recreativa e desenvolver a literacia da leitura.

No 1.º período, os melhores leitores, na escola sede, foram: 
  • 2.º ciclo - Francisca Macedo Duarte - 5.ºC 
  • 3.º ciclo - Mateus Casimiro Rodrigues - 7.º E 
  • ensino secundário - Gabriela Martins Ferraz - 10.ºC
Muitos parabéns aos premiados e votos de boas leituras a toda a comunidade escolar!   

cortesia de Rosa Pinelo, Coordenadora da Biblioaescas

escola sede: apresentação/sessão de autógrafos - short story "Puzzling Passion"

 


Este projeto teve início aquando da atividade do English Language Club para a “Semana das Leituras”. A apresentação ao público decorreu na Biblioteca Escolar, ontem, dia 14 de dezembro, entre as 17h e as 18:30h. 


Contou com a presença dos autores, de alunos, professores, membros da Direção e encarregados de educação. 


Os alunos e a professora responsável pelo clube agradecem o apoio ao seu trabalho e a compra do exemplar.

cortesia de Constância Silva, docente de Inglês e colaboradora do CRESCER

educação: o que nos dizem as negativas sobre uma criança?

 Um baixo rendimento escolar de uma criança - na grande maioria das vezes - dá-nos muito mais informação do que apenas a indicação de que existem dificuldades de aprendizagem. 

Todos nós gostamos que as crianças sejam capazes de ter um bom  rendimento escolar. As boas notas na escola deixam-nos sempre de coração mais descansado e servem muitas vezes de bússola para o bem-estar global de uma criança.

E a verdade é que, muitas vezes, é a quebra do rendimento escolar, a falta de capacidade de concentração ou a falta de motivação para a escola, por exemplo, que funcionam como sinais de alerta de que alguma coisa não está bem no funcionamento global da criança. 

Quando este cenário se dá, ficamos por fim, mais alertas, no entanto, nem sempre conseguimos chegar à real necessidade da criança. Regra geral, optamos por investir cada vez mais academicamente, com explicações e apoio ao estudo, por vezes, a necessidade da criançé de estimulação cognitiva e, por isso, a dificuldade escolar acaba por se esbater. No entanto, são muitos os casos, em que mesmo após todo este investimento cognitivo, as dificuldades escolares parecem permanecer e nunca se desbloquearem.

é aí que temos a prova de que precisamos de olhar para a criança em toda a sua globalidade e perceber o que de facto está a contaminar a sua capacidade de obter bons resultados. Sendo que para essa análise importa olhar para a dinâmica familiar, para a forma como a criança lida com as suas emoções, para a sua capacidade de tolerar a frustração e para as suas relações sociais.

Por muito que possa não parecer, quando falamos de rendimento escolar, todas estas áreas contribuem para o sucesso ou para o insucesso de uma criança. E, por isso mesmo, um baixo rendimento escolar de uma criança - na grande maioria das vezes - dá-nos muito mais informação do que apenas a indicação de que existem dificuldades de aprendizagem. Fonte: Sapo (um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida, da Escola do Sentir)

cultura: José Tolentino de Mendonça vence Prémio Pessoa 2023

Para os membros do júri, Tolentino de Mendonça é "uma das vozes fundamentais da poesia contemporânea portuguesa e europeia", que além das suas funções eclesiásticas, se tem destacado "no ensino universitário, no ensaio de reflexão teológica e filosófica e na poesia".

O cardeal, ensaísta e poeta José Tolentino de Mendonça é o vencedor da 37ª edição do Prémio Pessoa, foi esta quinta-feira anunciado numa cerimónia no Palácio de Seteais, em Sintra.
José Tolentino Calaça de Mendonça, de 57 anos, criado cardeal a 5 de outubro de 2019 pelo Papa Francisco, nasceu em Machico, na Madeira, destacando-se como poeta, sacerdote e professor. Desde o ano passado que é prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação no Vaticano.

Autor de numerosos livros, que o tornaram conhecido pelos portugueses dos mais diversos quadrantes, estudou Ciências Bíblicas em Roma e viveu em Lisboa, onde foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a instituição que escolheu para o doutoramento em Teologia Bíblica.

Desde a sua primeira edição, em 1987, o Prémio Pessoa foi atribuído a 39 personalidades (em duas edições com dois premiados em simultâneo), com papel significativo na vida cultural e científica do país.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, no valor de 60 mil euros, que "visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país".

O júri foi composto por Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Emílio Rui Vilar, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques, com Francisco Pinto Balsemão a presidir e Paulo Macedo como vice-presidente.

Os membros do júri consideraram que Tolentino de Mendonça é "uma das vozes fundamentais da poesia contemporânea portuguesa e europeia", que, além das suas funções eclesiásticas, se tem destacado "no ensino universitário, no ensaio de reflexão teológica e filosófica e na poesia".

"José Tolentino de Mendonça projeta uma visão do mundo norteada por uma espiritualidade que pretende acolher, compreender e transcender as dilacerações, conflitos e sofrimentos da humanidade", em todos os domínios da sua "notável e diversificada atividade intelectual", afirmou o presidente do júri. Fonte:  DN

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

escola sede: as turmas de Informática visitaram o Marco de Canaveses

As turmas de Informática do 11.° e 12.° ano visitaram a cidade de Marco de Canaveses, dia 13 de dezembro. 

Percorreram um dos trilhos mais conhecidos, o PR5, desfrutando de uma paisagem de beleza única, aliada ao reconhecimento de alguns marcos do nosso património cultural. 



Na parte da tarde foram recebidos pelo centro de formação desportiva de canoagem do Marco de Canaveses, que proporcionou aos nossos alunos o seu batismo na modalidade. 

Experiências únicas num dia que será certamente relembrado!

cortesia de envio de Daniel Braga, docente de Educação Física

país: Alqueva vai receber maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa com 45 M€ de base

No total, a energia obtida por estas centrais fotovoltaicas seria suficiente para abastecer 2/3 da população do Baixo Alentejo.

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) lançou o procedimento para a instalação do maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa, com 45 milhões de euros de preço base do concurso, avançou o Governo.

"Já foi lançado pela EDIA o procedimento contratual para o fornecimento, instalação e licenciamento de quatro Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) junto a estações elevatórias da Rede Primária do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA)", adiantou o Ministério da Agricultura e Alimentação, numa nota enviada à Lusa.

Segundo o executivo, este será o maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa, com uma produção estimada em 90 gigawatts-hora (GWh)/ano.

O preço base do concurso é de 45 milhões de euros.

No total, a energia obtida por estas centrais fotovoltaicas seria suficiente para abastecer 2/3 da população do Baixo Alentejo.

O EFMA já conta com nove centrais fotovoltaicas em funcionamento.

A energia vai ser produzida pelos painéis fotovoltaicos que vão ser instalados sobre estruturas flutuantes, sendo depois dirigida para estações elevatórias.

As centrais vão ocupar uma área de, aproximadamente, 42 hectares sobre a água. Fonte: DN

atualidade: 12% dos estudantes portugueses afirma estar “insatisfeito” com a vida

O relatório PISA debruça-se sobre as respostas de mais de meio milhão de alunos da OCDE, cuja idade ronda os 15 anosUm em cada estudante português sente-se sozinho na escola, e 12% disse estar mesmo insatisfeito com a sua vida. 

Estas são duas das conclusões do relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2022, no qual participaram cerca de 690 mil alunos de 15 anos de 81 países e economias, entre os quais quase sete mil jovens de 224 escolas portuguesas. 

O relatório PISA, “encomendado” pela OCDE, revela também que um em cada dez alunos de 15 anos em Portugal revelou que se sentia sozinho e outros 11% dos estudantes portugueses admitiram que eram postos de lado. Ainda assim, quando questionados sobre a facilidade com que fazem amigos, a maioria revelou que nestas instâncias o resultado é mais positivo.

Mesmo com estes valores considerados preocupantes, Portugal ainda se encontra abaixo da média total das escolas analisadas pela OCDE, que revela que 16% dos jovens de 15 anos sentem-se sozinhos e 17% dizem que são deixados à parte.

A situação em Portugal em 2022 é muito semelhante à vivida em 2018, ano do anterior inquérito do PISA. A tendência na OCDE mostra que há cada vez menos jovens felizes com a sua vida. A percentagem de estudantes que se revelam insatisfeitos com as suas condições de vida tem vindo sempre a aumentar, de 11% em 2015 para 16% em 2018 e para 18% em 2022.

Em 2022, 76% dos estudantes portugueses afirmaram fazer amigos com facilidade na escola, mantendo-se em linha com a média da OCDE (76%), mas foram muito mais os portugueses que disseram ter um sentimento de pertença à comunidade escolar (82% portugueses contra 75% na OCDE).

Tal como no resto da Europa, mas ainda assim com uma média percentual ligeiramente mais baixa, Portugal conta com 15% das meninas de 15 anos e 13% dos rapazes da mesma idade a relatarem terem sido vítimas de atos de bullying pelo menos algumas vezes por mês. A média dos países da OCDE está nos 20% das meninas e 21% dos meninos.

Este relatório debruça-se não só sobre a vida académica dos alunos, mas também sobre a sua vida pessoal. No que diz respeito ao caráter escolar, os alunos da OCDE tiveram pior desempenho em matemática, leitura e ciências. Fonte: Sapo 

atualidade: novo recorde de CO2 emitido para a atmosfera em 2023

De acordo com os números, as emissões fósseis de CO2 estão a diminuir em algumas regiões geográficas, incluindo a Europa e os Estados Unidos, mas, em geral, estão a aumentar a nível mundial.

O total de CO2 emitido para a atmosfera vai atingir um novo recorde em 2023, com 40,9 mil milhões de toneladas, segundo o novo relatório anual divulgado no âmbito da cimeira da ONU sobre o clima (COP28).
Este relatório da Global Carbon Project, que fornece uma visão global do ciclo do carbono, foi elaborado por investigadores da Universidade de Exeter (Reino Unido), da Universidade de East Anglia (UEA), do Centro de Investigação Internacional de Clima (Noruega), a Universidade Ludwig-Maximilian de Munique e 90 outras instituições ao redor do mundo, noticiou a agência Efe.Esta é a 18.ª edição deste relatório, que conta com a participação de mais de 120 cientistas, e será publicada na revista Earth System Science Data. 

Segundo os dados, as emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes dos combustíveis fósseis, principal fonte do efeito estufa global que provoca a crise climática, deverão ter aumentado 1,1 por cento em relação a 2022, com um novo recorde, atingindo 36,8 mil milhões de toneladas no final de 2023.

Somando as emissões de CO2 de origem fóssil com as provenientes das alterações no uso do solo, o total aumentará para 40,9 mil milhões de toneladas este ano, segundo previsões para o final do ano.

O valor global é superior ao de 2022, em que terão sido emitidas 40,6 mil milhões de toneladas de CO2, e confirma a distância que persiste com os objetivos climáticos globais para o seu cumprimento, que teria de ser urgente, segundo o relatório.

Embora com grandes incertezas, tudo indica que, com o atual ritmo de emissões, haveria 50% de probabilidade de, em cerca de sete anos, o aquecimento global ultrapassar de forma normalizada o limiar de 1,5°C acima dos níveis da era pré-industrial.

Embora cerca de metade do CO2 continue a ser absorvido, como por exemplo pelas florestas, o resto das emissões permanece na atmosfera e causa alterações climáticas.

De acordo com os números, as emissões fósseis de CO2 estão a diminuir em algumas regiões geográficas, incluindo a Europa e os Estados Unidos, mas, em geral, estão a aumentar a nível mundial.

Os cientistas alertam que a ação global para reduzir os combustíveis fósseis não é suficientemente rápida para evitar alterações climáticas perigosas.

Prevê-se que as emissões resultantes da alteração do uso do solo (como a desflorestação) diminuam ligeiramente, mas não será suficiente para compensar os níveis de reflorestação e florestação (novas florestas).

"Parece inevitável que ultrapassemos a meta de 1,5°C do Acordo de Paris", alertou o professor Pierre Friedlingstein, do Global Systems Institute de Exeter e diretor do relatório.

Dada a situação, a cimeira do clima que decorre até dia 12 de dezembro no Dubai terá de chegar a acordo sobre "cortes rápidos nas emissões fósseis" para evitar que a temperatura do planeta ultrapasse estes níveis ou pelo menos manter o objetivo de não ultrapassar os 2°C de aumento em comparação com a era pré-industrial.

"Todos os países precisam de descarbonizar as suas economias mais rapidamente do que atualmente para evitar os piores impactos das alterações climáticas", vincou o especialista.

O relatório inclui dados importantes que confirmam que as tendências regionais na luta contra as alterações climáticas variam muito.

De acordo com os indicadores, as emissões de CO2 em 2023 deverão aumentar na Índia (8,2%) e na China (4,0%), e diminuir na UE (-7,4%), nos EUA (-3,0%) e no resto do mundo (-0,4%).

Por tipo de fonte, espera-se que as emissões globais provenientes do carvão (1,1%), do petróleo (1,5%) e do gás (0,5%) aumentem.

Segundo as previsões, o CO2 atmosférico médio para 2023 será de 419,3 partes por milhão (ppp), 51% acima dos níveis pré-industriais. Fonte:  Sapo 

escola sede: "Take a Minute, Take Five!"

 Mais uma sugestão enviada por Mariana Barbosa, 9.º I, na subcategoria "Fun Corner/Chill out Time."

                                                                       TV series: "It's okay to not be okay"


"It's okay to not be okay" is a 2020 South Korean television series written by Jo Yong and directed by Park Shin-woo. It stars Kim Soo-hyunSeo Yea-jiOh Jung-se and Park Gyu-young.

The series follows Ko Moon-young, an antisocial children's book writer who moves to her hometown to pursue her love interest Moon Gang-tae, a psych ward caretaker, who has dedicated his life to taking care of his autistic older brother Moon Sang-tae.

The series was broadcasted for 16 episodes on tvN and Netflix from June 20, 2020 to August 9, 2020.

It was the most popular romance show in 2020 on Netflix in South Korea. The response was primarily positive; some commentators criticized the writing in the latter half of the series but praised the acting by the cast.

In my opinion, this series is fantastic and one of the first Korean series I have seen that captivated me to see more, a story with a touch of romance and problems but still manages to thrill in some parts. This drama also makes us think of what we have become by society's fault.

The show has a magnificent soundtrack as well as actors' performances.

                                                                                                                                                                                         Mariana Barbosa, 9.º I             
                                                                                                                               cortesia de envio de Constância Silva, docente de Inglês e colaboradora do CRESCER

ciência: investigadores do Porto identificam proteína que pode ter implicações na demência

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) identificaram uma proteína que pode ter implicações na demência e em perdas cognitivas, abrindo portas para "novas abordagens terapêuticas" em várias doenças neurológicas, entre as quais o Alzheimer.

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto esclarece hoje que a investigação, publicada na revista Cell Reports, focou-se na microglia, isto é, nas células imunes que desempenham um papel preponderante na monitorização e eliminação das sinapses [conexões entre neurónios], assegurando o seu funcionamento.

No estudo, os investigadores identificaram uma proteína que “tem um papel fundamental na regulação das interações da microglia”.

Citado no comunicado, o líder da equipa do i3S, João Bettencourt Relvas, esclarece que a proteína em questão, intitulada Rac1, é “critica para a interação entre a microglia e as sinapses, facilitando a plasticidade neuronal”.

“Essa plasticidade é a capacidade do cérebro se reorganizar com base em novas experiencias, necessidades e influencias ambientais, permitindo a aprendizagem contínua ao longo da vida”, acrescenta o investigador, que é também professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A capacidade de adaptação humana, através de novos conhecimentos e experiências, é atribuída pela plasticidade neuronal, sendo que, com o envelhecimento e em doenças que incluem perda cognitiva, como o Alzheimer, essa plasticidade tende a diminuir.

Também citados no comunicado, os primeiros autores do estudo, Renato Socodato e Tiago Almeida, referem que ao se desativar a proteína Rac1, “a comunicação entre a microglia e sinapses é alterada, prejudicando a capacidade de aprendizagem e o desempenho cognitivo”.

Face aos resultados do estudo, o investigador João Bettencourt destaca que a proteína Rac1 é “um regulador chave das vias de comunicação entre a microglia e as sinapses”.

Estas descobertas “sugerem que potenciar a sinalização desta proteína na microglia poderá eventualmente abrir caminhos para novas terapias, visando prevenir as perdas cognitivas associadas ao envelhecimento e à demência”, acrescentando os primeiros autores do estudo, que abre “perspetivas para novas abordagens terapêuticas para várias doenças neurológicas, incluindo a doença de Alzheimer”. Fonte: Sapo

escola sede: atividades desenvolvidas pelos alunos do 12.ºK do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde

No âmbito da sensibilização para a prevenção do cancro da mama, os alunos elaboraram um questionário sobre a temática destinado a várias turmas do ensino secundário. Para além disso, distribuíram laços rosa aos alunos do segundo ciclo, com o objetivo de os sensibilizar para a necessidade da prevenção do cancro da mama. Ainda no âmbito da temática, levaram a cabo vendas de produtos alusivos para a angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Estas atividades decorreram na segunda quinzena de outubro e na primeira semana de novembro.

Os alunos do 12.º K tiveram o apoio dos bombeiros de Moreira - Maia para implementarem atividades práticas, de suporte Básico de Vida e Posição Lateral de Segurança, no contexto da sua sala de aula, no passado dia 10 de novembro. Os mesmos alunos irão dinamizar sessões semelhantes, durante o 2.º período, destinadas aos seus colegas da Escola. 

os alunos do12.º K
cortesia de envio de Ana Helena Magalhães, docente de Biologia

rede de bibliotecas escolares: "Magia na Pandemia" de Pedro Orca nos finalistas do concurso "Miúdos a Votos"

A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo oitavo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. 

Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e é também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

O regulamento e demais documentos de suporte relativos à edição deste ano podem ser consultados no menu. 

Já foram apurados os livros candidatos da oitava edição da iniciativa Miúdos a votos.

Este ano, 34 662 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, participaram numa das etapas mais importantes deste projeto, ao nomearem o seu livro preferido.

No 1.º, 2.º e 3.º ciclos foram selecionados os 20 livros mais votados. No ensino secundário, como as propostas foram em menor número, integram a lista os 10 livros com mais nomeações.

As listas dos livros que irão constar dos boletins de voto de cada um dos ciclos podem ser consultadas e descarregadas no menu lateral.

O processo de apuramento dos livros mais nomeados contou com o apoio técnico da Pordata, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.

Qualquer escola, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, ainda se pode inscrever nesta iniciativa, mesmo que não tenha participado na fase de nomeação de livros. Para o efeito, basta preencher o formulário de recenseamento.


campanha eleitoral decorrerá entre 22 de janeiro e 6 de março, período em que os partidários de cada livro poderão defender as suas ideias publicamente, procurando angariar votos para o seu candidato. A eleição terá lugar no dia 8 de março de 2024.

O livro "Magia na Pandemia" está nos finalistas dos livros de 2.º ciclo do concurso "Miúdos a Votos" (ver imagem ao lado, nº B15) e o autor é um professor de Educação Especial do Agrupamento, Pedro Orca. 

Este concurso pretende promover hábitos de leitura, dando a oportunidade aos alunos de votarem nos livros que mais gostam de uma forma democrática.
No ano passado o livro foi um dos finalistas na vertente 1.º ciclo, neste ano está na lista dos finalistas  para o 2.º ciclo. 
                                                                                                                             cortesia de envio de Pedro Resende, docente de Educação Especial

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

meteorologia: IPMA alerta para frio nos próximos dias

Vão ser dias de tempo frio e seco com céu pouco nublado.

O tempo frio e seco está de regresso. Na quarta-feira prevê-se uma descida das mínimas entre 5 a 8 graus e nas máximas entre os 3 e os 6 graus.
"Amanhã [quarta-feira] teremos uma descida mais generalizada com as temperaturas a descerem. A mínima vai diminuir de 5 a 8 graus na maior parte do território e a máxima de 3 a 6 graus. Vamos sentir um aumento do desconforto térmico devido ao aumento da intensidade do vento", adiantou um meteorologista do IPMA, à agência Lusa.
"Quarta-feira será o dia em que vamos notar mais a descida da temperatura porque estivemos com temperaturas acima da média para o mês de dezembro", acrescentou.
Na quinta-feira, as mínimas descem novamente. "Vão ser dias de tempo frio e seco com céu pouco nublado. São temperaturas dentro da média para o mês de dezembro", afirmou ainda. Fonte: Sapo